Tag: Paulo Câmara

Radar Político (13/05) – Armando amplia espaço nos maiores colégios eleitorais
No estado de Pernambuco apenas 22 municípios possuem mais de 50 mil eleitores, boa parte deles, dez, estão concentrados na Região Metropolitana, dois na Zona da Mata, seis no Agreste e apenas três no sertão.
Diferente da eleição de 2014, quando naquela ocasião Armando possuía o apoio de apenas três dos 22 prefeitos dos maiores colégios eleitorais do estado, nesta disputa o candidato da oposição conseguiu ampliar de forma significativa a sua base, chegando inclusive a superar o governador Paulo Câmara. Agora o petebista conta com o apoio dos prefeitos de 13 dos 22 municípios com maior eleitorado, são eles: Jaboatão dos Guararapes, Petrolina, Caruaru, Ipojuca, Camaragibe, Santa Cruz do Capibaribe, São Lourenço da Mata, Igarassu, Gravatá, Goiana, Garanhuns, Belo Jardim e Araripina, enquanto que Paulo Câmara detém o apoio de apenas oito (Recife, Cabo, Paulista, Olinda, Abreu e Lima, Carpina, Pesqueira e Vitória de Santo Antão). O único município a ficar de fora das listas é Serra Talhada, onde o prefeito Luciano Duque ainda não se posicionou com quem ficará, no entanto, por questões locais e por já ter votado na oposição na eleição anterior é bem provável que Duque caminhe com Armando, o que pode ampliar ainda mais a vantagem do petebista neste quesito.
Em relação à quantidade de eleitores que estes conjuntos de municípios representam, Paulo Câmara apresenta uma certa vantagem, no entanto, diferente do que está acontecendo com Armando, onde há um envolvimento maior dos prefeitos em torno de sua candidatura, com Paulo Câmara não se pode dizer o mesmo, uma vez que um desses prefeitos, professor Lupércio (Olinda), já confidenciou à pessoas próximas que não está com disposição de trabalhar pelo governador depois que ele escolheu Luciana Santos, sua adversária local, como a candidata a vice-governadora.
Quando comparado os apoios que cada candidato possui nos maiores colégios eleitorais por região, Armando supera Paulo Câmara em quase todas elas. Na RMR o petebista conta com o apoio de 6 dos 11 prefeitos de municípios acima de 50 mil eleitores, porém Paulo leva vantagem por ter ao seu lado o prefeito do Recife, maior colégio eleitoral do Estado.
Na Zona da Mata Paulo detém o apoio dos prefeitos dos dois únicos municípios com mais de 50 mil eleitores (Vitória de Santo Antão e Carpina). Já no Agreste, a vantagem é de Armando, pois terá ao seu lado o apoio de cinco dos seis municípios com mais de 50 mil eleitores (Santa Cruz do Capibaribe, Belo Jardim, Garanhuns e Caruaru, este último é o maior colégio eleitoral de todo o interior), enquanto que a Frente Popular conta com o apoio apenas da prefeita de Pesqueira.
No sertão, a vantagem continua com o petebista, que já contabiliza dois dos três prefeitos dos maiores colégios eleitorais da região (Araripina e Petrolina) e com a grande possibilidade de ter somada à sua base Serra Talhada.
Embora em termos práticos o apoio de prefeitos possa ser relativo em relação a vitória,uma vez que a eleição é decidida a favor daquele que conquiste a maioria dos votos dos 6,5 milhões de eleitores pernambucanos, e não a maioria dos 184 prefeitos, o atual cenário evidência uma fragmentação da Frente Popular em relação a eleição de 2014. Este quadro também tem se repetido nos municípios com densidade eleitoral menor, onde Armando também tem avançado.
Na eleição passada não era difícil encontrar municípios onde Paulo tinha o apoio das duas principais forças políticas locais, porém nesta eleição parece que as coisas estão se invertendo a favor de Armando.
Ter um bom exército não assegura a vitória, mas garante competitividade na disputa.
Alerta 1 - Ao contrário do que está acontecendo no palanque Armando Monteiro (PTB), onde a maioria dos prefeitos e lideranças ligadas à oposição estão declarando apoio fechado ao petebista e seus candidatos a senadores, na Frente Popular não está acontecendo a mesma coisa. É como se diante da dificuldade o Palácio já se desse por satisfeito apenas com o apoio a Paulo Câmara, enquanto isso Mendonça Filho e Bruno Araújo avançam, em detrimento de Jarbas e Humberto Costa, senadores da chapa do PSB.
Alerta 2 - Na Zona da Mata a maioria dos prefeitos ligados à Frente Popular apoiam ao menos um candidato a senador da Oposição. Nesta região Mendonça Filho é o preferido dos gestores. Por sua vez, na região metropolitana, os prefeitos Lula Cabral (Cabo de Santo Agostinho) já declarou apoio a Bruno Araújo, enquanto Lupércio (Olinda) fechou com Bruno e Mendonça. Já o deputado Eduardo da Fonte (PP), embora pertencente à Frente Popular, já declarou que não votará em Jarbas para o Senado.
Ampliando - O candidato a deputado federal Milton Coelho (PSB) deve alcançar uma expressiva votação em Tupanatinga, no Agreste Meridional, graças ao apoio do ex-prefeito Manuel Tomé. Em passagem recente pelo município, Milton foi apresentado para um grande público como o candidato do grupo. Lá ele fará uma dobradinha com o deputado estadual Paulinho Tomé (PRP). Em 2014 Manuel Tomé garantiu mais de 3.200 votos para João da Costa, o seu candidato a deputado federal na época.
Entre os mais...- O candidato a deputado federal André Ferreira (PSC) anda bem focado no seu projeto de figurar entre os 4 mais votados. Antes limitado aos eleitores do seguimento evangélico, André agora também está partindo para o apoio de prefeitos. Com a saída de Bruno Araújo e Jorge Côrte Real ele somou à sua base os prefeitos Romero Leal (Vertentes), Felipe Porto (Canhotinho) e Dr. Marcos (Pombos). Os dois primeiros faziam parte da base Bruno, já o terceiro votava em Jorge.
... votados - Em 2014 o então deputado federal Anderson Ferreira, irmão de André, obteve mais de 150 mil votos sem o apoio de prefeitos, agora, com Anderson à frente da Prefeitura de Jaboatão, boa inserção no seguimento evangélico e com o apoio de prefeitos e lideranças em vários municípios do interior, não será surpresa alguma André Ferreira ultrapassar a barreira dos 200 mil votos.
Em baixa - O evento promovido pelo deputado estadual Diogo Moraes para apresentar em Santa Cruz do Capibaribe o governador Paulo Câmara, os candidatos ao Senado e o candidato a deputado federal João Campos, foi um verdadeiro fiasco. As imagens que circularam nas redes sociais mostraram cadeiras vazias e um público resumido, o que exibe a fragilidade da liderança de Diogo na Capital do Polo de Confecções. Passou vergonha!
Em alta - Enquanto isso, o prefeito Edson Vieira (PSDB) promoveu no mesmo dia um encontro para anunciar apoio a Armando Monteiro e sua chapa majoritária, além de apresentar a dobradinha entre Fernando Filho (federal) e Alessandra Vieira (estadual). A festa realizada por Edson lotou a casa de Recepções Cabana Clube, mostrando a força e prestígio político do gestor santa-cruzense.
Mais apoios - Em Santa Cruz do Capibaribe Armando Monteiro ainda conta com o apoio do ex-deputado José Augusto Maia que lançará o filho Talys Maia para estadual em dobradinha com Ricardo Teobaldo (federal). A soma dos apoios de Zé Augusto e Edson Vieira devem garantir uma boa vantagem para Armando no município.
Definido - O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), já definiu os seus candidatos a deputado. Ele marchará com Marília Arraes para federal e Augusto César para estadual. Quanto ao Senado, embora o senador Humberto Costa almeje o apoio de Duque, dificilmente o prefeito deverá apoiá-lo por conta do trabalho realizado pelo senador petista para retirar Marília da disputa pelo Governo do Estado.
O troco - Apesar de Marília Arraes, a maior prejudicada por Humberto, ter declarado publicamente que vai votar em seu algoz, pessoas do ciclo de amizade da petista sabem que ela não moverá uma única palha pra ajudá-lo.
A Coluna Radar Político é publicada todas as segundas, quartas e sextas-feiras.
[...]

Arcoverde – Paulo é recebido pela prefeita Madalena Britto e o seu grupo político
ARCOVERDE - O líder da Frente Popular, acompanhado da prefeita da cidade, Madalena Britto (PSB), foi recebido com muito carinho pela população arcoverdense no Clube Democrático em mais uma edição do Prosa Política. Um grande conjunto de lideranças políticas do município e de cidades vizinhas acompanharam a atividade. Cerca de mil pessoas lotaram o clube para prestigiar o socialista.
Durante a atividade, a prefeita Madalena Britto enfatizou que a gestão de Paulo Câmara foi responsável por promover a transformação em Arcoverde e destacou sua responsabilidade com Pernambuco num período de intensa dificuldade financeira, o que o credenciou como um dos melhores gestores do Estado. “Temos grandes obras na nossa cidade e destaco as que estão relacionadas à questão da água, como a Adutora do Moxotó, além de ações para melhoria na saúde municipal. Tudo foi firmado com o governador Paulo Câmara. Tenho certeza que o povo de Arcoverde não falhará. Vamos repetir, nos unir com o mesmo carinho e mesma força e determinação que tivemos em 2014”, disse a gestora. Então filiada ao PTB em 2014, Madalena Brito foi uma das prefeitas a reforçar o apoio a Paulo Câmara.
O líder socialista lembrou do avanço promovido em Pernambuco, destacando as ações feitas na região e se comprometeu a continuar trabalhando pelo crescimento do Estado. “Esse trabalho vai continuar. Pernambuco está na frente. É só ver o que a gente está fazendo com a Educação e ela vai continuar a ser a melhor do Brasil. A gente conta e confia em vocês e a gente sabe que ainda temos muito para fazer. Quero vencer as eleições e governar Pernambuco para fazer com que a gente continue a avançar. Não permitiremos nenhum retrocesso como o que está acontecendo no Brasil”, cravou o governador, que recebeu muitos abraços do público presente no ato. Antes da atividade, o governador vistoriou as obras da Adutora do Moxotó, projeto idealizado e executado na sua gestão, que vai levar água da Transposição do Rio São Francisco para a cidade.
A atividade reuniu, além da candidata a vice-governadora Luciana Santos (PCdoB) e do senador Humberto Costa (PT), o prefeitos de Alagoinha, Uilas Leal, Pedra, Osório Filho, e Buíque, Arquimedes Valença. Os deputados estaduais Waldemar Borges, Nilton Mota e Henrique Queiroz e o federal Gonzaga Patriota participaram do ato. Antes disso, o prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota, também se encontrou com o governador em Arcoverde. [...]

Família Hacker mostra força política em encontros com o governador
Na noite de ontem (09/08), em uma demonstração de força e liderança política, os prefeitos Franz Hacker, Isabel Hacker e Sérgio Hacker reuniram uma multidão em atos para a apresentação do governador Paulo Câmara e os deputados que apoiam.
O primeiro evento ocorreu no município de Tamandaré, onde o prefeito Sérgio Hacker e o ex-prefeito Hildo Hacker atrairam um grande público que lotou a quadra da Escola Menino Jesus. Ocasião em que apresentou, além da chapa majoritária encabeçada pelo governador Paulo Câmara, os deputados Clodoaldo Magalhães (estadual) e Danilo Cabral (federal).
Já no município de Rio Formoso, o encontro ficou por conta da prefeita Isabel Hacker que liderou uma multidão no Ginásio Manoel Felinto para apresentar Paulo Câmara, a candidata a vice-governadora Luciana Santos, os candidatos a senador Jarbas Vasconcelos e Humberto Costa, a deputada estadual Simone Santana e o o deputado federal Danilo Cabral para o seu grupo político.
Por sua vez, no município de Sirinhaém, o auditório do Shopping ficou pequeno para receber a comitiva da Frente Popular. A festa por lá ficou sob o comando do prefeito Franz Hacker, que aproveitou o encontro para apresentar Simone Santana como a sua deputada estadual, Danilo Cabral como seu federal e reiterar o apoio à chapa liderada pelo governador Paulo Câmara. [...]

Barreiros- Obras da Maria Amália serão retomadas
A obra de requalificação da principal via do bairro Maria Amália, no município dos Barreiros, deverá ser retomada já nos próximos dias. É o que garante o vice-prefeito Thomaz Baleia. A empresa responsável pelos serviços é a WB Construtora LTDA.
“Nas últimas semanas intensifiquei o contato junto ao Governo do Estado cobrando a retomada desta importante obra. No dia de ontem acabei recebendo uma ligação do Palácio informando que já nos próximos dias as máquinas e trabalhadores voltarão ao canteiro para dar continuidade às obras”, comemorou Thomaz.
“Esta é uma obra tratada como prioridade pela gestão do prefeito Elimário Farias, uma vez que depois de concluída trará muitos benefícios para a população barreirense, principalmente na área de mobilidade, além disso, atende um desejo antigo dos moradores do bairro Maria Amália”, ressaltou o vice-prefeito.
Thomaz também destacou a participação de João Campos e da deputada estadual Simone Santana neste processo.
“João Campos e Simone foram peças chave neste processo. A atenção deles com Barreiros tem resultado em grandes ações e benefícios para o município, sendo uma delas a requalificação da principal rua que corta o bairro de Maria Amália. Além disso, não poderia deixar de esquecer do governador Paulo Câmara, que sempre tem atendido aos nossos pedidos”, registrou.
“Além dessas três pessoas, também não poderia deixar de esquecer de uma figura emblemática para a nossa região, o ex-governador Eduardo Campos. Se estivesse vivo no dia de hoje Eduardo completaria 53 anos. Em homenagem a ele, que tanto fez por Pernambuco, pela Zona da Mata Sul e por Barreiros, o prefeito Elimário, em uma decisão conjunta com os vereadores, vai homenageá-lo colocando o seu nome nesta importante via”, garantiu Thomaz Baleia.
O gestor barreirense ainda lembrou que dentro do plano de requalificação urbana do bairro de Maria Amália consta a construção de uma Praça. “As ações no bairro não ficarão restritas à drenagem e pavimentação da rua, um sonho antigo do meu pai, o ex-prefeito João Baleia, que em breve se concretizará, mas também iremos realizar a entrega de uma Praça, obra fruto de uma emenda da deputada estadual Simone Santana”, finalizou.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Radar Político (10/08) – A força de Paulo Câmara no Litoral Sul
Em nenhum outro local do estado o governador Paulo Câmara possui uma base de apoio tão sólida quanto no Litoral Sul. Este pequeno pedaço de Pernambuco pertencente à região da Zona da Mata Sul e possui 5 municípios dos quais ao menos 4 deles (Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré e Barreiros) o governador conta com o apoio do prefeitos. Já no quinto, São José da Coroa Grande, Paulo guarda a expectativa de também contar com o prefeito no seu palanque, no entanto, caso não consiga, lá ele já tem o apoio declarado do ex-prefeito Barbosa e de João Baleia, este último é um político que exerce forte liderança em Barreiros e em São José da Coroa Grande.
Como prova da vantagem que a Frente Popular possui nesta região, Paulo Câmara esteve no dia de ontem nos municípios de Tamandaré, Rio Formoso e Sirinhaém onde foi recepcionado por um grande público liderado pelos prefeitos Sérgio Hacker (Tamandaré), Isabel Hacker (Rio Formoso) e Franz Hacker (Sirinhaém). Há quinze dias o governador já havia sido recebido por uma multidão em Barreiros em evento coordenado pelo prefeito Elimário Farias e o ex-prefeito João Baleia.
Com um time de peso que conta nestes municípios Paulo deverá das urnas como o mais votado nesta pequena região. Armando Monteiro terá que trabalhar bastante para diminuir a diferença por lá.
Baixa - O governador Paulo Câmara recebeu um duro golpe na sua base de apoio no Sertão do Pajeú, pois perdeu o apoio do ex-deputado estadual Zé Marcos (PR, imagem),pessoa ligada ao deputado federal Sebastião Oliveira. Zé Marcos largou Paulo Câmara e aceitou o convite do candidato a governador Armando Monteiro (PTB) para coordenar a campanha da chapa majoritária da Oposição na região.
Litoral Sul 1 - Na Prosa Política realizada ontem em Rio Formoso e Sirinhaém e que contou com a presença do governador Paulo Câmara, Simone Santana foi apresentada oficialmente como a candidata a deputada estadual dos prefeitos Franz Hacker e Isabel Hacker.
Litoral Sul 2 - Com esses dois reforços, a socialista tem grandes chances de se sagrar como a mais votada do Litoral Sul pernambucano. A perspectiva é de que Simone Santana seja a estadual majoritária em São José da Coroa Grande, Barreiros, Rio Formoso e Sirinhaém.
Anúncio 1 - O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), realiza nesta sexta-feira (10/08) um grande evento para apresentar Fernando Filho (DEM) como o seu candidato a deputado federal. Fernando Filho fará uma dobradinha no município com a candidata a deputada estadual Alessandra Vieira (PSDB) em substituição ao deputado federal Bruno Araújo, que agora concorre ao Senado Federal.
Anúncio 2 - O deputado estadual Sérgio Leite (PSC) fechou uma parceria com o candidato a deputado federal André Ferreira (PSC) no município do Paulista. O encontro para oficializar está aliança acontecerá amanhã, às 19 horas, na casa de recepções Aquários, no bairro de Artur Lundgren I.
Ganhando fôlego - O vice-governador e candidato a deputado federal Raul Henry (MDB) tem conseguido ampliar significativamente a sua base de apoio. Até agora ele contabiliza o apoio dos prefeitos Altair Júnior (Palmares), Osvaldo Rabelo (Goiana), Vilmar Capelarro (Lagoa Grande), Graça Carrazonne (Itambé), Zé de Veva (Salgadinho), Eudo Magalhães (Xexéu) e Renato Salles (Vertentes do Lério), além de ex-prefeitos e lideranças em vários outros municípios. Em Caruaru, ele contará com o apoio do deputado estadual Tony Gel (MDB), com quem fará uma dobradinha no maior colégio eleitoral do interior.
Dobradinha - Com a desistência de Júlio Cavalcanti em concorrer à reeleição, o seu irmão, o deputado federal Zeca Cavalcanti, fechou uma importante parceria que envolve os municípios de Arcoverde e Igarassu. A dobradinha nesses dois municípios será com o candidato a deputado estadual Miguel Ricardo, filho do prefeito de Igarassu Mário Ricardo (PTB).
Mais apoios - Além de conseguir o apoio do prefeito de Igarassu, Zeca também conquistou recentemente o apoio de Nino e Dr. Miranda, respectivamente prefeito de Nazaré da Mata e ex-prefeito de Glória do Goitá. Com todas essas adesões Zeca se afasta definitivamente da zona de risco e deve emplacar a reeleição.
Herança 1 - O deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos) herdou a base de Bruno Araújo no município de Jataúba. Lá, ele será votado pelo prefeito Antônio de Roque (MDB), liderança que na eleição passada garantiu a Bruno Araújo mais de 4.700 votos. A dobradinha será com o seu irmão José Humberto, deputado estadual mais votado no município nas eleições de 2014 graças também ao apoio de Antônio de Roque.
Herança 2 - O deputado federal Daniel Coelho (PPS) fortalece o seu projeto de reeleição com a adesão da prefeita Raquel Lyra (Caruaru) à sua base de apoio. A boa avaliação da prefeita deve garantir a Daniel uma expressiva votação na capital do Agreste. Esta é mais uma base que faz parte do espólio eleitoral de Bruno Araújo.
Conectado - Atento à importância e influência das redes sociais nas eleições deste ano, o deputado federal Betinho Gomes tem apostado nesta ferramenta para ficar mais próximo do eleitor. Em vídeos ao vivo o deputado interagem com a população prestando contas da sua atuação parlamentar, alem de debater os problemas dos municípios e regiões.
Bem relacionado - Ainda que com um atraso, não poderia deixar de registrar a desenvoltura de Salviano Rufino na Convenção da Frente Popular com os prefeitos que apoiam Guilherme Uchôa Júnior para deputado estadual. Salviano foi assessor por mais de 20 anos do eterno deputado Guilherme Uchôa (in memorian) e atualmente é um dos coordenadores da campanha de Júnior. Ele é natural de Sertânia, município que faz questão de promover por onde anda.
Deu ré - Depois de não ter incluído na Ata da Convenção estadual o nome da pré-candidata a deputada estadual Edilene Gomes, o PRP voltou atrás e incluiu a primeira-dama na lista. A princípio o nome de Edilene havia sido excluído porque boa parte dos pré-candidato do partido haviam ameaçado retirar a candidatura caso a primeira-dama escadense fosse registrada. Edilene é concorrente direta do deputado estadual Paulinho Tomé.
[...]

Paulo Câmara é recebido por grande público no Litoral Sul
Liderada pelo governador e candidato à reeleição, Paulo Câmara (PSB), a chapa majoritária da Frente Popular foi, na noite desta quinta-feira (09/08), ao encontro das populações de Tamandaré, Rio Formoso e Sirinhaém para discutir o futuro do Estado, na Prosa Política, evento organizado pelo PSB. Recebidos com muita festa e carinho nos três municípios, o grupo, que conta ainda com a deputada federal Luciana Santos (PCdoB), na vice; e o senador Humberto Costa (PT) e o deputado federal Jarbas Vasconcelos (MDB), como postulantes ao Senado, reforçou, para mais um grande público nos três encontros, o compromisso de trabalhar para fazer Pernambuco avançar cada vez mais, sobretudo para os que mais precisam.
"Hoje, tivemos o prazer de visitar esses três municípios que possuem uma gente tão guerreira e disposta a nos ajudar a seguir fazendo um Pernambuco melhor para os pernambucanos. E é assim que vai ser daqui para frente: vamos andar o Estado, conversando com as pessoas e construindo um caminho que aponte para um futuro, onde permaneceremos com a melhor educação do Brasil e com muitas outras conquistas", afirmou Paulo Câmara.
A agenda desta quinta-feira foi a primeira a reunir todos os integrantes da chapa majoritária da Frente Popular de Pernambuco após a sua formalização na convenção do bloco, no último domingo (05/08). E esse encontro com a população do Litoral Sul foi marcado pela receptividade e um sentimento de confiança no grupo liderado pelo governador Paulo Câmara. Foram muitos abraços, beijos e falas carregadas de esperança na continuidade do projeto que vem transformando o Estado há 12 anos.
"Não tem como não se emocionar com tanto carinho. Na verdade, só há uma forma de retribuir: com muito mais trabalho e dedicação para que essas pessoas vejam no Estado um parceiro que pode e deve atuar para a melhoria de suas vidas", ressaltou o governador, lembrando que as prefeituras dos três municípios são parceiros do Governo de Pernambuco. "Já fazemos inúmeras parcerias com essas cidades, e a nossa ideia é ampliar ainda mais", assinalou.
A deputada Luciana Santos lembrou que a composição da chapa da Frente Popular só foi possível pelo resgate da unidade dos grupos de esquerda do nosso Estado. "Foi um duro trabalho realizado pelo governador Paulo Câmara, que nos uniu. E unidos seremos capazes de manter Pernambuco de pé e com capacidade de liderar o Nordeste", frisou a comunista. "Essa unidade será fundamental para superarmos os muitos desafios que vão aparecer", completou o deputado Jarbas Vasconcelos. O senador Humberto Costa lembrou que essa reunião materializada na majoritária reforça a estratégia nacional de tirar o Brasil de um dos piores momentos da história. "Juntos com o ex-presidente Lula, o nosso candidato a presidente da República, vamos resgatar a melhor fase deste País", bradou.
O Prosa Política ainda contou com as participações dos deputados Danilo Cabral (PSB/estadual), Simone Santana (PSB/estadual) e Clodoaldo Magalhães (PSB/estadual), além dos prefeitos anfitriões Sérgio Hacker, Tamandaré; Isabel Hacker, Rio Formoso; e França Hacker, Sirinhaém. Nesta sexta-feira (10/08), o Prosa Política do PSB será realizado no município de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste do Estado. [...]

Pernambuco tem a pior situação fiscal do Nordeste, denuncia Silvio Costa Filho
O atraso no pagamento a fornecedores e prestadores de serviço tem sido uma marca do governo Paulo Câmara. Apenas no primeiro semestre deste ano o Estado já acumula uma dívida de mais de R$ 1,2 bilhão com seus fornecedores. Desse montante, R$ 478 milhões ainda se referem a débitos de 2017 e exercícios anteriores, e os R$ 722 milhões restantes dizem respeito a dívidas já liquidadas este ano, mas ainda não quitadas.
Desde que assumiu o governo, a atual gestão vem ampliando, ano a ano, as dívidas roladas de um exercício para o outro. “Paulo recebeu o governo com 376 mil de restos a pagar e fechou seu primeiro ano rolando R$ 1,03 bilhão de 2015 para 2016. De 2016 para 2017, foram R$ 1,21 bilhão; e do ano passado para este foram deixados R$ 1,46 milhões em dívidas”, detalha o deputado Silvio Costa Filho (PRB), líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
O governador Paulo Câmara entra na reta final do seu governo numa situação fiscal ainda pior. Atualmente, o Estado ocupa a terceira pior colocação do país quando são considerados em conjunto as despesas com pessoal, endividamento e investimentos, na frente apenas de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, estados que tem um histórico de crise fiscal.
Pernambuco posicionou-se em 18º em gastos com pessoal, utilizando 48,9% da Receita Corrente Líquida (RCL); 17º em endividamento, com 60,9% da RCL, 16º em investimentos, utilizando apenas 5,32% da receita. Por isso, Pernambuco ficou classificado como o Estado com 22ª pior situação fiscal do país, dentre os entes analisados e o pior do Nordeste. Apenas dois Estados obtiveram posições médias piores: Rio Grande do Sul (18,50) e Minas Gerais (21,25).
“Enquanto a retórica do governador Paulo Câmara e do seu partido era de que o PT quebrou o Brasil e que o governo do Estado fez o seu dever de casa e manteve o equilíbrio fiscal, os números mostram o contrário, o que tem reflexo direto nos serviços prestados à população, assim como na baixa taxa de investimento apresentada nos últimos anos. Em 2017, por exemplo, Pernambuco investiu apenas 5,3% da sua receita corrente líquida, enquanto Ceará investiu 12,3%, o Piauí 10,5% e a Bahia 10,4%. Foi o terceiro pior resultado da Região Nordeste”, pontuou Silvio. [...]

Ipojuca – Paulo Câmara destaca a importância da União das esquerdas em PE
IPOJUCA - Candidato à reeleição pela Frente Popular, o governador Paulo Câmara (PSB) e a sua colega de chapa Luciana Santos (PCdoB), deputada federal e postulante a vice, dedicaram a noite desta a quarta-feira (08/08) à conversa sobre os rumos do Estado e do Brasil com ipojucanos, que lotaram o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ipojuca durante o Prosa Política, evento organizado pelo PSB. O local que abrigou encontro é carregado de simbolismo; o ex-presidente Lula (PT) comandou um ato em defesa dos direitos da categoria, em uma de suas visitas ao município da Região Metropolitana do Recife.
Inspirado pela representatividade do local, Paulo fez questão de destacar a importância da unidade das esquerdas de Pernambuco para o enfrentamento ao grupo político que comanda a deterioração do País. "Unimos as esquerdas de Pernambuco", bradou Paulo Câmara, completando depois: "Precisamos saber o que a gente quer, que lado a gente quer ficar. Do lado do povo, dos trabalhadores rurais ou o lado do Temer. Temos que escolher e tenho certeza que Pernambuco vai escolher o lado certo."
Na ocasião, Paulo fez questão de exaltar o empenho que o ex-presidente Lula sempre demonstrou na construção de um Brasil mais justo, colocando a Região Nordeste como uma prioridade para o desenvolvimento do País. "A gente não pode deixar de homenagear uma pessoa que querem calar a voz, que é o ex-presidente, o candidato Lula. Nossa solidariedade, nosso apoio e a gente vai estar junto. Porque Lula foi uma pessoa importante, que olhou os mais pobres, o Nordeste, que diminuiu as desigualdades sociais. Que combateu a fome. E isso é um valor que não podemos esquecer", defendeu Câmara.
Em sua fala, Luciana Santos lembrou que foi justamente durante a parceria entre o ex-presidente Lula, no Palácio do Planalto, e o saudoso ex-governador Eduardo Campos, no Governo de Pernambuco, que Ipojuca vivenciou um dos melhores momentos de sua história. "Ipojuca da economia da zona da mata, da cana de açúcar, passou a ser Ipojuca da cadeia do petróleo e do gás, passou a ser da Refinaria Abreu e Lima, passou a ser da indústria naval, dos estaleiros, que parecia quando começou a verdadeira Serra pelada, com tanto trabalhador que a gente via entrando no Complexo de Suape", ressaltou a deputada federal.
Na sequência, Luciana lembrou uma frase que disse na convenção da Frente Popular, no último domingo(05/08), quando destacou a difícil missão assumida pelo governador Paulo Câmara. "Disse que eu aprendi, lá em Olinda (município que governou por dois mandatos) que ser bom no bom é bom. Difícil é ser bom no ruim. E é o que Paulo está sendo. Porque Paulo, quando assumiu o governo de Pernambuco, pegou uma pedreira, pegou logo uma crise econômica gigantesca", ponderou.
O Prosa Política do Ipojuca contou com as participações do ex-prefeito do município Carlos Santana, da deputada estadual e candidata à reeleição Simone Santana, do postulante a deputado federal João Campos, ambos do PSB, e de centenas de trabalhadores e trabalhadoras rurais e representantes da sociedade civil ipojucana. [...]

Solidariedade apoia reeleição de Paulo Câmara e integra chapinha nas eleições 2018
O partido Solidariedade realizou sua convenção pernambucana no último sábado (4) e declarou apoio à reeleição do governador Paulo Câmara (PSB). A solenidade partidária, no entanto, foi interrompida e retomada no domingo (5) para que se firmasse a coligação com a qual a legenda entrará no pleito de 2018 por vagas na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Além do Solidariedade, o grupo "Pernambuco em 1º lugar" será integrado pelo Partido Progressista (PP), pelo Partido da República (PR) e pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN).
De acordo com o líder do Solidariedade em Pernambuco, deputado federal e pré-candidato à reeleição, Augusto Coutinho, as negociações foram mais uma etapa cumprida para viabilizar a ampliação de bancadas em níveis estadual e federal. "Acreditamos na formação da chapa, que será bastante competitiva, e temos a certeza de nosso projeto de governo visando o melhor para Pernambuco", declarou. [...]

Radar Político (06/08) – Marília tem nas mãos a chance de dar o troco na Nacional do PT
Depois de receber um duro golpe arquitetado pelo PT, PSB e PC do B, impedindo desta forma a sua candidatura à governadora, a vereadora recifense Marília Arraes decidiu que concorrerá à Câmara Federal. De acordo com uma fonte do círculo de amizade da petista, a decisão de Marília em optar por uma disputa para deputada federal em detrimento de concorrer à ALEPE tem por objetivo estreitar a relação da petista junto ao núcleo duro do PT em Brasília para pavimentar o seu projeto de comandar o partido em Pernambuco. Segundo esta mesma fonte, este projeto tem como base a expectativa de derrota de Humberto Costa para o Senado, o que tornaria Marília na principal interlocutora do PT pernambucano na capital federal.
Outro objetivo da candidatura de Marília para à Câmara Federal estaria relacionado a uma questão de rivalidade de cunho familiar. Seria uma espécie de disputa a ser travada com o seu primo João Campos para mostrar qual dos dois terá mais votos.
Ao apostar na possibilidade de estreitar a sua relação com os cardeais do PT Nacional ao concorrer para a Câmara Federal, Marília joga fora a oportunidade de dar uma verdadeira lição naqueles que a golpearam. Ao resistir em concorrer para federal, Marília retaliaria o PT nacional impedindo que eles se favoreçam com o tempo de televisão e fundo eleitoral que a sua eleição garante ao partido. Será muita ingenuidade a petista acreditar que conseguirá superar, ainda que Humberto perca a eleição para o Senado, a interlocução que o então senador petista tem junto às lideranças nacionais do PT.
A melhor opção para Marília neste momento seria a de concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco, pois a sua entrada no páreo garantiria não apenas que o PT elegesse uma bancada de 4 a 5 deputados, mas também lhe daria a oportunidade de ficar mais próxima dos pernambucanos, sobretudo dos recifenses, para que concorresse à Prefeitura do Recife com chances reais de vitória em 2020.
Acreditar que o PT lhe garantirá legenda para disputar a Prefeitura do Recife em 2020 é muita igenuidade, uma vez que já ficou claro que a ordem da Nacional é que o partido não sirva de outra coisa em Pernambuco que não seja de apêndice do PSB. Porém, ao optar pela a Assembleia Legislativa, Marília teria a chance de construir a sua candidatura mais próxima do povo e decidir lá pra frente o seu destino partidário para poder disputar o Palácio do Capibaribe, sede do Governo Municipal do Recife.
Depois do que aconteceu em 2018, Marília não pode acreditar que o PT tem em seus planos uma disputa majoritária em que ela seja a protagonista.
Prego batido – Os pré-candidatos a deputado estadual e federal do PT fecharam questão em torno de não se coligar na proporcional com nenhum outro partido. O objetivo da decisão é garantir que o partido não sirva de calda para outras legendas.
Reforço 1 – O candidato a deputado estadual Romero Sales Filho (PTB) fechou uma importante dobradinha com o candidato a deputado federal Davi Muniz (Patriotas) nos municípios de Recife e Jaboatão, os dois principais colégios eleitorais do Estado. A parceria com Davi deve garantir a Romero Filho um acréscimo de em torno 15 mil votos, garantindo-lhe competitividade na disputa por uma vaga na ALEPE.
Reforço 2 - O deputado estadual Everaldo Cabral (PP) garantiu em São Lourenço da Mata um importante apoio para a sua reeleição. Lá ele será votado pelo vice-prefeito Dr. Gabriel Neto, que também fechou apoio ao deputado federal Tadeu Alencar.
Reforço 3 – Detentor de grande liderança e prestígio no município de Belo Jardim, o ex-prefeito João Mendonça, deve garantir uma boa votação aos seus candidatos Aluísio Lessa (estadual) e João Campos (federal) na “Terra dos Músicos e do Bitury”. João Mendonça é uma figura querida pelos Belo-jardinenses.
Bombardeio - Desde que foi oficializada a retirada de Marília Arraes da disputa para o Governo do Estado o senador Humberto Costa (PT) não teve paz nas suas redes sociais. Os perfis do parlamentar são alvo de um verdadeiro bombardeio de mensagens com duras críticas ao seu posicionamento em prol da aliança com o PSB. Não dá para calcular a quantidade de vezes em que ele é chamado de “golpista”.
Vai sobrar alguém – Sem o amparo da candidatura de Marília Arraes para governadora e os candidatos proporcionais do PT, o PROS, PDT e AVANTE tem pela frente o conseguir votos o suficiente para garantir a reeleição dos deputados federais Adalberto Cavalcanti, João Fernando Coutinho e Wolney Queiroz. Conseguir reunir votos o suficiente para conquistar três vagas na Câmara Federal é uma missão impossível para o bloco. Do grupo o que apresenta uma situação mais confortável é João Fernando (PROS).
Suplente 1 – O candidato a senador Jarbas Vasconcelos (MDB) bateu o pé e não aceitou interferência externa na indicação do seu primeiro suplente. O nome escolhido por ele foi o de Fernando Dueire, ex- secretário de várias pastas na época que ele foi governador. Já a segunda suplência ficou com o deputado estadual Nilton Mota (PSB). A escolha de Jarbas acabou por criar um grande atrito com Eduardo da Fonte, que tinha interesse em emplacar um nome do partido para o posto. Por conta disto Da Fonte decidiu que o PP não votará em Jarbas para o Senado.
Suplente 2 - Por sua vez o senador Humberto Costa acabou abrindo a sua primeira suplência para Waldemar Oliveira, irmão do deputado federal Sebastião Oliveira. Acredita-se que Humberto escolheu o irmão de Sebastião não apenas para garantir o empenho das lideranças que o PR tem no estado em sua campanha, mas também para fazer um contraponto ao prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), principal entusiasta da candidatura de Marília. Devido ao apoio de Humberto ao PSB Duque promete trabalhar duro para que o senador petista receba uma derrota fragorosa no maior colégio eleitoral do sertão do Pajeú.
Caravanas 1 – Na Convenção de Armando Monteiro os candidatos que apresentaram as maiores caravanas no evento foram André Ferreira/Manoel Ferreira, Romero Filho, Miguel Ricardo, José Humberto, Ossesio Silva/Willian Brígido, Marco Aurélio, Álvaro Porto e Alessandra Vieira.
Caravanas 2 – Na Convenção de Paulo Câmara as comitivas que foram destaque foram as de Danilo Cabral, Simone Santana, Clodoaldo Magalhães, Felipe Carreras, João Campos, Aluísio Lessa e Milton Coelho.
Pergunta do dia: Quem se consagrará como o deputado federal mais votado nas eleições deste ano? Eduardo da Fonte, João Campos ou Marília Arraes?
[...]
