Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link
ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO
Apesar de ter apresentado o nome do senador Humberto Costa para concorrer ao Governo do Estado pela Frente Popular, o PT vai mesmo aliar-se ao PSB na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas. Como os socialistas indicarão o cabeça de chapa, os petistas devem ficar com uma das duas vagas restantes na chapa.
Esse e outros assuntos foram debatidos na reunião que a cúpula do PT local teve com o governador Paulo Câmara, nessa quarta-feira (26). O encontro contou com as presenças do senador Humberto Costa, da deputada estadual Teresa Leitão, lembrada para a vice, caso os petistas fiquem com a vaga, de Oscar Barreto e o deputado estadual Doriel Barros, presidente estadual do PT. Além de Sileno Guedes, dirigente estadual do PSB, Nilton Mota e o secretário da Casa Civil, José Neto, que segue no páreo para ser o indicado do PSB.
Oficialmente, interlocutores da reunião informaram que entre as pautas tratadas estiveram a definição de tática eleitoral, discussão da conjuntura nacional e local.
No encontro, o governador também confirmou que ficará até o final do mandato, apresentou as justificativas para o PSB encabeçar a chapa e colocou a semana que vem como prazo para apresentar o nome do PSB. Os presentes conversaram também sobre a construção da Federação entre PT PSB, PCdoB e PV.
MELHOR ALTERNATIVA – Por falar em Federação, caso ela se concretize, não resta dúvida de que as chapas proporcionais deste grupo de partidos será a mais atrativa e com potencial de eleger o maior número de deputados.
DEU A SENHA – “O PT de Pernambuco não vai fazer nenhum movimento que não tenha o diálogo com a direção nacional e a liderança do presidente Lula. Qualquer decisão de Pernambuco será tomada dentro da estratégia nacional, dentro do comando do presidente Lula, dentro do que ele determinar”, apontou o petista Oscar Barreto.
OS PRÓXIMOS – Neste processo de ausculta que o governador Paulo Câmara está fazendo junto às lideranças partidárias, ainda falta encontro com os deputados Sebastião Oliveira (AVANTE) e Wolney Queiroz (PDT).
INDECISÃO – Apesar de ser entusiasta da candidatura de Raquel Lyra ao Governo do Estado, o deputado estadual Álvaro Porto não definiu o PSDB como destino para disputar a reeleição. O parlamentar, que vai disputar o terceiro mandato, deve aguardar a montagem das chapas proporcionais do grupo de oposição.
NO SERTÃO – Após cumprir agendas no Sertão do Araripe no início da semana, o presidente nacional do Progressistas e deputado federal Eduardo da Fonte seguiu para Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do São Francisco, onde conta com o apoio do prefeito George Duarte (PP).
NO SERTÃO 2 – Acompanhado de uma comitiva composta por vários deputados estaduais e pré-candidatos, Eduardo sinaliza para uma agenda de quem segue disposto a brigar pela vaga de Senador na Frente Popular.
ALGUÉM RESPONDE? – O PT vai indicar o vice ou o senador da chapa da Frente Popular?
COMENTÁRIOS