RADAR POLÍTICO (16/02) – Dá para confiar em Luciano Bivar ?

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link

Luciano Bivar

Foto: Câmara Federal

ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO

Presidente nacional do União Brasil, o deputado federal Luciano Bivar não anda tomando uma postura que expresse muita confiança quando o assunto é a eleição para o Governo de Pernambuco. Enquanto o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, segue obstinado em montar as chapas proporcionais do partido para fortalecer a sua pré-candidatura ao Palácio do Campo das Princesas, Bivar não tem feito nada neste sentido, como também tem adotado um comportamento de boicote ao projeto. Não bastasse evitar participar de atos em apoio a Miguel Coelho, Bivar tem feito questão de alimentar os rumores de que pode levar a sigla para a Frente Popular.

Ontem, em Brasília, o presidente nacional do União Brasil fez questão de registrar uma foto em encontro com Paulo Câmara, justamente no período em que o governador tem se reunido com líderes partidários da Frente Popular para anunciar Danilo Cabral como o candidato a governador que representará a coalizão partidária na eleição deste ano. Horas depois, o mesmo Bivar recebeu Miguel Coelho. O que a vista de todos poderia ser um indicativo de que estaria firme com a pré-candidatura de Miguel, acabou virando mais um episódio de boicote ao petrolinense. Tudo porque uma mensagem no Twitter oficial do partido que chegou a confirmar o apoio da sigla Miguel, foi apagada posteriormente.

Com uma reeleição ameaçada pela incompetência de não ter construído bases que lhe garantam o mínimo de competitividade em uma disputa, Bivar estaria buscando uma alternativa de salvar o seu mandato. Caso concorra na chapa do União Brasil contra Fernando Filho, Mendonça e outros quadros que estão para ingressar na sigla, ele não teria nenhuma chance de reeleição. E aí é que entra a possibilidade de levar o partido para a Frente Popular com a garantia de que o PSB possa lhe fazer deputado federal transferindo-lhe bases. Nos bastidores se comenta que a indisposição de Luciano com os Coelhos é o não cumprimento de um acordo de lhe repassar ao menos 40 mil votos.

PROCESSO INTERNO – O PT de Pernambuco decidiu que vai reunir um grupo de trabalho para discutir os critérios de escolha do nome que será apresentado a Frente Popular para concorrer ao Senado. Estão no páreo os deputados federais Carlos Veras e Marília Arraes, a deputada estadual Teresa Leitão e o ex-deputado estadual Odacy Amorim.

NA MIRA – O deputado federal Eduardo da Fonte, presidente estadual do Progressistas, não desistiu de emplacar uma candidatura ao Senado pela Frente Popular. De acordo com uma fonte, o parlamentar se reuniu com o ex-presidente Lula em São Paulo na última segunda (14). O encontro teria sido articulado por Antônio Rueda, vice-presidente nacional do União Brasil, de quem Eduardo da Fonte é muito próximo.

OBSTÁCULOS – Em entrevista ao Programa Teor Politico, na Rádio Litoral FM 96,1, o ex-ministro Mendonça Filho disse não acreditar em uma Federação entre o União Brasil, PSDB e MDB. “Eu acho sinceramente que é muito difícil você conjugar e formar uma federação nacional envolvendo três partidos como o PSDB, MDB e o União Brasil que é o maior de todos, quando a situação em muitos estados ela é divergente”, afirmou Mendonça que usou o caso de Pernambuco como exemplo onde o União Brasil está com a candidatura a governador de Miguel Coelho, o PSDB a de Raquel Lyra e o MDB pertence a Frente Popular.

CABIDE – O prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, nomeou como secretário de Planejamento e Gestão de Projetos o ex-prefeito de Bodocó, Túlio Alves. Vale lembrar que Túlio foi derrotado na última eleição municipal em Bodocó e vai apoiar a esposa do prefeito de Araripina, Socorro Pimentel, na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa.

ESCADA – A prefeita Mary Gouveia (PL) inaugura nesta quinta (17) a Unidade Básica de Saúde da comunidade de Timboassu. O equipamento fortalece a assistência à saúde da população e se soma a outras iniciativas realizadas pela gestora que tem garantido uma melhoria significativa dos serviços públicos ofertados aos escadenses.

POLARIZAÇÃO– Um dos maiores nomes em defesa do presidente Jair Bolsonaro em Pernambuco, o deputado estadual Coronel Alberto Feitosa acredita que a disputa pelo Governo do Estado será nacionalizada e que não há perspectiva de prosperar um palanque que esteja ligado a uma terceira via. Segundo Feitosa a eleição será polarizada entre o candidato defende Bolsonaro e o que defende o ex-presidente Lula.

DECISÃO – O suplente de vereador Bruno Pinho Alves, que já está fechado com Guilherme Uchôa Junior para federal, vai caminhar para deputados estadual com o vice-prefeito de Paulista, Dido Vieira.

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS