Recife – Projeto de Aline Mariano garante atendimento preferencial a pessoas com a síndrome e seus acompanhantes

Recife – Projeto de Aline Mariano garante atendimento preferencial a pessoas com a síndrome e seus acompanhantes

A preocupação em garantir atendimento preferencial no Recife para o grupo de pessoas com microcefalia, bem como para seus acompanhantes, levou a elaboração do Projeto de Lei que foi aprovado nesta tarde na Câmara Municipal do Recife. A matéria, de autoria da vereadora Aline Mariano, assegura prioridade no atendimento em hospitais, bancos, supermercados, farmácias, lojas, casas lotéricas, bares e restaurantes da cidade. “Temos um número considerável de bebês com a síndrome congênita, uma das consequências mais tristes da infestação do vírus da zika. E novos casos continuam surgindo em todo o país. Por isso, temos que pensar políticas, a fim de que essas pessoas possam ter seus direitos garantidos e respeitados”, justificou a vereadora. A proposição de Aline Mariano obriga os estabelecimentos públicos e privados do município a manter exposto cartaz informando o conteúdo e o número da Lei em local visível e de fácil acesso. Também estabelece penalidades para os infratores. O mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e da zika continua fazendo vítimas no Brasil. Até o início do mês passado, o Ministério da Saúde tinha registrado 215 casos de mulheres que provavelmente tiveram zika na gestação. Em 2018, nasceram 124 bebês com a síndrome congênita do vírus da zika no País.

A preocupação em garantir atendimento preferencial no Recife para o grupo de pessoas com microcefalia, bem como para seus acompanhantes, levou a elaboração do Projeto de Lei que foi aprovado nesta tarde na Câmara Municipal do Recife.

A matéria, de autoria da vereadora Aline Mariano, assegura prioridade no atendimento em hospitais, bancos, supermercados, farmácias, lojas, casas lotéricas, bares e restaurantes da cidade.

“Temos um número considerável de bebês com a síndrome congênita, uma das consequências mais tristes da infestação do vírus da zika. E novos casos continuam surgindo em todo o país. Por isso, temos que pensar políticas, a fim de que essas pessoas possam ter seus direitos garantidos e respeitados”, justificou a vereadora.

A proposição de Aline Mariano obriga os estabelecimentos públicos e privados do município a manter exposto cartaz informando o conteúdo e o número da Lei em local visível e de fácil acesso. Também estabelece penalidades para os infratores.

O mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e da zika continua fazendo vítimas no Brasil. Até o início do mês passado, o Ministério da Saúde tinha registrado 215 casos de mulheres que provavelmente tiveram zika na gestação. Em 2018, nasceram 124 bebês com a síndrome congênita do vírus da zika no País.

COMENTÁRIOS