RADAR POLÍTICA (12/03) – Deputados pensam em fazer do PT, PV e PC do B uma barriga de aluguel

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link

ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO

Com o processo de filiação se afunilando alguns   deputados e pré-candidatos a estadual da Frente Popular já se deram conta de que disputar pelo PSB ou PP exigirá em média uma votação próxima a 40 mil votos para brigar de forma competitiva por uma vaga. Por esta razão não são poucos os que estão vendo na federação que reúne o PT/PC do B/PV uma alternativa. O problema, porém, é ser aceito em um desses três partidos.

Em conversa com um cardeal do PT, recebemos a informação de que o partido está atendo às movimentações e, a princípio, tem barrado a filiação de deputados de mandato, tudo isso como uma medida protecionista aos quadros orgânicos da sigla que estão disputando vaga na ALEPE. Para a fonte, o PT vai avaliar cada pedido levando em consideração a conduta histórica em relação ao PT, militância sindical e junto aos movimentos sociais. Vale destacar que no PT o grande temor é de que deputados sem identidade com a sigla “comam o cartão” de quadros históricos do partido.

Já o PC do B não tem sido tão procurado por deputados e pré-candidatos, sobretudo porque poucos estão dispostos a serem taxados de “comunistas”. O que se comenta é que não precisa necessariamente ter identidade com a sigla, mas que a senha de acesso seria votar em Renildo Calheiros para federal.

Por fim, o PV, que terá Clodoaldo Magalhães como cacique, tem sido visto por alguns como a alternativa mais fácil para ingressar na federação. Uma das questões é que não teria a exigência de identidade ideológica com a sigla, no entanto, o ingresso não seria tão fácil assim como se parece. O atual presidente, Jorge Carreiro, pré-candidato a deputado estadual, tem sido um dos empecilhos. Ele estaria atento a não aceitar nomes que podem comer o seu cartão na disputa. Além disso, vale destacar que o PV terá poucas vagas à sua disposição nesta federação.

NA PONTA DO LÁPIS – Tem sido cada vez mais frequente ver deputados estaduais no Burado Frio reunidos fazendo as contas de quantas cadeiras cada partido deverá conquistar e o ponto de corte. Nesta semana teve parlamentares que entraram na madrugada discutindo os cenários.

Miguel Coelho PetrolinaSINAIS – Ao colocar o pré-candidato a governador e prefeito de Petrolina Miguel Coelho como estrela da propaganda partidária nesta sexta (11), o União Brasil reafirma que ele terá legenda, afastando de vez os rumores que tentam a todo custo minar o seu projeto.

EXALTAÇÃO – A peça publicitária do União Brasil destacou a aprovação de 88% da gestão de Miguel em Petrolina, a liderança na geração de empregos, no ranking IDEB de educação; a conquista do Selo Unicef de políticas para a infância; e o reconhecimento de Petrolina como melhor cidade para se viver no Nordeste (de acordo com levantamento da Macroplan), além de outros trunfos do gestor petrolinense.

GANHANDO TERRENO – O deputado estadual Álvaro Porto anda empreendendo uma extensa e intensa agenda em municípios do interior na busca do voto. Nessas suas andanças ele tem conseguido arregimentar importantes apoios à sua reeleição. Em Panelas ele garantiu a adesão dos vereadores Pierre, Zé Júlio, Testinha e Joelmo, além dos ex-vereadores Manoel Caboclo e Ezequias Amorim e os ex-prefeitos Sérgio Miranda e Joelma.

MAL ESTAR – No evento promovido ontem (11) pelo governador Paulo Câmara (PSB), no Palácio, onde anunciou cerca de R$ 300 milhões em investimentos para os municípios, teve deputado que não gostou nada de ver prefeita que vota em Miguel Coelho posando para a foto em obra que foi viabilizada por sua emenda.

SEM RESPOSTA – Segunda vereadora mais votada do Recife e a mais votada entre os que disputaram pela Frente Popular, Andreza Romero aguarda do PP um posicionamento quanto a garantia de que terá legenda para que dispute um mandato de deputada federal.

ALGUÉM RESPONDE? – Qual será o destino partidário dos deputados e pré-candidatos a estadual que estão entre 25 e 35 mil votos?

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS