Projeto de Lei obriga instituições de ensino a expedirem diploma em braille para alunos com deficiência visual

Projeto de Lei obriga instituições de ensino a expedirem diploma em braille para alunos com deficiência visual

Deputada Simone Santana é a autora do Projeto de Lei

Deputada estadual Simone Santana (PSB)

Tramita na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe)  o Projeto de Lei 83/2019, de autoria da deputada Simone Santana, que pretende assegurar o diploma em braille para alunos com deficiência visual, seja em nível médio ou superior. A medida obriga toda instituição de ensino, pública ou privada, a expedir o documento com o sistema de escrita tátil, garantindo o direito à educação, livre de qualquer barreira que possa impedir pessoas cegas ou com baixa visão de exercerem sua vida em sociedade plenamente.

“Art. 1º Ficam as instituições públicas e privadas de ensino, no âmbito do Estado de Pernambuco, obrigadas a expedir, mediante requerimento e sem custo adicional, uma via do diploma confeccionada em braile para os alunos com deficiências visual, quando da conclusão do ensino médio ou superior.”

Em Pernambuco, o primeiro e único diploma em braille já entregue a uma estudante aconteceu em fevereiro deste ano, numa parceria entre a Universidade Católica de Pernambuco e o Instituto de Cegos.O projeto prevê, em caso de descumprimento da Lei, que o infrator, quando pessoa jurídica de direito privado, será advertido (primeira autuação) ou multado (segunda autuação); e, quando instituição pública, ensejará a responsabilização administrativa de seus dirigentes, em conformidade com a legislação. Além disso, o prazo de expedição e contenção de dados do diploma em braille deve ser igual ao regular.

“Bem como está na competência material comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios ‘cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiência’ (art. 23, II, CF/88), a Lei busca proteger e garantir a efetivação de direitos básicos das pessoas com deficiência visual, estabelecidos na Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência”, pontua a autora da proposição, Simone Santana.

SOLENIDADE

Nesta segunda-feira (15), a Alepe promove sessão solene em homenagem aos 110 anos do Instituto de Cegos Antônio Pessoa de Queiroz. Será no auditório Senador Sérgio Guerra, a partir das 18h30.

COMENTÁRIOS