RADAR POLÍTICO (10/03) – Cochilo do PT pode custar vaga de candidato a senador

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link

Eduardo da Fonte André de Paula Silvio Costa Filho
ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO

Se o PT de Pernambuco continuar cochilando e não definir logo quem será o nome do partido para compor a majoritária da Frente Popular no Senado, pode ser que a tão sonhada vaga acabe ficando com outro partido da base, jogando os petistas para a vice. Essa demora tem exposto ao sol e sereno os nomes ventilados pelo PT, colocando-os em um verdadeiro processo de fritura.

Vale destacar que candidatos a candidatos não faltam dentro da Frente Popular. Presidente estadual do PSD, o deputado federal André de Paula continua bem vivo no páreo pela indicação. Ainda mais depois da notícia de que o “dono” do PSD, Gilberto Kassab, estaria acertado para apoiar o ex-presidente Lula no hipotético segundo turno do pleito presidencial.

Também se coloca para a vaga o deputado federal e presidente do Republicanos local, Silvio Costa Filho. Silvinho tem uma reeleição tranquila, haja vista uma base enorme que vem construindo desde quando se elegeu, em 2018. Os cerca de 150 mil votos que o parlamentar tem pode ser um atributo para ser dividido entre os federais da base governista com a ida de Silvinho para a disputa pela Casa Alta.

Quem também está de olho no posto é o deputado federal Eduardo da Fonte, que comanda o PP em Pernambuco, e segue articulando por cima na tentativa de abocanhar a indicação. Tanto Dudu quanto Silvinho e André são opções viáveis. Abre o olho, PT!

EM CIMA DA HORA – O governador Paulo Câmara e o pré-candidato Danilo Cabral se reúnem hoje mais uma vez com o ex-presidente Lula, em São Paulo. Prova de que o encontro foi marcado às pressas é que o governador acabou adiando para amanhã uma agenda que teria hoje no Palácio do Campos das Princesas. Há expectativa de que a vaga de senador na chapa da Frente Popular entre na pauta das discussões.

Ex-prefeito João Lira Bom JardimDECISÃO – Dia do cenário do PSD não formar chapa para deputado estadual, o ex-prefeito de Bom Jardim, João Lira, tomou a decisão de se unir ao grupo de pré-candidatos que estão formando uma chapinha para disputar vagas no Legislativo estadual. Em 2014 João Lira concorreu à ALEPE e na ocasião obteve quase 17 mil votos.

PROMISSORA – Por falar na chapinha, o encontro ocorrido ontem, no Recife, reuniu mais de 20 pré-candidatos. Foram registradas a presença de lideranças do Sertão do São Francisco, Sertão Central e Agreste, que se uniram aos quadros da Zona da Mata e Região Metropolitana que estão dispostos a caminhar juntos pela chapa para deputado estadual que apresenta as melhores condições de disputa e competitividade. O grupo ainda não definiu por qual partido concorrerá.

COBRANÇA – Pré-candidato a deputado estadual, o Delegado Rossine anda realizando uma extensa agenda de visitas aos municípios do Agreste Meridional. Ontem, em uma de suas andanças, ele esteve em Águas Belas onde constatou um verdadeiro abandono da via que dá acesso ao município. Rossine não perdeu tempo e aprontou a omissão das lideranças políticas do município diante da situação.

ALIADA DE PRIMEIRA – À convite da prefeita Dona Graça (PSDB), a pré-candidata a governadora Raquel Lyra esteve ontem no município de Catende para prestigiar a inauguração da secretaria da Mulher. Na Mata Sul a prefeita Dona Graça tem se mostrado a maior entusiasta do projeto de Raquel.

VOO ALTO – De malas prontas para deixar o PSC e se filiar no PSB para concorrer a uma vaga na Câmara Federal, Guilherme Uchôa Júnior anda pavimentando o caminho para Brasília com muita competência. Semanalmente ele tem recebido uma enxurrada de apoios. É comum também vê-lo percorrendo um grande número de municípios para encontro com aliados.

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS