RADAR POLÍTICO (26/01) – Quem terá coragem de renunciar ao mandato de prefeito ? Anderson, Miguel ou Raquel?

Saiba mais informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link


A menos que surja alguma novidade a expectativa é que o candidato a governador do bloco de Oposição saia do trio Anderson Ferreira, Miguel Coelho e Raquel Lyra, prefeitos respectivamente de Jaboatão dos Guararapes, Petrolina e Caruaru
, três colégios eleitorais importantes do estado.

Raquel, embora demostre ser combativa quando o assunto é oposição ao PSB, não tem se esforçado em falar além das fronteiras da capital do Forró, o que é uma pena, já que teria muito o que apresentar.

Miguel Coelho, por sua vez, segue avançado na estratégia de fazer com que o bom trabalho que vem realizado a frente do Poder Executivo de Petrolina chegar à outras regiões do estado, sobretudo à Metropolitana. Porém, pesa contra Miguel a desconfiança de que o seu pai, o senador Fernando Bezerra Coelho, volte à Frente Popular.

Por fim, Anderson Ferreira tem trabalhado para levar os trunfos de sua gestão aos quatro do estado e segue mantendo uma linha de grande distanciamento do PSB. Dos três é o que mais demonstra entusiasmo e disposição em encarar o desafio.

Não há dúvida de que Anderson, Miguel e Raquel são grandes quadros da oposição e serão peças fundamentais para o futuro da oposição. A incerteza recai sobre quais deles terão coragem de abrir mão de 1 ano e 9 meses de mandato para disputar o Governo do Estado.

EM BUSCA DA UNIDADEA deputada federal Marília Arraes (PT) promete cair em campo para ajudar na construção de um ampla coalizão para enfrentar o PSB em 2022. “Meu objetivo para este ano é voltar a rodar o Estado. Vamos conversar com todos que fazem a política de Pernambuco e buscar uma unidade. É o momento de colocar o ego no bolso e pautar o melhor para o Estado. O melhor para Pernambuco é que a gente deixe de ser governado por um único grupo, o PSB”, disse em entrevista à uma emissora de rádio no Recife.

VAI TRAIR ?No município de Ibimirim, no Sertão do Moxotó, cresce rumores de que o prefeito Welliton (PC do B) possa lançar o irmão para deputado estadual. Caso isso ocorra, ele estaria quebrando um compromisso com o deputado estadual Gustavo Gouveia (DEM) que lhe ajudou na campanha.

FOGO AMIGOO secretário de Desenvolvimento Social e pré-candidato a deputado estadual Sileno Guedes está sendo novamente alvo do fogo amigo. Tudo porque alguns deputados estaduais do PSB estão defendendo que ele não dispute a eleição e que suas bases sejam distribuídas. Alvo de movimento semelhante em 2018, quando acabou desistindo da candidatura, será que Sileno vai abrir desta vez?

INVADINDO BASESCom um desempenho eleitoral bem abaixo do esperado no que se refere à eleição de aliados em prefeituras no ano passado, o deputado federal Fernando Filho (DEM) tem sido observado realizando investidas às bases de outros deputados federais. De acordo com um parlamentar em reserva, Fernandinho estaria se valendo do prestígio do pai, o senador Fernando Bezerra junto ao Governo Federal, para oferecer mundos e fundos aos prefeitos.

VAI LARGAR O OSSO ? – Embora o PT tenha afirmado que deixou os espaços que ocupa no Governo do Estado a esposa do ex-prefeito João da Costa, Marília Bezerra, segue a frente da Presidência da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Ela tem mandato de dois anos que finaliza apenas em dezembro de 2021, porém nada a impede de pedir exoneração.

AUDIÊNCIAOs prefeitos Fabinho Queiroz (Buenos Aires), Adriana Paes (Glória do Goitá) e Zé Maria (Cupira), estiveram ontem uma audiência com o governador Paulo Câmara. Os gestores foram levados pelo deputado estadual Henrique Queiroz Filho (PL), parlamentar que possui forte atuação na Zonada Mata e Agreste.

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected] – Telefone: (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS