Recife está aberto para um fato novo em 2020

Recife está aberto para um fato novo em 2020

Saiba mais informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link

O estado de Pernambuco só tem 6 municípios com mais de 200 mil eleitores para 2020, um quantitativo pequeno quando compara-se a outros estados maiores. Entretanto, quase todas elas já cativam um sentimento de mudança, reflexo das eleições do ano passado no imaginário dos eleitores. Enquanto não houver a forja de novas lideranças, ambientadas às novas concepções políticas e sintonizadas aos interesses da população, os pleitos municipais tenderão a ser sempre abertos em cada vez mais cidades pernambucanas.

Na capital recifense, mesmo com o deputado federal João Campos(PSB) gozando de todo apoio das máquinas municipal e estadual, a fadiga de material após 12 anos de governo socialista no estado e 8 anos na prefeitura, somados à falta de protagonismo no mandato federal complicam as regras do jogo em torno da figura dele. Há algumas semanas, vem sendo ventilado que sondagens internas indicam a rejeição ao socialista encostando nos 60 pontos percentuais. – Clique no link e confira ERRATA emitida pelo Blog.

No campo da oposição, Mendonça Filho (DEM) vem circulando na cidade, mas está sem mandato e pesa contra ele a memória por ter sido ministro do governo Temer (MDB). Além disso, a falta de apoio na cidade, no estado e em Brasília, complicam seus planos, principalmente porque ele nunca venceu uma disputa majoritária ocupando a cabeça da chapa.

Outro veterano sempre lembrado é o deputado federal Daniel Coelho (Cidadania). Daniel foi tido como surpresa positiva em 2012, quando obteve uma significativa votação e cresceu bastante politicamente, mas se fragilizou bastante em 2016. O deputado já teve também seu nome ventilado para disputar a prefeitura de outras cidades, como Olinda e Paulista, mas a rotina na capital federal atrapalha a construção destes projetos alternativos. Se tentar em 2020, deve sair da condição de novidade e assumir o peso de uma candidatura de insistência, como era a de Demóstenes Meira (PTB), que tentou 4 vezes seguidas na mesma cidade. Ou pior: se fragilizar ainda mais e prejudicar a reeleição em 2022. Mas, sagrando-se vencedor, agrega condições de alçar até voos maiores.

O deputado federal Raul Henry (MDB) também já colocou o bloco na ruas, mas nem o resultado obtido em 2018 na cidade, nem a relação do seu partido com o estado dão um indicativo bom de que logrará êxito.

Entretanto, os indicativos do próprio eleitorado apontam para o surgimento de nomes novos, de fora do tradicionalismo político e contrários a velhas práticas. Na cidade, alguns pré-candidatos já despontam enveredando por este nicho de votos, como Charbel Maroun (NOVO) e Pastor Jairinho (PTC), embora somente o futuro dirá se eles chegam vivos até agosto de 2020 e mais ainda, se a pauta de novidade funcione como combustível suficiente para a vitória. Um fato curioso é que Jairinho não conseguiu ser eleito senador em 2018, mas se projetou de tal forma que tem recebido dezenas de apoiadores semanalmente e se movimenta pesado mesmo um ano antes do pleito.

Os eleitores recifenses vão mesmo eleger fatos novos ou é só uma tendência passageira?

Vai apoiar – Ao que parece, o irmão do ex-governador Eduardo Campos desistiu mesmo de ser candidato a prefeito de Olinda em 2020. Antônio Campos (PODE), que foi derrotado em 2016 pelo atual prefeito Lupércio(SD) no segundo turno, pronunciou-se a favor do Coronel José Lopes, recém empossado ao PRTB. “Assim como meu irmão Eduardo, confio muito no Coronel José Lopes, na sua integridade e capacidade de dialogar. Portanto, me coloco à disposição para ajudar a construir o movimento que, liderado pelo Coronel José Lopes, vai mudar Olinda”, afirmou.

Troca – O ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, Totonho Valadares, deixou o PSDB e ingressa no MDB para disputar a prefeitura do município em 2020. Ele reúne apoio dos deputados Raul Henry (MDB) e Antonio Coelho (DEM), além do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB). Totonho é a principal aposta dos emedebistas para a sucessão do prefeito José Patriota (PSB)

Aprendendo – Em todos os atos do PP, o líder estadual da legenda, deputado federal Eduardo da Fonte, posa ao lado de seu filho, Lula da Fonte. Quem circula pela sede do partido sai de lá elogiando o rapaz que também preside a ala jovem do PP em Pernambuco. Parece que o talento para a política vem de berço.

Escrito por Marcelo Velez

COMENTÁRIOS