RADAR POLÍTICO (06/11) – Qual será o caminho do PDT em Pernambuco?

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link


O caminho do PDT na eleição de 2022 em Pernambuco segue indefinido. Comandada no estado pelo deputado federal Wolney Queiroz, e que conta ainda com o ex-prefeito caruaruense Zé Queiroz, entre outras lideranças como a vice-prefeita do Recife Isabela de Roldão, a sigla, embora faça parte da gestão do PSB no Governo do Estado e Prefeitura do Recife, não bateu o martelo em relação a se manter na Frente Popular no próximo a ano, tudo isso porque uma das prioridades do partido é garantir um palanque para o seu presidenciável Ciro Gomes, caminho antagônico ao do PSB que segue na direção de um acordo com o PT que tem Lula como candidato a presidente. No entanto não é descartada ser aberta uma exceção.

Wolney, que é conhecido pela sua capacidade de diálogo e articulação, tem trabalhado vários cenários. A adesão ao palanque do oposicionista Miguel Coelho (DEM) não é desconsiderada. Neste caso uma possível federação entre o PDT e União Brasil, sigla que surge da união entre o DEM e PSL, pode selar a aliança. Tendo como prioridade a reeleição de Wolney para deputado federal e Zé Queiroz para estadual, o PDT dependeria de uma federação para atingir o quociente eleitoral. Caso tal caminho não se viabilize, a participação de um deles em uma chapa majoritária e a migração do outro para outra sigla com o objetivo de concorrer à reeleição, pode ser o direção adotada. O presidente estadual do PDT, em entrevista recente ao JC, não descartou uma aliança com Miguel Coelho e também chegou admitir caminhar com a Frente Popular em um palanque presidencial duplo. Neste caso um integrante do PDT na chapa majoritária representaria o apoio a Ciro. Nos bastidores cresce rumores de que o próprio Wolney poderia concorrer na condição de candidato a vice-governador, enquanto que Zé Queiroz disputaria a reeleição pelo PSB.

Não bastasse a expressão ideológica centro -esquerda que carregam, Wolney e Zé Queiroz também reúnem uma representatividade política/geográfica importante por conta de Caruaru. Por esta razão a cotação do PDT segue em alta. A definição da dupla possui um peso significativo no tabuleiro político pernambucano.

CLIMA PESADO – Não coloquem na mesma mesa o deputado estadual licenciado e secretário de Desenvolvimento Agrário Claudiano Martins Filho com o deputado estadual Álvaro Porto e o seu filho e prefeito de Quipapá Alvinho Porto. O clima entre os Martins e os Portos, que já não anda bom desde a última eleição municipal, só piorou. O mais novo ataque partiu de Alvinho que não gostou nem um pouco o fato de Claudiano comemorar uma derrota que o gestor levou na Câmara em relação ao orçamento 2022.

GANHANDO TERRENO – Pré-candidato a deputado estadual, Sileno Guedes (PSB) esteve no município de São Joaquim do Monte para participar de evento ao lado do ex-prefeito Zé Birro, Dona Gal e do vereador Marcelo. O grupo, que deu em 2018 mais de 2.600 votos a Diogo Moraes, agora vai de Sileno para estadual e mantém apoio a Silvio Costa Filho para federal, que também prestigiou a agenda.

LADO A LADO – Pré-candidato a deputado federal, Lula da Fonte (PP) deve contar com o apoio de vários prefeitos, entre eles o de Barreiros, Carlinhos da Pedreira, com quem participou da 2ª Cavalgada da Fé neste domingo. Na Mata Sul Lula também anda marcando presença constante nos municípios de Sirinhaém e Palmares, municípios governados respectivamente por Camila Machado e Júnior de Beto, seus aliados.

CADA UM PARA O SEU LADO – Em uma clara demonstração de afastamento do prefeito Uilas Leal, que votará em Simone Santana para estadual, o ex-prefeito Maurílio Almeida firmou parceria com o deputado Rodrigo Novaes. A relação entre Ulias e Maurilio há muito não é  das melhores.

RECEPÇÃO – No lançamento do seu livro ‘Contra o sistema da corrupção, no Teatro Rio Mar, no Recife, este domingo, o ex-ministro e ex-juiz Sérgio Moro foi alvo de aplausos e protestos. Antes ele foi recebido em almoço oferecido pelo deputado federal Ricardo Teobaldo e que contou com a participação de vários empresários e políticos.

TROPA Por falar em Teobaldo, o deputado tem reunido um forte exército em apoio à sua reeleição. Ele já conta com 12 prefeitos, entre eles o de Limoeiro, Paudalho, Santa Terezinha, Itaíba, Tuparetama, Camutanga, Taquaritinga do Norte, Salgadinho, além de ex-prefeitos. O seu candidato a governador é Miguel Coelho.

START – Pré-candidato a deputado estadual, João Victor, filho da prefeita de Camaragibe, Drª. Nadegi Queiroz, cumpriu uma extensa agenda de visitas neste final de semana aos municípios de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Caruaru e Bezerros conversando com lideranças e participando de eventos.

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS