RADAR POLÍTICO (27/07) – A força de Chaparral no Agreste Setentrional

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link

ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO

Candidato a deputado estadual, o ex-prefeito de Orobó Cléber Chaparral oferece nesta terça-feira (27/07) almoço para a comitiva do pré-candidato a governador Miguel Coelho. Esta não é a primeira vez que Chaparral recebe um candidato a governador da Oposição em sua residência. No mês de maio quem esteve por lá foi o prefeito de Jaboatão Anderson Ferreira, que ao lado do deputado federal André Ferreira, foi recepcionado por um grande número de lideranças da região mobilizadas por Chaparral.

Com forte inserção no Agreste Setentrional, onde emplacou o sucessor em Orobó e elegeu a esposa Juliana prefeita de Casinhas, Cléber Chaparral tem se destacado por ter construído uma ampla e significativa base política composta por vários prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e outras lideranças que devem garantir a sua eleição para a ALEPE. Tamanha força o alçou ao posto de maior liderança do campo de oposição na região. Por esta razão, não à toa, candidatos a governador têm feito questão de bater o ponto em Orobó quando desejam por uma agenda que manifeste prestígio, força e unidade.

GANHANDO TERRENO – O deputado Aglailson Victor (PSB) marcou presença na tradicional Missa do Vaqueiro de Serrita. Além de comemorar a grandiosidade que este evento representa na cultura regional, Aglailson Victor também comemora o apoio do prefeito Aleudo Benedito (MDB) à sua reeleição. Para 2022 Aglailson Victor conta com o apoio de uma ampla base que deve lhe garantir uma expressiva votação.

DEU A LARGADA – Na busca por pavimentar o caminho de volta à ALEPE, o ex-deputado Beto Accioly colocou o pé na estrada e cumpriu extensa agenda no interior do estado na última semana. No Agreste, ele visitou os municípios de Caruaru, Garanhuns e Caetés. Já no Sertão, o roteiro passou por Quixaba, Tabira, Serrita, Mirandiba e Salgueiro. Em Camaragibe, cidade onde concorreu a prefeito e obteve quase 14 mil votos em 2020, Beto deve sair com uma boa largada, inclusive nas demais cidades da Região Metropolitana do Recife.

SÓ ELOGIOS – A celeridade na concessão de títulos de posses para os trabalhadores rurais tem dado grande projeção ao trabalho comandado por Henrique Queiroz no ITERPE. Antes de Queiroz o órgão tinha uma atuação opaca. Agora o que se tem notícia é de um ritmo de trabalho bastante intenso. Ele deu nova dinâmica a esse importante braço da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário.

O MUNDO DÁ VOLTASFruto de um projeto político da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no ano de 2010 que teve por objetivo eleger figuras mais ligadas à cúpula da denominação, e que na época acabou realizando um contraponto à família Ferreira, o deputado federal Pastor Eurico deve ter como destino partidário justamente o PL, sigla comandada por Anderson.

REPRESENTANTE – O firme posicionamento do deputado estadual Alberto Feitosa (PSC) em defesa do presidente Jair Bolsonaro deve lhe render bastante votos no próximo ano. Aqueles que buscam por um candidato ligado às ideias bolsonaristas têm em Feitosa uma alternativa.

COMITIVA – Os deputados estaduais Pastor Cleiton Collins e Romero Albuquerque já estão em Brasília para acompanhar a posse de Ciro Nogueira no Ministério da Casa Civil. Eles se juntam a Eduardo da Fonte e Lula da Fonte.

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE

COMENTÁRIOS