RADAR POLÍTICO (13/06) – Na Mata Sul maioria dos prefeitos já definiram seus candidatos ao Governo

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link

Prefeitos Mata Sul Pernambuco
ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO

Diferente de eleições anteriores, onde era possível ver candidatos a governador contar com o apoio das duas principais lideranças em alguns municípios, a eleição de 2022 caminha para um cenário bem diferente. Com cinco candidaturas competitivas ao Governo do Estado a briga por estes apoios anda muito disputada, o que dificulta unir em um só palanque forças políticas antagônicas nos municípios.

Na região da Mata Sul, em específico, quando o assunto é o apoio de prefeitos, o candidato do PSB Danilo Cabral anda levando vantagem. Por lá, dos 24 prefeitos(as) ele conta ao menos com o apoio de 13 (Água Preta, Tamandaré, Rio Formoso, São Benedito do Sul, Ribeirão, Maraial, Escada, Primavera,  Pombos, Amaraji, Chã Grande, Belém de Maria e São José da Coroa Grande). Em segundo no número de apoios aparece Miguel Coelho que garantiu os prefeitos de Joaquim Nabuco, Cortês, Palmares e Xexéu.

Raquel Lyra, por sua vez, conta na região com a prefeita Dona Graça (Catende) e Alvinho Porto (Quipapá). Anderson Ferreira com o prefeito de Barreiros Carlinhos da Pedreira, e Marília Arraes recebeu recentemente a manifestação de apoio da prefeita Ridete Pellegrino de Jaqueira.

Por fim, paira muita dúvida quanto ao caminho que seguirão o prefeito Dr. Leandro (Gameleira),  a prefeita Camila Machado (Sirinhaém) e o prefeito Paulo Roberto (Vitória de Santo Antão). No caso destes três a briga política local pode jogá-los na oposição, uma vez que seus respectivos adversários estão fechados com Danilo Cabral.

Vale destacar que o apoio de prefeitos ou do outro lado não é uma garantia de votação majoritária no município, no entanto, em uma eleição com cinco candidatos ao Governo, ter ao lado tal ativo é poder contar com uma estrutura municipal importante que pode fazer a diferença para garantir competitividade na disputa por uma vaga no segundo turno.

PALANQUE – Quando o assunto é ter o apoio do outro lado, Marília Arraes anda avançando mais que seus adversários na região. Lideranças expressivas de Maraial, Palmares, Água Preta, Escada, Primavera, Barreiros, Ribeirão e Pombos já anunciaram apoio à neta de Arraes. Já em São José da Coroa Grande ela deve garantir o apoio do ex-prefeito Barbosa.

BOLSONARISMO – Apesar de contar até o momento em seu palanque na Mata Sul com um único prefeito, Carlinhos da Pedreira (Barreiros), Anderson Ferreira não tem do que reclamar na região. Candidato de Bolsonaro, ele tem encontrado apoio em todos os municípios que anda visitando por lá.

PÉ NA ESTRADA – O pré-candidato a deputado estadual Eriberto Filho (PSB) cumpriu uma extensa agenda neste final de semana. Ele iniciou em Jataúba, onde foi recebido pelo ex-prefeito Antônio de Roque, passou por Barreiros e Sirinhaém, para cumprir compromissos ao lado do prefeito Carlinhos da Pedreira e da prefeita Camila Machado, e finalizou ao lado do prefeito Gildo Dias, em Sairé.

NO AGRESTE – O governador Paulo Câmara coloca o pé na estrada nesta segunda com destino aos municípios de Paranatama, Iati, Itaíba e Águas Belas, no Agreste Meridional, para mais uma agenda do Plano de Retomada. Por lá irá realizar visitas a canteiros de obras, participa de inaugurações e realiza novos anúncios.

GANHANDO TERRENO – Em silêncio o pré-candidato a deputado estadual Aderaldo Pinto (PSB) anda pavimentando o caminho para a ALEPE. Nos últimos dias ele circulou nos municípios de Primavera, Glória do Goitá, Macaparana, Carpina, Bezerros, Petrolândia, Caruaru e Bom Jardim dialogando com lideranças.

BORANESSAPE – O deputado estadual Rodrigo Novaes (PSB) promove um grande encontro na próxima quinta (15), no Empório Barrozo, em Recife, onde reunirá amigos e lideranças da Região Metropolitana. Trabalhador e bastante articulado, Rodrigo Novaes pavimentou bem o seu caminho para a reeleição. Não há uma só lista em que ele não apareça entre os mais votados do PSB.

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS