Radar Político (03/05) – Até quando o PT será apêndice do PSB em Pernambuco?

Radar Político (03/05) – Até quando o PT será apêndice do PSB em Pernambuco?

Saiba mais informações dos bastidores da política pernambucana clicando no link

Embora o senador Humberto Costa não expresse publicamente, não é segredo para ninguém que ele nutre o desejo de ser governador de Pernambuco.

No ano de 2006 Humberto esteve bem próximo desta conquista, no entanto acabou sendo abatido em pleno vôo por denúncias que envolveram o seu nome ao “Escândalo dos Sanguessugas”, episódio que alguns anos depois a justiça confirmou a sua inocência. De lá pra cá Humberto obteve duas vitórias para o Senado, todas tendo o PT como aliado do PSB.

Embora o Partido dos Trabalhadores esteja bem contemplado na esfera estadual com o comando de porteira fechada da Secretaria de Desenvolvimento Agrário; e na Prefeitura do Recife com a Secretaria de Saneamento, Humberto declarou em entrevista recente ao comunicador Alberes Xavier e repercutida em primeira mão pelo Blog Ponto de Vista, que a aliança realizada com o PSB em 2018 não implica necessariamente que o PT irá marchar com os socialistas no Recife e em outros municípios nas eleições de 2020. Seria este um recado de Humberto para o Palácio? Difícil acreditar.

Com o PT expulso do Governo Federal e sem o domínio de alguma prefeitura de médio ou grande porte em Pernambuco para acomodar aliados, fica impossível acreditar que Humberto tenha coragem de contrariar o PSB em busca de um protagonismo no Estado. A inércia do senador petista neste sentido só reafirma o papel de coadjuvante, subserviente, linha auxiliar e apêndice do PSB a que o PT se propôs a se submeter.

Caso tivesse em Pernambuco metade da disposição que tem em Brasília, Humberto faria do PT um partido bem maior no estado, o que lhe daria as condições necessárias para chegar ao Palácio do Campo das Princesas em 2022. Parece que a conveniência tem falado mais alto. Entre os petistas mais conscientes não há dúvida de que a aliança com o PSB é nociva ao crescimento do PT no estado. 2018 que o diga. Trocaram um Governo por uma secretaria.

E agora, Humberto Costa terá coragem de se impor diante do PSB  para buscar o protagonismo do PT em 2020 ou vai manter o partido como linha auxiliar dos socialistas?

Força– O templo central da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, ministério Novas de Paz, na Cruz Cabugá, no Recife, ficou pequeno para receber o culto em Ação de Graças do pastor Júnior Moura, esposo da deputada estadual Clarissa Tércio (PSC). Para 2020 a expectativa é que Júnior Moura concorra a uma vaga na Câmara de Vereadores do Recife. Caso decida por entrar na disputa, as suas chances de não apenas lograr êxito , mas também de figurar entre os mais votados é bastante grande. A votação de mais de 17 mil votos obtidos por Clarissa na capital nas eleições de 2018 foi um sinal do que vem por aí.

Disposição– Por falar em Clarissa, a deputada estreante tem demonstrado um perfil bastante combativo. Com críticas ácidas e contundentes contra a gestão do governador Paulo Câmara, ela tem se destacado na Bancada da Oposição. A sua disposição para enfrentar o Governo chama bastante a atenção e já incomoda o Palácio.

Sintonia– O presidente da Assembleia Legislativa, Eriberto Medeiros (PP) e o 1º Secretário, Clodoaldo Magalhães (PSB), receberam em audiência representantes do Banco do Brasil. A reunião, que a princípio serviu como um gesto de aproximação entre a ALEPE e a Instituição, também foi aproveitada para que Eriberto e Clodoaldo colocassem em pauta a necessidade da manutenção das agências nos municípios do interior do estado.

Voltando atrás– O deputado federal André Ferreira e o diretor da Rádio Maranata FM, André Carvalho, fizeram as pazes. Afastados durante a eleição estadual, época em que André Carvalho assinou uma nota na qual dizia que os Ferreiras são um “grupo político que tem como marca a manipulação abusiva da fé para a obtenção de voto da população evangélica, além de representar o que há de mais retrógrado na política estadual”. O que a política não faz!

Mais recursos – A parceria entre do depurado federal Eduardo da Fonte e a prefeita Rênya Carla tem rendido bons frutos para Passira. No segundo semestre deste ano, o município receberá mais recursos de emenda de Eduardo da Fonte. Para o custeio à área da saúde, estão previstos 500 mil reais. A agricultura também foi contemplada. 296 mil reais serão utilizados para a compra de equipamentos e máquinas agrícolas. A cidade ainda receberá um ônibus, dois tratores e viaturas para a guarda municipal.

Bacia – O deputado estadual Claudiano Martins (PP) apresentou um projeto na Assembleia Legislativa que amplia os produtos considerados artesanais derivados do leite, o que beneficiará centenas de produtores do interior pernambucano.

leiteira– Além do queijo de coalho e de manteiga, da manteiga de garrafa e do doce de leite, passam a ser reconhecidos como artesanais também o ricota e outros queijos produzidos a partir do leite fluido fresco, obtido da ordenha de sem interrupção de bovinos, caprinos e ovinos. Atitudes como esta fazem de Claudiano o principal representante do Agreste Meridional na ALEPE, maior bacia leiteira do estado.

Desamparados – Não são apenas os deputados estaduais da base que andam insatisfeitos com o tratamento dispensado pelo Governo do Estado. Alguns ex-prefeitos, antes acostumados a estar amparados pela estrutura da Casa Civil na função de assessores, já cansaram de olhar o Diário Oficial na busca pela recondução aos postos. Não há dúvidas de que o governador Paulo Câmara guardou a caneta das nomeações na gaveta.

Participe! – Quer que notícias da política da sua cidade sejam abordadas no Blog Ponto de Vista? Entra em contato conosco pelo e-mail: [email protected]. Nos siga também no Instagram @blogpontodevistape

Escrito por Wellington Ribeiro

COMENTÁRIOS