RADAR POLÍTICO (28/09) – Túlio Gadelha, o candidato de Raquel no Recife

Saiba mais informações sobre os bastidores da política clicando no link

Túlio Gadelha Recife Raquel Lyra
ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO

O deputado federal Túlio Gadelha (Rede) não esconde de ninguém o desejo de concorrer à Prefeitura do Recife. Em 2020 ele até que tentou ser candidato pelo PDT, seu antigo partido, mas acabou tendo os planos frustrados. Na época a sigla decidiu por firmar uma aliança com João Campos (PSB) indicando o nome de Isabella de Roldão para a vice. Agora, de olho na eleição de 2024, Túlio também anda enfrentando uma resistência, mas desta vez não vem do seu partido, mas sim do PSOL, sigla integrante da Federação com o Rede e que possui maior força de decisão. No PSOL o entendimento é de ter candidatura própria do partido, inclusive os nomes  estadual Dani Portela e do vereador Ivan Moraes já são discutidos como opções. Para tentar reverter este processo Túlio estaria apostando em uma intervenção por cima, foi o que disse ao blog uma fonte próxima ao parlamentar. Outra aposta de Túlio é no apoio da governadora Raquel Lyra ao projeto.

No campo político do entorno da governadora, Túlio não seria a opção mais competitiva e preparada para a disputa, este posto é claramente ocupado pela vice-governadora Priscila Krause, política que possui forte identidade com a cidade onde inclusive já foi vereadora, no entanto uma coisa não se pode negar: Túlio é o mais disposto para encarar o desafio.

Caso consiga viabilizar a sua candidatura junto a Federação Rede/PSOL, Túlio tem tudo para ser o candidato de Raquel à Prefeitura do Recife, a quem tem feito questão de não só acompanhar nas mais diversas agendas, mas a ser quase que uma espécie de sombra tamanha a questão que tem feito de ficar bem próximo da governadora nas coletivas e caminhadas. A possibilidade do deputado ser o candidato do Palácio no Recife não deve ser muito bem recebido pelo aliado PL, sobretudo pelo bolsonarista e pré-candidato a prefeito Gilson Machado Neto, que verá a governadora apoiar um palanque de esquerda na capital.

HOMENAGEM – A empresária Roberta Claro, sócia-fundadora e diretora da Clínica Route – Centro de Terapia e Apoio Infantil, recebe o Título de Cidadã do Recife, nesta quinta (28). Os vereadores Rinaldo Júnior (PSB) e Samuel Salazar (MDB), são os autores da homenagem. A noite deve ser muito prestigiada. Já confirmaram presença os deputados, Kaio Maniçoba (PP), João de Nadegi (PV) e Guilherme Uchôa (PSB).

PASSAPORTE – O deputado estadual Romero Sales Filho disse ao blog que o nome a ser escolhido pela prefeita de Ipojuca Célia Sales para disputar a sucessão sairá do PP, sigla em que a prefeita se filiou recentemente. A revelação é um recado mais que direto para quem pensa que terá a benção de Célia estando filiado ou filiada em outra sigla.

OLINDA  – Decidido a emplacar Mirella Almeida como sua sucessora, o prefeito Professor Lupércio já caiu em campo para formar uma grande coalizão partidária em torno do projeto. O gestor da Marin dos Caetés já contabiliza ao menos 10 partidos, foi o que adiantou ao Blog Ponto de Vista.

LEVANDO … – Apesar de ser a principal liderança do PT em Pernambuco, o que por tabela deveria lhe conferir o posto de grande interlocutor junto ao presidente Lula, o Senador Humberto Costa, ao que parece, tem sido atropelado por Raquel Lyra e João Campos. Tanto a governadora quanto o prefeito recifense andam dispensando a ‘interlocução’ de Humberto quando precisam falar com o presidente da República.

… BANHO – Lançado recentemente como pré-candidato a governador pelo deputado e presidente estadual Doriel Barros, Humberto Costa ver o seu prestígio junto a Lula escorrer pelas mãos toda vez que alguma liderança pernambucana entra no Planalto sem precisar da sua ajuda. Isso é um mal sinal.

ALAVANCA NO CANTO 1 – O prefeito João Campos (PSB) apresenta nesta quinta (28) os detalhes do Projeto Orla Parque que trata da requalificação de 11 km que vai integrar os bairros de Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa. A ideia do projeto é transformar este espaço em um grande parque linear.

ALAVANCA NO CANTO 2 – Por falar em obras no Recife, nas próximas semanas o gestor da capital irá fazer um grande ato para marcar o início da construção da ponte que irá ligar os bairros de Areias e Imbiribeira, obra que tem um valor aproximado de R$ 100 milhões. Quem anda pulando de alegria é o vereador Chico Kiko, parlamentar com forte atuação nos dois bairros e entusiasta da obra.

CÉU DE BRIGADEIRO – O prefeito de Barreiros Carlinhos da Pedreira (PP) caminha para uma reeleição sem obstáculos. Por lá a oposição está desmobilizada e sem perspectiva de levantar um nome competitivo para bater de frente com o prefeito que reúne uma base bastante ampla e sólida, além de uma boa aprovação entre a população.

Wellington Ribeiro Blog Ponto de Vista

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS