Tag: Paulo Câmara

Armando mostra no guia envolvimento de Paulo nas operações Lava Jato e Torrentes
Desvios de recursos da enchente são lembrados no Guia [...]

Pesquisa: Armando cresce e empata tecnicamente com Paulo Câmara
O Instituto Real Time Big Data divulgou a segunda rodada de pesquisas para governador e senador de Pernambuco. Foram 1.000 questionários entre os dias 21 e 22 de setembro e possui margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. O registro da pesquisa é: PE-03887/2018.
No cenário espontâneo para governador, Paulo Câmara (PSB) aparece com 22%, Armando Monteiro (PTB) 19%, Maurício Rands (PROS) 2%, Julio Lossio (Rede) 2% e Dani Portela (PSOL) 1%, Brancos e nulos 15% e indecisos 39%. Simone Fontana (PSTU) não pontuou.
Na pesquisa estimulada Paulo Câmara aparece com 34% das intenções de voto contra 30% de Armando Monteiro, Julio Lossio 5%, Maurício Rands 4%, Dani Portela 2%, Outros 1%, Brancos e nulos 15%, indecisos 9%.
No segundo turno Paulo Câmara teria 40% contra 38% de Armando Monteiro, brancos e nulos 17% e indecisos 5%.
No quesito rejeição Paulo Câmara teria 45%, Armando Monteiro 30%, Maurício Rands 19%, Julio Lossio 17%, Simone Fontana 17%, Dani Portela 17%, Ana Patricia Alves 15%.
Fonte: Blog do Edmar Lyra [...]

O fenômeno Armando Monteiro
Caiu como uma bomba no ninho socialista o resultado da pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (20) onde apontou um crescimento vertiginoso de Armando Monteiro (PTB) na disputa pelo Governo do Estado.
Até o início da semana a expectativa entre os apoiadores de Paulo Câmara era que a distância entre Armando ampliasse com a divulgação dos novos levantamentos, no entanto o que se viu foi totalmente o oposto. Enquanto o candidato socialista apresentou estagnação nas pesquisas, o petebista mostrou um desempenho de crescimento.
Entre os principais motivos deste crescimento do candidato da Oposição está a nova estratégia adotada pela sua equipe nas redes sociais e guias na televisão. Ao invés entrar no jogo do PSB, que tenta a todo custo nacionalizar a disputa, Armando preferiu discutir Pernambuco. Com o novo slogan “Se não mudar, fica tudo como está”, o petebista endureceu as criticas aos problemas enfrentados pelo estado nas áreas de segurança, saúde, desemprego e conservação das estradas, algo que parece ter entrado no gosto do eleitor que com a proximidade do dia da eleição parece que passou a valorizar mais os candidatos que apresentam propostas.
Por falar em propostas, Armando entrou na graça de proprietários de motos ao prometer isentar de IPVA motocicletas de até 150 cilindradas, além de dividir impostos e multas atrasadas. Para aqueles que possuem motos com placa vermelha, esta isenção sobe para as motocicletas que possuem até 180 cilindradas.
O que se constata é que Armando já conseguiu se consolidar no interior do estado, principalmente nas regiões do Agreste e Sertão, onde já leva vantagem em relação a Paulo. Na Zona da Mata, região onde o PSB sempre obteve um bom desempenho nas eleições, Armando tem recebido adesões importantes, algo que sem dúvida ajudará a diminuir a diferença em relação ao candidato socialista por lá. Quanto a Região Metropolitana, o voto está sendo disputado palmo a palmo, no entanto, diferente da eleição passada, quando tinha apenas o apoio de um prefeito, Armando agora conta com 7. No Recife, maior colégio eleitoral do Estado, o petebista já tem ao seu lado um número expressivo de vereadores, suplentes e lideranças comunitárias, além da ajuda de uma equipe de coordenadores bastante empenhada e competente.
Da forma como vem crescendo, não será surpresa alguma Armando superar Paulo Câmara nas próximas pesquisas e terminar o primeiro turno na frente. Daí, para uma vitória no segundo turno é um pulo.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Pesquisa Datafolha – Armando cresce e já está empatado tecnicamente com Paulo
A pouco mais de duas semanas para as eleições, a disputa pelo Governo de Pernambuco se acirrou: nova pesquisa DataFolha divulgada nesta quarta-feira (19) mostra um empate técnico entre Paulo Câmara (PSB) e Armando Monteiro (PTB).
Atual governador e candidato à reeleição, Câmara tem 35% das intenções de voto. Monteiro, por sua vez, cresceu seis pontos percentuais desde o último levantamento, e está com 31%. pela margem de erro, que é de três pontos percentuais, os dois estão tecnicamente empatados.
O presenciara oscilou de 34% para 35% desde o último levantamento Datafolha, feito no início de setembro. Já Armando tinha 25% na época, e reduziu a vantagem do adversário de nove para quatro pontos.
Os dois polarizam a disputa ao governo. Quanto aos demais candidatos, Julio Lossio (Rede) alcança 3%, Ana Patricia (PCO): 2%, Mauricio Rands: 2%, Dani Portela 1%, Simone Fontana (PSTU) 1%. Seis por cento dos eleitores estão indecisos, e 19 declaram voto branco ou nulo.
Rejeição
A Datafolha também mediu a taxa de rejeição (o eleitor deve dizer em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum). Nesse item, os entrevistados puderam escolher mais de um nome, por isso, os resultados somam mais de 100%. Veja os índices:
Simone Fontana (PSTU): 33%
Dani Portela (PSOL): 32%
Paulo Câmara (PSB): 31%
Julio Lossio (Rede): 31%
Ana Patrícia Alves (PCO): 30%
Maurício Rands (PROS): 29%
Armando Monteiro (PTB): 23%
Rejeita todos/não votaria em nenhum: 10%
Votaria em qualquer um/não rejeita nenhum: 1%
Não sabe: 9%
Simulações de segundo turno
• Paulo Câmara (PSB): 42% x 39% Armando Monteiro (PTB) (branco/nulo: 15%; não sabe: 4%)
A Datafolha também ouviu eleitores em Pernambuco a respeito da disputa para o Senado.
Contratada pela TV Globo e pela Folha, a pesquisa ouviu 1.232 eleitores em 50 cidades de Pernambuco entre os dias 18 e 19 de setembro.
O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral sob o número PR 09351/2018.
Fonte: FOLHA/UOL [...]

Pesquisa – Ibope admite erro de 14 pontos e confirma crescimento de Armando
Texto publicado na tarde desta terça-feira (18) pelo site do Jornal do Commercio, do Recife, revela que o Ibope anuncia uma correção nos dados de uma das pesquisas para governador divulgadas em Pernambuco nos dias 5 e 17 deste mês.
Na divulgação das intenções de voto do dia 5 de setembro, Paulo Câmara (PSB) aparecia com 55% das intenções de voto no segundo turno. Na realidade, conforme admite o próprio Ibope, o candidato do PSB tinha naquela data 41% das intenções, um equívoco de 14 pontos percentuais.
Na pesquisa divulgada nesta segunda-feira (17), Paulo aparece com os mesmos 41 pontos. Ou seja, ele ficou estagnado entre os dias 5 e 17. Já Armando aparecia na primeira sondagem com 33% e agora soma 37%, avançando quatro pontos percentuais. Armando e Paulo agora estão tecnicamente empatados para uma disputa no segundo turno, que irá acontecer no dia 28 de outubro.
O Ibope admitiu também erro nos números de “brancos e nulos”, que somavam 2%, mas na verdade alcançaram 19%; e no item “não sabe/não respondeu”, ao invés de 2%, eram 7%. [...]

Armando silencia Paulo em debate
Durante duas horas e meia, os candidatos ao governo do Estado discutiram suas ideias e propostas no debate promovido, na manhã desta terça 18, pela Rádio Liberdade de Caruaru, no auditório do Sest/Senat, retransmitido por outras oito emissoras do Estado. O candidato da coligação Pernambuco Vai Mudar, senador Armando Monteiro (PTB), apresentou suas propostas para mudar o Estado e cobrou do governador Paulo Câmara (PSB) as promessas não cumpridas em diversas áreas. “Pudemos discutir ideias e confrontar projetos. Pernambuco deseja mudar. Com as propostas que defendemos, Pernambuco vai mudar”, destacou Armando ao fim do debate.
Mais uma vez, os questionamentos de Armando ficaram sem resposta. “Foi uma ótima oportunidade para debater os problemas de Pernambuco. Pudemos apresentar nosso projeto, mas, infelizmente, o governador preferiu fugir da realidade e ficar no discurso fácil da transferência de responsabilidade”, afirmou Armando, que também debateu com os candidatos Dani Portela (PSOL) e Maurício Rands (PROS).
Logo no primeiro bloco, Armando perguntou por que Paulo não cumpriu promessas que fez em 2014, como a duplicação dos salários na educação, os quatro hospitais e seis UPAEs que não foram feitos e o bilhete único para o transporte público. O governador mais uma vez culpou “a crise” e não respondeu à pergunta. “O governador nem cumpriu o que prometeu e já há uma nova geração de promessas”, comentou Armando.
No desenrolar do debate, Armando pôde apresentar propostas como o Comando Cidadão, que vai diminuir os índices de violência alarmantes no Estado, o Expresso Saúde, um serviço de otimização da gestão da saúde com mutirão para realização de cirurgias e exames, e o plano de recuperação da malha viária de Pernambuco.
Armando ainda apresentou soluções para problemas como os baixos índices da educação fundamental de Pernambuco nos rankings do MEC. “Vamos fazer, como o Ceará fez, um mecanismo de incentivo de ICMS aos municípios, porque nós vemos a educação como um todo. É necessário ainda que conectemos mais o ensino médio com o ensino técnico", afirmou.
Ao final do debate, Armando comemorou o bom desempenho ao lado da apoiadores da sua candidatura, na saída do Sest/Senat, incluindo centenas de motociclistas que apoiam a proposta de isenção de IPVA de motos de até 150 cc e do parcelamento de débitos de proprietários de motos apreendidas no Estado. “O que está em discussão é o futuro de Pernambuco. Não podemos perder esse foco. Vamos seguir apresentando nossas propostas para mudar Pernambuco.” [...]

Paulo estaciona no Ibope, Armando cresce e já empata no 2º turno
Nova rodada da pesquisa Ibope, divulgada nesta segunda-feira (17) pela TV Globo, mostra que Paulo Câmara estacionou, enquanto Armando subiu mais um ponto nas intenções de voto e já empata tecnicamente no segundo turno. Paulo segue sendo o mais rejeitado entre todos os candidatos na disputa.
De acordo com os dados do Ibope Paulo permanece com os mesmos 33% da última pesquisa, realizada há duas semanas, entre os dias 2 e 4 deste mês, quando o guia eleitoral já estava no ar. Neste período, Armando passou de 24 para 25 pontos percentuais.
A rejeição do atual governador continua a mais alta entre todos os candidatos, com 30% dos pernambucanos afirmando que não votariam nele de maneira nenhuma.
Na disputa no segundo turno, que será realizado no dia 28 de outubro, Armando e Paulo estão tecnicamente empatados. O candidato do PSB, que caiu 14 pontos desde a primeira rodada, aparece com 41% e Armando vem com 37%. Os dados do Ibope revelam que Paulo pode ter atingido o “teto” eleitoral, permanecendo como o mais rejeitado, enquanto Armando segue crescendo na preferência do eleitorado. [...]

Pesquisa – Diminui distância entre Paulo e Armando
Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (17) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para o governo de Pernambuco:
Paulo Câmara (PSB): 33%
Armando Monteiro (PTB): 25%
Julio Lossio (Rede): 2%
Maurício Rands (PROS): 2%
Ana Patrícia Alves (PCO): 1%
Simone Fontana (PSTU): 1%
Dani Portela (PSOL): 1%
Brancos/nulos: 24%
Não sabe/não respondeu: 10%
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo "Jornal do Commercio". É o terceiro levantamento do Ibope realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral.
No levantamento anterior, feito entre os dias 2 e 4 de setembro, os percentuais de intenção de votos eram os seguintes:
Paulo Câmara (PSB): 33%
Armando Monteiro (PTB): 24%
Julio Lossio (Rede): 3%
Maurício Rands (PROS): 2%
Ana Patrícia Alves (PCO): 1%
Simone Fontana (PSTU): 1%
Dani Portela (PSOL): 1%
Brancos/nulos: 24%
Não sabe/não respondeu: 11%
Sobre a pesquisa desta segunda-feira, 17
Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos
Quem foi ouvido: 1.204 eleitores de todas as regiões do estado, com 16 anos ou mais
Quando a pesquisa foi feita: 14 a 16 de setembro
Registro no TRE: PE-02931/2018
Registro no TSE: BR‐01251/2018
O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro
0% significa que o candidato não atingiu 1%. Traço significa que o candidato não foi citado por nenhum entrevistado
Espontânea
Na modalidade espontânea da pesquisa Ibope (em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos), o resultado foi o seguinte, no levantamento feito entre 14 e 16 de setembro:
Paulo Câmara (PSB): 18%
Armando Monteiro (PTB): 12%
Julio Lossio (Rede): 1%
Dani Portela (PSOL): 0%
Maurício Rands (PROS): 0%
Simone Fontana (PSTU): 0%
Ana Patrícia Alves (PCO): -
Outros: 3%
Branco/nulo: 25%
Não sabe/não respondeu: 40%
Rejeição
O Ibope também mediu a taxa de rejeição (o eleitor deve dizer em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum). Nesse item, os entrevistados puderam escolher mais de um nome. Veja os índices no levantamento feito entre 14 e 16 de setembro:
Paulo Câmara (PSB): 30%
Armando Monteiro (PTB): 24%
Simone Fontana (PSTU): 22%
Dani Portela (PSOL): 21%
Julio Lossio (Rede): 21%
Ana Patrícia Alves (PCO): 20%
Maurício Rands (PROS): 18%
Poderia votar em todos: 3%
Não sabe/não respondeu: 20%
Simulação de segundo turno
Paulo Câmara 41% x 37% Armando Monteiro (branco/nulo: 17%; não sabe: 6%)
[...]

No Cabo, multidão caminha com Fabíola Cabral e Eduardo da Fonte
Uma multidão invadiu as ruas do distrito de Ponte dos Carvalhos, no Cabo, para caminhar com a candidata a deputada estadual Fabíola Cabral e o deputado de estadual Eduardo da Fonte, ambos do PP.
Tamanha mobilização na manhã de um domingo demonstrou a força e prestígio político do prefeito Lula Cabral, um dos prefeitos mais bem avaliados de Pernambuco.
A caminhada contou ainda com a presença do governador Paulo Câmara e do Senador Humberto Costa, que tem o apoio de Lula Cabral, no Cabo.
[...]

Em giro pelo Pajeú, Humberto diz que Haddad será o próximo presidente
A chapa majoritária da Frente Popular de Pernambuco amanheceu no Sertão do Pajeú, nesse sábado (15), para cumprir uma extensa agenda em seis cidades. Em todos os municípios por onde passou, o líder da Oposição a Temer no Senado e candidato à reeleição, Humberto Costa, afirmou não ter dúvidas de que Fernando Haddad será o próximo presidente.
"Não deixaram Lula ser candidato, mas vamos dar a resposta para eles elegendo Haddad presidente do Brasil. Eles verão que quem manda é o povo e o povo quer Lula e Haddad", disse Humberto.
A agenda começou com uma carreata com a prefeita Tânia, em Brejinho, que levou dezenas de carros para as ruas da cidade e terminou em um grande ato político com participação de diversas lideranças da região.De Brejinho a comitiva seguiu para Itapetim onde participou de mais uma carreata da Frente Popular, junto com o prefeito Adelmo Moura. Humberto lembrou que estamos na reta final para que os brasileiros tirem o pior presidente que o país já teve.
"Faltam 22 dias para tirarmos Temer e sua turma que só trouxeram retrocessos para o nosso país. Queremos a volta do Brasil de Lula. E só teremos este país que a gente quer se elegermos Haddad presidente, se votarmos no 13", conclamou o petista.
Em São José do Egito, Humberto rememorou, ao lado da comitiva e do prefeito Evandro, a grande parceria que aconteceu com Lula presidente e Eduardo Campos governador. "Foi com Lula e Eduardo que Pernambuco mais cresceu e mais teve investimentos. Queremos novamente essa parceria entre PT e PSB, dessa vez com Paulo Câmara e Haddad", lembrou o parlamentar.
Foi em Santa Terezinha que a Frente Popular reuniu centenas de carros e motos da região, com todos os eleitores reunidos para declarar votos na chapa completa. O prefeito Vanin afirmou que a cidade vai eleger a majoritária e também o presidente. "Aqui todo mundo vota em Paulo, Humberto, Jarbas e também em Lula, que está representado por Haddad nessa eleição", garantiu o prefeito.
Ainda em Santa Terezinha, a comitiva fez visita ao ex-prefeito Adeval, que anunciou apoio aos candidatos da Frente Popular. Para Humberto, a decisão é simbólica e mostra o quanto que o povo quer ver a parceria novamente do PSB e o PT. "Pernambuco era um canteiro de obras na época de Lula e Eduardo. Vamos trazer de volta esse tempo e avançar ainda mais no estado".
O início da noite ficou reservado para Afogados da Ingazeira fazer uma grande festa para a chapa majoritária. O prefeito José Patriota, que também é presidente da Amupe (Associação Municipalista de Pernambuco), comemorou a ida de Paulo, Humberto e Jarbas à cidade e afirmou que, lá, a ordem é votar na chapa completa. "Teremos uma enorme votação para a Frente Popular, vamos reeleger Paulo e os dois senadores", se comprometeu Patriota.
Após passar por cinco municípios, a agenda encerrou em Tabira com uma caminhada e comício que reuniu diversos prefeitos da região. Humberto falou da importância de trabalhar todos os dias para eleger o representante de Lula.
"Tivemos o melhor presidente da história, que injustamente não pode ser o candidato. Precisamos honrar tudo o que Lula nos trouxe e eleger Haddad presidente. Até o dia 7 de outubro não podemos descansar. São 22 dias de intensa campanha, não podemos deixar que eles continuem a desmontar o Brasil", conclamou Humberto Costa.
[...]
