RADAR POLÍTICO (24/01) – PT nacional aperta o cinto e exige Marília para o Senado

Saiba mais informações sobre os bastidores da política clicando no link

ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO 

A disputa pela formação da chapa da Frente Popular para as eleições deste ano ganha novos contornos a cada dia que passa. Tanto que o PT nacional exige agora que a deputada federal Marília Arraes seja a candidata ao Senado na chapa como condição para firmar a aliança com o PSB.

Marília, que em 2020 ficou em segundo lugar na eleição para a prefeitura do Recife, cogitou se lançar ao governo, mas viu o partido preferir o nome do senador Humberto Costa para uma possível cabeça de chapa. Tudo, claro, para pressionar os socialistas. Agora, a neta do ex-governador Miguel Arraes retorna aos holofotes políticos. Marília, inclusive, cessou as críticas ao PSB e se aproximou muito do ex-presidente Lula e dos demais cardeais petistas nacionais.

Nada ainda é certo, tendo em vista que nem mesmo o candidato a governador o PSB apresentou, embora haja um movimento pró-Danilo Cabral muito forte em um ambiente que ainda alguns socialistas acreditam que o nome do ex-prefeito do Recife, Geraldo Júlio, segue no jogo.

Para o PT, os socialistas teriam ofertado o posto de vice. Falar em Marília no Senado na chapa da Frente Popular não é algo fácil de ser engolido pelo PSB. Sobretudo por conta da sua relação conturbada com o antigo partido. Mas há no PT nacional uma estratégia de ampliar a atuação do partido no Senado. E isso tem sido colocado à mesa pelos cardeais petistas aos socialistas.

O que ficou claro é que o PT quer resolver logo a questão de um de seus estados chave. A pressão é grande!

NA… – Tão logo o nome de Danilo Cabral ganhou força para ser o candidato do PSB para o Governo do Estado, não faltam deputados federais e pré-candidatos de olho na partilha de suas bases. A fila tá grande!

… MIRA – Mesmo sentimento tem acontecido em relação às bases de André de Paula, nome que deve ser confirmado como candidato ao Senado pela Frente Popular.

DOBRADINHA – O deputado estadual Marcantonio Dourado Filho (PP) firmou parceria com um importante grupo no município de Agrestina. Por lá ele dobrará com o pré-candidato a deputado federal Clodoaldo Magalhães (PSB). Marcantonio Filho segue ampliando a base e consolidando à reeleição.

CORRENDO SOLTO – Pré-candidato a deputado estadual, Dannilo Godoy (PSB) segue cumprindo intensa agenda de visitas às suas bases.  No final de semana ele percorreu os municípios de Bom Conselho, São João, Pedra, Águas Belas, Palmeirina cumprindo agenda ao lado de lideranças. Na pegada que está indo, Dannilo Godoy não só se elege, como também deve sair das urnas com uma expressiva votação.

RESPOSTA – A prefeita de Jataúba, Drª Cátia Ribeiro, afirmou em entrevista recente, na rádio Polo, que seu candidato a deputado federal é Silvio Costa Filho. Cátia também ressaltou alguns dos recursos que Silvio já destinou para o município, como uma escola de seis salas de aula, mais duas que estão em andamento e a construção da sede do CRAS.

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS