Radar Político (12/08) – PSB pode escantear PT para ajudar na eleição de João Campos

Radar Político (12/08) – PSB pode escantear PT para ajudar na eleição de João Campos

Saiba mais informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link

Ciente de que a manutenção do comando da Prefeitura do Recife é crucial para o preservação da hegemonia do partido no estado, o PSB está disposto a fazer o que for possível para emplacar o sucessor do prefeito Geraldo Júlio. Ao que se percebe, o partido pretende empregar na eleição do Recife a mesma estratégia utilizada na reeleição do governador Paulo Câmara. Neutralizar a candidatura de possíveis concorrentes.

Decididos a deixar o caminho limpo para João Campos, o PSB já trabalha com várias opções de construção da chapa. Antes prometida ao PT, como forma de contemplar o partido que possui um um considerável tempo de televisão e que detém grande força no Recife, a vaga de candidato a vice de João Campos pode cair nas mãos de outro partido. Neste final de semana, por exemplo, o nome de Isabella de Roldão, ex-vereadora e atual secretária Habitação da capital, surgiu como opção para o posto. Por trás disso estaria uma equação que envolveria evitar a candidatura do deputado federal Túlio Gadelha. Quanto a materialização deste cenário pouco ou nada pode se afirmar com uma margem segura de acerto, porém este tipo de movimentação pode ser interpretada como um possível processo de fritura do PT. Vale lembrar que durante a última semana também surgiu a informação de que o MDB poderia apresenta um nome para a vice como forma de evitar uma candidatura própria do partido a Prefeitura do Recife.

Para um político que circula muito bem no Palácio do Campo das Princesas e no Palácio do Capibaribe, não estaria descartada a possibilidade do PSB quebrar o acordo com o PT quanto a vaga de vice para que ela seja oferecida a outro partido. “O que está em jogo é garantir uma eleição tranquila para João Campos. Não seria por conta disso que o PT sairia da base. Eles não podem reclamar de espaço”, disse a fonte se referindo a significativa estrutura que o Partido dos Trabalhadores ocupa no Governo do Estado e na Prefeitura do Recife.

Caso não seja convidado a indicar um nome para a chapa a ser encabeçada por João Campos, está será a primeira vez em décadas que o PT ficará de fora de uma disputa majoritária no Recife.

Chapinha… – O deputado federal e presidente estadual do PP, Eduardo da Fonte, terá um problema para grande para administrar na eleição do Recife. Devido a atratividade da chapinha do PP para a Câmara de Vereadores, a busca está sendo muito grande. Chega próximo a 85 o número de interessados em disputar pela sigla. O problema é que a legislação só permite acomodar 78 candidatos.  Da Fonte trabalha para o PP repetir na eleição do Recife o excelente desempenho que a sigla obteve nas eleições estaduais, quando elegeu 10 deputados estaduais.

…promissora – Entre os pré-candidatos da chapinha do PP estão Adriano Martins, Andressa Albuquerque, Milena Paiva e Kely da Harpa, respectivamente irmão de Claudiano Martins, esposa de Romero Albuquerque, filha de Clóvis Paiva e esposa de Joel da Harpa, todos deputados estaduais. A expectativa é que o último eleito da chapinha garanta uma vaga com 4 mil votos.

Pé na estrada – Reconhecido como um dos melhores quadros da atual legislatura da ALEPE, o deputado Alberto Feitosa não tem restringido a sua atuação apenas ao trabalho legislativo, onde é autor de vários projetos relevantes. Neste final ele foi visto nos municípios de Serra Talhada, Itacuruba e Floresta, acompanhando agendas ao lado de aliados.

Fiel da …A aliança entre o prefeito de Vitória de Santo Antão, Aglailson Júnior (PSB), e o grupo do ex-deputado Henrique Queiroz segue bastante sólida. Para as eleições de 2020 a composição da chapa terá Carlos Henrique Queiroz, atual secretário municipal de Indústria e Comércio, como candidato a vice.

… balançaHenrique Queiroz também deve influenciar a eleição municipal de Limoeiro, cidade onde nasceu. Por lá, além de aliados que votaram em Henrique Filho para estadual, ele conta com um pré-candidato a prefeito, Zé Nilton. Qual seja a opção pela posição política que ele decidir tomar em Limoeiro, sem dúvida ela será decisiva para definir a eleição de 2020.

Bom Jardim– Decidido a disputar a prefeitura no próximo ano, o ex-prefeito Miguel Barbosa (PP) anda animado com os incentivos que tem recebido. Ele enfrentará o prefeito João Lira (PSD), gestor que anda com popularidade em baixa.

Impeachment – Preso no dia 20 de junho pela Operação Harpalo II por suspeita de corrupção, fraude em licitação, lavagem de dinheiro e organização criminosa, o prefeito afastado de Camaragibe, Demóstenes Meira (PTB), será submetido a abertura de um processo de impeachment a ser apreciado nesta terça-feira (13/08) pela Câmara de Vereadores.

Bem na fita– Com um trabalho bastante intenso em prol das demandas dos bairros do Totó, Tejipió, Sancho, Coqueiral e no Alto da Bela Vista, o líder comunitário Igor Alves vem conseguindo algumas conquistas para as comunidades que representa. Não há uma só semana que ele não apareça em programas de televisão realizando denúncias e cobranças.

Quer ficar atualizado sobre os bastidores da política pernambucana? Nos siga no Instagram @blogpontodevistape

Escrito por Wellington Ribeiro

COMENTÁRIOS