RADAR POLÍTICO (19/03) – Chapa do Republicanos para a ALEPE é alternativa atrativa

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link


ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO

Primeiro a antecipar não só a montagem, mas, sobretudo, a identificar o potencial atrativo da chapa para deputado estadual do Republicanos, o Blog Ponto de Vista tem acompanhado de perto a construção desta que se apresenta como a principal alternativa para a eleição de deputados e pré-candidatos com potencial entre 25 e 35 mil votos. Chegando na reta final do prazo de filiação partidária, o Republicanos passa a ser o partido mais cobiçado entre esse público.

Habilidoso e competente, o deputado federal e presidente estadual do Republicanos, Silvio Costa Filho, tem trabalhado para que o partido possa fazer uma ampla bancada na Assembleia Legislativa. Vale lembrar que sob o comando de Silvio o Republicanos foi o partido que mais cresceu na eleição de 2020, saindo de 0 para 15 prefeitos. No meio politico não resta dúvida de que o partido sairá ainda maior nas eleições de 2022. Seja na eleição de uma maior bancada federal, como também em uma ampliação significativa do espaço na Assembleia Legislativa. Da forma como está sendo montada, a chapa do Republicanos para a ALEPE apresenta uma expectativa de eleger de 6 a 7 deputados estaduais. Já a de federal deve abocanhar entre 3 a 4 cadeiras.

POSIÇÕES OPOSTAS – Apesar de terem chegado a abrir diálogo com o Progressistas em Pernambuco, a deputada estadual Clarissa Tércio e o seu esposo, o vereador recifense Júnior Tércio, não devem ir para a sigla, foi o que garantiu uma fonte próxima ao casal. O grande obstáculo é porque o PP em Pernambuco vota com Lula para presidente, posição contrária aos Tércios que apoiam Bolsonaro.

IMPASSE – Por sua vez, em relação ao PL, sigla do presidente Bolsonaro, destino considerado natural para Clarissa e Júnior Tércio, surgiu um impasse. O deputado federal Fernando Rodolfo estaria resistindo a ideia de ter Júnior Tércio como concorrente na disputa por vaga na Câmara Federal. E agora, Anderson vai ficar de que lado? Dos Tércios ou de Fernando Rodolfo?

GANHANDO TERRENO – Em passagem por municípios do Sertão do Pajeú, o pré-candidato a governador pelo PSB Danilo Cabral foi bastante concorrido. Em Afogados da Ingazeira, na Agenda 40, Danilo reuniu um grande número de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e outros apoiadores do seu projeto na região.

QUAL O CAMINHO? – Ao anunciar a sua saída do Progressistas, a deputada estadual Fabíola Cabral não falou nada sobre o seu futuro politico. No entanto existe convite para que ela dispute um mandado de deputada federal pelo PSB. Com destacado trabalho na ALEPE, Fabíola é o tipo de quadro que a política precisa. Será um grande desperdício caso ela decida não disputar nenhum cargo.

ANÚNCIOS – Presidente estadual do PP, o deputado federal Eduardo da Fonte segue anunciando uma série de nomes como pré-candidatos pela sigla. Jeferson Timóteo foi escalado na disputa para estadual, já Jorge Federal e Toinho do União irão concorrer à Câmara Federal.

DEIXOU NO AR – “Nos próximos dias Pernambuco vai saber o que penso e o que vou fazer nas eleições desse ano”, disse a deputada federal Marília Arraes em nota enviada à imprensa sinalizando que deixará o PT e deixando em aberto a possibilidade de alçar voos mais altos.

PAROU NO TEMPO – Enquanto partidos da Frente Popular e oposição não param de anunciar novos nomes para disputar as eleições proporcionais, o PSB parece acomodado. Isso tem preocupado deputados da sigla.

ALGUÉM RESPONDE? – Qual a sigla terá mais baixas e qual sairá mais fortalecida neste troca-troca partidário?

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

 

 

COMENTÁRIOS