Radar Político (10/10) – 10% dos mais influentes do Congresso são de Pernambuco

Radar Político (10/10) – 10% dos mais influentes do Congresso são de Pernambuco

Saiba mais informações dos bastidores da política pernambucana clicando no link

Pernambuco não fez feio na lista divulgada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAPE), que apontou os 100 parlamentares mais influentes do Congresso em 2019. O estado abocanhou 10% das vagas com os senadores Fernando Bezerra Coelho (MDB) e Humberto Costa (PT), além dos deputados federais André de Paula (PSD), André Ferreira (PSC), Augusto Coutinho (Solidariedade), Daniel Coelho (Cidadania), Danilo Cabral (PSB), Renildo Calheiros (PC do B), Silvio Costa Filho (Republicanos) e Tadeu Alencar (PSB).

Para montar a lista o Diap adota vários critérios, entre eles de reputação e de decisão, capacidade de negociação e liderança. Parlamentares, assessores legislativos, jornalistas, cientistas e analistas políticos são consultados. Além de levantamentos relacionados a projetos apresentados e a discursos proferidos. Resultados de votações, relatórios, intervenções em debates, frequência com que é citado na imprensa também são levados em consideração.

Entre os pernambucanos mencionados os deputados federais Sílvio Costa Filho e André Ferreira conseguiram a proeza figurar na seleta lista com apenas seis meses de estreia no Congresso. Algo conseguido apenas por poucos.

O Diap também apontou 50 parlamentares em ascensão. Neste grupo os pernambucanos citados foram os deputados federais Fernando Filho (DEM), Túlio Gadelha (PDT) e João Campos (PSB), além do senador Jarbas Vasconcelos (MDB).

Vai encarar?– Filho do ex-prefeito Enoelino Magalhães, Enoelino Júnior tem sido estimulado por amigos e lideranças a entrar na disputa pela Prefeitura de Palmares, na Mata Sul. Atualmente ele realiza um excelente trabalho à frente da Superitendência de Gestão de Pessoas da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Formado em Direito e Pedagogia, além de Doutor em Ensino de Ciências, Enoelino Júnior ainda possui em seu currículo uma exitosa passagem no comando da Autarquia Educacional da Mata Sul (AEMASUL).

Sinal vermelho – Uma eventual candidatura de Enoelino Júnior à Prefeitura de Palmares configuraria rompimento da família Magalhães com o prefeito Altair Júnior (MDB).

Em clima de …. São João– Sinalizando que está firme e forte na disputa pelo comando da Prefeitura de Ipojuca no próximo ano, o ex-prefeito Pedro Serafim promove no próximo dia 22 o famoso Arraiá da Rua da Santa, evento onde aproveita para reunir seus amigos/aliados na época dos festejos juninos.

De saída– O prefeito de Maraial, Marquinhos Moura, deve ser a próxima liderança a pular do barco do PTB. Ele, que sempre foi muito ligado a Armando Monteiro, decidiu se aproximar do Palácio. A sua migração para um partido da Frente Popular é algo já decidido.

No sangue– Bruno Oliveira, chefe de gabinete do deputado estadual Guilherme Uchôa Júnior (PSC), anda avaliando se entra na disputa por uma vaga na Câmara de Vereadores de Jaboatão dos Guararapes. Incentivos não faltam para que ele concorra. Articulado e conhecedor da política jaboatonense como poucos, caso decida encarar o desafio Bruno tem grandes chances de preencher a cadeira que um dia foi ocupada por seu pai, o ex-vereador Telmo de Oliveira.

Forró do bom! – Promovido com o apoio do deputado estadual Wanderson Florêncio, o Arraiá do Seu Tuba reuniu uma multidão em Setúbal, no Recife. Com atrações como Ilana Ventura, que fizeram a festa do público infantil, além de Benil e Petrúcio Amorim, a festividade se consolida como uma das principais agendas juninas para a família na capital pernambucana.

Desafio– A nova presidente do PSDB em Pernambuco, a deputada estadual Alessandra Vieira, tem pela frente não apenas a árdua missão de fortalecer a sigla nos municípios do interior, mas também o desafio de construir uma candidatura tucana na capital. No Recife o nome mais forte do partido é o vereador André Régis, que deve concorrer à reeleição. A busca por um outsider nos moldes de João Dória dever ser o caminho.

Estratégia– Entendendo que time que não joga, não ganha torcida, o PSDB prioriza para 2020 candidaturas próprias em municípios com mais de 200 mil habitantes. Em Pernambuco estão na mira Recife, Jaboatão dos Guararapes, Petrolina, Caruaru, Cabo de Santo Agostinho e Paulista. Em Olinda a sigla já sinalizou apoio à reeleição de Lupércio (Solidariedade).

Audiência Pública– A Frente Parlamentar em Defesa do Setor Sucroalcooleiro, coordenada pelo deputado estadual Clóvis Paiva (PP), provo-me nesta segunda-feira (10/06), no município dos Palmares, uma Audiência Pública para debater o desemprego, fechamento de usinas e alternativas de desenvolvimento econômico na Mata Sul.

Rompimento– Certo de que o prefeito de Abreu e Lima, Pastor Marcos José (PSB), não irá apoiá-lo na disputa pela sucessão, o vice-prefeito Dr. Marcos Siqueira (PC do B) decidiu pelo rompimento. Ele sentiu que o prefeito tem preferência pela secretária Cristiane Moneta (Finanças) e o pelo presidente da Câmara, o vereador Murilo do Povo (PSB), para compor a chapa.

Crescimento– Enquanto a base de apoio do prefeito Marcos José racha, a pré-candidata a prefeita Katiana Gadelha segue percorrendo o municipío acrescentando apoios ao seu projeto. A grande aceitação ao nome de Katiana surpreende aos adversários.

Participe! – Quer que notícias da política da sua cidade sejam abordadas no Blog Ponto de Vista? Entra em contato conosco pelo e-mail: [email protected]. Nos siga também no Instagram @blogpontodevistape

Escrito por Wellington Ribeiro

COMENTÁRIOS