RADAR POLÍTICO (27/09) – Miguel Coelho faz contraponto a Raquel Lyra e Anderson Ferreira

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link


O evento de filiação de Miguel Coelho ao Democratas, realizado no sábado 25, foi responsável por reunir um número significativo de lideranças de todas as regiões do estado revelando o seu grande poder de mobilização e atração. Embora este encontro tenha servido para mostrar ao PSB a viabilidade de Miguel junto à classe politica como candidato oposicionista, os principais alvos neste primeiro momento foram Raquel Lyra e Anderson Ferreira, lideranças que concorrem com ele no campo de oposição a preferência para encabeçar a chapa majoritária do grupo em 2022.

Nas vésperas da filiação de Miguel, a prefeita de Caruaru e o prefeito de Jaboatão, respectivamente presidentes do PSDB e PL, reuniram líderes de outros partidos para formar um bloco. Aquele encontro foi entendido no meio político como uma investida para tentar deixar Miguel no isolamento. Agora, com o sucesso do movimento do prefeito de Petrolina, Raquel e Anderson ficaram na obrigação de realizar algo do mesmo tamanho.

PRESENÇA – Entre os quase 30 prefeitos e prefeitas que bateram ponto na filiação de Miguel estão Célia Sales (Ipojuca), Orlando Jorge (Limoeiro), Duguinha Lins (São Joaquim do Monte), Thiago de Miel (Xexéu), Juliana Chaparral (Casinhas), Gustavo Caribé (Belém de São Francisco), Júnior de Beto (Palmares), Zé Martins (João Alfredo) e Juarez (Machados), estes dois últimos do PSB.

AUSÊNCIAS – Apesar de Miguel Coelho ter mostrado força e prestígio ao reunir um grande número de prefeitos no seu evento de filiação, as ausências dos prefeitos Alvinho Porto (Quipapá) e Sandra Paes (Canhotinho) chamou a atenção. Filiados ao Democratas, Sandra e Avinho são respectivamente esposa e filho do deputado estadual Álvaro Porto, político que anda bastante próximo do deputado federal André Ferreira, irmão de Anderson Ferreira.

GAROTA PROPAGANDA – Enquanto exista quem aposte que Priscila Krause irá deixar o Democratas por conta da sua proximidade com a pré-candidata a governadora Raquel Lyra, a deputada estadual tem a sua foto estampada em vários outdoors no Grande Recife convidando a população e pré-candidatos a se filiarem no Democratas.

ANÚNCIOS – Nesta segunda-feira o prefeito Sivaldo Albino (PSB) irá apresentar o Programa Desenvolve Garanhuns e assinará uma série de Ordens de Serviços para o início de obras no município. Na oportunidade o gestor também anunciará a programação do evento A Magia do Natal. No comando da prefeitura a apenas 9 meses, Sivaldo não só tem sido exemplo de bom gestor, como também se destaca como importante liderança de expressão no Agreste Meridional.

NO PÁREO – Deputado estadual por dois mandatos e ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Toinho do Pará já caiu em campo para pavimentar o seu caminho de volta para a ALEPE. Ele ainda não definiu por qual partido irá concorrer e com quem realizará dobradinha em Santa Cruz do Capibaribe, a sua principal base política.

LITORAL SUL – O deputado federal Silvio Costa Filho e o deputado estadual Romero Sales Filho cumpriram agenda neste domingo em Tamandaré ao lado do prefeito Carrapicho, seu aliado. A dupla prestigiou uma cavalgada que faz parte das comemorações da emancipação política do município.  Por lá Sílvio e Romero disputarão votos com Clodoaldo Magalhães e Franz Hacker que contam com o apoio do ex-prefeito Hildo Hacker.

ALGUÉM RESPONDE? – Aliado de Miguel Coelho e futuro presidente nacional do Democratas, Luciano Bivar vai entregar quando os cargos que possui no Governo do Estado lá no Porto do Recife?

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS