RADAR POLÍTICO (11/04) – Raquel desidratada por Marília e Miguel

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link


ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO

Pré-candidata ao governo pelo PSDB, Raquel Lyra tem perdido importantes apoios para seus concorrentes da oposição, fato que enfraquece o palanque da ex-prefeita de Caruaru. Essa semana foi marcante nesse movimento que pode esvaziar a pré-campanha da tucana.

Para Miguel Coelho, pré-candidato do União Brasil, Raquel perdeu o ex-senador Douglas Cintra. A perda foi emblemática por dois fatores. Primeiro, porque Douglas é uma liderança de Caruaru, terra de Raquel, onde ela já não conta com o apoio das principais forças. Segundo, porque Cintra é bem identificado com o ex-senador Armando Monteiro, principal fiador da ex-prefeita.

Do Agreste Central, berço de Raquel, vamos para o Meridional, onde a tucana também contabilizou outra baixa semana passada. Trata-se do ex-prefeito de Caetés, Zé da Luz, que migrou para o palanque da deputada federal Marília Arraes, pré-candidato a governadora pelo SD. E um complicador: tanto Zé da Luz quanto Douglas seriam candidatos a deputado federal pelo PSDB.

Agora, a tucana tem a tarefa de reforçar seu palanque nessas duas microrregiões importantíssimas para sua campanha ao Palácio do Campo das Princesas. Nos bastidores, a principal crítica é que falta articulação política à Raquel. Até porque a ex-prefeita não pode dividir-se entre ser candidata e articuladora.

SIMBOLISMO – A escolha de Marília Arraes por Timbaúba na última sexta como palco da sua primeira agenda pública após o anúncio da pré-candidatura, carregou um grande simbolismo. O primeiro por Marília escolher um município da Zona da Mata, região bastante identificada com o arraessismo, já o outro porque foi no município comandado pelo prefeito Marinaldo Rosendo, ex-aliado do PSB, que está a frente de uma gestão com grande aprovação.

RETOMADA – O governador Paulo Câmara leva o Plano Retomada, na manhã desta terça-feira(12), para os municípios de Tamandaré e Água Preta. O socialista vai anunciar obras de infraestrutura, hídricas, assistência social; além da requalificação de unidades de ensino para a Mata Sul.

NA VANTAGEM – De todos os pré-candidatos ao Governo o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB), não só leva vantagem em relação aos seus concorrentes no número de seguidores no Instagram, onde conta com mais de 251 mil, mas também na qualidade do material que divulga por lá. Vídeos com linguagem simples e a participação popular apresentam um material que consegue levar a mensagem de Miguel com muita leveza e eficiência.

RANKING – Por falar no Instagram, Marília Arraes (SD) aparece em segunda colocada no número de seguidores. Por lá ela conta 187 mil; Raquel Lyra (PSDB) 176 mil; Anderson Ferreira (Pl) 71.500; Danilo Cabral (PSB) 32.600 seguidores.

LITORAL SUL – Aliado do prefeito Pel Lages, o deputado Eriberto Medeiros (PSB) cumpre agenda nesta segunda em São José da Coroa Grande para prestigiar os 60 anos de emancipação política. O parlamentar irá participar da entrega de títulos de posse; além da inauguração de UBS, quadra poliesportiva e pavimentações de ruas.

PÉ NO ACELERADOR – Anderson Ferreira e Gilson Machado Neto, respectivamente pré-candidatura ao Governo e Senado, intensificaram a agenda de visitas. No final de semana a dupla foi à São Joaquim do Monte, onde recebeu o apoio do prefeito Duguinha Lins (PSDB), e ainda passaram por Caruaru, Toritama, Taquaritinga do Norte e Brejo da Madre de Deus.

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS