RADAR POLÍTICO (04/11) – O poder de articulação e força política de Eriberto Medeiros

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link

Foto: Marcos Henrique

Escrito por Wellington Ribeiro
A visita que o senador Humberto Costa (PT) fez ontem (03) ao presidente da ALEPE, Eriberto Medeiros não passou desapercebida pelos olhares mais atentos. Em seu perfil no Instagram Eriberto fez questão de destacar que os dois trataram sobre o cenário político estadual, mas não entrou em detalhes. O encontro contou ainda com a presença de Dilson Peixoto, pessoa de confiança de Humberto e nome cotado para ocupar o posto de candidato a vice-governador ou a 1ª suplência do Senado na chapa da Frente Popular.

Quando o assunto é eleições 2022 Eriberto Medeiros tem sido procurado não apenas pelo fato de comandar o Legislativo Estadual, mas, sobretudo, pelo espaço e confiança que consquistou junto a toda a classe política.

Com grande trânsito junto às lideranças políticas dos mais diversos campos, expertise na leitura de cenários e uma base política bastante significativa, além também de inserção junto ao mundo jurídico e setor produtivo do estado, Eriberto assumiu o papel de grande articulador e peça importante no tabuleiro político pernambucano.

BOTANDO PRA CIMA – Com o objetivo de ampliar o debate em relação ao Projeto Levanta Pernambuco, Raquel Lyra e Anderson Ferreira, pré-candidatos ao Governo do Estado, promovem evento na próxima sexta-feira (05/10) no município de Catende, na Zona da Mata Sul. A dupla será recepcionada pela prefeita Dona Graça. Integrantes do projeto, os deputados federais Daniel Coelho e  André Ferreira também marcarão presença.

MARCAÇÃO CERRADA – Nos dias 10 e 11 será a vez do pré-candidato a governador Miguel Coeho visitar a Zona da Mata. Tamandaré, Joaquim Nabuco, Xexéu e Palmares estão na agenda do prefeito de Petrolina.

SE ANTECIPANDO – Depois de saltar de 4 prefeitos em 2016 para 17 em 2020, o Progressistas está focado em emplacar mais dois gestores, desta vez em Eleições Suplementares. Em Maraial a sigla aposta suas fichas no prefeito interino Everaldo do Queijo. Já em Joaquim Nabuco o candidato do partido vai ser o empresário Braz Neto. Ambos são apoiados pelo deputado federal Eduardo da Fonte e o estadual Henrique Queiroz Filho.

ÁGUA NO CHOPP – O que se comenta em Brasília é que ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Raimundo Carrero só estaria disposto a antecipar a aposentadoria se a escolhida para substituí-lo for a senadora Kátia Abreu. A decisão prejudica os planos do senador pernambucano Fernando Bezerra Coelho de encerrar a vida pública no TCU.

REPRESENTATIVIDADE – Pernambuco já teve como ministros do TCU Marcos Vilaça, José Jorge e José Múcio, além de Ana Arraes que atualmente comanda o órgão. FBC vai ter realizar um esforço hercúleo para convencer Carrero a se aposentar e ainda assim vai disputar voto não só com Kátia Abreu, mas também com o senador Antônio Anastasia, também interessado pelo posto.

CORTOU O CORDÃO UMBILICAL – Embora tenha sido um aliado histórico do ex-senador Armando Monteiro, de quem foi coordenador da campanha em 2018, o ex-prefeito de Igarassu e pré-candidato a deputado estadual Mário Ricardo não deve acompanhá-lo nas eleições de 2022. Cortejado para se filiar ao PSDB, Mário anda bastante próximo do PSB, partido ao qual pode se filiar para disputar a eleição.

EMENDA PARLAMENTAR – A pedido do ex-prefeito Rossine Blesmany, o deputado estadual Álvaro Porto vai destinar R$ 500 mil em emenda para o município Lajedo. Amigos de longas datas, Álvaro e Rossine seguirão com a parceria para a eleição de 2022.

MINA DE OURO – Com uma gestão bastante aprovada e um grupo político sólido o prefeito de Bonito, Gustavo Adolfo (PSB) garante a qualquer deputado estadual que apoiar algo próximo de 7 mil votos. O gestor ainda não bateu o martelo quanto ao escolhido. O número de interessados pelo espaço só cresce.

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS