RADAR POLÍTICO (05/04) – O papel de Sivaldo Albino para 2022

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link

ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO
Sivaldo Albino (PSB), prefeito de Garanhuns, maior colégio eleitoral do Agreste Meridional com mais de 90 mil eleitores, deve participar ativamente das eleições de 2022. Para ele está reservada a missão de ajudar a consolidar o projeto socialista na região que agrega mais de 455 mil eleitores, o que inclui também o lançamento de uma candidatura competitiva do PSB à Assembleia Legislativa. Embora evite tratar sobre o assunto, preferindo concentrar neste primeiro momento esforços para tornar a sua gestão uma vitrine para os demais municípios da região e até do estado, Sivaldo sabe da tarefa que terá lá na frente, principalmente porque ela é uma estratégica peça do tabuleiro de manutenção e ampliação de poder que ele está inserido.

A frente de um sólido grupo político que foi responsável por impor uma fragorosa derrota em uma só tacada aos ex-prefeitos Izaías Régis e Dr. Silvino na eleição municipal de 2020, Sivaldo Albino ainda não decidiu o nome para encarar o desafio, mas há quem aposte que Cayo Albino, o seu filho, deve ser o escolhido para defender os interesses da “Cidade das Flores” na disputa por uma vaga no Legislativo Estadual.

FORÇA – Por falar no Agreste Meridional, a região sempre consegue manter o seu espaço de influência na ALEPE. No momento representam a região neste Poder os deputados Marcantonio Dourado Filho (PP), Álvaro Porto (PTB), Doriel Barros e Romário Dias (PSD). Mais votado no Meridional na eleição de 2018, Claudiano Martins Filho está licenciado e comanda a Secretaria de Desenvolvimento Agrário.

RANKING – Segue a ordem dos mais votados na região: Claudiano Filho (32.100), Álvaro Porto (28.053), Doriel Barros (18.440), Sivaldo Albino (17.062), Marcantonio Filho (16.678) e Romário Dias (10.028).

NÃO QUERO! – Tão logo foi anunciada pela Mesa Diretora da Câmara Federal o aumento do reembolso de até R$ 135.400,00 das despesas de saúde dos deputados federais, Pastor Eurico (Patriotas) publicou um vídeo em que se diz contrário à decisão, comprometendo-se inclusive a não utilizar de tal privilégio.

SERÁ QUE CONSEGUE? – Candidato a deputado federal, Mendonça Filho já caiu em campo para estimular candidaturas a deputado estadual para realizar dobradinha em municípios. Uma delas estaria sendo acertada com o ex-prefeito de Barreiros, João Baleia. O principal questionamento nesta articulação é se João Baleia conseguirá sair das garras da Lei da Ficha Limpa para ficar elegível. Desde 2012 ele tenta sem sucesso a liberação da Justiça Eleitoral para disputar eleições.

SALDO NEGATIVO – No ano passado Baleia alimentou a possibilidade de substituir o então prefeito de Barreiros e seu aliado Elimário Farias na disputa, porém a ideia não prosperou por conta das pendências na Justiça. O resultado da eleição foi catastrófico para o seu grupo que levou uma surra nas urnas de Barreiros para o ex-prefeito Carlinhos da Pedreira (PP) e amargou o terceiro lugar em São José da Coroa Grande com a candidatura da sua esposa Elianai Baleia (PSB), ex-prefeita.

AMBULÂNCIAS – Os municípios de Carpina, Aliança, Itapissuma e São José da Coroa Grande, terão um reforço na frota de ambulâncias graças a destinação de emenda parlamentar do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado estadual Eriberto Medeiros. Os recursos, que já foram liberados, possibilitarão a compra de duas ambulâncias para cada município.

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE

E-mail – [email protected]

COMENTÁRIOS