RADAR POLÍTICO (14/03) – As vantagens de Miguel Coelho na disputa pelo Governo do Estado

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link


Entre as alternativas da oposição ao Governo do Estado, na pré-campanha Miguel é disparado o que mais tem trazido apoios ao seu projeto. Isso tem sido trabalhado silenciosamente pelo senador Fernando Bezerra Coelho e pelo deputado Fernando Filho há dois anos. Hoje já são 35 prefeitos de todas as regiões. Isso representa um palanque forte pra Miguel fazer campanha. Se junta a isto ainda mais de 50 ex-prefeito e um exército de vereadores.

Miguel também tem tido melhor desenvoltura no jogo da oposição por que desde abril do ano passado deixou clara sua posição de enfrentamento ao Governo do PSB. O único que tem feito oposição firme há bastante tempo, enquanto os outros começaram mais recentemente.

Por Miguel ter consolidado a sua condição de pré-candidato, isso tem facilitado a atração de lideranças como prefeitos, deputados federais e estaduais. A postura mais insegura de Raquel dificulta fechar apoios por não ter certeza de futuro. Anderson, que decidiu apenas a poucos dias a sua decisão de concorrer ao Governo do Estado, terá que lutar contra o tempo para arregimentar forças nos municípios.

Vale destacar que a antecipação da pré-campanha de Miguel tem diminuído o maior problema dele, o desconhecimento. Raquel e Anderson queriam discutir apenas em março. Miguel acertou ao antecipar o debate desde o ano passado cristalizando sua posição de antagonismo ao PSB.

Conta ainda a favor de Miguel a sua gestão com alta aprovação em Petrolina, o que deve servir como exemplo a ser apresentado a Pernambuco. O grande tempo do União Brasil será um verdadeiro canal de difusão da sua capacidade de gestão.

PUXANDO PARA BAIXO – Apontado como possível candidato ao Senado na chapa de Raquel Lyra (PSDB), Armando Monteiro pode ser uma verdadeira âncora ao projeto da prefeita caruaruense. Ter Armando como companheiro de chapa pode fazer com que colem à sua campanha o apoio dele à Reforma Trabalhista que na época do então presidente Temer foi responsável por tirar direitos dos trabalhadores e ampliar as desigualdades.

CONCORRIDO – Uma multidão de prefeitos e lideranças fez fila para cumprimentar o deputado federal Danilo Cabral durante cerimônia no Palácio do Campo das Princesas, na última sexta. O socialista, que é o pré-candidato a governador da Frente Popular, já larga praticamente empatado com Miguel Coelho e Anderson Ferreira apesar de só ter sido anunciado em fevereiro.

NA ESTRADA – O deputado federal Sebastião Oliveira aproveitou o final de semana para cumprir uma extensa agenda ao lado de aliados. Em São Benedito do Sul foi recebido pelo prefeito Juninho Amorim. Já em Passira, em encontro organizado pelo vereador Tão da Saúde. Por fim, esteve em Paulista ao lado do vereador Eudes Farias onde visitou a feira e se reuniu com um grande grupo de lideranças.

COBRANÇA – O deputado federal Silvio Costa Filho se reuniu recentemente com representantes da cúpula nacional do Republicanos. Na pauta, a exigência da formação de chapas proporcionais para federal e estadual.

NO FUTEBOL – Waldemar de Oliveira, 1º suplente de senador de Humberto Costa, bateu o martelo e será candidato a vice-presidente do Santa Cruz Futebol Clube na chapa encabeçada por Miranda. A dupla é contraponto à chapa que terá o ex-vereador recifense Antônio Luiz Neto como presidente. A eleição ocorre nesta segunda (14/03).

NO AR – O pré-candidato a deputado estadual Tiago Pontes será o entrevistado do Programa Teor Politico, na Rádio Litoral FM 96,1, nesta segunda. Pontes tem pavimentando com competência o seu caminho para a ALEPE alicerçado com o apoio de vários prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e outras lideranças.

SALADA DE FRUTAS – Em quem o prefeito do Cabo, Keko do Armazém (PL), vai votar para federal e estadual. Ele vai concentrar o apoio em alguém ou vai distribuir gestos para Clóvis Paiva, Delegada Gleide Ângelo e Jeferson Timóteo para estadual e André Ferreira, Eduardo da Fonte, Felipe Carreras e Elias Gomes?

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS