RADAR POLÍTICO (22/02) – Unidade marca lançamento de Danilo ao Governo do Estado

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link

Danilo Cabral PSB Paulo Câmara

Foto: Wesley D’Almeida

ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO

A unidade entre todas as 11 siglas da Frente Popular marcou o lançamento do deputado federal Danilo Cabral, do PSB, a governador de Pernambuco. O ato, realizado nos moldes socialistas, no Recife Praia Hotel, como uma espécie de superstição, reuniu presidentes e dirigentes de todas as legendas que formam o bloco governista, além da cúpula socialista.

Estiveram ao lado de Danilo e do governador Paulo Câmara, o senador Humberto Costa e todo o comando majoritário do PT no estado, monstrando que o partido de Lula vai ter papel de destaque na chapa da Frente Popular. Também marcou presença a vice-governadora e presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, com o deputado federal Renildo Calheiros.

Além deles, os deputados federais e presidentes dos seus partidos em Pernambuco: André de Paula (PSD), Silvio Costa Filho (Republicanos), Raul Henry (MDB), Augusto Coutinho (Solidariedade), Sebastião Oliveira (Avante) e até o “rebelde” Wolney Queiroz (PDT), que ameaçou deixar a Frente Popular caso não seja escolhido para o Senado.

Completam a lista Lula da Fonte, representando o pai, o presidente do PP em Pernambuco, Eduardo da Fonte, João Fernando Coutinho (PROS) e Jorge Carreiro do PV. Isso sem contar diversos prefeitos e deputados estaduais da base, entre eles o próprio presidente da Assembleia Legislativa, Eriberto Medeiros.

De Brasília, veio o presidente nacional do PSB, o pernambucano Carlos Siqueira, mostrando que a legenda tem em Pernambuco seu principal reduto eleitoral. A tiracolo, ele trouxe a principal estrela do partido, o deputado federal Marcelo Freixo, pré-candidato a governador do Rio de Janeiro.

Emblemática foi a presença do ex-prefeito do Recife, Geraldo Júlio, que abdicou de concorrer a governador, o que acabou abrindo caminho para a candidatura de Danilo. Com ele os deputados federais do PSB pernambucano, Milton Coelho, Tadeu Alencar, Felipe Cabral e Gonzaga Patriota – os três primeiros com participação fundamental na opção por Danilo.

João Campos Geraldo Júlio PSB Recife

Foto: Wesley D’Almeida

TORCIDA – Em reserva ao Blog, um socialista graúdo defendeu a candidatura do ex-prefeito Geraldo Júlio à Câmara Federal. “Um quadro da dimensão política de Geraldo não pode ficar sem mandato”, apontou. Na visão dele, Geraldo tem potencial de sair do Recife e Região Metropolitana eleito.

FORTALECENDO – O pré-candidato a deputado estadual Cléber Chaparral (União Brasil) e o deputado federal André Ferreira (PSC) receberam em Taquaritinga do Norte os apoios dos vereadores Milton Cícero e Ronaldo César, do ex-candidato a prefeito Fábio de Jairo, do empresário Jobson da Internet, do ex-vereador Batata e de várias lideranças políticas. A dupla espera contar com expressiva votação na “Dália da Serra”.

EXPANDINDO – Apesar de ser identificado por ter a sua base eleitoral oriunda majoritariamente do segmento evangélico, sobretudo dos fiéis ligados à Igreja Universal do Reino de Deus, o deputado federal Ossesio Silva (Republicanos) tem intensificado bastante a sua atuação junto a vereadores, suplentes entre outras lideranças, onde tem ampliado a base. Essa movimentação de Ossesio deve lhe garantir um plus no seu projeto de renovação de mandato.

PROJETO – O ex-prefeito de Bom Jardim, João Lira, avalia disputar um mandato de deputado estadual. Em 2014 ele optou por este caminho e conquistou na época quase 17 mil votos, ficando na 2ª suplência do PP/PROS. O que se comenta é que ele está sendo estimulado pelo deputado federal Milton Coelho (PSB), com quem anda conversando.

PROJETO PARTIDÁRIO – Por falar em Bom Jardim, a vice-prefeita Vânia de Miguel deve ser lançada pelo PP para reforçar a chapa do partido para a Câmara Federal.

VITRINE – O prefeito e pré-candidato a governador Miguel Coelho (União Brasil) está comemorando o fato de Petrolina figurar na lista das 10 cidades que mais geraram emprego no Brasil em 2021. A pesquisa aponta o crescimento pelo percentual e compara os municípios com mais de 200 mil moradores. Com 10,7% de crescimento de emprego, Petrolina surge à frente de todas as capitais do Brasil.

ALGUÉM RESPONDE? – Qual liderança da Mata Norte está prestes a trocar de deputado estadual?

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS