RADAR POLÍTICO (18/04) – Semana decisiva para a escolha do pré-candidato ao Senado pela Frente Popular

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link

André de Paula Teresa Leitão Carlos Veras Luciana Santos
Um mês e meio após a definição do nome de Danilo Cabral para concorrer ao Governo de Pernambuco, a Frente Popular agora se articula internamente para definir o nome do candidato ao Senado.

De volta à coligação após terem rompido durante a eleição de 2020, o PT colocou dois nomes na mesa, o deputado federal Carlos Veras como primeira escolha, e a deputada estadual Teresa Leitão como segunda opção. Teresa no começo do ano foi cogitada como vice da chapa encabeçada por Danilo.

Quem também figura com muito potencial é do deputado federal André de Paula. Nos bastidores é comentado que o parlamentar não tem plano “B”, já que que seu partido, o PSD, não formou nenhuma chapa de deputado federal para disputar a reeleição. Porém, André esbarra justamente no imbróglio do PT que ao que parece não está disposto a ceder a vaga.

Outro nome que corre por fora para a dispusta é o da vice-governadora Luciana Santos, que vai oficializar, à revelia, o lançamento  o seu nome como pré-candidata ao Senado nesta segunda (18). Mas não é vista como favorita, já que a disputa deve se concentrar entre o candidato do PT e André de Paula.

CRUZANDO OS DEDOS – Não faltam deputados e pré-candidatos a federal na torcida para que André de Paula seja o escolhido para disputar o Senado. Tudo porque estão de olho no valioso espólio de André, que conta com uma robusta base composta por prefeitos, ex-prefeitos e vereadores. É algo em torno de 100 mil votos que têm o potencial de salvar ou garantir o mandato de muita gente.

CONTRADIÇÃO  – Pré-candidato a governador pelo PSOL, João Arnaldo utilizou as inserções do partido para criticar a manutenção de “oligarquias políticas e arranjos entre famílias”. O grande problema em questão é que o próprio João Arnaldo foi candidato a vice de Marília Arraes na disputa pela prefeitura do Recife em 2020. Não custa lembrar que Marília tem origem de uma oligarquia política familiar tradicional em Pernambuco.

PÉ NA ESTRADA – O pré-candidato a governador Miguel Coelho inicia a semana com visitas aos municípios de Lagoa Grande, Orocó e Santa Maria da Boa Vista, todos no Sertão do São Francisco, região onde é líder nas pesquisas. Até o próximo domingo (24) Miguel ainda percorrerá mais de 15 cidades do Sertão, Agreste e Região Metropolitana.

ALTA TENSÃO– Não anda nada bem o clima entre o PP e o Palácio do Campo das Princesas. Tudo porque a sigla não conseguiu até agora emplacar os sucessores de Claudiano Martins Filho na Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Kaio Maniçoba no IPA.

ALGUÉM RESPONDE? – Como anda a relação entre Sileno Guedes e Aluísio Lessa?

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS