Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the health-check domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6170

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio magone foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6170
Paulo Câmara – Página: 124 – Blog Ponto de Vista
Deprecated: A função WP_Dependencies->add_data() foi chamada com um argumento que está obsoleto desde a versão 6.9.0! Os comentários condicionais do IE são ignorados por todos os navegadores compatíveis. in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6170

Deprecated: A função WP_Dependencies->add_data() foi chamada com um argumento que está obsoleto desde a versão 6.9.0! Os comentários condicionais do IE são ignorados por todos os navegadores compatíveis. in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6170

Tag: Paulo Câmara

1 122 123 124 125 126 128 1240 / 1280 POSTS
Radar Político (19/09) – PSB tem na Mata Sul uma forte trincheira para 2018

Radar Político (19/09) – PSB tem na Mata Sul uma forte trincheira para 2018

Com cerca de 13 prefeituras sob o comando do PSB e uma boa quantidade de prefeitos aliados, o governador Paulo Câmara tem na Zona da Mata Sul de Pernambuco uma espécie de trincheira para o seu projeto de reeleição. Foi nesta região onde o socialista obteve uma grande vitória em 2014 sobre Armando Monteiro (PTB), perdendo apenas no município de Maraial. Com uma relação histórica com Miguel Arraes, a Zona da Mata Sul sempre foi uma região que serviu como reserva técnica de votos para o partido. Além de contar com aliados históricos que ainda mantêm influência na região, o PSB, com a ascensão de Eduardo Campos ao Governo do Estado em 2007, conseguiu somar ao campo socialista antigos adversários graças a habilidade política característica do ex-governador. Atualmente, entre os 25 municípios que integram a região, apenas 4 são comandados por partidos que não compõem a Frente Popular, são eles: Maraial, Joaquim Nabuco e Belém de Maria, todos do PTB, e Jaqueira com um prefeito do PT. No entanto, o prefeito Marivaldo, de Jaqueira, já é contabilizado no Palácio no hall dos aliados. Além dos 13 do PSB, a Frente Popular ainda conta com um do PMDB (Palmares), três do PDT (Barreiros, Primavera e Lagoa dos Gatos), um do PSD (Catende), um do PEN (São José da Coroa Grande) e dois do PR (São Benedito do Sul e Chã Grande). É bem verdade que na região o governador Paulo Câmara não anda lá com esta aprovação, principalmente por conta da violência, porém ter um número considerável de prefeitos garante um certo gás, principalmente quando conta com alguns gestores que fazem questão de levar a sua bandeira, a exemplo de Marcello Maranhão (Ribeirão), Franz Hacker (Sirinhaém), Isabel Hacker (Rio Formoso), Sérgio Hacker (Tamandaré) e Altair Júnior (Palmares). Vale destacar também que são também nestes municípios onde os grupos oposicionistas se apresentam mais fragilizados. Porém nem tudo é flores para o PSB. Enfraquecido em outras regiões pelo crescimento do grupo político encabeçado por Fernando Bezerra Coelho, Armando Monteiro, Mendonça Filho e Bruno Araújo, o partido de Paulo Câmara tem como principal ameaça na Mata Sul a candidatura de Marília Arraes (PT). Entre as opções postas para o Governo do Estado, a postulação da vereadora recifense é de longe a que pode causar mais danos ao PSB na região, uma vez que parte considerável dos eleitores arraessistas deverá encontrar na neta de Arraes a opção para derramar os seus votos. Afastado 1 – O Tribunal de Justiça de Pernambuco, através meio da juíza da Comarca de Lagoas dos Gatos, Vivian Gomes Pereira, decidiu o afastamento por 180 dias do prefeito de Belém de Maria, Rolph Casale Júnior (PTB, imagem). A decisão atendeu a uma denúncia do Ministério Público de Pernambuco, que com base em fotos e vídeos argumentou que quem estaria realmente administrando o município seria o seu pai, Rolph Eber Casale, que está com os direitos políticos suspensos por determinação do Tribunal Regional Federal. Afastado 2 – Além do prefeito, a medida atinge o ex-prefeito Wilson de Lima e Silva, que foi afastado do cargo de secretário de Governo por responder a diversas ações de improbidade administrativas. Já o pai do prefeito está proibido de participar de eventos públicos e de frequentar prédios da administração pública municipal. A posse do vice-prefeito Roberto Paulo (PTB) deverá ser aguardada por uma posição do presidente da Câmara Municipal de Vereadores. Bombando nas redes – O João Campos tem sido um verdadeiro fenômeno não apenas nas ruas, onde é alvo de várias selfies, mas principalmente nas redes sociais. No instagran o envolvimento em suas publicações supera a de qualquer outro político no Estado. O sucesso nas redes e nas ruas é um termômetro do que deverá se refletir nas urnas. Na luta - Atualmente ocupando a suplência de deputado estadual, Gustavo Negromonte (PMDB, imagem) tem trabalhado duro para ampliar a sua votação em 2018. Com base em vários municípios da Zona da Mata Norte e no Recife, o jovem parlamentar contará com um reforço importante no seguimento evangélico com apoio da Igreja Episcopal Carismática. Em 2014 Gustavo obteve apenas na capital mais de 14 mil votos. A meta agora é superar os 20 mil só no Recife. Nada contra – Durante o ato em prol do deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB), ontem, no JCPM, o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, falou a Blog que avalia como normal o encontro de prefeitos e lideranças do PSB com Fernando Bezerra Coelho (PMDB) devido o posto que ele ocupa como senador. Sileno prefere não polemizar para não dar mais audiência a FBC. Nome bom - Na hipótese do PSB lançar um candidato ao Senado, não haveria melhor opção que o deputado federal Danilo Cabral. Com passagens exitosas pelas secretarias estaduais de Educação e Cidades, no Governo Eduardo Campos, e de Planejamento e Gestão, no início do Governo Paulo Câmara, com uma atividade parlamentar que se destaca, conhecido em todo o Estado e bom de palanque, Danilo tem credenciais para disputar tal posto, o que falta é saber se ele encararia o desafio. Temos gente - De um deputado estadual do PSB ao Blog Ponto de Vista quando questionado sobre as deficiências na área política do Governo do Estado: “Tem gente, mas falta arregimentar”. O parlamentar reconheceu as falhas e lembrou que existe um bom exército que precisa ser procurado e ouvido. Apostando alto - O  prefeito de São José da Coroa Grande, Pel Lages (PEN), tem apresentado uma gestão bastante comprometida com o desenvolvimento do turismo. No último final de semana foi promovida a 1ª Cavalgada da Terra das Piscinas Naturais. O sucesso do evento contribuiu para movimentar a economia local e divulgar ainda mais os potenciais turísticos do município. Estiveram por lá o deputado federal João Fernando Coutinho (PSB) e o vereador recifense Davi Muniz (PEN). Escrito por Wellington Ribeiro *Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 97310-1317 (Claro). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]
Radar Político (18/09) – Fernando Bezerra pauta política estadual

Radar Político (18/09) – Fernando Bezerra pauta política estadual

O senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB) fez em pouco tempo o que até agora nenhum outro quadro da Oposição havia conseguido fazer: Pautar a política estadual. As investidas de FBC tem feito com que o Palácio se movimente a seu reboque. Vez ou outra o senador se reúne com prefeitos de partidos da base da Frente Popular, o que tem levado não só a cúpula do Governo do Estado entrar em pavorosa por conta da repercussão desses encontros, mas também de correr atrás de realizar alguma agenda positiva no intuito de demarcar território e fazer um contraponto às suas movimentações. Uma das ofensivas do senador neopeemedebista se deu na última semana, quando se reuniu com o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral (PSB). O encontro deixou muita gente de orelha em pé, principalmente pelo fato de saberem que Lula não anda nada satisfeito com o Palácio. A entrega do comando de SUAPE ao vice-governador Raul Henry e ao deputado federal Jarbas Vasconcelos é uma das insatisfações que o prefeito cabense ainda não digeriu muito bem, uma vez que ambos apoiaram no ano passado a Betinho Gomes (PSDB), seu adversário político. Além disso, pesa o fato do PSB não ter lhe garantido em um passado recente o apoio necessário para vencer a disputa pela primeira-secretaria da ALEPE. Situações estas que estão sendo contabilizadas para justificar um possível embarque de Lula Cabral na oposição. Quando questionados em relação aos encontros com FBC, prefeitos estão alegando que o senador estaria apenas se colocando à disposição para destravar recursos e projetos junto ao Governo Federal, no entanto as justificativas estão servindo apenas como pano de fundo para o que realmente é tratado nas reuniões. Em tempos de um Governo forte como foi o de Eduardo Campos nenhum prefeito da base ousaria abrir um canal de diálogo tão intenso com uma liderança da oposição, muito menos o Palácio se submeteria a ver tal situação e nada fazer. Se assim permanecer, não será novidade alguma se ouvirmos em breve a notícia de que já estão servindo café frio ao governador Paulo Câmara. Nas contas - Dos oito maiores colégios eleitorais do Estado (Recife, Jaboatão, Olinda, Caruaru, Paulista, Cabo, Camaragibe e Petrolina) o que se comenta com força nos bastidores é que ao menos 6 devem marchar com a oposição encabeçada pelos senadores Fernando Bezerra Coelho e Armando Monteiro, e os ministros Bruno Araújo e Mendonça Filho. Largar para convencer - Um atento observador político chama a atenção para as movimentações da Família Ferreira em torno de ocupar uma das vagas ao Senado na chapa de oposição. Ele informa que ficaria mais convincente as intenções dos Ferreira de compor com a oposição se eles entregassem o posto ocupado por Thaíse Ferreira na Empresa Pernambucana de Transportes Intermunicipais (EPTI). Thaíse é uma indicação de Anderson e André Ferreira (imagem) e ocupa o posto de Diretora-Presidente do órgão desde janeiro deste ano. Gesto - O governador Paulo Câmara participará hoje, às 18 horas, de um ato público em apoio ao deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB). O evento será no empresarial JCPM e tem por objetivo prestar solidariedade ao parlamentar que está sob a ameaça de perder o comando estadual do partido para o senador Fernando Bezerra Coelho. Eu tô de volta - Em passagem por São José da Coroa Grande neste final de semana o ex-prefeito Barbosa (PSD, imagem) reafirmou as suas pretensões de continuar fazendo política no município. Ele também confirmou que votará em André de Paula (PSD) para federal e Simone Santana (PSB) para estadual. Derrotado por apenas 137 votos para o atual prefeito Pel Lages (PEN), Barbosa, que governou a “Terra das Piscinas Naturais” entre os anos de 2005 e 2012, revelou que colocará mais uma vez o seu nome à disposição do povo coroense para concorrer em 2020. No páreo - Reeleito com uma grande folga para a presidência do Simpol a contragosto do Palácio, o policial civil Áureo Cisneiros aparece com opção para as eleições de 2018. Lembrado primeiramente para disputar o Governo do Estado, não está descartada a sua postulação para uma cadeira na ALEPE pelo Psol. Destemido, o sindicalista é responsável por defender de maneira aguerrida os interesses dos policiais civis de Pernambuco, categoria que deve votar fechada com ele. Decidido – O ex-prefeito de Cortês, Ernane Borba (PSDB, imagem), já decidiu o seu caminho em relação às eleições de 2018. Aliado do senador Armando Monteiro (PTB) ele votará no candidato da oposição ao governador Paulo Câmara e concentrará esforços para fazer de Sílvio Costa Filho (PRB) e Clodoaldo Magalhães (PSB) os deputados federal e estadual mais votados no município. Baixa - A decisão de Ernane Borba votar com Sílvio Costa Filho para federal se configura em uma baixa para a reeleição do deputado Betinho Gomes (PSDB). Com o apoio do ex-prefeito, Betinho chegou a obter na eleição de 2014 quase 2 mil votos em Cortês. Repercussão - Dias após o Governo do Estado comemorar a "queda" no número de homicídios ocorrido no mês de agosto, o apresentador Alexandre Farias, da TV Asa Branca, foi atingido por uma bala perdida no Alto do Moura, em Caruaru. A situação caiu como uma ducha de água fria e levantou ainda mais os questionamentos quanto a eficiência no combate à violência no Estado. Calo - Deputados da Bancada de Oposição na ALEPE rebateram os números apresentados pela Secretaria de Defesa Social e destacaram que durante os 32 meses do Governo Paulo Câmara mais de 12 mil pessoas foram assassinadas em Pernambuco. Só nos primeiros 8 meses de 2017 já foram contabilizados 3.735 homicídios. No centro das atenções 1 – Ao visitar o município de Palmares na última sexta-feira, o vice- governador Raul Henry (imagem) encheu a bola do prefeito Altair Júnior (PMDB) ao afirmar que o município é estratégico para o processo político de Pernambuco. Bem avaliado e articulado, Altair recebe nesta segunda a visita dos ministros Raul Jungmann (Defesa) e Osmar Terra (Desenvolvimento Social). No centro das atenções 2 – Em pouco mais de 8 meses a frente do Governo Municipal, Altair já recepcionou o governador Paulo Câmara e os ministros Bruno Araújo (Cidades), Mendonça Filho (Educação) e Raul Jungmann (Defesa), além do senador Armando Monteiro (PTB). Pela importância política de Palmares na Mata Sul não será novidade se o senador Fernando Bezerra desembarcar em breve no municipio. Escrito por Wellington Ribeiro *Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 97310-1317 (Claro). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]
Radar Político (14/09) – Vereadores do Recife se preparam para disputar eleições em 2018

Radar Político (14/09) – Vereadores do Recife se preparam para disputar eleições em 2018

De olho na oportunidade de dar um salto na carreira política alguns vereadores recifenses se preparam para encarar as urnas no próximo ano. Embora poucos admitam publicamente, a conta que já está sendo feita coloca ao menos 10 nomes na disputa, dentre os quais 4 se movimentam de maneira mais ativa, enquanto que os demais aguardam uma definição mais clara quanto a reforma política para colocar o bloco na rua. Entre os que apresentam com certeza de disputa estão Marília Arraes (PT), que trabalha para disputar o Governo do Estado, além dos vereadores Davi Muniz (PEN), Marco Aurélio (PRTB) e Aline Mariano (PMDB), todos dispostos a conquistar uma cadeira na ALEPE. Para isto, já estão correndo atrás de ampliar os redutos eleitorais intensificando visitas em outros municípios com o objetivo de se cacifar para a disputa. Já os vereadores Rinaldo Júnior (PRB), Ricardo Cruz (PPS), Aderaldo Pinto (PSB), Gilberto Alves (PSD), Jairo Brito (PT) e Ivan Moraes (Psol) são apontados entre aqueles que estão em standy by, aguardando apenas algumas definições. O que tem motivado os vereadoresé o histórico que aponta a ascensão de alguns colegas à Assembleia Legislativa, principal alvo dos que se propõem a disputar no próximo ano. Na eleição de 2014, por exemplo, tiveram êxito ao buscar alçar voo mais alto os então vereadores André Ferreira (PSC) e Priscila Krause (DEM), onde conquistaram uma cadeira na ALEPE com 74 mil e quase 48 mil votos, respectivamente. Naquela mesma eleição o então vereador Raul Jungmann (PPS) disputou uma cadeira para a Câmara Federal, alcançou quase 37 mil votos e chegou a assumir o mandato como suplente, situação também vivenciada por Jadeval de Lima, que com pouco mais de 17 mil votos acabou assumindo no início deste ano a titularidade da vaga deixada por professor Lupércio, atual prefeito de Olinda. Além de Priscila, Jandeval, André Ferreira e Gustavo Negromonte, não faltam na Assembleia Legislativa exemplos de parlamentares que iniciaram a sua carreira política na Casa de José Mariano. Francismar Pontes (PSB), Eriberto Medeiros (PTC), Waldemar Borges (PSB), Sílvio Costa Filho (PRB) e Isaltino Nascimento (PSB) são alguns deles. Dando as caras – Para quem até as vésperas do Congresso Estadual do partido esquivou-se de polêmicas e evitou entrar em problemas na busca de ser reconduzido à presidência regional do PSB, Sileno Guedes (imagem) agora quebra o silêncio e se une a tropa em defesa do Governo Paulo Câmara. Nesta semana ele bateu forte no ministro Fernando Bezerra Filho, ainda filiado ao PSB, chegando a sugerir que ele tenha a dignidade de arrumar as gavetas e sair do partido. União entre PT e PSB – Enquanto que o prefeito Geraldo Júlio, uma das maiores lideranças do PSB em Pernambuco, já considera a possibilidade do seu partido e o PT firmarem uma aliança em 2018, o deputado federal Sílvio Costa (Avante) considera a possibilidade desta união um “escárnio”. Silvão condena - Apesar de não pertencer aos quadros do Partido dos Trabalhadores, o deputado federal Sílvio Costa (Avante) tem autoridade para opinar sobre o assunto, uma vez que fez parte da tropa de choque da presidente Dilma na época do impeachment enquanto que o PSB votava fechado para o afastamento dela. “É preciso ir para cima do PSB. Eu me ponho à disposição para construirmos um movimento que impeça a concretização dessa coligação bizarra”, defendeu Sílvio. Recuo 1 – O advogado Antônio Campos (Podemos, imagem) dá sinais de que não pretende encarar mais uma disputa para a Câmara Federal. Agora, o filho da ministra Ana Arraes se coloca como opção para concorrer ao Senado. Uma das desculpas utilizadas por ele seria a possibilidade de abrir um palanque no Estado para a candidatura do presidenciável Álvaro Dias, do seu partido. Recuo 2 – Outra desculpa usada por Antônio Campos é o fato de não querer rivalizar com a candidatura do sobrinho, João Campos (PSB), candidato a deputado federal. O abandono do projeto por parte do irmão de Eduardo Campos está sendo visto no meio político como um recuo estratégico para não se submeter a mais uma derrota nas urnas, já que uma eleição para a Câmara Federal exigiria dele uma quantidade de votos muito além de sua realidade. Termômetro 1– Um dos indicadores que provam que parte do meio político não aposta muito na reeleição do governador Paulo Câmara é o fato de que nenhuma liderança da Frente Popular tem demonstrado interesse em disputar uma das duas vagas ao Senado. Termômetro 2 - Nomes como André de Paula (PSD) e Sebastião Oliveira (PR), lideranças de expressão dentro de sua coalizão de forças, sequer se movimentam neste sentido. Jarbas Vasconcelos por sua vez, antes mesmo da briga com Fernando Bezerra pelo comando do PMDB já dava mostras de que arquivou o projeto de retornar à Câmara Alta. Entre os melhores 1 - Pesquisa encomendada recentemente por uma liderança política da Oposição para avaliar o cenário político no Estado apontou o prefeito de Palmares, Altair Júnior (PMDB, imagem), no hall daqueles que possuem um governo com grande aprovação. Miguel Coelho, de Petrolina, também figura na seleta lista. Visita - Está programada para amanhã (15/09) a ida do vice-governador Raul Henry e do deputado federal Jarbas Vasconcelos ao município de Palmares. A dupla concederá entrevistas a emissoras de rádios locais e aproveitará a ocasião também para reiterar o apoio à gestão do prefeito palmarense. Mergulhada - Campeão de votos para deputado federal em 2014, quando alcançou 283 mil votos, e presidente estadual do Partido Progressista, Eduardo da Fonte (PP) tem preferido se manter bem distante dos holofotes políticos. Embora tenha dado uma mergulhada, o parlamentar é considerado uma importante peça no tabuleiro do xadrez político no Estado. Escrito por Wellington Ribeiro *Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 97310-1317 (Claro). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]
Radar Mata Norte (10/09) – O que muda na região com o novo bloco das oposições em Pernambuco ?

Radar Mata Norte (10/09) – O que muda na região com o novo bloco das oposições em Pernambuco ?

Com a filiação do senador Fernando Bezerra Coelho ao PMDB, a Frente Popular recebe um duro golpe pois perderá o partido que possui um considerável tempo de televisão e ver o enfraquecimento de uma de suas maiores lideranças, o senador Jarbas Vasconcelos. No âmbito na zona da Mata Norte, está ação deverá causar uma mudança substancial nas correlações de forças políticas. Este movimento liderado por FBC, vem crescendo junto as forças de oposição no Estado e também dentro do conjunto de forças que são aliadas ao governo. O G 4, como está sendo intitulado por alguns, é composto pelo próprio FBC, Bruno Araújo (PSDB), Mendonça (DEM) e o senador Armando Monteiro (PTB), sendo este último engolido pela articulação de FBC, ficando a reboque e tutelado por um político que está sendo alvo das investigações da lava jato. O novo cenário político que está se desenhado no Estado terá reflexos diretamente em alguns municípios da Mata Norte, tendo a frente prefeitos pertencentes a essas legendas, dentre eles podemos citar Goiana, maior município da região e governado pelo peemdebista Osvaldinho, que embora seja muito ligado ao vice-governador Raul Henry e ao deputado Jarbas Vasconcelos não anda muito satisfeito com o Palácio. Outra liderança da região que deverá marchar com o novo grupo é o ex-prefeito de Timbaúba e atual deputado federal Marinaldo Rosendo, que embora filiado ao PSB só espera a janela partidária para mudar para uma sigla ligada aos Coelhos. Já em Itambé o Governo do Estado deverá ficar de olhos bem abertos com a prefeita de Itambé, dona Graça Carrazonni, que embora pertencente ao PDT, partido de Zé Queiroz, deve seguir a orientação do seu esposo, o ex-prefeito por seis vezes Fred Carrazzoni (PMDB) que possui ligação política com o deputado Marinaldo Rosendo. Em Carpina, o governador Paulo Câmara conta com um importante apoio para sua reeleição, que é o prefeito Manuel Botafogo ( PDT). Mas vale lembrar que na última eleição o líder Carpinense não votou com Paulo Câmara impressionado com pesquisas da época. Vale destacar que em Carpina hoje existe uma oposição forte e organizada, onde posso destacar a pré-candidatura do jovem empresário e vereador do município Diogo Prado (PCdoB) que vem fazendo um movimento bom, contando inclusive com o apoio do ex-prefeito Joaquim Lapa (PTB) e de vários ex-vereadores. Não dar para saber se ainda é consistente ou só é apenas espuma, mais certamente não estarão no mesmo palanque do candidato de Botafogo. Em Paudalho o prefeito Marcelo Gouveia (PSD) é uma grande incógnita. Muito ligado ao deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos), Marcelo tem sido muito estratégico e tem acenado para o governador com o discurso que se o governo fizer o que prometeu ele macha com a Frente Popular, caso contrário ele pode caminhar com a oposição. Recentemente o prefeito foi o anfitrião do filho de FBC, Fernando Bezerra Filho, em um jantar oferecido pelo mesmo no município de Carpina. Na ocasião Marcelo convidou todos os prefeitos da região para cicerionar o ministro. Falando ainda sobre Paudalho, não está descartada a candidatura de Gustavo Gouveia, irmão do prefeito, para uma vaga na Alepe, onde o mesmo vem se movimentado bastante neste sentido. Toda essa conjuntura analisada é objeto de uma avaliação momentânea, ela dependerá muito dos desdobramentos da operação lava-jato, considerando que alguns nomes citados, a exemplo do próprio FBC está sendo investigado. O mapa geopolítico, poderá ainda sofrer alterações conforme estes movimentos, e possivelmente a reação do governo Paulo Câmara, que vale ressaltar, está deixando muito a desejar na área política. O jogo não começou a ser jogado ainda, muitos atores serão importantes neste processo, uma coisa é o cenário com Lula candidato, outra coisa é o cenário sem o mesmo. Como ficará o PT? Vai lançar candidatura própria ou apoiará a reeleição de Paulo Câmara ? Todos esses elementos serão fundamentais para uma melhor clareza de um cenário mais bem definido. "Política é muito dinâmica, tudo muda em questão de minutos". Por Drailton Costa - Articulador político e colunista semanal do Blog Ponto de Vista [...]
Leopoldo Raposo assume o Governo de Pernambuco até domingo

Leopoldo Raposo assume o Governo de Pernambuco até domingo

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE),  Leopoldo Raposo, assumiu, hoje (06.09), o Governo de Pernambuco. O desembargador fica no cargo até o próximo domingo (10.09), quando o governador Paulo Câmara retornará de missão oficial à Espanha. A transmissão do cargo ocorreu ontem (05.09), durante solenidade no Palácio do Campo das Princesas, área Central do Recife. “Pernambuco estará em boas mãos. É o Poder Executivo e o Judiciário atuando de maneira ainda mais integrada. Nesses dias que estarei em missão, o desembargador Leopoldo Raposo terá apoio de toda a equipe 24 horas. Equipe que tenho uma satisfação enorme por ser muito determinada, profissional e com vontade de ajudar Pernambuco”, afirmou o governador Paulo Câmara. O chefe do Executivo estadual explicou como será a missão oficial de quatro dias na Espanha. "Nessa missão na Espanha, vamos fechar, junto a uma companhia aérea internacional, dois voos Recife-Madri, que terão frequências semanais. Ao mesmo tempo, vamos divulgar o turismo de Pernambuco, que é uma ação que gera emprego e renda e é muito importante para o nosso Estado", pontuou. Leopoldo Raposo destacou como será seu trabalho à frente do Executivo no período. “A nossa missão durante esses dias é manter a regularidade institucional do Estado. Naquilo que for necessário, estarei pronto para desenvolver e dar continuidade ao trabalho competente que vem sendo desenvolvido pelo governador Paulo Câmara”, frisou. [...]
Radar Político (31/08) – Gestões de Paulo Câmara e Geraldo Júlio ganham reforço financeiro

Radar Político (31/08) – Gestões de Paulo Câmara e Geraldo Júlio ganham reforço financeiro

 O governador Paulo Câmara publicou nesta semana, no Diário Oficial de Pernambuco, um decreto que autoriza ao Estado a usar recursos dos depósitos judiciais que estão sob a responsabilidade do Tribunal de Justiça para o pagamento de precatórios. A medida, que deverá proporcionar um incremento superior a R$ 150 milhões nas contas do Governo,  fará com que  se retire menos recursos do Tesouro Estadual para o pagamento de dívidas judiciais. Já na Prefeitura do Recife, o prefeito Geraldo Júlio (PSB) conseguiu com que a Câmara de Vereadores aprovasse um projeto que autoriza um empréstimo de R$ 200 milhões. O dinheiro servirá para impulsionar a gestão do socialista com a realização de importantes obras nas diversas regiões da Cidade. O incremento de recursos nos cofres do Governo do Estado e da Prefeitura do Recife chegam em um momento em que a crise financeira se aprofunda, dando um verdadeiro fôlego às gestões das duas principais principais lideranças socialista no Estado, o que sem dúvida chega como um reforço em tanto em um ano pré-eleitoral. Sem tesão - A ausência de Jarbas em agendas oficiais do Governo do Estado é um indicativo que o ex-governador não anda muito entusiasmado em concorrer ao senado no próximo ano. Não há dúvida de que Jarbas nutre o desejo de voltar à Casa Alta, no entanto  com o surgimento de um grupo robusto pela oposição parece que ele está preferindo garantir a sua reeleição a arriscar o  enfrentamento em uma eleição duríssima para o Senado. Questão de sobrevivência - Edilson Silva (imagem) é um dos mais prejudicados com a aproximação entre o PT e o PSB. Na busca por manter o mandato o psolista precisa garantir a sua participação em uma coligação, caso contrário, se permanecer isolado, dificilmente o seu partido alcançará o cociente eleitoral para garantir uma cadeira na ALEPE nas eleições de 2018. Por esta razão Edilson nutre a esperança da formação de um bloco de esquerda em que acomodaria o PSOL, PC do B, PDT e PT. Giro no interior - Na construção de sua reeleição o deputado estadual Beto Accioly (PSL) tem ido muito além das fronteiras de Camaragibe, município onde iniciou a sua carreira política. O parlamentar foi visto nesta semana em Quixaba, no sertão do Pajeú, acompanhando um evento onde foram oferecidas à população serviços de emissão de documentos, agendamento médico, exames de saúde entre outras ações. Não é a primeira vez que Beto é visto percorrendo as regiões do Estado. Se mantiver este ritmo ele tem tudo para renovar o mandato. Beneficiados - O afastamento de do senador Fernando Bezerra Coelho da Frente Popular beneficia diretamente os deputados Lucas Ramos (estadual, imagem) e Gonzaga Patriota (Federal) principais nomes que irão restar no PSB de Petrolina. Por esta razão o Palácio deverá dá uma atenção especial a eles para contrabalançar a liderança dos Coelhos no maior município do Sertão. Em ascensão - Com um futuro político promissor o deputado Lucas Ramos já está preparando o terreno para disputa uma cadeira na Câmara Federal. Valorizado - Embora esteja no PT, o deputado estadual Odacir Amorim deverá também ser cortejado pelo PSB para reforçar o palanque governista no São Francisco. Com os rumores de que o PT pode fechar apoio a Paulo Câmarao parlamentar não precisará sair do partido. Caso não haja entendimento entre as siglas, não será novidade se Odacir abandonar o PT e retornar ao ninho socialista. Participação popular - Com o tema " Agenda de investimentos no turismo como recurso para o desenvolvimento sócio-econômico, a Prefeitura de São José da Coroa Grande realiza nesta quinta-feira (31/08) uma Audiência Pública. A reunião servirá para o prefeito Pel Lages (PEN) apresentar as ações que pretende realizar para desenvolver o turismo local, além de discutir com comerciantes e empresário ligados ao setor, além de ouvir sugestões de comerciantes e empresários ligados à área. Escrito por Wellington Ribeiro *Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 97310-1317 (Claro). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]
Radar Político (29/08) – Grupo ameaça hegemonia do PSB

Radar Político (29/08) – Grupo ameaça hegemonia do PSB

Agora é pra valer! O que ontem seria para ser um evento de entrega de 2.400 casas em Caruaru estabeleceu o início do que já é chamado de movimento “Juntos Por Pernambuco”. Tudo porque o encontrou reuniu os principais personagens políticos do Estado que autodeclaram-se “independentes” e possuem um objetivo em comum: Dar fim a hegemonia do PSB no Estado. Embora a solenidade tenha sido um ato institucional conduzido pelo ministro das Cidades, quem atraiu todas as atenções foi o senador Fernando Bezerra Coelho, dissidente do PSB, que deu um tom político ao evento e sem cerimônia provocou e desafiou o seu partido. Em seu discurso, Fernando se dirigiu ao ex-governador João Lyra e soltou a seguinte frase: “João Lyra, em 2006, Caruaru e Petrolina se uniram para apoiar uma candidatura que muitos apostavam que era impossível de vencer. Em 2018, oxalá que teremos de novo mais uma vez a união de Caruaru e Petrolina para que Pernambuco possa voltar a entrar nos rumos do desenvolvimento”, disse indicando está disposto a comandar o time que enfrentará Paulo Câmara em 2018. Além de Fernando Bezerra e Bruno Araújo, o encontro também contou com a presença do senador Armando Monteiro (PTB), dos ministros Mendonça Filho (Educação), Fernando Filho (Minas e Energia) e Raul Jungmann (Defesa), além dos ex-governadores João Lyra e Joaquim Francisco, deputados federais e estaduais e de um grande número de prefeitos, mostrando que a ação também teve por objetivo fazer um contraponto ao Congresso Estadual do PSB realizado no último domingo. Embora não estivesse no evento, o prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, já é contabilizado como integrante deste novo grupo político. Afinados 1 - Após participar de uma agenda em Caruaru ao lado dos ministros pernambucanos e do senador Fernando Bezerra Coelho, em um encontro que reuniu as "forças independentes", o senador Armando Monteiro seguiu para Jaboatão dos Guararapes onde foi recebido pelo prefeito Anderson Ferreira (PR), político que também tem dado claros sinais que irá seguir na contramão do Palácio. Afinados 2 - Na visita o senador petebista conheceu as futuras instalações do Centro Administrativo. “O senador Armando Monteiro sempre acreditou que a nossa gestão poderia fazer a diferença, em Jaboatão. Ele acompanhou a nossa trajetória política e, nos momentos de desafios, sempre contamos com seu apoio. Esse Complexo Administrativo que apresentei na visita que fizemos hoje será mais um exemplo de otimização dos trabalhos", destacou o prefeito Anderson Ferreira. A comitiva que acompanhou Armando foi composta pelos deputados federais Ricardo Teobaldo (Podemos) e Jorge Côrte Real (PTB), além dos deputados estaduais José Humberto (PTB) e Silvio Costa Filho (PRB). O caldo vai engrossar – Comenta-se que esta coalizão de forças que está se formando agregará um número considerável de prefeitos, inclusive do PSB. Na região Metropolitana a aliança deverá contar com os prefeitos de Igarassu, Ipojuca, São Lourenço da Mata, Camaragibe e Moreno (todos do PTB), além de Anderson Ferreira (Jaboatão dos Guararapes), Lupércio (Olinda) e os socialistas Lula Cabral (Cabo de Santo Agostinho, imagem) e Júnior Matuto (Paulista). Juntos estes municípios possuem mais de 1.450 milhões de eleitores, o que representa mais de 50% do eleitorado da área Metropolitana. Candidatíssimo - Cortejado pelo PT estadual para formar um palanque na região da Mata Sul, o advogado palmarense Felipe Rodrigues (imagem) será candidato a deputado estadual. Ele é herdeiro político de Chiquinho, ex-vice-prefeito do saudoso Luiz Portela e prefeito por três ocasiões de Palmares, além de ser irmão do vereador Luciano Júnior (PV) e esposo da vereadora Milena Melo (PP). Felipe foi candidato a deputado estadual em 2014 pelo PRP, ocasião em que figurou como o segundo mais votado em Palmares alcançando 2.459 votos na Terra dos Poetas. Um bom reforço - Surpreende o fato do governador Paulo Câmara ainda não ter convidado o ex-prefeito de Ipojuca, Carlos Santana (PSDB), para compor um cargo em sua gestão. Além de fortalecer o palanque da Frente Popular em Ipojuca, a participação de Carlos Santana na gestão socialista poderia agregar não só politicamente, mas, sobretudo administrativamente, uma vez que o ex-prefeito possui uma larga experiência na máquina pública. Aplausos – Merece reconhecimento os resultados obtidos pelo Estado na área de Educação. Ontem o governador Paulo Câmara premiou gestores, professores e os estudantes da Rede Pública Estadual que mais se destacaram no Índice do Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE). Com uma melhora significativa no ensino o Estado se destaca por possuir a menor taxa de abandono escolar do país, resultado de que as escolas estaduais são atrativas. A Educação deverá ser o carro chefe da campanha de Paulo Câmara à reeleição. Escrito por Wellington Ribeiro *Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 97310-1317 (Claro). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]
Radar Político (24/08) – Anderson Ferreira de olho no comando do PR

Radar Político (24/08) – Anderson Ferreira de olho no comando do PR

Ganhou força nos últimos dias a informação de que o prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira (PR), estaria trabalhando para tirar o comando estadual do PR das mãos do deputado federal licenciado e atual secretário de Transportes, Sebastião Oliveira. A iniciativa do prefeito faz parte da estratégia de fortalecimento da família Ferreira na política estadual com vistas as eleições de 2018. Vale recordar que após o primeiro turno das eleições presidenciais de 2014 Anderson chegou a destronar Inocêncio Oliveira, tio de Sebastião, do comando da sigla, permanecendo com o controle do PR até abril de 2016, quando se negou a seguir a orientação da Executiva Nacional do Partido para não votar a favor do impeachment da então presidente Dilma. Naquela ocasião, Sebastião Oliveira se licenciou da Secretaria de Transportes, retornou à Câmara Federal e se absteve na hora de votar o afastamento da presidente, com isto recebeu de presente a presidência regional da sigla. Recentemente Sebastião teve a sua fidelidade colocada à prova pelo partido quando foi convocado mais uma vez para retornar à Câmara e votar novamente seguindo o interesse da sigla. Desta feita, para barrar o andamento da denúncia contra o presidente Michel Temer. Não titubeando, o parlamentar seguiu a orientação partidária, caso contrário perderia o comando do partido como ocorreu no passado com Anderson. Agora, com as eleições de 2018 à porta e a Executiva Nacional do PR em busca de fortalecer o partido no Congresso Nacional, Anderson enxerga uma ótima oportunidade de retomar o comando da sigla, pois sabe que tem muito mais a oferecer para o partido do que Sebastião Oliveira. Entre as várias cartas que estarão na mesa, uma delas compreende em Anderson oferecer ao partido a garantia de eleição de dois deputados federais. Um deles seria Guilherme Filho, a quem Anderson está dando uma grande força, já o outro estaria na possibilidade de atrair algum deputado que esteja precisando de votos para completar a sua eleição, algo que Anderson tem de sobra para oferecer e não faltam candidatos carentes. Com isto, o clã Ferreira espera comandar em 2018 não só PSC, com André Ferreira, mas também o PR com o prefeito de Jaboatão. Pé na estrada - Na próxima sexta-feira o governador Paulo Câmara (PSB) estará visitando municípios da Zona da Mata Norte. A primeira parada é em Timbaúba, onde será recebido pelo prefeito Ulisses Felinto (PSDB), participará de uma missa de abertura da moagem de cana e visitará o parque industrial da Usina Cruangi. De lá, seguirá para Aliança e depois para Carpina, momento em que realizará a entrega de três caminhões na sede do COMANAS, consórcio que reúne municípios da Mata Norte e do Agreste Setentrional. Queremos Agências bancárias 1 – A proximidade da instalação de uma Companhia Independente da Polícia Militar em Tamandaré, motivou o ex-candidato a prefeito Bebeto a encaminhar um ofício à superintendência do Banco Itaú solicitando a instalação de uma agência no município. Queremos Agências bancárias 2 – Em Barreiros, município vizinho, comerciantes realizaram ontem um ato em protesto aos 2 anos de restrição nos serviços da agência do Banco do Brasil.  Desde que foi alvo de um incêndio criminoso, em fevereiro de 2015, a agência está com limitada a realizações de serviços básicos, o que prejudica cliente. É muito amor pela cidade! – Apaixonado pelo município de Primavera, o pré-candidato a deputado estadual Eudo Júnior decidiu expressar o seu amor pelo município de uma forma bastante peculiar. Recentemente ele deu entrada na Justiça para incluir o nome “Primavera” no seu registro de nascimento. Caso seu pedido seja aceito, ele se passará a chamar Eudo Magalhães Primavera Lyra Júnior. Determinado – Irmão do deputado estadual Clodoaldo Magalhães, Eudo Júnior (imagem) argumenta que há espaço para a eleição de dois nomes dentro da família, por esta razão irá levar adiante o seu projeto de tentar conquistar uma cadeira na ALEPE. O empresário ainda afirma que está com bases espalhadas em mais de 60 municípios e deverá escolher entre as chapinhas do PP, PSC ou PEN para concorrer. Queridinhos – Um observador político com livre trânsito no ninho socialista disse está cada vez mais convicto de que o Palácio está concentrado apenas em garantir a eleição dos seguintes nomes para deputado federal: João Campos, Danilo Cabral, Felipe Carreiras e Tadeu Alencar. Na expectativa - O ex-deputado Sérgio leite (PDT) anda confiante quando a possibilidade da Justiça Eleitoral decidir pela realização de novas eleições em Paulista, município onde ficou na terceira posição quando disputou a prefeitura no ano passado. O atual chefe do Poder Executivo municipal é o prefeito Júnior Matuto (PSB), político no qual já tem uma condenação em primeira instância por abuso do poder econômico. Preferido - Comenta-se nos bastidores que caso haja uma eleição suplementar em Paulista, o Palácio não pensará duas vezes em dar a carga em Sérgio Leite, uma vez que a relação próxima entre Júnior Matuto e o senador Fernando Bezerra Coelho afasta qualquer possibilidade de apoiar uma pessoa que porventura venha a ser lançado por Matuto. Já o PTB deverá ir novamente com Ramos, candidato que ficou em segundo lugar para prefeito em 2016. Entrevista - O prefeito de São José da Coroa Grande, Pel Lages (PEN), foi entrevistado ontem pelo comunicador Aldo Vilela no CBN Debate, programa de rádio que é referência estadual em jornalismo político. Na oportunidade, o gestor coroense falou sobre as ações que tem desenvolvido e cobrou do Governo do Estado ações mais enérgicas no enfrentamento à violência no município. Escrito por Wellington Ribeiro *Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 97310-1317 (Claro). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]
Radar Político (21/08) – Coelhos partem pra cima para pavimentar candidatura ao Governo do Estado

Radar Político (21/08) – Coelhos partem pra cima para pavimentar candidatura ao Governo do Estado

Dando continuidade a uma extensa agenda de visitas pelo Estado na busca marcarem território para as eleições de 2018, o senador Fernando Bezerra Coelho e o seu herdeiro, o ministro de Minas e Energia Fernando Filho, têm dado claros sinais de que não estão para brincadeira. Em tom de pré-candidato a governador, em recente entrevista ao jornal Diário de Pernambuco, o ministro Fernando Filho apontou que a política é a área mais fragilizada do Governo Paulo Câmara ao mesmo tempo em que fez questão de exaltar que esta é justamente a área em que ele e o seu pai se dedicam 24 horas por dia, por esta razão, o seu grupo político estaria recebendo com frequência prefeitos e outras lideranças políticas  insatisfeitas com o tratamento dispensado pelo Palácio do Campo das Princesas. “Existem muitos desafios administrativos. O desafio maior do governo é muito mais na política. Isso não é uma queixa exclusivamente nossa. Temos escutado muitas lideranças”, disse. Vistos com desconfiança pela classe política que duvida de suas reais intenções em relação a 2018, o clã dos Coelhos está sendo obrigado a impor um discurso mais afirmativo para tentar afastar as incertezas em relação ao seu projeto. Embora possuam um grupo consistente e uma força política considerável, eles também reconhecem que além de terem que repelir as desconfianças, terão pela frente o desafio de unir uma ampla frente que lhes garantam disputar com competitividade contra o Governo do Estado, o que não será nada fácil. Vale lembrar que as movimentações dos Coelhos não serão realizadas sem que haja uma reação por parte do Palácio. Por esta razão, não podemos deixar de levar em consideração que o governador Paulo Câmara, amparado pela máquina pública e com uma gestão que aos poucos vem se recuperando, ainda possui um grande poder de barganha. Os que hoje procuram o senador e o seu filho podem ser os mesmos que amanhã engolirão as insatisfações e permanecerão na Frente Popular. É aguardar pra ver! Reorganizando a casa- Tem apresentado bons resultados a nova maneira com que o prefeito de Catende, Josibias Cavalcanti (PSD), vem administrando o município. Para dar um novo rumo à gestão ele mudou secretários e tem realizado reuniões periódicas de monitoramento e estabelecimento de metas. Recentemente a prefeitura deu início à recuperação das estradas vicinais, ação bastante comemorada pelos moradores da zona rural do município. Turismo religioso 1 - O deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PSB) apresentou na Assembleia Legislativa de Pernambuco um Projeto de Lei que inclui no calendário oficial do Estado o Dia da Consciência Cristã, evento promovido anualmente em Tamandaré. A ideia é potencializar ainda mais o turismo religioso no município durante o período de alta estação. Turismo religioso 2 - Realizado sempre durante o quarto final de semana do mês de janeiro, o Dia da Consciência Cristão é comandado pelo Padre Arlindo (imagem), mesmo líder religioso que iniciou há algum tempo o processo de discursão sobre a segurança pública na região e que resultou na criação de uma Companhia Independente da Polícia Militar para atender aos municípios do Litoral Sul do Estado. Segurança pública - Repercutiu muito bem em Barreiros a decisão do Governo do Estado de contemplar o município com a sede do Gati. A iniciativa garantirá uma descentralização das ações da Companhia Independente da Polícia Militar que foi recentemente criada pelo governador Paulo Câmara e que será instala em Tamandaré. O prefeito Elimário Farias já garantiu que a prefeitura investirá cerca de R$ 300 mil para a reforma do prédio. A previsão é que até o final do ano o Grupo Tático já esteja instalado na cidade. Bem na fita - Em seu terceiro mandato a frente da prefeitura de Ferreiros, na Zona da Mata Norte, o prefeito Bruno Japhet (PMDB) vem realizando uma gestão bastante avaliada. Caso mantenha o bom ritmo o gestor deverá transferir uma expressiva votação para a deputada estadual Simone Santana e o seu candidato a deputado federal Milton Coelho, ambos do PSB. Eufóricos -Entusiastas da candidatura de Marília Arraes ao Palácio do Campo das Princesas estão em estado de euforia quanto à vinda de Lula para Pernambuco. Eles esperam que a passagem do ex-presidente pelo Estado ajude a turbinar a candidatura da neta de Arraes. Retribuição - Em um gesto de gratidão ao apoio concedido por Lula à sua candidatura em 2016 e à de sua esposa neste ano, o atual secretário de Educação de Ipojuca, Romero Sales (PTB), conversou recentemente com o ex-presidente por telefone e combinou de recepcionar o petista. O encontro deverá ocorrer em Ipojuca, onde o petista fará um ato em defesa da Petrobras. Ensino musical - O deputado estadual José Humberto (PTB) encaminhou ao Governo do Estado um pedido para que os municípios de Maraial e Rio Formoso sejam contemplados com a instalação de uma unidade do Conservatório Pernambuco de Música. De acordo com o parlamentar, a iniciativa possibilitará à população dos dois municípios a oportunidade de ter acesso a um ensino musical de qualidade não só para a construção da cidadania, mas também para a formação de profissionais na área. Escrito por Wellington Ribeiro *Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 97310-1317 (Claro). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]
Radar Mata Norte – Situação de Paulo Câmara na região exigirá mais articulação política

Radar Mata Norte – Situação de Paulo Câmara na região exigirá mais articulação política

Com baixa aprovação popular e enfrentando uma das maiores crises já existentes em nosso país, o governador Paulo câmara (PSB), além de não estar conseguindo repetir o sucesso administrativo que seu padrinho político Eduardo Campos teve a frente do comando do Estado, também não tem tido o mesmo desempenho na esfera política. Na Zona da Mata Norte podemos citar alguns exemplos da ausência de uma articulação política mais agressiva, como foi em 2014 para elegê-lo governador. Em alguns municípios da região já há uma clara movimentação política por parte de alguns pré-candidatos a deputados estaduais em oposição ao Palácio em cidades como Carpina, Goiana e Paudalho. Em Carpina, embora o governador conte com o apoio do prefeito Manoel Botafogo (PDT), o mesmo não irá patrocinar nem um membro da família para disputar uma vaga na Alepe. Preferindo apoiar o deputado estadual Vinícius Labanca (PSB) e Fernando Monteiro (PP) para federal. Enquanto isso, a oposição carpinense, composta por diversas forças políticas, a exemplo do ex-prefeito Joaquim Lapa possível candidato a deputado estadual para fazer palanque para Armando Monteiro, se fortaleceu muito nas últimas eleições. Especula-se também nos bastidores políticos de Carpina a possiblidade de Joaquim Lapa desistir da disputa para apoiar o empresário e vereador Diogo Prado (PC do B) que hoje possui lideranças expressivas ao seu redor. Vale lembrar que Diogo é outro forte opositor ao prefeito Botafogo. Outro nome que vem se destacando no município é o do delegado e também vereador Antônio Resende (PP), que vem exercendo o seu mandato de forma muito transparente e presente, com uma posição de independência. Dr. Resende também é pré-candidato a deputado estadual e engrossa a lista dos opositores a Manuel Botafogo. Por sua vez, a ex-deputa Ana Carla Lapa, que atualmente está como secretária em Jaboatão dos Guararapes, também planeja voltar a Assembleia Legislativa, para isto sairá candidata no projeto dos Ferreiras, fazendo uma dobradinha com André Ferreira (PSC) para Federal. Sendo, portanto, uma aliada de uma força política não submissa ao Palácio. Em Goiana, a situação para o governador também não é das melhores, tudo porque embora conte com um prefeito filiado ao PMDB, partido da base governista, há sério risco do Palácio não contar empenho ou mesmo o apoio do prefeito licenciado Osvaldinho, tudo porque há informações de que o gestor anda bastante insatisfeito com o tratamento do Estado à sua gestão. É importante também lembrar que no município ainda existem outras forças políticas a exemplo de Pauluca Moura (PSD), Beto Gadelha (PPS) e Carlos Viegas Júnior (PSB). O primeiro, por ser ligadíssimo ao deputado federal André de Paula deverá seguir a orientação do partido, podendo inclusive ser candidato a deputado estadual, o segundo também pode encarar uma disputa para a ALEPE, porém por apresentar um perfil muito independente é uma incógnita quanto a quem deverá apoiar em 2018, já o vereador Carlos Viegas, embora filiado a legenda do governador não tem demonstrado animação para ser candidato a deputado estadual, o que garantiria um importante palanque para o PSB no município. Em Paudalho, o prefeito Marcelo Gouveia, matreiro na política, mantêm um pé na oposição por meio do deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos) e outro na situação através do estadual Joaquim Lyra (PSD). O gestor paudalhense inclusive trabalha com a possibilidade de lançar Gustavo Gouveia, seu irmão e atual secretário de Obras do Município, para uma disputa para a Assembleia Legislativa, o que sem dúvida fortalecerá o palanque que escolher apoiar em 2018. Já o ex-prefeito Pereira, que também tem o seu nome cogitado para disputar uma vaga na ALEPE, não tem demonstrado muito entusiasmo. O que se comenta é que isto talvez seja resultado da falta de estratégia do palácio em incentivar candidaturas proporcionais na região visando fortalecer o projeto de reeleição de Paulo Câmara. Em Timbaúba, um dos municípios polo da região, o deputado federal Marinaldo Rosendo (PSB), que enfrentará sérias dificuldades para se reeleger, está mais próximo do palanque das oposições em Pernambuco, sendo ligado ao senador Fernando Bezerra Coelho, que embora seja do PSB tem demonstrado distanciamento do Palácio em suas falas em entrevistas nas rádios da região. O contraponto para o Palácio em Timbaúba fica sob a responsabilidade do prefeito Ulisses Felinto (PSDB) que vem realizando uma gestão exitosa e bem avaliada pelos timbaubenses o que deverá resultar em votações expressivas para os candidatos que apoiará em 2018. Além garantir um palanque para o governador, Ulisses votará para deputado estadual em Antônio Moraes (PSDB) e para Federal com Milton coelho (PSB), secretário de administração do estado. Considerando estes cenários, embora muitas águas ainda irão rolar daqui para as convenções, é perceptível a fragilidade política do governo Paulo Câmara diante da formação de palanques competitivos para sua reeleição. A falta de um líder como Eduardo, que nas últimas eleições conseguiu unificar vários palanques em quase todas as regiões do Estado, como também de um alguém mais habilidoso na seara política, tem não só dificultado, mas pondo em risco a formação de palanques governista sólidos nos municípios. Com bom trânsito na região, tenho me deparado com diversos prefeitos e lideranças insatisfeitas quanto ao tratamento dispensado pelo Palácio, problemas que exigirão de Antônio Figueira (secretário da Casa Civil), principal responsável pela a articulação política, um empenho ainda maior para atenuar os descontentamentos e fortalecer o palanque governista na Mata Norte. Embora o governador conte com o apoio da maioria dos prefeitos da região, muitos esperam impacientes por mais ajuda do Governo para a viabilização de seus projetos e promessas de campanhas. Política é a arte ouvir, e dialogar permanentemente. Como definiu bem o ex-presidente Lula, "Política é olho no olho". Por Drailton Costa - Articulador político e colunista semanal do Blog Ponto de Vista [...]
1 122 123 124 125 126 128 1240 / 1280 POSTS