RADAR POLÍTICO (09/11) – Qual o destino dos deputados federais que perderam as eleições ?

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link

Daniel Coelho (PSDB), Wolney Queiroz (PDT), Ricardo Teobaldo (Podemos), Raul Henry (MDB), Ossesio Silva (Republicanos), além de Gonzaga Patriota, Tadeu Alencar e Milton Coelho, todos do PSB. Por sua vez, Marília Arraes (SD), Sebastião Oliveira (Avante) e André de Paula (PSD)

ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO 

Dos 25 deputados federais da atual bancada pernambucana, 12 não lograram êxito na eleição deste ano, sendo que 8 deles tiveram insucesso na disputa pela reeleição e outros 4 perderam concorrendo a outros cargos. No grupo dos que não conseguiram se reeleger estão Daniel Coelho (PSDB), Wolney Queiroz (PDT), Ricardo Teobaldo (Podemos), Raul Henry (MDB), Ossesio Silva (Republicanos), além de Gonzaga Patriota, Tadeu Alencar e Milton Coelho, todos do PSB. Por sua vez, Marília Arraes (SD), Sebastião Oliveira (Avante), Danilo Cabral e André de Paula (PSD) concorreram a cargos majoritários. A partir de 1º de fevereiro de 2023 todos eles não farão mais parte da Câmara Federal. E agora, qual caminho seguirão?

De todos, Daniel Coelho é dado como certo no secretariado do Governo de Raquel Lyra. Wolney Queiroz já está integrado à equipe de transição do Governo Lula e deve ser absorvido dentro da estrutura que couber ao PDT na Esplanada dos Ministérios. Com partidos que integram a base do próximo Governo de Lula, existe a expectativa de que políticos como André de Paula, Danilo Cabral, Gonzaga Patriota, Milton Coelho e Tadeu Alencar, Sebastião Oliveira e Marília Arraes também participem da estrutura do Governo Federal. Para os futuros ex-deputados do PSB há também a possibilidade de serem chamados para a Prefeitura do Recife, mas está é uma possibilidade remota. Por sua vez, Raul Henry e Ricardo Teobaldo surgem como potenciais alternativas na composição do Governo de Raquel Lyra. Filiado ao Republicanos,  Ossesio Silva não ficará no sol e sereno graças a sua relação com o partido.

START – Como previsto, a governadora eleita Raquel Lyra designou a sua vice Priscila Krause como responsável por coordenar a equipe de transição. A expectativa é que os demais integrantes sejam anunciados entre quinta e sexta desta semana.

Tiago Pontes Lajedo Erivaldo ChagasFORÇA – Ainda repercute no Agreste Meridional a demonstração de liderança política do prefeito de Lajedo, Erivaldo Chagas (Republicanos), na eleição. Com grande aprovação popular o prefeito garantiu aos seus candidatos votações bem expressivas. Silvio Costa Filho (federal) obteve 8.548 votos, enquanto que Tiago Pontes recebeu surpreendentes 10.405 votos.

VAI CONSEGUIR? – Cresce rumores de que o PSD, atualmente nas mãos de André de Paula, pode cair no colo da família Bezerra Coelho. Sem relação alguma com Bivar, presidente do União Brasil, partido pelo qual disputou o Governo do Estado, Miguel Coelho teria por objetivo pegar o PSD para preparar o partido para as eleições municipais.

OCUPANDO TERRENO – Com uma bancada de cinco deputados estadual na próxima Legislatura, o União Brasil estaria pleiteando espaço na Mesa Diretora da ALEPE. Antônio Coelho é a mais provável indicação do partido.

ALGUÉM RESPONDE? – Qual deputado(a) se disponibilizará a encabeçar a liderança da Oposição na ALEPE?

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS