Radar Político (04/03) – O que Gleide Ângelo, Patrícia Domingos e Débora Dantas têm em comum?

Saiba mais informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link

A descrença da população com os chamados políticos tradicionais fez surgir nas eleições de 2018 um fenômeno favorável à candidatura dos chamados “outsiders”, pessoas que não tinham relação com a política, mas que ganharam notoriedade na defesa de alguma pauta sensível ao eleitorado e acabaram tornando-se alternativa na escolha do voto. Em Pernambuco o caso mais emblemático foi o da delegada Gleide Ângelo, que identificada com a bandeira da defesa dos direitos das mulheres acabou sendo um fenômeno nas urnas alcançando mais de 412 mil votos.

Assim como em 2018, o ano de 2020 também aponta como campo fértil para as candidaturas dos chamados “outsiders”, basta ficar atento à quantidade de pré-candidaturas identificadas neste padrão que vêm surgindo. Um exemplo dela é o da delegada Patrícia Domingos, figura que antes de enveredar pelo caminho da política tinha destacada atuação no combate à corrupção. Embora ainda seja cedo para afirmar se este movimento favorável aos “outsiders” será suficiente para colocar Patrícia no Palácio do Capibaribe, ele já lhe garantiu uma exposição positiva bastante significativa, algo essencial para quem concorre a um cargo eletivo.

Por fim, destaco a entrada de Débora Dantas neste universo eleitoral, uma nova personagem que defende uma bandeira bastante sensível, o que a coloca com características bastante semelhantes à das delegadas Gleide Ângelo e Patrícia Domingos.

Talvez alguns não conheçam de nome, porém dificilmente esquecerão da jovem que foi vítima de um acidente em um kart quando prendeu o seu cabelo na engrenagem do veículo e teve a pele arrancada na altura dos olhos até a nuca. Débora Dantas é o tipo de mulher que deu a volta por cima em um momento bastante adverso de sua vida e passa a ser conhecida como exemplo de garra e superação, e é justamente com esta bandeira que ela pretende encarar uma disputa na Câmara de Vereadores do Recife.

PRIMEIRA MÃO – Foi o Blog Ponto de Vista o primeiro veículo de comunicação que anunciou a intenção de Débora Dantas concorrer a uma vaga no Legislativo da Capital. Ela já se reuniu com Sileno Guedes, presidente estadual do PSB, onde acertou para até o final do mês o ingresso no ninho socialista. Quem fez a ponte foi o secretário estadual de Direitos Humanos, Pedro Eurico.

CARUARU – Principal representante do Agreste no Congresso Nacional, o deputado federal Wolney Queiroz (PDT) utilizou as redes sociais para destacar a sua atuação em torno de garantir a reativação de voos comerciais no Aeroporto de Caruaru. É de Wolney uma emenda no valor de R$ 2 milhões destinados para a aquisição de equipamentos e mobiliário para o terminal Oscar Laranjeiras, a exemplo do canal de inspeção (raio-x) e da estação meteorológica.

GARANHUNS – Pré-candidato a prefeito, o deputado estadual Sivaldo Albino (PSB) anda bastante animado com a receptividade das ruas ao seu projeto. Na agenda que cumpriu durante o último final de semana em um bloco carnavalesco, Sivaldo foi muito concorrido.

GARANHUNS 2 – O deputado federal Eduardo da Fonte e o estadual Claudiano Martins desembarcam nesta sexta-feira (06), na Capital das Flores, para participar do ato de filiação do vereador Zaquel Lins. Ele é o nome do partido para disputar a prefeitura. A expectativa é que outros deputados estaduais da sigla também compareçam ao evento.

CATENDE – Com grande inserção na Zona da Mata Sul, o deputado estadual Clodoaldo Magalhães dá sinais de que pretende participar ativamente da eleição de Catende. Ontem (03) ele recebeu em seu gabinete, na ALEPE, o pré-candidato a prefeito Wellington Andrade que esteve acompanhado do suplente de vereador Bila e do professor Alfredo.

SURRA – A frente de uma gestão bem avaliada e detentor de uma ampla coalizão de lideranças políticas, o prefeito de Aliança, Xisto Freitas (PSD), tem tudo para dar uma verdadeira pisa de votos no seu adversário André Empreiteiro. Há quem acredite que deve ser uma das vitórias mais elásticas da Zona da Mata Norte. 

CAMINHO MAIS CURTO – O PSD tem tudo para eleger uma boa bancada de vereadores em Jaboatão dos Guararapes. A chapinha que está sendo montada pelo partido chega com facilidade para conquistar ao menos 3 vagas. O que tem atraído pré-candidatos para o partido de André de Paula é o equilíbrio de competitividade entre os que disputam pela sigla.

CAMARAGIBE – Bruno Toscano, chefe de gabinete do deputado estadual Paulo Dutra (PSB), anda animado para disputar uma vaga de vereador em Camaragibe. Articulado e detentor de uma grande rede de amigos, Bruno, além de ser um nome bastante competitivo, é um excelente quadro para a renovação daquele Legislativo.

JANELA – Abre nesta quinta (05/03) a chamada “janela partidária”, época em que vereadores podem mudar de sigla sem correrem o risco de perder o mandato. O prazo termina no dia 3 de abril, seis meses antes do pleito. A expectativa para os próximos dias é de muita movimentação em torno do troca-troca partidário.

SE EU PERGUNTAR ALGUÉM RESPONDE? – Quais serão os vereadores do Recife que irão anunciar o ingresso no PSB?

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected] – Telefone: (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS