RADAR POLÍTICO (22/01) – Movimento Pró-Danilo vem ganhando força dentro do PSB

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link

Danilo Cabral Teresa Leitão André de Paula

ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO 

Ainda sem bater o martelo, o PSB vem encontrando problemas para escolher seu candidato que irá encabeçar a chapa da Frente Popular ao Governo do Estado neste ano. Diversos nomes já foram ventilados, mas um tem ganhado casa vez mais força, o do deputado federal Danilo Cabral.

Ex-vereador e ex-secretário de planejamento do governo Paulo Câmara, Danilo é deputado federal desde 2011. Tendo sido atuante especialmente em pautas que envolve a área da educação.

Esse movimento surge no núcleo orgânico socialista, que inclusive já teria também preferência pelo nome de André de Paula para o Senado. De acordo com uma fonte, o que está em jogo é ascensão de um histórico do PSB ao Governo, a manutenção do mandato dos demais na Câmara Federal, e a contemplação de aliados históricos do PSB com os quase 200 mil votos que estarão sobrando com Danilo Cabral e André de Paula na chapa majoritária. Nesta equação também estaria incluída a disponibilidade da vice para o PT com uma preferência pelo nome de Teresa Leitão, que assim como Danilo, possui forte ligação com o setor da educação. Como reforço de que esta equação está sendo construída nos bastidores, um prefeito que faz parte desse grupo já foi procurado, e dito para ele apoiar outro candidato a deputado federal, tendo colocado na mesa os nomes de Tadeu Alencar e Wolney Queiroz como possíveis novos candidatos. Com toda essa costura contendo a distribuição de bases a deputados, a mesma fonte deixou escapar que todo esse processo contemplaria até Clodoaldo Magalhães, que não precisaria mais ter que procurar outra legenda.

Outro beneficiado, caso Teresa seja emplacada não chapa, é o professor Paulo Dutra, deputado estadual com forte ligação com a educação que estaria com os caminhos abertos para a sua reeleição com a saída de Teresa Leitão.

O que não se sabe ainda é se todo esse xadrez conta com a simpatia do governador Paulo Câmara, principal condutor do processo de sucessão.

INTERESSADOS – Ao menos dois atores da Frente Popular não devem estar gostando nem um pouco sobre o indicativo de que o escolhido para o Senado será André de Paula. Os deputados federais Sílvio Costa Filho e Eduardo da Fonte, também interessados na vaga.

AMPLIANDO AS BASES – O pré-candidato a deputado estadual Tiago Pontes tem circulado não só nos municípios do interior do Estado, mas está trabalhando para ampliar o grupo político no Recife. Depois de cumprir agenda com o vereador Samuel Salazar nas últimas semanas, ele esteve no bairro do Ibura, nesta sexta-feira (21), ao lado de Pedro Campos, que será candidato a deputado federal nas eleições de 2022. Tiago é um dos cotados para assumir vaga na Alepe a partir de 2023.

LADO A LADO – O pré-candidato a deputado estadual Rodrigo Farias (PSB) segue mantendo forte presença nos municípios de Casinhas e Surubim. No primeiro acompanhou a entrega de uma ambulância e vistoriou obra de abastecimento de água do distrito de Chatinha com lideranças locais. No segundo participou de agendas ao lado da prefeita Ana Célia. Danilo Cabral também se fez presente.

BAIXA – O deputado estadual Antônio Coelho (DEM) perdeu o apoio do ex-prefeito de Inajá, Leonardo Martins, por quem havia sido votado na eleição passada. O desembarque aconteceu mesmo depois de Antônio Coelho ter garantido uma patrol e uma retroescavadeira para o município. Investimentos que chegaram perto de R$ 1 milhão.

AMPLIANDO O NINHO – O presidente estadual do PSB e pré-candidato a deputado estadual Sileno Guedes firmou mais uma importante parceria, desta vez no agreste setentrional com o ex-prefeito de São Vicente Ferrer, Flávio Régis, a quem recebeu na sede do partido, no Recife, em companhia dos vereadores Evandro Farias e Louro.

ALGUÉM RESPONDE? – Em quem a prefeita de Jataúba, Dr. Cátia Ribeiro, votará para deputado federal? Silvio Costa Filho ou Eduardo da Fonte. E para estadual, vai de Alessandra Vieira ou Diogo Moraes?

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS