RADAR POLÍTICO (25/03) – Marília vai para o tudo ou nada eleitoral

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link

ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO

Marília Arraes se filia, nesta sexta-feira (25), ao Solidariedade com a meta de consolidar uma candidatura ao Governo de Pernambuco. A parlamentar, é preciso que se diga, é corajosa. Mas o caminho até o Palácio se apresenta tortuoso para a neta de Arraes. A sorte de Marília está lançada.

Agora, a deputada tem um partido para chamar de seu. Ela será a presidente do SD no estado; o que lhe garantirá o direito de negociar com outros líderes partidários em Pernambuco. O comando do SD também garante à parlamentar o controle do seu destino. Mas nem tudo são flores.

Fora do PT – ela saiu do partido atirando -, Marília não terá a força da militância petista no seu palanque. Tampouco o ex-presidente Lula. Apesar de a deputada, em um jogada de marketing, insistir na aliança com Lula, o ex-presidente foi claro na conversa que teve com ela: seu único candidato a governador em Pernambuco é Danilo Cabral, do PSB.

Marília também não se preparou para disputar o governo. Não tem estrutura para concorrer ao Palácio. Não tem chapa majoritária ainda. Proporcional, então, nada. E isso certamente vai pesar no resultado final. Afinal, campanha de governo não é brincadeira.

Fora isso o isolamento de Marília é o grande desafio a ser superado. A deputada está literalmente só. Até o fechamento desta coluna, ela não conseguiu o apoio de nenhum líder de expressão no estado. E dinheiro para campanha? Como viabilizar, se está só?

Por fim, a multiplicidade de candidaturas da oposição atrapalham Marília. Claro, ela deve largar na frente junto com Raquel Lyra. Mas se manterá no topo? Esse é o desafio. Marília pode ganhar tudo ou perder tudo nesta eleição. Não há meio termo.

PERDEU O DISCURSO – Marília Arraes, que enchia a boca para acusar o PSB de golpista por parte dos seus integrantes terem votado a favor do Impeachment de Dilma Rousseff, agora ingressa no Solidariedade, uma das poucas siglas em que 100% dos seus deputados votaram para afastar Dilma da presidência da República.

RACHA – Apesar do PP ter liberado os pré-candidatos a deputado do partido que são bolsonaristas a escolherem um candidato a governador fora da Frente Popular, dificilmente Clarissa de Tércio e o Pastor Júnior de Tércio irão votar em Anderson Ferreira, representante de Bolsonaro na disputa pelo Governo do Estado. Em Live realizada no dia em que se filiaram ao PP os ‘Tércios’ dispararam duras críticas à Anderson.

ÁGUA E ÓLEO – Clarissa e Júnior Tércio afirmaram que foram criados obstáculos para que eles se filiassem ao PL e que Anderson preferiu atender ao pedido do deputado federal Fernando Rodolfo, que não queria Júnior como concorrente na chapa. Não custa lembrar que o desentendimento entre os “Ferreiras” e os “Tércios” não é de agora. Os dois grupos na verdade não se suportam.

SINAIS – A presença de André de Paula (PSD), ao lado de Danilo Cabral nesta quinta (24) no lançamento da pré-candidatura de Cayo Albino a deputado estadual, em Garanhuns, só reforça a informações antecipada por este Blog de que ele será mesmo o candidato a senador da Frente Popular.

PROBLEMÃO – Preocupada em não ficar sem mandato a partir de 2023, a vice-governadora Luciana Santos segue se movimentando. Hora quer ser candidata à reeleição e em outro momento se coloca como alternativa ao Senado. Agora surge a informação de que ela estaria levando em consideração concorrer à Câmara Federal de olho em herdar as bases de André de Paula (PSD), político que vai concorrer ao Senado.

SEM ESPAÇO – É consenso entre alguns integrantes da Frente Popular com os quais pude conversar de que Luciana diminuiria a competitividade da candidatura de Danilo caso compusesse a chapa majoritária. Quanto a uma candidatura a deputada federal, as chances dos prefeitos de André de Paula marcharem unidos com ela é próxima de zero. Grande parte deles já estariam comprometidos com outros deputados e pré-candidatos.

AMPLIANDO – Já supera 30 o número de pré-candidatos a deputado estadual pela chapinha do Patriota. Além das lideranças já confirmadas no projeto, a reunião que o grupo realizou nesta quinta (24) atraiu de vereadores de municípios de médio porte a até ex-deputado. Todos saíram de lá sinalizando interesse de se incorporar ao partido que apresenta amplas chances de eleger 3 deputados estaduais com votações próximas a 20 mil votos.

ALGUÉM RESPONDE? – Qual o primeiro partido irá anunciar apoio à Marília Arraes na disputa pelo Governo do Estado?

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS