Radar Político (14/12) – Coelhos preparam terreno para 2022

Saiba mais informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link

Foto: Ivaldo Reges

Grupo político tradicional do sertão do São Francisco, a família Bezerra Coelho está empenhada em ampliar a sua influência política nos quatro quantos do estado com vistas a fortalecer a Oposição para 2022, e, quem sabe, encabeçar a chapa majoritária. Para isto, tem direcionado grande parte de sua energia na eleição de aliados.

Em um café da manhã oferecido à imprensa, ontem, no Recife, o senador Fernando Bezerra Coelho, ao lado dos seus filhos Miguel Coelho (prefeito de Petrolina), Fernando Filho (deputado federal) e Antônio Coelho (deputado estadual), revelou que o seu grupo político lançará 60 dos 70 pré-candidatos a prefeitos do MDB, e outros 15 pelo DEM, uma tropa bastante robusta. Neste pacote se inclui a reeleição do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, que graças a força política do grupo em arregimentar recursos para o município e à sua capacidade de trabalho, tem imprimido uma gestão que vem servindo de vitrine por liderar rankings positivos em Pernambuco e estampando a marca “Coelho” de administrar. Embora prefira se esquivar quando o assunto é 2022, Miguel acabou deixando escapar no café da manhã de ontem que “coragem não falta para disputar”.

Ampliando o espaço – O ingresso do ex-prefeito de Água Preta, Paulo Barreto, no MDB, faz parte da estratégia de expansão da sigla na Zona da Mata Sul.  O próximo a fazer parte do partido é o prefeito de São José da Coroa Grande, Pel Lages, que deve se filiar no dia 15 de janeiro. Paulo entrou no partido pelas mãos de Raul Henry, já o prefeito coroense entrará no MDB pelas mãos do senador Fernando Bezerra Coelho.

Confra – O pré-candidato a vereador de Goiana, Alexandre Carvalho, reune no próximo dia 21, amigos para confraternizar. O evento ocorre às 19 horas na churrascaria e Pizzaria Casarão, localizado na PE 75. Quem deve aparecer por lá é o deputado estadual Clóvis Paiva (PP).

Gosto de gás – O ex-prefeito e atual deputado estadual Zé Queiroz (PDT) tem dado mostras de sua disposição em disputar a prefeitura de Caruaru em 2020. Apesar de estar com 77 anos, Queiroz tem demonstrado uma disposição de menino. Reuniões com lideranças e extensas agendas em comunidades têm sido uma prática comum realizada por ele todas as semanas.

Abreu e Lima – O prefeito de Abreu e Lima, Pastor Marcos José (PSB), terá que empreender um esforço hercúleo para tornar competitiva a pré-candidatura de sua secretária Cristiane Moneta. Por lá a oposição tem nomes de peso a exemplo do ex-prefeito Flávio Gadelha (PDT) e de Katiana Gadelha (PDT).

Focado – O deputado federal e presidente estadual do PSC, André Ferreira, anda trabalhando duro na montagem da chapinha proporcional do partido no Recife. Na próxima segunda-feira (16) quem ingressa na sigla é o suplente de vereador Ronaldo Lopes, que em 2016 obteve mais de 2 mil votos pelo PSD. Para as eleições municipais da capital André Ferreira quer repetir o desempenho que o PSC obteve nas eleições de 2018, quanto elegeu 5 deputados estaduais.

Cheiro do povo – Para quem acompanha a atuação da deputada estadual Fabíola Cabral (PP) nas redes sociais percebe a forma desenvolta com que ela se relaciona com a população durante as visitas que realiza com o seu Gabinete Itinerante em comunidades.  Sentar em calçadas, conversar ao pé de ouvido, brincar com crianças, são atitudes comuns de ser ver por parte de Fabíola que tem feito um excelente trabalho de aproximação do Legislativo com a População.

Plágio – Percebendo que a comunicação de Fabíola nas redes sociais é diferenciada, na ALEPE já há parlamentar tentando copiar o modo “Fabíola de ser”. O grande problema é que para estes não falta apenas criatividade, mas, sobretudo, identidade própria.

Anúncio – O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), anuncia o candidato do seu grupo à sucessão no próximo dia 29 de dezembro, data em que a cidade comemora a sua emancipação política. Neste mesmo dia Edson realiza a inauguração de várias obras. O vice-prefeito Dida de Nam e o secretário de Educação, Joselito Pedro, disputam a preferência de Edson Vieira.

Jaboatão – Crítico ácido da gestão do prefeito Anderson Ferreira (PL), o ex-vereador Fernando Gordinho segue percorrendo os quatro cantos do município gravando vídeos e realizando denúncias. Nas redes sociais ele tem alcançado um grande público.

Preparando – Sob o comando local de Weberson Florêncio o Podemos está montando uma chapinha competitiva de pré-candidatos a vereador no Recife. A expectativa é que o partido conquiste de duas a três cadeiras no Legislativo da capital.

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected]

COMENTÁRIOS