Radar Político (25/05) – Recife, uma eleição com cara de segundo turno

Saiba mais informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link


Com exceção de um socialista cegamente otimista, alguém que desconheça da política recifense ou aquele que tenha dificuldades de fazer a leitura do atual momento político, não há como imaginar que a eleição pela Prefeitura do Recife não terá segundo turno. Isso se dá, sobretudo, não apenas pela quantidade de candidaturas, mas o que elas representam, principalmente em um momento onde a rivalidade entre a Direita e a Esquerda está mais acesa do que nunca. Nas eleições de 2018 essa tendência se apresentou de forma bem clara na capital Pernambucana na disputa presidencial entre Bolsonaro e Haddad. Não à toa alguns candidatos da oposição buscam a todo custo alimentar esse confronto. É o caso de Mendonça Filho, Alberto Feitosa e Marco Aurélio. Já Daniel Coelho, Patrícia Domingos e Charbel Mauron, embora tenha uma identificação com a pauta defendida pela Direita, buscam seguir um caminho um pouco diferente dos demais concorrentes que procuram associar seus projetos a Bolsonaro.

No Esquerda, por sua vez, a concorrência se dará entre João Campos (PSB) e Marília Arraes, dois candidatos com inegável potencial de arregimentar simpatizantes deste campo aos seus respectivos projetos. Com a esquerda dividida se reduz bastante a chance de liquidar a eleição no primeiro turno, vale observar as últimas duas eleições municipais. Em 2012, com a esquerda dividida, por muito pouco a eleição não foi parar no segundo turno. Já em 2016, novamente dividida entre PSB e PT, a eleição foi para a segunda etapa. Com destaque que nas respectivas épocas a Direita não estava tão forte quanto agora.

Façam as suas apostas!

COMEMORANDO – O deputado estadual Henrique Queiroz Filho (PL) anda comemorando os investimentos que as prefeitas Adriana Paes (Glória do Goitá) e Rênya Carla (Passira), suas aliadas, estão realizando na área de saúde. Em Glória do Goitá a prefeitura recebeu 8 novos respiradores e diversos equipamentos para auxiliar no combate ao Covid-19. Já em Passira o Governo Municipal adaptou o Centro Cultural para receber a instalação de um Hospital de Campanha. A estrutura vai contar com 14 leitos.

PROATIVO – Pensando em incentivos para a recuperação do setor de Turismo no pós-pandemia, o deputado estadual Romero Sales Filho (PTB) se antecipou e solicitou ao Governo do Estado a suspensão por seis meses da cobrança das taxas de vistorias e licença para a realização de viagens cobradas pela Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal, além da prorrogação por 90 dias do IPVA/2020 dos empresários do ramo do transporte de turismo. A isenção de pelo menos 50% do ICMS sobre as contas de energia dos hotéis, pousadas, albertes e hostéis e a redução de 60% da tarifa de água e esgoto desses equipamentos também foi solicitado. Agora cabe ao governador acatar ou não o pedido.

GANHANDO TERRENO – A posição firme que tem tomado em defesa do presidente Jair Bolsonaro deve render ao deputado estadual Alberto Feitosa a simpatia do eleitorado bolsonarista à sua pré-candidatura à prefeitura do Recife. Para falar sobre a sua atuação na ALEPE, onde faz forte oposição ao governador Paulo Câmara, e expor seus planos para a capital, Feitosa participará de uma Live no Instagram do Blog Ponto de Vista nesta segunda-feira (25), às 19hs.

IMPASSE – A disputa eleitoral em Garanhuns anda bastante pulverizada. Os quatro principais candidatos a prefeito por lá são o deputado estadual Sivaldo Albino (PSB), o vereador Zaqueu Lins (PP), o ex-prefeito Silvino Duarte (PTB) e o atual vice-prefeito Haroldo Vicente (Republicanos). No campo governista há uma possibilidade real da composição de uma chapa encabeçada por Silvino Duarte tendo Haroldo na condição de vice. Já na oposição tem quem aposte que uma chapa com Sivaldo e Zaqueu seria imbatível. O problema é que nem o PSB, nem o PP estão dispostos a abrir mão de encabeçar a chapa.

SÃO BENTO DO UNA – Com uma gestão bem avaliada e uma oposição fragilizada, a prefeita Débora Almeida (PSB) não deve ter dificuldades de emplacar o ex-padre Fabio Cavalcante como sucessor. Os candidatos da oposição são Dr. Washington Cadete e o atual vice-prefeito Alexandre Batité.

TAREFA DIFÍCIL – Depois que o Projeto Cidadania da Assembleia de Deus comandada pelo Pastor Ailton José Alves virou pó, são poucas as chances da vereadora irmã Aimée (PSB) figurar novamente entre os mais votados na disputa por uma vaga na Câmara de Vereadores do Recife. Na eleição de 2012 ela ficou na 11ª colocação com 9.916 votos. Em 2016 ampliou a votação para 14.334 votos e figurou na 2ª colocação. Para 2016 o cenário não é nada promissor para a sua candidatura.

RIVALIDADE – O distanciamento político entre os grupos dos Ferreiras e dos Tércios abre margem para uma rivalidade na disputa por uma vaga na Câmara do Recife. De um lado o vereador Fred Ferreira, cunhado do deputado federal André Ferreira e do prefeito de Jaboatão Anderson Ferreira. Do outro o pré-candidato a vereador Pastor Júnior Tércio, esposo da deputada estadual Clarissa Tércio. Qual dos dois terá mais votos?

À PARTE – Distante da rivalidade entre os Ferreiras e Tércios está a esposa do deputado estadual Pastor Cleiton Collins, a vereadora Missionária Michele Collins, a mais votada na última eleição. Conhecida principalmente por seu trabalho de apoio na recuperação de dependentes químicos, Michele deve se manter no top 5 dos mais votados na eleição deste ano.

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected] – Telefone: (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS