RADAR POLÍTICO (22/03) – A disputa por votos no Agreste Setentrional

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link

Composto por 19 municípios e mais de 417 mil eleitores, o Agreste Setentrional se destaca como importante região na geopolítica pernambucana, contribuindo com uma parcela importante de candidaturas competitivas ao Legislativo Estadual e Câmara Federal, o que não deverá ser diferente na eleição do próximo ano.

Em 2018 a candidata a deputada estadual mais votada por lá foi Juliana Chaparral, que embora não tenha conquistado a vaga porque o seu partido não atingiu o quociente eleitoral, conquistou na região quase 26 mil dos 31.999 votos que obteve na disputa, o que representou 80% da sua votação. No segundo lugar figurou Alessandra Vieira (PSDB) que conquistou mais de 20 mil dos 45.115 votos da sua eleição, e em terceiro Diogo Moraes (PSB) alcançando pouco mais de 15 mil dos 50.188 votos obtidos em 2018. Correram por fora, obtendo bom desempenho na região os deputados eleitos Joaquim Lira, Tony Gel, Henrique Filho, Clodoaldo Magalhães, Aglailson Victor, Gustavo Gouveia e Lucas Ramos, além de Zé Maurício que não conquistou a reeleição, todos com votações entre 8 e 5 mil votos.

Para 2022 dificilmente os nomes citados acima, com exceção dos que não deverão disputar, irão ficar de fora da lista dos mais votados no Agreste Setentrional, sobretudo porque a grande maioria permanece mantendo forte atuação por lá. Entre eles há quem tenha ampliado bases e outros que perderam espaço com o resultado das eleições municipais de 2020. No entanto, não será uma tarefa fácil entre os concorrentes tirar o favoritismo do pré-candidato a deputado estadual Cleber Chaparral, ex-prefeito de Orobó, de ser o majoritário na região assim como foi a sua esposa Juliana na eleição de 2018, mas desta vez com um potencial de alcançar uma votação ainda maior.

TRAVESSIA – O deputado estadual Guilherme Uchôa Júnior (imagem) não esconde de ninguém o seu projeto de disputar uma vaga na Câmara Federal. Com a robusta base que está montando ele tem tudo não apenas para conquistar o mandato, mas também de sair das urnas com uma expressiva votação.

PROCURA-SE – O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, anunciou que o partido terá candidato a governador em Pernambuco. Com a saída de Armando Monteiro da sigla Jefferson terá imensa dificuldade de encontrar um quadro com um mínimo de competitividade para encarar a missão.

ACERTO – A ida de Alexandre Gabriel para a assessoria especial do governador, local responsável pela interlocução institucional do Governo, foi uma decisão acertada de Paulo Câmara. Alexandre é um quadro articulado e competente. Uma pessoa bem relacionada no meio político.

PELO BEM – É nítida a disputa entre os prefeitos João Campos (Recife) e Anderson Ferreira (Jaboatão) no que se refere a sair na frente no anúncio da imunização de faixas etárias contra a covid 19. Recife e Jaboatão estão avançando de forma surpreendente na vacinação de idosos. Com essa disputa quem só tem a ganhar é a população.

EM ALTA – O anúncio realizado pelo governador Paulo Câmara da compra de 4 milhões de doses da vacina Sputnik V chegou como alento a todos que não veem a hora de tomar a vacina. A expectativa é que os primeiros lotes do imunizante cheguem ao estado já no mês de abril. Desde que começou a vacinação com a Coronavac e AstraZenica Pernambuco tem figurado entre o que mais tem imunizado no Brasil.

NA TORCIDA – Se tem um pessoa que está torcendo para que o vereador Eriberto Rafael (PP) encare a disputa por uma vaga na Câmara Federal essa pessoa é a ex-vereadora Aline Mariano, primeira suplente do PP. Com uma candidatura demasiadamente competitiva, Eriberto Rafael tem amplas chances de ser eleito e abrir espaço para Aline retornar à Câmara Municipal.

CACHIMBO DA PAZ – Apesar de integrarem o mesmo partido, o PP, os deputados federais Fernando Monteiro e Eduardo da Fonte não se suportavam, no entanto o improvável aconteceu. Eles se reconciliaram e agora são quase “best friends”. Inclusive estão realizando mobilizações em conjunto para garantir recursos para o estado.

NO FORNO – O suplente de vereador Júnior Di Bria (PSB) deve conseguir em breve uma vaga na Câmara Municipal na vaga do vereador Eduardo Marques (PSB) que será chamado pelo prefeito João Campos para assumir uma secretaria.

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected] – Telefone: (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS