Radar Político (04/11) – Augusto Coutinho condiciona apoio do Solidariedade no Recife ao do PSB em Olinda

Radar Político (04/11) – Augusto Coutinho condiciona apoio do Solidariedade no Recife ao do PSB em Olinda

Saiba esta e outras informações dos bastidores da política pernambucana clicando no link


Em entrevista exclusiva ao Blog Ponto de Vista, o deputado federal Augusto Coutinho, presidente estadual do Solidariedade, destacou o trabalho que anda realizando para ampliar a influência do partido no estado. Atualmente a sigla conta com o comando das prefeituras de Barra de Guabiraba (Dr. Wilson), Jatobá (Goreti Varjão) e Olinda (Professor Lupércio), com destaque para esta última que é o terceiro maior colégio eleitoral de Pernambuco. Para 2020 Coutinho planeja não apenas manter os atuais municípios sob o comando da sigla, mas também lançar outras 30 candidaturas a prefeito.

Quando à questão relacionada à oposição local realizada pelo PSB em Olinda, Augusto deixou claro que a reeleição de Lupércio é prioridade no partido e lembrou que o apoio do Solidariedade no Recife estaria condicionado ao apoio dos socialistas em Olinda. “A política é uma via de mão dupla, de concessões, de apoio, e isso é natural da política”, disse o líder do Solidariedade destacando a “relação próxima” que possui com o governador Paulo Câmara e o prefeito Geraldo Júlio. “O PSB vai precisar do nosso apoio na eleição do Recife. A gente vai precisar do apoio do PSB na eleição de Olinda”, ressaltou Augusto que fez questão de registra que esta situação será tratada em momento oportuno. “Política é reciprocidade. Você tem que dar e receber e é nisso que a gente aposta”, ressaltou.

As palavras do deputado federal Augusto Coutinho evidenciam o desafio que o PSB terá pela frente para pacificar os conflitos de interesse dentro da Frente Popular com vistas às eleições de 2020. Se no Recife, cidade tida como prioritária para o PSB, os socialistas não veem com bons olhos a candidatura a prefeito de algum nome pertencente aos partidos que compõem a Frente Popular, assim também é visto pelo Solidariedade quando se trata de Olinda, município estratégico para a sigla. Pelo jeito Augusto Coutinho fez questão de registrar a insatisfação e condicionar o apoio no Recife ao comportamento que os socialistas irão adotar em Olinda.

De saída – Entre membros da cúpula estadual do PTB a saída do vereador recifense Antônio Luiz Neto da sigla é apenas questão de tempo. Para tornar o processo menos traumático o vereador deixará em breve o comando municipal do partido, para só então, na abertura da janela partidária em março, anunciar a sua desfiliação. O destino mais provável dele deve ser o PSB do prefeito Geraldo Júlio.

Sinal de alerta – Com a saída de Antônio Luiz Neto o PTB não perde apenas o seu único representante no Legislativo da Capital, mas também um dos quadros mais qualificados da política recifense. Vale lembrar que desde 1988 o PTB nunca deixou de ter representante na Câmara de Vereadores do Recife. As eleições de 1996 e 2004 foi onde o partido obteve os melhores resultados na eleição chegando a eleger uma bancada de 5 vereadores. Para 2020 o partido corre o risco de não eleger ninguém caso não se mobilize no sentido de recrutar candidatos e formar uma boa chapinha.

Rompimento em Cortês – A relação entre o vice-prefeito Eduardo Farias e o prefeito Reginaldo Morais (PSB) não é das melhores. O rompimento, de iniciativa do vice, já é consumado.  Dr. Eduardo deve apoiar a candidatura do ex-prefeito Geninho, cujo filho Helton foi exonerado recentemente por Reginaldo do cargo de secretário de Governo. Vale destacar que o apoio de Eduardo Farias a Reginaldo Morais em 2016 foi decisivo para que ele pudesse vencer o ex-prefeito Ernane Borba por uma diferença de 472 votos.

Visita ilustre – O prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, recebe nesta segunda (04) o presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia, que em visita ao estado aproveitará para conhecer o Complexo Administrativo da Prefeitura. O encontro está marcado para acontecer às 10:30h.

Determinado – Pré-candidato a prefeito de Jaboatão, o deputado estadual Joel da Harpa (PP) tem empreendido uma extensa agenda pelo município. Tamanha determinação em encarar a disputa o tem levado participar diariamente de reuniões com lideranças locais e visitar com frequências bairros e comunidades do segundo maior colégio eleitoral.

Camaragibe – O cabo da PM-PE, Carlos César, popularmente conhecido por Cnegão, caminha a passos largos pavimentando a sua pré-candidatura a vereador de Camaragibe. A sua principal base é na Vila da Fábrica, onde recentemente realizou um grande evento em comemoração ao seu aniversário. Cantor de uma banda de samba e pagode, Cnegão possui uma grande inserção entre a juventude, o que lhe garante competitividade em 2020 para conquistar uma vaga na Casa Vicente Lacerda de Menezes, sede do Poder Legislativo de Camaragibe. Ele ainda não definiu com quem marchará para prefeito.

Não às drogas! – Conhecidos pelo trabalho de combate às drogas e recuperação de dependentes químicos, o deputado estadual Pastor Cleiton Collins e a vereadora Missionária Michele Collins promoveram neste domingo (03), na avenida Boa Viagem, no Recife, uma Marcha em manifestação contrária à descriminalização das drogas. O movimento critica as mobilizações que existem na sociedade, no Congresso e no STF a favor da liberação das drogas. Michele e Cleiton são os idealizados do projeto Saravida, comunidade terapêutica que oferta serviço de acolhimento voluntário de pessoas com problemas decorrentes do uso ou dependência de drogas.

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected]

COMENTÁRIOS