RADAR POLÍTICO – Partido Liberal prepara nomes para disputar prefeituras da Região Metropolitana do Recife

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link

Anderson Ferreira
ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO

De olho em 2024 o Partido Liberal pretende estimular um bom número de candidaturas a prefeito em municípios da Região Metropolitana. A sigla, que tem como a sua maior liderança em Pernambuco o ex-prefeito de Jaboatão Anderson Ferreira, quer aproveitar o capital político que alcançou na eleição estadual na RMR para catapultar nomes competitivos. Não custa destacar que nos 14 municípios que compõem a RMR Anderson Ferreira chegou a ser o candidato a governador mais votado em 6 deles (Jaboatão, Olinda, Paulista, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Abreu e Lima). Já no Recife e no Cabo de Santo Agostinho ficou como o segundo colocado com expressivas votações.

Para concorrer à prefeitura do Recife o escalado do PL será o deputado federal André Ferreira, parlamentar que tem uma ligação muito próxima com a cidade onde já atuou inclusive como vereador e que em 2022 conquistou mais de 68 mil votos concorrendo ao seu segundo mandato na Câmara Federal. Em Jaboatão a reeleição do prefeito Mano Medeiros é prioridade da sigla. Munido de uma gestão de muitas entregas, Mano tem pavimentado o caminho com muita competência.

Em Olinda, por sua vez, Izabel Urquiza, que inclusive foi candidata a vice-governadora na chapa de Anderson, é nome certo na disputa. Já em Abreu e Lima a 1ª suplente de deputada estadual Rebeca Lucena já recebeu o aval para pavimentar o seu caminho na disputa pelo executivo municipal.

Outros três municípios da Região Metropolitana em que o PL não abrirá mão de lançar candidatos a prefeito são Moreno com o deputado estadual Nino de Enoque; Camaragibe e Paulista. Nestes dois últimos o nomes devem ser anunciados em breve.

CONSENSO – Nesta segunda (27) prefeitos pernambucanos se reúnem na sede da AMUPE, no Recife, para eleger a chapa encabeçada pela prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT). A nova Diretoria ainda contará com Marcelo Gouveia (Paudalho) na vice; Paulo Roberto (Vitória) na 1ª secretaria; Mariana Medeiros (Cumaru) na 2ª secretária; Ana Célia (Surubim) na 1ª tesouraria; Nadegi Queiroz (Camaragibe) na 2ª secretária; e Judite Botafogo (Lagoa de Itaenga) como secretária da Mulher.

BEM NA FITA – Apesar de novato na Câmara Federal, Lula da Fonte (PP) tem mostrado uma atuação bem acima da média. Empossado a menos de um mês, o parlamentar já apresentou Projeto de Lei e tem feito questão de se inserir no debate de vários temas de forma assertiva dos quais destacam-se a defesa do pequeno agricultor, causa animal e manutenção da Funasa.

CHEGOU CHEGANDO – Se depender do deputado estadual Rodrigo Farias (PSB) a bancada governista não terá vida fácil. O socialista não só tem se mostrado como a voz mais ativa da oposição com cobranças, como também não tem deixado passar sem resposta nenhum ataque à antiga gestão do PSB.

GRAVATÁ – As movimentações do empresário e pré-candidato a prefeito de Gravatá Fernando Albuquerque parece que já está  incomodando o prefeito Padre Joselito (PSB). A frente de uma gestão que tem deixado muito à desejar, Joselito tem pela frente o desafio mostrar a que veio em meio a um cenário em que nome da oposição começam a ganhar espaço.

ABACAXI – O presidente da ALEPE, Álvaro Porto (PSDB) tem nesta segunda (27) uma verdadeira prova de fogo ao mediar os mais diversos interesses de partidos e deputados em relação às presidências das Comissões da Casa. Os maiores conflitos se dão entre o PSB/PSOL e PP. Ambos estão de olho na Constituição, Legislação e Justiça; e Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular.

Wellington Ribeiro Blog Ponto de Vista

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS