RADAR POLÍTICO (04/01) – Gilson Machado Neto é muita conversa e pouca ação

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link

 

Gilson Machado Neto

Foto: Roberto Castro/Ministério do Turismo:

ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO

Cogitado para disputar o Governo do Estado, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, vem sendo alvo de duras críticas por parte de políticos pernambucanos por não ter feito, segundo eles, muitas ações desde que assumiu a pasta.

Gilson é hoje filiado ao PSC, mas iniciou na política partidária em 2005 se filiando ao extinto PFL. Embora tenha quase 20 anos na política, Gilson não exerceu nenhum cargo político antes de assumir o Ministério do Turismo em dezembro de 2020. Sua relação de amizade com o presidente Jair Bolsonaro foi fundamental na escolha.

O ex-presidente da Embratur tem sido bastante criticado por comandar uma pasta do tamanho e importância da do Turismo e não entregar basicamente quase nada ou efetivamente muito pouco do potencial daquele espaço. Se preocupando mais em posar ao lado do presidente Bolsonaro do que em buscar meios de fortalecer junto ao Governo Federal o turismo em Pernambuco.

As críticas chegam em um momento bastante propício já que Gilson é um dos cotados, ao lado de Anderson Ferreira e Miguel Coelho, para ser o candidato bolsonarista na disputa pelo governo de Pernambuco este ano.

Dentro da cúpula estadual bolsonarista, o nome do ministro é visto com bons olhos, pois é notável sua amizade e proximidade com o presidente. No entanto, seu fraco desempenho à frente da pasta do Turismo pode o torná-lo um candidato bastante impopular. Especialmente se formos recordar que outros pernambucanos foram ministros em outras ocasiões e obtiveram bons trabalhos, como é o caso de Mendonça Filho, Bruno Araújo, Raul Jungman e Eduardo Campos, que se destacaram pela grande capacidade de trabalho e habilidade política.

Não se pode tirar os méritos de Gilson no que se refere ao tratamento e atenção aos políticos pernambucanos que batem na porta do Ministério do Turismo. Porém a baixa efetividade no que se refere as entregas nos leva a concluir que ele está desperdiçando uma grande oportunidade de garantir uma outra dimensão ao seu nome em Pernambuco.

PONTE… – O encontro entre o governador Paulo Câmara e o ex-presidente Lula, ocorrido em São Paulo nesta quinta-feira (03), foi marcado em cima da hora. Prova disto é que o governador teve que cancelar uma série de agendas para esta sexta com lideranças no Palácio.

… AÉREA – Apesar de terem falado sobre o cenário político nacional, Paulo e Lula trataram principalmente sobre a eleição em Pernambuco. O governador saiu de lá com a garantia de que o PT marchará com o candidato que será apresentado por ele.

PEGANDO O AVIÃO – Uma fonte revelou ao Blog que o senador Humberto Costa (PT) estaria indo para São Paulo hoje para se reunir com Lula.

RECURSOS HÍDRICOS – A comunidade do Catolé, no município de Casinhas, ganhará obra de abastecimento de água. A Ordem de Serviço foi assinada por Rodrigo Farias, Secretário Executivo de Articulação Institucional, em companha do ex-prefeito João Camelo, seis vereadores, além de ex-vereadores e outras lideranças locais. Rodrigo, que possui forte ligação com o Agreste Setentrional, é pré-candidato a deputado estadual.

NA CAPITAL – O pré-candidato a deputado estadual Dannilo Godoy (PSB) foi recebido ontem (03/01) pelo prefeito recifense João Campos. O encontro ainda contou as presenças do prefeito de Bom Conselho, João Lucas; do ex-prefeito de Brejão, Sandoval Cadengue, além do do vice-prefeito de Brejão Saulo Maruim.

NO PÁREO – O presidente da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), o vereador gravataense Léo do Ar, é mais um nome que o Progressistas irá apresentar para disputar uma vaga de deputado estadual. No município ele dobrará com o deputado federal Eduardo da Fonte (PP).

COMENTÁRIOS