Tag: Paulo Câmara

Radar Político (13/11) – Segurança é ampliada no Litoral Sul
Resultado da mobilização de prefeitos da região e de líderes religiosos, a exemplo do padre Arlindo, pároco de Tamandaré, a 10º Companhia Independente de Polícia Militar virou realidade. A sua ativação ocorreu na última semana, por decisão do governador Paulo Câmara.
Responsável por atender aos municípios de São José da Coroa Grande, Barreiros, Tamandaré, Rio Formoso e Sirinhaém, onde existem mais de 142 mil habitantes, a nova unidade surge como promessa para reduzir a criminalidade no Litoral Sul de Pernambuco.
Sob o comando do Major Fernando Filho, a 10ª CIPM já começa a ganhar corpo com o acréscimo de 50 policiais. Em seus primeiros dias de atividade a população da região já começou a sentir a diferença. A sensação de segurança aumentou.
“Com muita satisfação recebemos esse reforço policial que teremos para fazer um trabalho de excelência no Litoral Sul do Estado. Após nossas explanações sobre as demandas de nossa área, suas características turísticas, o perfil da criminalidade nos seus 5 municípios, passamos a divulgar nossas forma de atuação no terreno com as equipes do GATI e ROCAM, o complemento das nossas guarnições táticas e o lançamento dos recrutas nos centros comerciais de maior fluxo financeiro”, expressou o Major Fernando Júnior nas redes sociais.
A decisão do governador em contemplar a região com uma Companhia Independente da Polícia Militar foi um grande avanço. O combate à criminalidade neste pedaço de Pernambuco resultará em ganhos incalculáveis do ponto de vista socioeconômico, uma vez que o Litoral Sul apresenta grande vocação para o turismo. Um verdadeiro gol de placa de Paulo Câmara!
Linha de frente – Atualmente na chefia da assessoria especial do governador, o ex-secretário da Casa Civil, Antônio Figueira (imagem), realizou uma exímia defesa da gestão de Paulo Câmara em um artigo que foi publicado em um jornal de grande circulação no final de semana. Segundo Figueira, o governador é a pessoa certa para comandar Pernambuco, pois em 2 anos e 9 meses conseguiu conduzir com pulso firme um Estado que foi exposto ao que ele classifica de “tempestade perfeita” formada por uma crise sem precedentes somada a uma permanente crise política ,além de uma seca que se estende por seis anos.
Avaliando - Com apenas três deputados estaduais, sendo um deles prestes a sair da sigla, o Partido dos Trabalhadores estuda com cuidado qual será o melhor caminho a seguir com vistas a preservar não apenas as atuais cadeiras, mas ampliar o seu espaço na Assembleia Legislativa. Uma ala majoritária rechaça a aliança com o PSB e defende a candidatura de Marília Arraes para o Governo do Estado, pois entende que assim o partido teria maiores chances de ampliar a bancada do que em uma coligação na Frente Popular.
Isolado 1 - Por outro lado, lideranças do PT sabem que dificilmente a sigla alcançará o cociente eleitoral para eleger deputados federais sozinho. Nome de peso, o ex-prefeito do Recife, João Paulo (imagem), já decidiu que disputará uma cadeira na ALEPE, restando apenas Humberto Costa e Carlos Veras como alternativas competitivas para concorrer à Câmara Federal. A esperança do PT era compor uma coligação com o PDT e PC do B, porém estes partidos estão alinhados com PSB.
Isolado 2 - Outro partido que está sozinho é o Psol. Sem nomes competitivos para concorrer à Câmara Federal, a sigla deve se concentrar na chapa para deputados estaduais. Atualmente os nomes mais fortes são os do deputado Edilson Silva e o do policial civil Áureo Cisneiros, porém, sós não irão a lugar algum. Uma aliança com o PT seria a melhor opção para sigla preservar o seu espaço e até ampliar sua participação na ALEPE. Uma possível união beneficiaria ambos.
Blefe - Considerada ex-deputada federal em atividade, Luciana Santos (PC do B, imagem) está sendo "lançada" ao Senado pelo seu partido. A menos que o governador considere compor com um quadro de pouca capilaridade eleitoral, dificilmente a comunista estará ao lado de Paulo na disputa majoritária.
Vai para o sacrifício - Prejudicada por não ter mais o comando de Olinda, município que o seu partido comandou por 16 anos, Luciana já não conta com o mesmo folego de antes. O único posto a que ela poderia disputar com chances de obter êxito seria a de deputada estadual. Escolher esta alternativa é uma decisão difícil para Luciana, uma vez que como presidente nacional do PC do B ela precisa trabalhar pelo fortalecimento da sigla na Câmara Federal.
Alicerce - A deputada Simone Santana construiu uma base de apoio sólida na Mata Sul. Caso não haja nenhum acidente de percurso, ela sairá com uma votação expressiva da região e com a possibilidade de ser majoritária em vários municípios.
Na área - Em sua última incursão à Mata Sul, o senador Fernando Bezerra (PMDB) se reuniu no último sábado (11) com o prefeito de São José da Coroa Grande, Pel Lages (PEN). Apesar de ainda as suas visitas à região serem tímidas, FBC não para de receber no seu gabinete, em Brasília, gestores da Mata Sul.
Escrito por Wellington Ribeiro
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 97310-1317 (Claro). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]

Radar Político (10/11) – Governador Paulo Câmara terá o desafio de reverter desgaste político
Sabe quando uma locomotiva depois de muito esforço e trabalho começa a ganhar velocidade e de repente um imprevisto reduz bruscamente a sua velocidade? Foi exatamente isso que aconteceu ontem com o Governo de Paulo Câmara com a deflagração da Operação Torrentes. A ação levou policiais federais a realizarem buscas na sede do Governo do Estado e na Vice-Governadoria por conta da suspeita de corrupção praticada por servidores públicos ligados a Casa Militar. Os contratos investigados estão relacionados a aquisição de itens e realização de serviços da Operação Reconstrução que atendeu aos municípios atingidos pelas enchentes.
Ainda que seja cedo para avaliar a extensão dos danos políticos, aliados já reconhecem que a operação da Polícia Federal inexoravelmente resultará em prejuízos incalculáveis à imagem do governador, apesar dele sequer ter o nome envolvido nas investigações.
Vindo de uma sequência de agendas positivas, tanto na parte administrativa, com entrega e anúncios de obras, quanto na política, com a recomposição e fortalecimento do seu arco de alianças, o governador Paulo Câmara estava imprimindo um movimento de reação que apresentava sinais claros de melhora na avaliação do seu Governo e no índice de confiança de seus aliados, porém o episódio ocorrido ontem atrapalhou os seus planos.
Agora, o que resta é esperar e ver qual será a estratégia que o Palácio adotará para recolocar o trem nos trilhos.
Coincidência - No mesmo dia em que a Polícia Federal deflagrou uma operação que investiga desvios de recursos que foram destinados à assistência aos municípios atingidos pelas enchentes, prefeitos da Mata Sul se reuniam no município de Palmares para discutir a necessidade da retomada das obras das barragens e o estreitamento de parceria entre os municípios para o fortalecimento da região.
Presenças - Coordenado pelo Bispo Dom Henrique Costa, responsável pela Diocese de Palmares, o encontro reuniu além do secretário executivo da Casa Civil, Marcelo Canuto, e o presidente da Compesa, Roberto Tavares, o deputado estadual Clodoaldo Magalhães e os prefeitos Altair Júnior (Palmares), Marcello Maranhão (Ribeirão), Marivaldo Andrade (Jaqueira), Elimário (Barreiros), Marquinhos Moura (Maraial), e Pel Lages (São José da Coroa Grande), Franz Hacker (Sirinhaém) Isabel Hacker (Rio Formoso), Sérgio Hacker (Tamandaré), Rolph Jr (Belém de Maria), Reginaldo Moraes (Cortês) e Eudo Magalhães (Xexéu), além do vice-prefeito de Água Preta, Tonhão, e do secretário de Governo de Gameleira, Ramos.
Roberto Tavares sobre a operação da PF - “Acho que qualquer instrumento de investigação deve ser levado a frente com muita transparência, com muita clareza, agora sem pré-julgar as pessoas. Não tem como se investir um volume de recursos tão grande e não ter discussões sobre preço. Isso acontece em todas as obras. Isso é um processo natural e que está sendo melhor aproveitado pela sociedade brasileira, para que a gente de fato possa ter transparência. Por isso estamos ajustando todos os projetos”, expressou o presidente da Compesa.
A última que morre – A principal esperança do Governo do Estado e dos prefeitos em relação a retomada das obras está na iniciativa dos deputados federais de Pernambuco que se uniram em torno da causa e decidiram priorizar a emenda de bancada para a construção das barragens. O valor é em torno de R$ 220 milhões, no entanto dependerá da boa vontade do Governo Michel Temer para ser liberado. Das cinco barragens prometidas em 2010, apenas a de Serro Azul está concluída.
Prefeitura do Recife 1 - O ministro Bruno Araújo e prefeito do Recife, Geraldo Júlio (imagem), entregam hoje a 6ª etapa do Habitacional Miguel Arraes, no bairro do Passarinho..
Prefeitura do Recife 2 – Após o primeiro evento a comitiva seguirá até o bairro Campina do Barreto, também na Zona Norte, onde assinarão a Ordem de Serviço para o início das obras do PAC Beberibe II. As ações ficarão a cargo do secretário de Saneamento, Alberto Feitosa, e irão garantir a pavimentação, drenagem e implantação de vias e ciclovias, além de saneamento integrado para a região da Bacia do Capibaribe.
Fiscalização - Há apenas três meses a frente do CREA-PE, o geólogo Waldir Duarte Costa Filho tem realizado uma gestão alvo de elogios. Mantendo uma fiscalização rígida que tem por objetivo proteger a sociedade de práticas de exercício ilegal da profissão, o presidente tem desenvolvido parcerias com prefeituras para garantir que os profissionais envolvidos em obras exerçam as funções dentro da legalidade.
Homenagem – A Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou o Projeto de Lei Ordinária 1462/2017, de autoria do deputado José Humberto (PTB), que denomina Rodovia José Hildo Hacker a PE 064, que liga os municípios de Sirinhaém e Ribeirão. Uma justa homenagem a um político que deixou um legado de grandes serviços prestados à região.
Vitória de Santo Antão – O prefeito Aglailson Júnior (PSB) assinou uma ordem de serviço para a recuperação e recapeamento asfáltico de várias ruas do município. As obras iniciarão ainda nesta semana e estão orçadas no valor de R$ 1.058.142,82. A previsão de entrega é de ate 120 dias.
Telhado de vidro - Com o bloco na rua para tentar viabilizar o seu nome como candidato a governador pela oposição, o senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB) não deu um só pio sobre a operação Torrentes.
Escrito por Wellington Ribeiro
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 97310-1317 (Claro). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]

76ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados deve movimentar R$ 30 milhões na economia do Estado
Abertura do maior evento do setor do Norte e Nordeste foi comandada pelo governador Paulo Câmara ontem (05/11)
O governador Paulo Câmara realizou neste domingo (05.11), no Recife, a abertura oficial da 76ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados (ENAPD), maior evento do setor do Norte e Nordeste. Coordenado pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco (SARA) em parceria com a Sociedade Nordestina dos Criadores (SNC), a exposição reúne um total de quatro mil animais, entre equinos, bovinos, caprinos, suínos e ovinos de alta linhagem genética. Todos os anos, cerca de 200 mil pessoas, entre pecuaristas de todo o Brasil e de países vizinhos, além de grandes empresários e o público rotativo visitam a ENAPD. A expectativa é que a edição deste ano gere uma movimentação de negócios da ordem de R$ 30 milhões. Com programação das 9h à 0h, o evento segue até o próximo dia 12, no Parque de Exposições de Animais, no bairro do Cordeiro.
“Pernambuco tem conseguido, apesar de tanta dificuldade que passa o Brasil, continuar avançando em todas as áreas e dando respostas. E na agricultura, nós temos uma oportunidade, agora com as chuvas, de colocar em prática muitos projetos, muitas obras, muitos investimentos e, ao mesmo tempo, continuar fazendo parcerias que possam melhorar a nossa produtividade, a inovação e, acima de tudo, os negócios. E com certeza, vai vir muita gente a essa exposição fazer negócios. E é também uma ocasião para a família vir e se divertir. E essa movimentação gera emprego e renda para um setor que precisa tanto”, ressaltou o governador.
Na oportunidade, os animais expostos participam de julgamentos e podem ser comercializados em leilões ou por meio de venda direta nos pavilhões. A exposição é a oportunidade também para os criadores mostrarem o que têm sido desenvolvido na área do melhoramento genético dos animais. Durante a programação, as empresas estarão expondo os mais diversos produtos e serviços, tais como máquinas e implementos agrícolas, como veículos automotores leves e pesados, tratores, motos, lanchas, colheitadeiras, ordenhadeiras mecânicas, arados, roçadeiras, forrajeiras, balança para animais, troncos de contenção, equipamentos de irrigação, coleta e resfriamento de leite e outros implementos agrícolas.
Também haverá estandes de instituições financeiras com linhas de crédito para compra de animais, máquinas e implementos; órgãos públicos e privados, além de universidades, que estarão presentes com estandes institucionais, promovendo palestras; e ainda feira de artesanato e artigos populares. Também serão expostos e comercializados aves e outras espécies, como coelhos e peixes ornamentais. Nos leilões, serão comercializados equinos das raças Manga Larga Machador e Quarto de Milha; bovinos das raças Girolando, Gir, Nelore e Sindi; ovinos da raça Santa Inês, além de muares e jumentos.
Para o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Wellington Batista, além da importância econômica e dos novos negócios que são gerados, a Exposição de Animais é a oportunidade das pessoas que não tem acesso a esse universo agrícola de conhecerem um pouco mais dos animais e tudo o que engloba a feira. “Um evento múltiplo, que traz lazer, mas gera oportunidades de negócios para a agricultura, para a agropecuária”, registrou.
ESTANDE DA SARA - Durante todo o evento, a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária manterá um estande para divulgação de suas principais ações e atividades desenvolvidas, bem como das vinculadas: Adagro, Ceasa, IPA, Iterpe e Prorural. Dentre as ações, estão previstas a exposição do escritório móvel itinerante de regularização fundiária; exposição de sementes; e a feira da agricultura familiar, onde 32 agricultores estarão expondo seus produtos, a exemplo de artesanato e orgânicos.
O Ceasa, por sua vez, vai fazer distribuição de sopa, além de um sorteio de cesta de frutas. No Programa Leite de Todos, uma vaca holandesa feita em fibra de vidro, nas mesmas dimensões e características de um animal daquela raça, será um grande atrativo, sobretudo para as crianças, que poderão tirar o próprio leite a ser consumido direto de uma torneirinha semelhante à teta da vaca.
Também será promovido um ciclo de palestras, entre os dias 07 e 10 de novembro, das 10h às 16h, a ser realizado dentro de um auditório instalado no estande da secretaria. O objetivo é levar informações tecnológicas desenvolvidas na SARA através de seus técnicos. Com palestrantes técnicos do IPA, Iterpe e Ceasa, o evento terá como público alvo alunos de escolas agrícolas, alunos das ciências agrárias e o público em geral, além de beneficiários do Programa Leite de Todos, com turmas de 30 participantes.
“Diante desses muitos desafios, era de se esperar que a realização da exposição de animais fosse suspensa, como ocorreu em varias localidades do Nordeste. Mas em Pernambuco isso não aconteceu, porque em nenhum momento nós nos deixamos abater diante dos desafios. Pelo contrário, confiamos em Deus, nos revestimos de coragem e determinação, seguimos em frente e conseguimos chegar a 76ª edição ininterrupta. E o apoio do governador Paulo Câmara foi primordial para isso”, declarou o diretor-presidente da Sociedade Nordestina de Criadores, Emanuel Rocha.
Estiveram presentes também os secretários estaduais João Campos (chefe de Gabinete), Nilton Mota (executivo da Casa Civil) e Alexandre Valença (Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificações); além da gerente geral da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), Erivânia Camelo. [...]

Radar Político (06/11) – Daniel Coelho acaba com festa de Bruno Araújo em Convenção do PSDB
O que para muitos partidos serve como um ato de demonstração de força e unidade, para o PSDB de Pernambuco a Convenção realizada ontem passou a imagem de que o partido no Estado anda bastante fragilizado e carente de uma líder que garanta a união necessária para que a sigla chegue fortalecida no próximo ano na busca pelo protagonismo.
Presidido até o último sábado pelo deputado estadual Antônio Moraes, o PSDB de Pernambuco agora voltou a ser oficialmente reconduzido às mãos daquele que desde a morte do ex-senador Sérgio Guerra realmente o comanda, o deputado federal licenciado e atual ministros das Cidades Bruno Araújo.
A volta oficial de Bruno ao comando do partido surgiu de uma quebra de acordo feita lá atrás entre Antônio Moraes, Elias Gomes e demais membros do partido com a anuência do próprio Araújo, na qual os dois primeiros se reversariam na presidência da sigla, no entanto, a vaidade do ministro impossibilitou que tal compromisso prevalecesse, o que chegou a causar reações da parte de Elias Gomes em um passado recente.
A divulgação da Convenção com a apresentação de uma “chapa única e de consenso” parecia querer exibir uma convergência até pouco tempo improvável, porém foi só o evento acontecer que a verdade foi revelada. O PSDB de Pernambuco está rachado!
Quem evidenciou este racha foi o deputado federal Daniel Coelho, que sem meias palavras e em um discurso consistente revelou a sua insatisfação com a forma como está sendo conduzida a sigla. Além de se colocar contrário ao posicionamento do partido à nível nacional, Daniel chamou a atenção para o veto que o seu nome recebeu para compor a tesouraria da executiva estadual. “Continuarei a exercer o mandato de deputado federal, agora não quero participar deste acordo, desta maneira como está colocado”, disse Daniel condenando o conchavo.
Em uma crítica direcionada ao ministro Bruno Araújo e a todos àqueles que preferem apoiar o presidente Michel Temer, Daniel disse preferir está longe das benesses do poder, mas perto do pulsar das ruas.
Bruno poderia esperar por tudo nesta Convenção, menos tamanha exposição.
Constrangimento – Além do ministro Bruno Araújo, outro teve que ouvir calado as críticas de Daniel Coelho à união entre o PSDB e o PMDB foi o senador Fernando Bezerra Coelho (imagem). Não bastasse isso, a militância jovem do partido gritou em alto e bom som: “Fora Temer! Fora Temer”. Presidente que ambos fazem questão de apoiar. Eita!
Um olho no padre, outro na missa - Apesar de esta ocupando a secretaria de Saneamento do Recife, onde executa um reconhecido trabalho, o deputado estadual licenciado Alberto Feitosa (Solidariedade) não está deixando de dar assistência a outros municípios do Estado. Recentemente esteve em Abreu e Lima para comemorar a decisão de um grupo empresarial, que graças a sua articulação irá instalar um empreendimento que será responsável por gerar 200 empregos.
Segurança no Pajeú 1 – O governador Paulo Câmara esteve no último sábado no município de Afogados da Ingazeira para inaugurar mais uma Delegacia de Polícia da Mulher. O novo equipamento de segurança irá beneficiar cerca de 168 mil mulheres dos 17 municípios que compõem o Sertão do Pajeú.
Segurança no Pajeú 2 - Esta é a segunda unidade especializada no atendimento ao gênero feminino no Sertão. A primeira fica em Petrolina. Ao todo já são 11 delegacias de Polícia da Mulher no Estado.
Celebridade até no Sertão – Bastante conhecida na Região Metropolitana do Recife devido a sua competente atuação no DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), a delegada Gleide Ângelo, atual gestora do Departamento de Polícia da Mulher, foi bastante concorrida no ato ocorrido em Afogados da Ingazeira. O governador não poderia ter escolhido melhor pessoa para a função, pois o seu trabalho contribui para a avaliação positiva de qualquer Governo.
E tome voto - Os votos que o deputado federal Danilo Cabral (PSB) deverá ter no próximo ano não serão apenas exclusivos dos 15 municípios onde ele conta com o apoio de prefeitos ou de muitos outros onde terá a ajuda de lideranças políticas. A sua atuação frente a questões de interesse da coletividade lhe renderá uma parcela considerável dos chamados votos de opinião. Por esta razão não será novidade alguma se ele superar a casa dos 130 mil votos em 2018.
Analisando o terreno - O vereador do Recife Gilberto Alves (PSD, imagem) pode tomar a mesma decisão de seus colegas Davi Muniz (PEN), Wanderson Florêncio (PSC), Aline Mariano (PSDB) e Marco Aurélio (PRTB) e disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Para isto, ele anda conversando e avaliando junto as suas bases a melhor forma de encarar de maneira competitiva o desafio. Ligadíssimo ao prefeito Geraldo Júlio, de quem já foi líder do Governo por quatro anos, Gilberto teria sem dúvida um auxilio do gestor caso decida por concorrer.
Litoral Norte – O governador Paulo Câmara cumpre nesta segunda-feira (06), no Litoral Norte, uma agenda de compromissos. Logo cedo irá inaugurar o Centro de Artesanato de Igarassu e o Museu Histórico, depois seguirá para Abreu e Lima onde vai vistoriar as obras da UPA-E e depois vai seguir para o bairro de Caetés I para inaugurar uma escola e assinar a ordem de serviço para a construção de cobertura de quadras de três escolas do município.
Demissões – A queda nos repasses de recursos federais tem levado prefeitos a realizarem demissões. Semana passada quem teve que tomar indigesta decisão foi os prefeitos de São José da Coroa Grande, Pel Lages (PEN), e de Barreiros, Elimário Farias. A expectativa é que sejam anunciadas mais exonerações nestes municípios ainda nesta semana.
Escrito por Wellington Ribeiro
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 97310-1317 (Claro). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]

Ampliação da duplicação da BR-104 vai beneficiar mais de 500 mil pernambucanos
Ao todo, serão investidos R$ 78,1 milhões nas obras, que vão melhorar o ir e vir das pessoas, além de oferecer mais facilidade de acesso ao Pólo de Confecções da região.
TAQUARITINGA DO NORTE - Após comandar ações na área de saúde em Caruaru, o governador Paulo Câmara seguiu para o distrito de Pão de Açúcar, neste município, para, ao lado do ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, autorizar o início de duas importantes obras para a requalificação de trechos da BR-104 em Pernambuco. As intervenções, que beneficiarão mais de 500 mil pessoas, irão proporcionar mais facilidade de acesso ao Polo de Confecções da região, além de gerar oportunidades de emprego e renda para a população. A primeira ação irá garantir a restauração e duplicação de 13,2 quilômetros (km) da rodovia, do quilômetro 19,8 ao 33, entre a PE-160, no distrito de Pão de Açúcar, e a PE-145, em Toritama. Já a segunda se trata dos serviços de iluminação em um trecho de seis quilômetros da mesma via, contemplando o acesso urbano do município de Caruaru. Serão investidos R$ 78,1 milhões nas obras.
“Para mim, é uma alegria estar retomando essas obras porque a população sabe da enorme importância que essas estradas têm para a região. Por isso investimos muito, mesmo em tempos de crise. Vamos criar condições de ir e vir com muito mais facilidade, para que Pernambuco continue a ser esse Estado do desenvolvimento”, afirmou o governador Paulo Câmara, assegurando que entregará a obra até dezembro do ano que vem.
O chefe do Executivo estadual também destacou a importância da requalificação e duplicação das estradas devido ao Polo de Confecções da região, importante indutor econômico. “A gente tem que trabalhar olhando para o Polo de Confecções como uma questão de futuro para o desenvolvimento econômico. O Polo precisa estar dotado de uma infraestrutura, pois é uma referência não apenas para Pernambuco, mas para todo o Brasil de como fazer confecção com qualidade e profissionalismo”, registrou
O ato reuniu os prefeitos Antônio de Roque (Jataúba), Romero Leal (Vertentes), Joaquim Neto (Gravatá), Jadiel Braga (São Caetano), Edson Vieira (Santa Cruz do Capibaribe), Genaldi Zumba (São João), João Camelo (Casinhas), Renato Sales (Vertente do Lério), Maria Sebastiana (João Alfredo), Orlando José (Altinho), Mota (Riacho das Almas), Ana Célia (Surubim), Adriana Assunção (Frei Miguelino), Edilson Tavares (Toritama), Hilário (Brejo da Madre de Deus) e Joãozinho Tenório (São Joaquim do Monte).
Também estiveram presentes os ex-prefeitos de Taquaritinga do Norte Evilázio Araújo, Jânio Arruda e Zeca; o deputado federal André de Paula; os deputados estaduais Laura Gomes, Diogo Morais, Romario Dias, Tony Gel e Jadeval Lima; e o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Walter Cassimiro.
As obras de restauração e duplicação da via beneficiarão cerca de 150 mil pessoas de Santa Cruz do Capibaribe e Toritama. O projeto para aumento da capacidade da rodovia prevê a construção de uma nova pista de rolamento, deixando o trecho com quatro faixas de tráfego, sendo duas em cada sentido. O segmento que atravessa a zona urbana de Toritama será dotado de uma pista de tráfego livre, terá a pista existente restaurada e receberá duas vias marginais. Neste segmento, também está prevista a execução de serviços complementares, como implantação de passeios e iluminação pública.
A intervenção contemplará ainda a implantação de um viaduto com 32 metros (m) de extensão, na interseção com a PE-160, em Pão de Açúcar; a restauração da ponte sobre o rio Capibaribe, com 120m de extensão; e quatro retornos durante o trecho contemplado. Já a iluminação do trecho urbano de Caruaru, localizado no Entr. BR-232/Entr. PE-095, beneficiará mais de 350 mil pessoas.
O ministro Maurício Quintella registrou a satisfação de estar autorizando a realização de obras tão significativas não somente para a região, mas para todo o Estado. “Fico feliz de estar aqui hoje para dar Ordem de Serviço para, talvez, a obra mais reivindicada pelo município. Com muita determinação e respeito ao orçamento, conseguimos retomar as principais obras estruturantes do País e aqui em Pernambuco não foi diferente. Essa é uma obra fundamental, pois ajudará um polo têxtil importante economicamente para a região, que é um motor de desenvolvimento de Pernambuco”, garantiu Quintella.
O secretário de Transportes, Sebastião Oliveira, fez questão de ressaltar que, hoje, Pernambuco celebra quase R$ 300 milhões em obras de infraestrutura viária. “O governador Paulo Câmara não mediu esforços para que a gente pudesse ter o sonho da requalificação da BR-104 transformado em realidade, tornando a malha viária de Pernambuco uma das melhores do País e encurtando ainda mais distâncias”, afirmou.
Ao governador Paulo Câmara, o prefeito de Taquaritinga do Norte, Lero, afirmou estar grato pelas intervenções que serão realizadas no município, levando desenvolvimento para toda a região. “Todos sabemos o quanto essas obras são importantes para o Polo de Confecções. Por isso, quero parabenizar e agradecer ao governador por ter compromisso com nossa cidade e com nosso Estado. Estou muito feliz em saber que um sonho que estava paralisado será realizado em um ano”, comemorou Lero.
Na comitiva do governador estavam os secretários Nilton Mota (Casa Civil); João Campos (Chefe de Gabinete); Irã Costa (Saúde); Antônio de Pádua (Defesa Social); o executivo da Casa Civil, Marcelo Canuto; e o diretor de operações do DER, Silvano Carvalho. [...]

Radar Político (24/10) – Paulo Câmara responde à oposição emplacando agendas positivas
Saco de pancadas da oposição diariamente, o governador Paulo Câmara tem se esforçado para superar as dificuldades impostas pela crise que atinge cruelmente o caixa do Governo e assim imprimir uma gestão que apresente resultados.
Com dificuldades para realizar a conclusão e entrega de grandes obras, uma vez que estas dependem de recursos federais, que por sua vez são liberados a conta-gotas, o governador tem adotado a estratégia de massificar as pequenas realizações do Governo nas mais diversas regiões do Estado.
O objetivo desta tática é a de passar a imagem de que dentro das condições orçamentárias do Estado a sua gestão está fazendo “mais do que a população imagina”. Para isto, sempre que pode faz questão de contrastar a realidade de Pernambuco com a de Estados ditos como ricos, a exemplo do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, locais onde não estão sequer pagando em dia o funcionalismo público, imagine realizar até as mais simples obras.
Partindo da estratégia dos pequenos anúncios e ações, surpreende a quantidade de agendas positivas que o governador Paulo Câmara está conseguindo imprimir nos últimos dias. Só no início desta semana ele anunciou a instalação de uma nova fábrica da Tramontina no Estado e a ampliação das operações da companhia Gol Linhas Aéreas, inclusive com o aumento de voos com destinos internacionais. Até a desapropriação de um imóvel em Pesqueira para a implantação de um centro de compras entrou no pacote de divulgações feitas pelo governador.
Foi na operação de ações pontuais e constantes que Paulo Câmara encontrou a sua maneira de reagir e mostrar que está vivo para disputar com competitividade as eleições de 2018.
Desarmamento – Com o propósito de contribuir para a diminuição da violência no município, a Prefeitura de Primavera, em parceria com a Polícia Militar, montou um Posto de Coleta Itinerante da Operação Desarmamento. A ação iniciada ontem durará até o próximo dia 29 e tem por finalidade incentivar a entrega voluntária de armas de fogo. O cidadão que entregar voluntariamente a arma terá direito a receber um bônus que varia de R$ 150,00 à R$ 400,00. Quem comanda o município é Dayse Juliana (PDT, imagem).
Fazendo o dever de casa – A Prefeitura do Ipojuca está desenvolvendo ações nas escolas da rede pública municipal com o objetivo de alertar os estudantes sobre a dependência e as consequências do uso de entorpecentes. A iniciativa, que faz parte do Projeto Guarda Presente, é uma das atividades que a gestão da prefeita Célia Sales (PTB) está realizando para promover uma política de paz no município.
Meu pirão primeiro - Na contração da crise, o vereador de Maraial, Edson Soares (PSC, imagem), apresentou um projeto de Lei para apreciação dos seus pares em que propõe a criação 9 cargos de assessoria parlamentar. Segundo a proposta, o salário de cada um seria de R$ 1.500,00. Somadas as obrigações patronais, a despesa por cada novo assessor pode superar os R$ 1.900,00.
Sem dinheiro - A atitude do vereador Edson Soares retrata muito bem a imagem do político que só pensa em si e que está pouco se importando com o que pensa a opinião pública. Por sua vez, o presidente da Câmara, vereador Carlos Alexandre (PTB), de maneira sensata alertou que a Casa não possui recursos para arcar com tais custos, o que é um sinal que dificilmente tal absurdo irá ser aprovado.
A favor dos ventos - Pré-candidato a deputado federal, André Carvalho, diretor da rádio Maranata FM, emissora líder no seguimento evangélico, anda bem animado com a receptividade e adesão de vários líderes religiosos e membros de igrejas ao seu projeto. Atendo aos ventos favoráveis para os evangélicos na política, André está andando bastante pelo Estado.
Ambulâncias - O prefeito de Maraial, Marquinhos Moura (PTB), entrega na tarde da próxima sexta-feira (27) duas novas ambulâncias à população. Os veículos são fruto de uma emenda do deputado estadual José Humberto (PTB), que também participará do evento. Após a solenidade, o prefeito, o deputado e uma comitiva de secretários e vereadores se dirigirão até São José da Coroa Grande para participar às 19 horas da festa de aniversário de 3 anos do Blog Ponto de Vista.
Em família - O deputado Danilo Cabral (PSB) parece está aproveitando bem a oportunidade de ter um primo no comando da Secretaria da Casa Civil. Ontem ele levou três prefeitos para se reunirem com o secretário Nilton Mota, foram eles: Franz Hacker (Sirinhaém), Dannilo Godoy (Bom Conselho) e Ana Célia (Surubim).
Joaquim Nabuco - Indignados com a falta de diálogo por parte do prefeito Neto Barreto (PTB), guardas municipais realizaram mais um protesto. Entre as reivindicações estão o estabelecimento de remuneração por risco de vida, regularização do adicional noturno, remuneração da hora extra trabalhada e melhores condições de trabalho. Claudemir Batista, presidente do Sindicato dos Guardas Municipais da Mata Sul (Sindguardasul), promete realizar outro protesto no mês de novembro, desta vez em frente a ALEPE para chamar a atenção dos deputados estaduais para o problema.
Insatisfação - Único prefeito eleito pelo do PEN no Estado, Pel Lages (São José da Coroa Grande) não esconde a insatisfação com o tratamento dispensado pelo Palácio. “Só tenho compromisso com quem ajuda o nosso município”, afirmou o gestor coroense dando margem a interpretação de que pode não caminhar com a Frente Popular no próximo ano caso não tenha a atenção devida.
Escrito por Wellington Ribeiro
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 97310-1317 (Claro). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]

Radar Político (23/10) – Pastores Ailton José Alves e Cleiton Collins, Anderson Ferreira e a força dos evangélicos na política
Ao reunir quase 70 mil fiéis na Arena Pernambuco no último sábado, em evento que marcou os preparativos para o centenário de fundação da denominação no Estado, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco (IEADPE), comandada pelo Pr. Ailton José Alves, mostrou mais uma vez porque é considera a maior instituição evangélica no território pernambucano.
Além juntar um grande público de fiéis, o evento promovido pela Assembleia de Deus também chamou a atenção da classe política. O governador Paulo Câmara, o presidente da ALEPE, Guilherme Uchôa, e o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, estiveram entre os que compareceram para prestigiar a solenidade.
Conhecida até pouco tempo atrás por participar de maneira periférica da política estadual, a Assembleia de Deus agora é levada a sério pelos políticos. Desde que decidiu no ano de 2010 lançar oficialmente a candidatura de dois de seus membros e garantiu uma votação expressiva para ambos, quando o então presbítero Adalto alcançou surpreendentes 120 mil votos e ficou na segunda colocação entre os mais votados para a ALEPE, e o Pr. Eurico superou a marca dos 185 mil votos para federal, a IADPE passou a falar grosso no cenário político estadual.
No ano de 2002 a igreja já havia apoiado de maneira mais tímida o pastor Francisco Olímpio, quando este se elegeu com 57 mil votos. Já no ano de 2006, candidato à reeleição, Francisco Olímpio alcançou apenas 33 mil votos e ficou na suplência. Comenta-se que nesta segunda eleição a cúpula da igreja havia decidido se afastar estrategicamente do parlamentar devido a alguns posicionamentos que ele chegou a tomar enquanto exerceu o primeiro mandato.
Para o pleito que se avizinha, com a possibilidade de uma disputa majoritária bastante acirrada, os votos dos evangélicos, em especial os da Assembleia de Deus, poderão exercer uma influência considerável no resultado da eleição. A guerra em busca dos votos deste seguimento será disputada palmo a palmo não só pelo governador, mas por seus concorrentes.
Senado – Não será novidade alguma se a Assembleia de Deus exigir um espaço na chapa majoritária ou até mesmo ser convidada pelo governador Paulo Câmara a indicar um nome para ser companheiro de chapa em uma disputa pelo Senado. Neste caso o nome do deputado estadual Adalto Santos poderá ser posto como opção.
Os Ferreiras 1 - Neste contexto em que se refere à influência da Assembleia de Deus na política seria um erro grave não registrar que por muitos anos a Família Ferreira, por meio do patriarca Manoel Ferreira, se beneficiou com a neutralidade da cúpula em relação ao lançamento de candidaturas oficiais.
Os Ferreiras 2 - Beneficiado por esta posição, Manoel Ferreira chegou a exercer o mandato de deputado estadual de maneira ininterrupta entre a década de 80 até o ano de 2006, quando perdeu a eleição. Porém, apesar da família Ferreira ter perdido a cadeira na ALEPE porque os líderes da igreja concentraram esforços em seus candidatos, ela conseguiu emplacar o jovem Anderson Ferreira em uma cadeira de federal naquele ano e mostrou com muita competência que há salvação política fora da Assembleia de Deus liderada pelo Pr. Ailton Alves.
Os Ferreiras 3 - Atualmente com o comando da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes com Anderson Ferreira, uma cadeira na ALEPE com André e outra na Câmara do Recife com Fred Ferreira, o Clã trabalha para emplacar uma indicação para disputar o Senado. O nome é André Ferreira (PSC). Para a disputa na Alepe será escalado o ex-deputado Manoel Ferreira.
Campeão de votos – Outro expoente do seguimento evangélico é o pastor Cleiton Collins (PP, imagem), que por duas vezes consecutivas figura na primeira colocação em quantidades de votos para deputado estadual. No último pleito ele chegou a uma marca próxima de 217 mil votos. Além do apoio da Assembleia de Deus, ministério da Madureira, Cleiton também recebe votos de fieis de outras denominações. Eleito pela primeira vez em 2002 em uma campanha sem recursos e que tinha que escrever o número em palitos de picolé, hoje Cleiton é uma verdadeira máquina de votos.
Campeões de evangélicos – Segundo dados do IBGE os municípios pernambucanos que possuem o maior percentual da população que se declara evangélica são: Abreu e Lima (40,47%), Água Preta (37,45%), Barreiros (36,42%), Cabo de Santo Agostinho (36,88%), Camaragibe (31,22%). Embora esteja na 9ª colocação em termos percentuais (31,44%), o município de Jaboatão dos Guararapes possui mais de 200 mil evangélicos.
Guerra santa pelo voto - Com temas polêmicos ganhando notoriedade, a exemplo da identidade de gênero, que é abominado pelo meio cristão, não só as igrejas evangélicas buscarão por um maior protagonismo no próximo ano. A igreja católica prepara Hamilton Apolônio (imagem), fundador da comunidade Boa Nova, como candidato a deputado federal em dobradinha com a deputada estadual Terezinha Nunes (PSDB). Com uma pauta conservadora, os candidatos indicados pelas igrejas concentrarão seus discursos na “defesa e preservação da família”.
Festa – Na próxima sexta-feira (27/10) o Blog Ponto de Vista irá comemorar o seu aniversário de 3 anos. O evento que será às 19 horas, no Coroa Grande Beach Flat, em São José da Coroa Grande, deverá reunir um grande público. Secretário estadual, deputados federais e estaduais já confirmaram presença, além de prefeitos, ex-prefeitos e vereadores de diversos municípios.
Protestos - As péssimas condições da rodovia PE 73, que liga os municípios de Rio Formoso e Gameleira, motivou mais uma vez o protesto de moradores cobrando do Governo do Estado a recuperação da via. No ano passado a população já havia se manifestado pelo mesmo motivo e receberam na época a garantia que a rodovia seria recapeada, porém até o presente momento apenas ações de tapa buraco chegaram a ser realizadas.
Desprezo causa insegurança e desgaste - Por conta da quantidade de buracos espalhados na PE 73, os veículos estão precisando reduzir a velocidade, ficando desta forma vulneráveis a assaltos que estão cada vez mais frequentes no trecho. Não é de hoje que a o desprezo pelo Litoral Sul por parte do secretário de Transportes, Sebastião Oliveira, causa prejuízos à população e à imagem do governador Paulo Câmara.
Ajudou e... - Em entrevista recente o ex-prefeito do Recife, João Paulo (PT, imagem), disse ter o entendimento de que a candidatura de Marília Arraes ao Governo do Estado é irreversível, porém, quando indagado sobre a possibilidade da ocorrência de um segundo turno sem participação da candidata do PT, o ex-prefeito disse que o seu partido votaria em Paulo Câmara.
... atrapalhou - Ao opinar sobre um cenário de segundo turno sem participação de Marília Arraes, das duas, uma: ou João Paulo não aposta no potencial da correligionária, ou não teve sabedoria o suficiente para se desvencilhar da pergunta e afirmar que como militante e entusiasta de uma candidatura própria do partido não passaria por sua cabeça fazer prognósticos sem um nome do PT em um possível segundo turno.
Escrito por Wellington Ribeiro
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 97310-1317 (Claro). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]

Arena – Governador prestigia evento da igreja Assembleia de Deus
O governador Paulo Câmara participou da solenidade, realizada neste sábado (21) na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, que marcou a abertura das comemorações do Centenário que será comemorado no próximo ano pela maior denominação evangélica em Pernambuco.
Acompanharam o chefe do Executivo estadual o prefeito do Recife, Geraldo Julio, o presidente da Alepe, Guilherme Uchoa, o deputado estadual Cleiton Collins e o chefe do Gabinete de Governo, João Campos.
Na oportunidade , Paulo cumprimentou os fiéis e assistiu à cerimônia que contou com a participação de mais de 70 mil pessoas na Arena.
[...]

V Prêmio Pernambuco de Literatura coroa trabalhos de todas as macrorregiões do Estado
A determinação de fomentar a produção literária em todas as macrorregiões de Pernambuco e a democratização do acesso ao livro e à leitura contribuíram para a entrega, nesta terça-feira (17.10), de mais uma importante honraria a artistas pernambucanos. O governador Paulo Câmara comandou, no Palácio do Campo das Princesas, cerimônia de anúncio dos nomes dos cinco escritores vencedores do V Prêmio Pernambuco de Literatura. Na ocasião, Paulo aproveitou para decretar uma mudança no nome do prêmio, que, a partir de hoje, passa a se chamar Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura, em homenagem ao centenário de nascimento do escritor.
A nova denominação veio junto com outras novidades que serão implementadas na próxima edição, como o aumento nos valores pecuniários e ampliação do quadro de contemplados. “O Prêmio Hermilo Borba Filho é, sem dúvida, um importante pilar na estruturação da política que vem sendo desenvolvida para um setor tão fundamental como a cultura. O nosso governo continuará fazendo tudo o que for possível no sentido de valorizar e apoiar as boas iniciativas comprometidas com a literatura e com todos e todas que, de alguma forma, ajudam a construir esse rico cenário”, afirmou o governador.
Sobre a modificação no nome do prêmio, Paulo afirmou que considera uma homenagem mais do que justa à memória do intelectual pernambucano. “Além disso, a honraria representa um verdadeiro incentivo para que as novas gerações conheçam o seu trabalho e sua inestimável contribuição para a cultura de Pernambuco e do Brasil. Sinto-me confiante ao vislumbrar que esse gesto poderá contribuir, em larga medida, para a transmissão e o cultivo do saber cultural entre gerações”, completou.
Foram cinco os escritores pernambucanos agraciados com o prêmio: Ezter Liu, que representa o Agreste, recebeu o Grande Prêmio, com o livro de contos “Das Tripas Coração” - levando a premiação de R$ 15 mil; Walter Cavalcanti Costa, da Mata Norte, venceu com o romance O Velocista; Fred Cajú, do Recife, foi contemplado pelo livro de poemas Nada Consta; Enoo Miranda, de Nazaré da Mata, levou o prêmio pelo livro de poemas Fogo, fato; e Amâncio Siqueira, de Garanhuns, venceu com o romance Absinto. Estes últimos receberão a premiação no valor de R$ 5 mil. Os autores terão suas obras inéditas editadas pela Cepe.
O secretário de Cultura, Marcelino Granja, ressaltou a atitude do governador Paulo Câmara de, em um momento de crise como a que o País passa, aumentar as verbas para incentivar a cultura como um ato de coragem política. “Esse gesto é de quem tem o tino para criar instrumentos de mais acesso e democratização da cultura. Além disso, por meio do decreto assinado, o governador deixa marcado o crescimento da política cultural de Pernambuco”, destacou.
Sobre a futura VI edição do prêmio, a ser realizada em 2018, o gestor da pasta explicou que a premiação passará de R$ 40 mil para R$ 90 mil. “Agora, iremos premiar os primeiros e segundos lugares. Um robustecimento dessa honraria, que, agora, terá no nome a grandeza de Hermilo, uma referência como escritor que marca as artes e a cultura pernambucana”, acrescentou. Serão concedidas premiações de R$ 20 mil para o grande vencedor, cinco prêmios de R$ 10 mil para os primeiros colocados nas quatro macrorregiões do estado e quatro prêmios de R$ 5 mil para os segundos colocados nas quatro Macrorregiões do Estado, conforme estipulado no Edital da seleção pública.
Gestor do Centro Apolo-Hermilo, Carlos Carvalho registrou que o gesto do governador Paulo Câmara de denominar o prêmio Hermilo Borba Filho, no ano do centenário de seu nascimento, marca a história de Pernambuco. “Não basta ser humano ou nascer humano. Temos que nos tornar humanos e, para nos tornarmos humanos, uma das armas da civilização é a arte. E quando o governador constitui o prêmio Hermilo Borba Filho, ele faz esse gesto para a história. A cultura de Pernambuco agradece”, afirmou Carlos.
Também prestigiaram o evento os secretários Nilton Mota (Casa Civil); Antonio Carlos Figueira (Assessoria Especial); Márcio Stefanni (Planejamento e Gestão); João Campos (chefe de Gabinete); Roberto Franca (Desenvolvimento Social, Criança e Juventude); Ruy Bezerra (Controladoria Geral); o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira (representando o prefeito Geraldo Julio); a presidente da Fundarpe, Márcia Souto; o presidente em exercício da Cepe, Ricardo Melo; a presidente da Academia Pernambucana de Letras, Margarida Cantarelli; o reitor da Universidade de Pernambuco, professor Pedro Falcão; e os deputados estaduais Eduíno Brito e João Eudes. [...]

Radar Político (11/10) – Eduardo, Paulo Câmara, o FEM e a ingratidão
O Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal – FEM, criado no ano de 2013 pelo ex-governador Eduardo Campos (In memorian), é sem sombra de dúvida um dos mais exitosos programas da gestão do PSB. Em tempos em que os municípios convivem com sérias dificuldades de investimento devido à fragilidade financeira, o FEM garante que prefeituras executem importantes obras nas áreas de Educação, Saúde, Esporte, Lazer e Saneamento, entre outras.
Os recursos garantidos pelo Governo do Estado para este fundo equivale a média de uma cota mensal do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), valor que tem sido a salvação da gestão de muitos prefeitos. O programa rende frutos tão positivos para a população que chegou a ser uma das bandeiras levantadas por Eduardo em sua curta campanha presidencial.
Na Mata Sul, por exemplo, o programa é responsável pela execução de várias obras, porém a maioria das vezes os louros dessas ações acabam não sendo capitaneados politicamente por quem deveria, mas sim por prefeitos que maldosamente preferem ocultar a participação do Governo do Estado.
Na região onde proporcionalmente o governador Paulo Câmara possui mais prefeitos aliados contam-se nos dedos aqueles que honradamente creditam à gestão socialista as obras realizadas com recursos estaduais em seus municípios. Este tipo de atitude não está relacionado ao fato de alguns quererem se desvencilhar da gestão socialista, mas sim por puro mau-caratismo praticado por gestores ingratos que não possuem no dicionário a palavra “gratidão”.
Impasse com o Senai e ... - Sob orientação do prefeito de Palmares, Altair Júnior (PMDB), o vice-prefeito Agenaldo Lessa (PPS) esteve ontem em Brasília e se reuniu com o Diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, para tratar sobre um precatório que o município tem junto ao órgão e que é responsável por sequestrar mensalmente mais de R$ 400 mil reais do Fundo de Participação dos Municípios destinados à Palmares.
... confiança - Após a reunião o vice-prefeito se mostrou bastante confiante quanto a resolução do impasse que já tirou dos cofres palmarenses mais de R$ 7 milhões . O encontro foi acompanhado pelo ministro Raul Jungmann (Defesa).
Voltando atrás – Após a Câmara de Vereadores de Olinda rejeitar na semana passada um projeto apresentado pelo vereador Saulo Holanda (PTC) que tinha por finalidade conceder o título de cidadão olindense ao ministro de Minas e Energia, Fernando Filho (PSB), a maioria dos vereadores voltaram atrás e aprovaram nesta semana a homenagem ao ministro.
Fórum - O prefeito de catende, Josibias Cavalcanti (PSD), foi recebido em audiência pelo o presidente do TJPE, Desembargador Leopoldo Raposo, no Palácio da Justiça, para tratar sobre a construção do novo Fórum do município. Técnicos do Tribunal estarão em Catende para inspecionar o local terreno que será disponibilizado pela prefeitura.
Nas bases 1 - O deputado estadual José Humberto (PTB, imagem) aproveitou o dia de ontem para visitar aliados na Mata Norte. A primeira parada foi em Condado, onde prestigiou a festa de aniversário do prefeito Cassiano (PTB), depois seguiu para Aliança e se reuniu com o prefeito Xisto Freitas (PSD). A agenda do parlamentar encerrou em Nazaré da Mata, ocasião em que conversou com vereadores.
Nas bases 2 - Na busca por emplacar quarto mandato como deputado estadual, José Humberto tem caminhado bastante. Em relação a 2014, quando obteve mais de 43 mil votos, ele caminha para 2018 com a ampliação de suas bases. Além das zonas da Mata Norte e Sul, o parlamentar tem garantido apoios importantes no Agreste, Sertão e Região Metropolitana do Recife.
Destino - A quem aposte que caso o deputado Federal Silvio Costa (Avante) não viabilize a sua candidatura ao Senado o seu caminho será a ALEPE. A vaga de Federal será disputada por Silvio Costa Filho (PRB), que, diga-se de passagem, está com uma candidatura bastante consolidada e deverá ultrapassar a casa dos 100 mil votos.
Escada 1 - Com uma gestão que deve três meses de salários aos comissionados e um mês aos efetivos, o prefeito de Escada, Lucrécio (PSB), dificilmente viabilizará a candidatura da sua esposa, Edlene Gomes, para deputada estadual. Quem deverá obter expressiva votação no município é a ex-deputada Mary Gouveia (PR).
Escada 2 - Mary chegou a disputar a prefeitura no ano passado e perdeu por apenas 200 votos para Lucrecio. Uma das principais bandeiras que ela levantou durante a campanha foi justamente a de manter o salário do funcionalismo público em dia assim como era na gestão do seu esposo, o ex-prefeito Jandelson Gouveia.
Prestigiando aliado - A ampliação do espaço do Solidariedade no Governo foi um importante passo dado pelo governador Paulo Câmara para fortalecer o seu arco de aliança. Já participante da gestão ao comandar a Jucepe, o partido de Augusto Coutinho (imagem) ganha o controle da Pepart, órgão que tem atuação na regularização fundiária. O indicado para a Pepart foi Jogli Uchôa, ex-prefeito de Araçoiaba.
Família - Aliado de primeira hora do governador e entusiasta do fortalecimento da Frente Popular, o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchôa (PDT), não deve ter gostado nada da indicação feita para a Pepart. Embora primo de Jogli, Guilherme é adversário político dele no município de Araçoiaba. Lá, o presidente da ALEPE é aliado do prefeito Joamy (PDT).
Aprovado- A recém-criada 10º Companhia Independente de Polícia Militar, que abrange os municípios cinco municípios do Litoral Sul do Estado, realizou a operação Tolerância Zero nos municípios de Tamandaré, Sirinhaém e Rio Formoso. A operação comandada pelo Major Fernando Júnior recebeu a aprovação da população e é um ponto positivo para a gestão de Paulo Câmara.
Escrito por Wellington Ribeiro
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 97310-1317 (Claro). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]
