Tag: Paulo Câmara

Radar Político (09/10) – Paulo precisa fazer mais do que imagina para convencer aliados
Se por um lado o governador Paulo Câmara está se esforçando para resolver problemas de caráter administrativo, a exemplo da segurança pública, seu maior calo, e político, com a abertura de espaços para acomodar partidos com o objetivo de fortalecer os seus planos de disputar a reeleição, por outro parece que estes movimentos não estão surtindo o efeito desejado ao ponto de empolgar aliados. O principal indicativo disto é a ausência de lideranças entre os partidos que compõem a Frente Popular que estejam trabalhando para disputar uma das vagas ao Senado em sua chapa.
O deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB), que até meses atrás falava abertamente em disputar o Senado, já não toca mais no assunto. Nem dentro do próprio partido, o PSB, há quem se dispunha a concorrer ao posto. Nomes como os dos deputados Danilo Cabral e Felipe Carreiras, os mais fortes dentro do partido, se concentram em suas reeleições. Mesma posição tomada por André de Paula e Sebastião Oliveira, principais nomes do PSD e PR, respectivamente. Seria este um sinal de que os aliados não estão apostando na competitividade de uma chapa encabeçada por Paulo Câmara?
Recentemente o prefeito Lula Cabral sugeriu o nome de André Ferreira (PSC) para disputar uma das vagas pela Frente Popular, no entanto, dias depois André foi visto discursando na tribuna da ALEPE falando mal da forma como a segurança pública é conduzida no Estado. Uma demonstração mais do que clara de que prefere distância do Palácio.
Em um cenário em que aliados graúdos se acovardam, nome como o da deputada federal Luciana Santos (PC do B) é lembrado como alternativa para encarar o desafio. Se não fosse o fato de Luciana ser considerada como candidata de difícil reeleição para a Câmara Federal, poderíamos achar que haveria confiança dentro da Frente Popular.
Ao que parece, o governador precisará fazer mais do que imagina para convencer aos próprios aliados de sua reeleição.
Sem garantias - A abertura de um espaço no primeiro escalão do Governo do Estado para o PP pode não se materializar em um apoio a reeleição do governador Paulo Câmara nas eleições de 2018. Deixado à margem todos estes anos, agora o partido pode dar o troco. “Comer no prato agora não garante lavar a louça no próximo ano”, afirma um pepista em reserva.
Perda e ... – O vice-prefeito de Barreiros, Thomaz Baleia, levou um susto ao saber que a cidade perdeu o valor de R$ 200 mil porque o ex-prefeito Carlinhos da Pedreira (PSB) não cumpriu no ano passado uma das etapas para que os recursos pudessem chegar ao município. Os recursos eram fruto de uma emenda da deputada Simone Santana (PSB) e seria responsável pela construção de uma Praça no bairro de Rio Una.
... ganho – Começa nesta segunda-feira o início das obras de pavimentação da Rua Maria Amália. A ação é resultado de uma articulação do prefeito Elimário Farias e do vice-prefeito Thomaz Baleia junto ao Governo do Estado por meio de João Campos, chefe de gabinete do governador. Demanda antiga dos moradores do Bairro do Rio Una, a obra possibilitará ao município de Barreiros outro acesso pavimentado.
Ipojuca - Aliado da prefeita Célia Sales (PTB), o deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos) garantiu ao município a liberação de recursos federais para as áreas de Agricultura, Esportes, Direitos Humanos e Tecnologia. O anunciou aconteceu em um encontro que realizou com o secretário municipal de Governo, Romero Sales, em Brasília.
Comendo calado - O deputado estadual Pedro Serafim Neto (PDT) está fazendo questão de se manter fora dos holofotes da política. Sem alarde, tem fechado apoios no varejo valendo-se da estratégia de não causar alarde para não ver as suas bases serem aliciadas por adversários. Para federal fechou com Guilherme Uchôa Júnior (PR), com quem dobrará em boa parte de suas bases na Mata Sul.
Camutanga 1 – O prefeito Armando Pimentel (PSB, imagem) está bem decidido em relação a quem vai apoiar no próximo ano. Além de caminhar com a reeleição do governador, ele vai de Guilherme Uchôa para estadual e Sebastião Oliveira para federal.
Camutanga 2 - Já a oposição, liderada por Doda Soares (PR) e composta por quatro vereadores, está sem federal, mas unida com Henrique Queiroz para estadual. O clima político em Camutanga permanece bem acirrado. A diferença de apenas 35 votos entre Armando Pimentel e Doda na disputa pela prefeitura mostra que Camutanga caminhará bastante dividida para 2018.
Quem vai quebrar a cara ? – Enquanto o prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, afirma aos quatro cantos que é questão de tempo para o comando do PR ir para as suas mãos, o deputado federal licenciado e secretário de Transportes, Sebastião Oliveira, atual presidente estadual do partido, garante que a sigla ficará com ele.
Tá enganando a quem? - Embora petistas próximos ao senador Humberto Costa insistam em dizer que ele é candidato à reeleição, não são poucas as movimentações que Humberto tem feito em relação a fechar apoios para uma candidatura a deputado federal.
Escrito por Wellington Ribeiro
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 97310-1317 (Claro). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]

Radar Político (04/10) – Lucas Ramos, uma promessa para a Câmara Federal
Eleito em 2014 para a Assembleia Legislativa com uma expressiva votação que superou os 58 mil votos, o jovem deputado Lucas Ramos (PSB, imagem) está mais que decidido a disputar uma cadeira na Câmara Federal.
Principal alternativa da Frente Popular para contrapor o poderio do clã Coelho em Petrolina, Lucas tem a sua eleição tratada como prioridade pelo Palácio, por esta razão não deverá lhe faltar o apoio necessário para competir com força na maior cidade do Sertão.
Filho do ex-deputado estadual e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Ranilson Ramos, o parlamentar tem trabalhado bastante para pavimentar a sua candidatura não apenas para ampliar a sua votação em Petrolina, onde em 2014 obteve 15 mil votos, mas também nos demais municípios do Sertão do São Francisco, Central e do Araripe, mas também no Agreste e na Região Metropolitana do Recife.
Além de Petrolina, ele possui atualmente uma sólida base de apoio nos municípios de Verdejantes, Ipubi, Cabrobó, Exu, Lagoa Grande, Palmerina, Ouricuri, Gravatá, Jaboatão dos Guararapes e no Recife. Com o objetivo de dobrar prioritariamente com deputados da base, Lucas já está em conversas embrionárias com o deputado Rodrigo Novaes, de onde pode surgir uma parceria bastante promissora.
Pessoas próximas ao deputado Lucas Ramos afirmam que ele deverá superar a marca dos 100 mil votos. Caso consiga o feito ele garantirá uma vaga na Câmara Federal e realizará o seu sonho, que é o de fazer ressoar em Brasília uma voz que defende com propriedade os interesses do sertão pernambucano.
Criticas e...- Sempre que tem oportunidade o senador Armando Monteiro (PTB, imagem) não deixa de alfinetar a gestão do governador Paulo Câmara (PSB). Desta vez o oposicionista culpou “a paralisia, a falta de iniciativa e o imobilismo” pela queda de Pernambuco no ranking de competitividade e de condições de vida dos Estados.
... ironias - O senador petebista aproveitou também para ironizar com o novo slogan do Governo Estadual, “mais do que você imagina”, dizendo: “Diferente da propaganda oficial, lamentavelmente os pernambucanos estão em uma situação ainda pior do que imaginam”, disse.
Chapinha da ....– Sob o comando estadual de Ernesto de Paula (imagem), o Partido Republicano Progressista está montando uma excelente chapinha para aqueles que pretendem chegar Assembleia Legislativa de Pernambuco por um caminho mais curto.
... oportunidade - Em 2014 o PRP fez uma chapinha que alcançou mais de 139 mil votos, garantindo assim uma vaga. Naquela ocasião João Eudes foi eleito com pouco mais de 27 mil votos. A expectativa para 2018 é que todos os candidatos do partido alcancem juntos uma votação próxima de 200 mil votos, o que garantiria duas vagas. Atualmente o partido não conta com nenhum deputado estadual, o que tem facilitado a preferência por candidatos de potencial entre 10 e 20 mil votos.
Incursões 1 - Com a expectativa de sair somente do Recife com uma votação superior a 20 mil votos para deputado estadual, o vereador do recifense Davi Muniz (PEN) está viajando bastante pelo interior do Estado na busca por expandir a as suas bases.
Incursões 2 - Em Lagoa do Carro, na Zona da Mata Norte, Davi Muniz já contabiliza o apoio de três vereadores, são eles: Lau da Saúde e Lariquim, ambos do PEN, e Sérgio Vasconcelos (PTB). Municípios do Agreste e Sertão também estão sendo alvos das investidas de Muniz.
Homenagem para...- O deputado estadual Ricardo Costa (PMDB, imagem) conseguiu, ontem, na reunião da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, o prosseguimento de uma proposta de sua autoria que concede ao Bispo Samuel Cássio de Oliveira, líder da Assembleia de Deus, Ministério da Madureira, o título de cidadão pernambucano.
... religioso - Um dos pré-requisitos para a concessão de Título de Cidadão na ALEPE é que o homenageado viva ao menos 5 anos no Estado. Residente no Rio Janeiro, o líder religioso deverá ganhar a homenagem graças a bem fundamentada defesa realizada pelo peemedebista na reunião do Colegiado. Pertencente ao ministério da Madureira, o Pr. Cleinton Collins (PP) perdeu a oportunidade de ter realizado este gesto com o líder de sua denominação.
Na capital... - Preocupados a queda drástica na arrecadação e a redução nos repasses federais, prefeitos pernambucanos se uniram a gestores de outros municípios do Brasil para cobrar respostas dos parlamentares e do presidente Michel Temer em Brasília.
...Federal - Da Mata Sul estiveram presentes os prefeitos Pel Lages (São José da Coroa Grande), Marquinhos Moura (Maraial), Marivaldo Andrade (Jaqueira) e Juninho Amorim (São Benedito do Sul). Quem fez questão de recepcionar boa parte dos prefeitos foi o deputado federal João Fernando Coutinho (PSB).
Casa Civil - Os prefeitos Altair Júnior (Palmares) e Eudo Magalhães (Xexéu) estiveram reunidos no dia de ontem, no Palácio, com Nilton Mota, o novo secretário da Casa Civil. Acompanhados do deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PSB) os gestores apresentassem algumas reivindicações, a exemplo da liberação de recursos para a realização de obras.
Marília na Mata Sul - Principal nome da esquerda para disputar o Governo do Estado, a vereadora recifense Marília Arraes (PT) cumpre agenda nesta quarta-feira no município de Palmares. Visita a ex-prefeito e ao bispo local, entrevistas a emissora de rádios e reunião na Câmara de Vereadores fazem parte da programação de Mária na Capital da Mata Sul.
Escrito por Wellington Ribeiro
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 97310-1317 (Claro). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]

Governador Paulo Câmara apresenta pleitos a ministro das Cidades
BRASÍLIA - O governador Paulo Câmara esteve hoje (03.10) com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, apresentando pleitos para que o Ministério possa enquadrar obras de saneamento nas regras da Instrução Normativa 14, permitindo à Compesa tomar empréstimos em torno de R$ 350 milhões, usando recursos do FGTS.
Em agosto, o Governo Pernambuco cadastrou 50 propostas para ampliar os investimentos em saneamento, no montante de R$ 2 bilhões para obras em todo o Estado. Caso viabilizados, R$ 1,7 bilhão será de empréstimo ao Governo do Estado. Na reunião de hoje, ficou pactuado que será estabelecido um grupo de trabalho conjunto, com técnicos da Compesa, do Ministério e da Caixa Econômica Federal para analisar as propostas e viabilizar a assinatura dos contratos de financiamento até o final de dezembro deste ano.
“Temos um plano de investimentos muito ousado, que nos permitiu ultrapassar a marca de R$ 1,5 bi investidos nos últimos 3 anos. A Compesa está estruturada e pela primeira vez em sua história poderá tomar empréstimos diretamente. A boa gestão de uma empresa pública permitirá acelerar ainda mais os investimentos em saneamento para milhares de pernambucanos", registrou o governador Paulo Câmara.
Dentre as obras que o Governo do Estado pretende tomar empréstimo para viabilizar o seu andamento, destacam-se: Ampliação dos Sistemas de Água em Morros do Recife e de Jaboatão dos Guararapes, e nas cidades do Cabo de Santo Agostinho, Caetés, Capoeiras, Camaragibe, Custódia, Garanhuns, Gravatá e Ipojuca.
Também foi priorizada pelo governador a Adutora do Alto Capibaribe, que atenderá 8 municípios do Agreste Setentrional (Santa Cruz do Capibaribe, Jataúba, Toritama, Taquaritinga do Norte, Vertentes, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá e Vertente do Lério).
Na área de esgotamento sanitário, o Governo de Pernambuco pretende destinar mais de R$ 100 milhões para ampliação dos sistemas de Recife e Petrolina.
Aproveitando o encontro, o governador pediu o empenho do Ministério das Cidades para destravar obras importantes que estão em andamento, mas que ainda não receberam nenhum repasse do Governo Federal e estão sendo tocadas com recursos próprios, a exemplo da Ampliação do Abastecimento de Água do Cabo de Santo Agostinho (Cidade Garapu e Charneca).
Na ocasião, Paulo também solicitou agilidade para autorizar o início das obras da Adutora de Alto do Céu, que injetará mais água para a Cidade de Olinda.
A reunião desta terça-feira contou com as presenças do presidente da Compesa, Roberto Tavares, do assessor especial do Ministério das Cidades, Olavo Andrade, e do secretário-executivo do Ministério, Marco Aurélio. [...]

Armando vê “imobilismo” de Paulo Câmara na queda de Pernambuco no ranking dos Estados
O senador Armando Monteiro (PTB-PE) culpou “a paralisia, a falta de iniciativa e o imobilismo" do governo Paulo Câmara (PSB) pela queda de Pernambuco no ranking de competitividade e de condições de vida dos Estados, no qual perdeu cinco posições sobre 2016, caindo do 13º para o 18º lugar, a segunda pior performance em termos relativos, atrás apenas do Amapá. “Pernambuco precisa de um novo rumo para o desenvolvimento”, proclamou, em discurso, nesta terça-feira (3), no plenário do Senado.
“Há claros sinais de retrocesso em várias áreas. A pesquisa mostra que Pernambuco está perdendo espaço e protagonismo no cenário nacional”, enfatizou Armando, referindo-se ao levantamento, divulgado no final do mês passado, do Centro de Liderança Pública, em parceria com a consultoria Tendências e a revista The Economist.
O estudo avalia anualmente, desde 2011, a performance dos 26 Estados e do Distrito Federal em dez pilares, incluindo educação, infraestrutura, eficiência da máquina pública, segurança pública, sustentabilidade social, inovação, potencial de mercado.
Armando Monteiro destacou que, no 18º lugar do ranking, Pernambuco foi ultrapassado, no Nordeste, pelo Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, enquanto Alagoas, Bahia e Piauí registraram avanços ou se mantiveram estáveis. “O Estado involuiu em fatores cruciais para a competitividade, como infraestrutura, potencial de mercado, educação e capital humano”, salientou.
O senador sublinhou que, no quesito segurança pública, Pernambuco teve nota zero, ficando “na última e vergonhosa posição do ranking”. O petebista lembrou que Pernambuco ocupou o 23º lugar em mobilidade urbana, o 18º na qualidade das rodovias, o 19º em sustentabilidade social, abaixo do Ceará, Bahia e Paraíba; o 19º na proporção de domicílios com acesso a água encanada, e, na educação, o 16º o 17º nas avaliações do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e do PISA (Programa Internacional de avaliação de Alunos), respectivamente.
Numa referência implícita ao slogan do governo estadual, “mais do que você imagina”, Armando Monteiro concluiu o pronunciamento afirmando que “diferente da propaganda oficial, lamentavelmente os pernambucanos estão numa situação ainda pior do que imaginam”. [...]

Paulo Câmara oficializa mudanças no secretariado e reforça o compromisso do Governo de Pernambuco com a população
O governador Paulo Câmara empossou, nesta quinta-feira (28.09), no Palácio do Campo das Princesas, novos comandantes de secretarias de Estado. Nilton Mota deixou a Agricultura e Reforma Agrária (SARA) para conduzir a Casa Civil; Antonio Figueira, que estava à frente da pasta, assumiu a Chefia da Assessoria Especial do Governador, que antes era comandada por Zé Neto - que passou a coordenar a Executiva de Relações Institucionais da Casa Civil; e Wellington Batista entrou na gestão para administrar a SARA. Paulo destacou que as mudanças são ajustes que dialogam com o compromisso do Governo de Pernambuco de sempre trabalhar para promover o melhor para a população.
"Quero reafirmar a vocês que o nosso foco é governar Pernambuco e trabalhar para melhorar a vida do povo. Ninguém pode sair desse caminho. O caminho é o povo de Pernambuco. É conversar, dialogar, ter transparência e ter entrega, doações. É isso que nossa equipe faz: fazer com que as coisas aconteçam. Sabemos que contamos com gente que nos ajudou demais e que fez equipes coesas, pé no chão e que souberam dar respostas. E, hoje, só tenho a agradecer e pedir que todos continuem a ajudar”, afirmou o governador Paulo Câmara, acompanhado da primeira-dama Ana Luiza Câmara.
O chefe do Executivo estadual registrou o bom trabalho realizado por Nilton Mota frente à pasta de Agricultura e Reforma Agrária e destacou que ele e José Neto encontrarão uma Casa Civil estruturada. “Nesse novo papel, continuem a ouvir a sociedade civil, a classe política e a fazer as parcerias necessárias junto aos prefeitos e prefeitas, ajudando Pernambuco a se desenvolver por inteiro. O Governo do Estado tem feito muita parceria, e isso tem sido o diferencial”, ressaltou.
Paulo acrescentou, ainda, que o trabalho na Casa Civil continuará, com a certeza de que será bem feito e realizado com tanta paciência como pelo antecessor, Antonio Figueira. “Ele (Antonio) cumpriu um papel importante. É experiente, organizado, trabalhador e faz com que as coisas cheguem para quem precisa. Nosso governo é entrega. É atender o cidadão se colocando no lugar do cidadão e fazendo com que a gente entenda o que se passa na sociedade”, completou o governador.
Ao novo secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Wellington Batista, o chefe do Estadual deu as boas vindas e afirmou que o novo gestor verá uma equipe trabalhadora e solidária. “Privilegiamos a agricultura familiar, trabalhamos para que chegue água para a população da Zona Rural. E, agora, vamos ter a oportunidade de continuar esse trabalho. Não tenho dúvida de que Wellington vai cumprir a missão com toda competência e eficiência. Tenho muita confiança de que ele vai fazer com que as ações cheguem mais rápido ao povo”, pontuou.
Empossado como secretário da Casa Civil, Nilton Mota agradeceu ao governador pela confiança depositada ao longo dos dois anos e nove meses frente à pasta de Agricultura e Reforma Agrária, e reafirmou o compromisso de seguir ajudando Pernambuco a avançar na nova função. “Tenho orgulho de fazer parte da equipe do governador Paulo Câmara, pois Pernambuco é exemplo para o Brasil de como se governar com dignidade. Hoje, meu sentimento é de compromisso. Assumi uma nova tarefa na vida profissional que, talvez, seja o maior desafio que eu devo enfrentar”, destacou, acrescentando que seu antecessor, Antonio Figueira, foi “um amigo e conselheiro ao longo da trajetória na (pasta de) Agricultura”.
Para o novo secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Wellington Batista, gerir a pasta é um grande desafio, uma vez que é uma área de grande significância, do ponto de vista social e econômico para o Estado de Pernambuco. “Eu encaro esse desafio com muita disposição, com muita vontade de trabalhar. Nós encontramos uma Secretaria organizada e bem avaliada através do excelente trabalho feito pelo secretário Nilton Mota, e o nosso objetivo é manter o que está funcionando bem e avançar no que for preciso, então, estamos com muita disposição e com muita vontade de acertar”, pontuou Wellington.
Também estiveram presentes na solenidade o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Raul Henry; os secretários Pedro Eurico (Justiça e Direitos Humanos); Irã Costa (Saúde); Fred Amâncio (Educação); João Campos (Chefe do Gabinete do Governador); Felipe Carreras (Turismo, Esportes e Lazer); César Caúla (Procuradoria Geral do Estado); Francisco Papaléo (Cidades); Silvia Cordeiro (Mulher); Lúcia Melo (Ciência e Tecnologia); Marcelino Granja (Cultura); Márcio Stefanni (Planejamento e Gestão); Alexandre Valença (Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação); Sérgio Xavier (Meio Ambiente e Sustentabilidade); coronel Eduardo Pereira (Chefe da Casa Militar); Antônio de Pádua (Defesa Social); Marcelo Barros (Fazenda); Ruy Bezerra (Controladoria); Roberto Franca (Desenvolvimento Social, Criança e Juventude); Kaio Maniçoba (Habitação); e Milton Coelho (Administração).
Ainda o prefeito do Recife, Geraldo Julio; o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi; o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o desembargador Leopoldo Raposo; o deputado estadual Cleiton Collins, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco em exercício; os deputados federais Danilo Cabral, Tadeu Alencar e Wolney Queiroz; os deputados estaduais André Ferreira, Claudiano Martins Filho, Francismar Pontes, Gustavo Negromonte, Isaltino Nascimento, Jadeval de Lima; Joaquim Lira; Aluísio Lessa, Eduíno Brito, Beto Accioly, Ricardo Costa, Roberta Arraes, Rodrigo Novaes, Romário Dias, Terezinha Nunes e Vinicius Labanca; o vereador Eduardo Marques, presidente da Câmara Municipal do Recife; o bispo diocesano de Caruaru, Dom Bernardino Marchió; e o ex prefeito de Olinda, Renildo Calheiros.
BREVES PERFIS:
NILTON DA MOTA SILVEIRA FILHO - Nilton Mota nasceu em 29 de março de 1965 e é natural de Surubim, tendo se formado em administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1986. Em 2007, foi nomeado chefe de gabinete da secretaria Estadual de Educação (SEE), assumindo a titularidade da pasta em 31 de março de 2010. Presidiu a Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) onde permaneceu até junho de 2012. Convidado pelo Prefeito do Recife, Geraldo Julio, assumiu em janeiro de 2013 a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos. Acumulou a função de presidente da URB, até abril de 2013. Em 2015, na gestão do governador Paulo Câmara, assumiu o cargo de secretário de Agricultura e Reforma Agrária – para o qual foi licenciado do cargo de deputado estadual - onde trabalhou até 27 de setembro de 2017.
WELLINGTON BATISTA - Wellington Batista é pós-graduando em Gerência de Cidades pela Universidade de Pernambuco, pós-graduado em Políticas e Estratégias pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra e Cientista Social pela Fafica. Batista é secretário executivo do Diretório Estadual do PDT em Pernambuco. Foi secretário de Governo de Caruaru de 1993 a 1996 e vereador constituinte de 1989 a 1992. Também foi chefe de gabinete da Prefeitura de Caruaru de 1983 a 1988.
ANTONIO CARLOS DOS SANTOS FIGUEIRA - Antonio Figueira nasceu no Recife, em Pernambuco, no dia 19 de outubro de 1960. Casado e pai de duas filhas, é filho do professor Fernando Figueira, fundador do Instituto Materno Infantil de Pernambuco (IMIP). Formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e se especializou em Saúde Materno Infantil no Centro Latino Americano de Perinatologia, da Organização Pan Americana de Saúde, no Uruguai. Em 1986, Figueira assumiu a Assessoria Especial do governador de Pernambuco. Figueira coordenou, em 2014, a campanha vitoriosa de Paulo Câmara ao Governo de Pernambuco. Em 2015, assumiu a gestão da Secretaria da Casa Civil, também no Governo Paulo Câmara, onde ficou até 27 de setembro de 2017.
JOSÉ FRANCISCO CAVALCANTI NETO - José Neto nasceu no Recife, em 15 de dezembro de 1971. Formado em Direito pela Faculdade de Direito do Recife, é auditor do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), onde exerceu as funções de assessor técnico da Controladoria de Controle Externo e de diretor departamental, entre outros. Atuou, também, como assessor especial do Governo do Estado e como assessor do Tribunal Regional Federal da 5ª Região. No Governo Eduardo Campos, exerceu o cargo de secretário executivo de Pessoal e de Relações Institucionais da Secretaria de Administração, de 2007 a março de 2010, quando assumiu a titularidade da pasta, na qual ficou até dezembro. Desde janeiro de 2015 até 27 de setembro de 2017, foi chefe da Assessoria Especial do governador Paulo Câmara. [...]

Radar Político (28/09) – Paulo Câmara move as peças e Zé Queiroz pode compor chapa
A atitude de atrair o PDT ao abrir espaço no primeiro escalão do Governo oferecendo a pasta de Agricultura para que Zé Queiroz, mandatário da sigla no Estado, pudesse indicar um aliado, foi sem dúvida uma excelente jogada do ponto de vista estratégico para o fortalecimento da Frente Popular no Agreste, região onde o governador precisa reagir devido ao crescimento do campo oposicionista e também compensará um pouco a perda do tempo de televisão que terá com a saída do PMDB do bloco.
Não poderia também deixar de mencionar que a aliança com o PDT serve como um balde de água fria nos petistas que defendem a candidatura própria e que contavam com a sigla brizolista em uma coligação.
Se por um lado o Governo agiu para prestigiar o PDT e ao mesmo tempo afagou o PMDB, mantendo o deputado estadual Gustavo Negromonte na Alepe ao enviar Nilton Mota para a Casa Civil, por outro acabou de criar um clima de insatisfação entre os deputados governistas.
Acusado de privilegiar ações da pasta em suas bases eleitorais preterindo as demandas apresentadas pelos deputados, Nilton Mota não é visto com bons olhos pelos parlamentares para ocupar a Casa Civil.
Por sua vez, o retorno do PDT à base de Paulo Câmara foi um bom negócio não só para Wolney Queiroz, que até pouco tempo era visto como ex-deputado em atividade e agora terá uma estrutura robusta para impulsionar a sua reeleição, mas também para o seu pai Zé Queiroz, que a tem de volta os holofotes voltados para si.
Candidatíssimo - Não será novidade alguma se Zé Queiroz figurar na chapa majoritária no próximo ano, seja como candidato a vice-governador, seja como candidato a senador. Desde o ano de 2002 o PDT compõe chapas majoritárias em Pernambuco.
Histórico - Em 2002 teve Ilo Jorge como candidato a governador, em 2006 e 2010 emplacou o nome de João Lyra na vice de Eduardo Campos, já em 2014 foi a vez de outro pedetista, Paulo Rubem, figurar como candidato a vice na chapa encabeçada por Armando Monteiro. A razão de não ter assumido a Secretaria de Agricultura é um sinal de que Zé Queiroz será candidato a alguma coisa no próximo ano.
Pedra cantada - Na última terça-feira ouvi de um governista que bate o cartão no Palácio do Campo das Princesas a afirmação de que ninguém que compõe o primeiro escalão poderá ser candidato em 2018, com exceção de Nilton Mota. Foi esta a razão do ex-prefeito de Caruaru não assumiu a pasta.
Boato e... - Ao contrário do que tentam propagar, a substituição de Antônio Figueira da pasta da Casa Civil não estaria relacionada ao trabalho que ele vinha desempenhando no posto.
....verdade - Esta arrumação foi costurada pelo próprio Figueira, que em um ato de grandeza se sacrificou na busca por uma alternativa para fortalecer a candidatura à reeleição do governador Paulo Câmara, mostrando desta forma que não possui vaidade com cargos. Vai quebrar a cara aquele que pensar que por estar na Assessoria Especial Figueira não permanecerá sendo o homem forte no Governo.
Bebeu água 1 – A informação de que o deputado estadual Romário Dias (imagem) iria assumir a Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendorismo não prosperou. Segundo a avaliação de um observador político a ida de Romário para o primeiro escalão não contemplaria ninguém, senão apenas ele. O seu partido, o PSD, já possui a robusta Secretaria das Cidades de porteira fechada, o que inclui o Detran e o Consórcio Grande Recife.
Bebeu água 2 - Outra justificativa para a permanência de Romário na ALEPE seria a de evitar uma crise com o prefeito de Paulista, Júnior Matuto, já que a sua licença abriria espalho para o suplente Sérgio Leite, desafeto do prefeito de um dos maiores municípios comandado pelo PSB.
Dança das cadeiras continua - O que se comenta é que a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendorismo foi negociada com outro partido. Embora o Palácio guarde a sete chaves, o atual secretário Alexandre Valença foi visto na última terça-feira na sede do Governo, ocasião em que se reuniu com o governador.
Ampliando a base - Candidatíssimo a deputado federal, o Bispo Ossesio Silva, atual deputado estadual pelo PRB, recebe um reforço em tanto para o seu projeto. Além de possuir o apoio da Igreja Universal do Reino de Deus, o parlamentar também contará com a ajuda da Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil para Cristo, que tem como líder o pastor José Benedito da Silva. A organização evangélica possui cerca de 130 templos e mais de 30 mil membros só em Pernambuco.
Prestígio em alta - André Carvalho, empresário da Rádio Maranata FM, emissora campeã de audiência entre o seguimento evangélico, recebe amanhã, na Câmara de Vereadores de Jaboatão dos Guararapes, a “Medalha do Mérito Vidal de Negreiros”, maior comenda concedida pela Casa Legislativa. Filho do ex-deputado federal Salatiel Carvalho, André é nome lembrado para disputar uma cadeira na Câmara Federal embalado pelo crescimento da influência dos eleitores evangélicos nas eleições.
Joaquim Nabuco 1 - O Ministério Público de Pernambuco recomendou ao prefeito Neto Barreto (PTB, imagem), a se abster de utilizar apenas as cores de sua campanha eleitoral nos prédios públicos e nos fardamentos de alunos e servidores públicos municipais, sob o risco de responder a uma ação de improbidade administrativa.
Joaquim Nabuco 2 - A cor amarela e azul, características dos prédios particulares da família Barreto, colorem desde os postos de saúde, às escolas municipais, fardamentos e até o portal da entrada da cidade. Essa não foi a primeira notificação do MPPE ao prefeito Neto Barreto. Em um passado recente o gestor havia sido notificado pela prática de nepotismo.
Vitória - Com um placar de 10 x 1 o ex-prefeito de Barreiros, Carlinhos da Pedreira (PSB), obteve nesta semana uma grande vitória ao ter as suas contas do exercício 2013 aprovadas pela Câmara Municipal. O único voto contrário foi o do vereador irmão Wellington (PDT). Faltaram a sessão os vereadores Brito (PSC) e Ivalda Farias (PDT).
Torcida - O entusiasmo com a pré-candidatura de Fernando Bezerra Coelho (PMDB) ao Governo do Estado é tão grande entre alguns prefeitos que já existe um grupo de Whatshapp repleto de gestores que apoiam o projeto.
Escrito por Wellington Ribeiro
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 97310-1317 (Claro). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com
[...]

Dança das cadeiras – Governador empossa novos secretários nesta quinta-feira (28/09)
O governador Paulo Câmara empossará, nesta quinta-feira (28/09), às 14h30, em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas, novos secretários estaduais: Nilton Mota, que deixa a Agricultura e Reforma Agrária e assume a Casa Civil; José Neto, que sai da Chefia da Assessoria Especial e assume a Secretaria Executiva da Casa Civil; Antônio Figueira, que deixa a Casa Civil e assume a chefia da Assessoria Especial; e Wellington Batista, que entra no Governo para comandar a Agricultura e Reforma Agrária. [...]

Coluna o Direito da Política na Semana (23/09) – Raquel Dodge, uma estreia non grata
ESTREIA NON GRATA – Foi assim que a nova PGR, Raquel Dodge (imagem), estreou no STF. Em sua sessão inaugural como procuradora-Geral da República, ela distribuiu memorial aos ministros requerendo o indeferimento do pedido da defesa do presidente Michel Temer (PMDB). De modo breve, ela reafirmou a necessidade de prévia análise política da acusação, e sugeriu o encaminhamento da denúncia para a Câmara Federal. Agora, é preciso analisar friamente a primeira atitude. O presidente vai encarar a primeira atitude como um tiro no pé? Será isso uma estratégia da nova PGR? Ou será que o próprio presidente Michel Temer quer que tal denúncia vá logo à Câmara Federal para, assim como a última, ser suspensa até o final do mandato?
SEMPRE ELE – O único ministro do STF a votar favoravelmente ao pedido da defesa do presidente Michel Temer foi Gilmar Mendes (mais do que óbvio). Ele votou pela devolução à PGR da segunda denúncia apresentada pelo agora ex-PGR Rodrigo Janot.
#SAUDADES? #SQN – Há quem já sinta saudades do ex-PGR Rodrigo Janot. Foi ele o primeiro PGR a incomodar as mais altas autoridades republicanas. Mas há também quem não quer ver ele nem pintado de ouro, a começar pelo presidente Michel Temer, os ex-presidentes Lula (PT), Dilma (PT), Collor (PTC) e Sarney (PMDB); os atuais ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco (PMDB); os ex-ministros/assessores Henrique Alves, Geddel Vieira Lima e Rodrigo Loures; pense na lista...
DELAÇÃO – Já havíamos adiantado na última coluna, e acertamos. A delação de Lúcio Funaro, apontado pela PF como operador do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), está dando o que falar. Parece até que ele estimulou o seu antigo aliado, Eduardo Cunha, a também negociar acordo de delação premiada. E aí, amigos, não sobrará terra sobre terra em Brasília. Viver para ver!
CPMI DA PIZZA DE CARNE – “Aqui tem qualidade”, já dizia o slogan da JBS. Já a CPMI instalada, não tem tanta qualidade assim. A começar pelo famigerado relator, o Deputado Federal Carlos Marun (PMDB), fiel defensor do ex-Deputado Federal Eduardo Cunha e do presidente Michel Temer. Nessa semana, CPMI DA JBS (que já se sabe que não dará em nada), aprovou a convocação do ex-procurador Marcello Miller, suspeito de utilizar de informações privilegiadas da PGR durante negociações do acordo de colaboração premiada de executivos da JBS. Na mesma reunião, a CPMI também aprovou convite ao agora ex-PGR, Rodrigo Janot. O detalhe é que Rodrigo Janot pode recusar o convite e não comparecer.
INDICIADOS – A Polícia Federal indiciou os irmãos Batista, Joesley e Wesley, na Operação Tendão de Aquiles. Os empresários são investigados pelo uso indevido de informações privilegiadas em transações no mercado financeiro no período em que houve a divulgação do conteúdo das gravações e da delação premiada celebrada com a PGR. Ninguém é bobo ao ponto de imaginar que o Jornalista Lauro Jardim, do O'Globo, responsável pelo furo de reportagem, sonhou com a delação. Logicamente a fonte fez bem o seu trabalho!
ESTAMOS SEGUROS, OBRIGADO – Novo fato curioso ocorreu nesta semana. O desgoverno do cada vez mais mal avaliado, Paulo Câmara (PSB), parece não ter limites de incompetência na área da segurança pública. Meses depois do Secretário de Planejamento e Gestão, Marcio Stefanni, admitir que "eu me sinto seguro em Pernambuco porque já fui roubado na cidade de Paris, Rio de Janeiro e São Paulo, e nunca fui aqui", agora foi a vez do Secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua (imagem), dizer que "aqui em Pernambuco nós temos um policiamento suficiente para fazer a segurança. Nós agradecemos o oferecimento, mas realmente nós não necessitamos aqui em Pernambuco utilizar as Forças Armadas para a nossa segurança pública". E você, também acha o policiamento suficiente na sua rua, no seu bairro e na sua cidade???
VELHOS DITADOS – Ainda sobre o assunto acima, recordamos de alguns ditados populares: “de graça, até injeção na testa” ou “quem avisa, amigo é”. A verdade é que o recado precisa ser dado: o povo de Pernambuco não pode se dar ao luxo de, nesse momento, negar auxílio Federal para tratar do problema da segurança pública.
SALÁRIO DOS VEREADORES DOS MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS – De acordo com resposta dada pelo TCE/PE à consulta formal realizada pelo presidente da Câmara Municipal de Ibirajuba/PE, Orlando Oliveira, é possível a Câmara Municipal reduzir o subsídio dos seus vereadores, desde que o instrumento utilizado para isto seja exatamente o mesmo que o fixou: lei ou portaria, que deverá ser aprovada pela maioria da Casa.
OBJETO DA CONSULTA – A consulta foi formulada pelo parlamentar municipal nos seguintes termos: “É assegurado aos vereadores o subsídio fixado em lei municipal, independente da capacidade financeira do Poder Legislativo. O valor estipulado pode ser reduzido como medida alternativa para contornar eventuais restrições da capacidade financeira da Câmara Municipal?”.
RESPOSTA DO TCE – De acordo com o conselheiro relator, com base na Constituição e na jurisprudência do TCE, o subsídio do vereador deve ser fixado numa legislatura para vigorar na subsequente. Por se tratarem de servidor público, o salário goza da garantia de irredutibilidade, consoante o que determina a Carta Magna, não se admitindo corte nem nos casos em que a contrapartida seja a redução da jornada de trabalho.
PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM – Você, profissional do Direito, integrante do Poder Executivo para Assuntos Jurídicos, Assessor Parlamentar, Advogado, Membro do MP, da Magistratura, Secretário Municipal, Vereador, ou até mesmo que goste de assuntos jurídicos e da política pode participar da coluna das sextas “O Direito da Política na Semana” do Blog Ponto de Vista, enviando sugestões de pauta, assuntos, notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 9.8898-3798 (VIVO). Se preferir, envie o assunto para o e-mail: blogpontodevistape@gmail.com
Escrito por Pedro Henrique Oliveira - Advogado e colunista semanal do Blog Ponto de Vista [...]

Governo de Pernambuco forma 1.500 novos policiais militares para reforçar o combate à criminalidade
Em meio a um cenário difícil pelo que passa o Brasil no âmbito da violência, o Governo de Pernambuco segue planejando e promovendo ações para o enfrentamento desse cenário. Na manhã desta quinta-feira (21.09), 1.500 homens e mulheres passaram a reforçar oficialmente o efetivo da Polícia Militar, após solenidade de conclusão do Curso de Formação e Habilitação de Praças da PM 2017, realizada no Quartel do Derby, no Recife. O evento foi presidido pelo governador Paulo Câmara, que destacou a importância da atuação dos novos praças no combate à criminalidade e no reforço da segurança da população de todas as regiões do Estado.
“Estamos firmes e determinados a cumprir o nosso objetivo de trazer paz e segurança aos pernambucanos. O povo pernambucano quer policiais nas ruas, e essa resposta nós estamos dando hoje, com 1.500 novos formados, com as novas academias e com o trabalho responsável que a polícia está fazendo de prender traficantes de drogas, de prender homicidas e buscar incansavelmente restabelecer a paz em Pernambuco. Vamos seguir aquilo que a boa técnica exige: profissionais de segurança responsáveis que têm o compromisso com a segurança pública e que vão nos ajudar a diminuir os índices da violência no nosso Estado”, frisou.
Paulo ressaltou ainda que a segurança tem sido prioridade na sua administração, pontuando a continuidade no reforço dos quadros das policiais. “A nossa preocupação é única e exclusiva com o bem estar da população, e por isso vamos continuar trabalhando com muito empenho e determinação para dar as respostas que a população espera de todos nós. A partir da próxima segunda-feira, começa uma nova academia com 1.300 novos policiais militares. E já em outubro, mais de mil policiais civis e da Polícia Científica também dão início à formação”, afirmou o governador, lembrando que a ação integra o Plano de Segurança de Pernambuco, que prevê o investimento de R$ 290 milhões no setor.
Com uma carga horária de 1.106 horas aulas, o Curso de Formação e Habilitação de Praças da PM teve início no mês de janeiro deste ano e foi realizado no Campus de Ensino Metropolitano I da Academia Integrada de Defesa Social (Acides). Além do trabalho prático, esses profissionais foram capacitados sobre diversos temas relacionados ao desempenho do trabalho policial, como as técnicas de policiamento ostensivo, abordagem, inteligência de segurança pública e defesa pessoal, além de temas fundamentais para o bom desempenho da profissão junto à população, como gerenciamento de crises, resolução de problemas, direitos humanos, ética e cidadania, e relações interpessoais.
“São homens e mulheres que atuarão não só na Região Metropolitana, mas serão distribuídos para as demais regiões. Todo o Estado vai receber parte desse efetivo para aumentar a segurança de cada município. O que a população espera é respostas mais rápidas, e é esse o nosso compromisso: um investimento concreto. Investimento que está sendo mostrado hoje, com esse importante reforço na corporação, que conseguirá trazer mais segurança para a população pernambucana”, declarou o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua. Para oferecer melhores condições de trabalho aos responsáveis pela segurança pública em Pernambuco, 83 viaturas foram entregues, também nesta quinta-feira, aos órgãos operativos da SDS, sendo 75 para a PMPE, cinco para o CBMPE e três para a PCPE.
DISTRIBUIÇÃO - O comandante geral da PMPE, coronel Vanildo Maranhão, falou sobre a distribuição do efetivo no Estado. “Nós procuramos distribuir esse efetivo de uma maneira bem estratégica, contemplando aquelas áreas de segurança integrada, tanto o batalhão de área quanto o batalhão especializado e as unidades de Polícia Militar, com um aporte efetivo para que ela possa dar o melhor resultado operacional possível. Com esse reforço, umas das preocupações do comando em geral foi justamente a gente contemplar aquelas unidades, aquelas pequenas cidades que têm os destacamentos menores. Essas cidades vão sim receber esse reforço para melhorar o policiamento ostensivo.
MAIS REFORÇO - Assim como a PM, a Polícia Civil e a Polícia Científica também serão reforçadas com a convocação, no mês de outubro, de 1.283 profissionais para darem início ao curso de formação dos respectivos órgãos. No total, serão 850 novos policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães; e 433 profissionais para a Científica, entre peritos criminais, médicos legistas, papiloscopistas e auxiliares de legista e perito. Outro importante reforço será a realização anual de concurso para preenchimento de 500 vagas na Polícia Militar, já aprovado pelo governador.
COMPROMISSO E GESTÃO - Este é o terceiro curso de Formação de Soldados e Praças realizado durante a Gestão Paulo Câmara, que já formou 2.702 soldados na PMPE. Desde o início do Pacto pela Vida, em 2007, 10.838 militares já foram formados e passaram a reforçar o policiamento em Pernambuco.
Fotos: Aluisio Moreira/SEI [...]

Paulo Câmara discute obras e ações com prefeitos do Condomar
Com o objetivo de avançar no atendimento de demandas regionais, o governador Paulo Câmara recebeu, nesta terça-feira (19,09), no Palácio do Campo das Princesas, prefeitos que integram o Consórcio Intermunicipal Dom Mariano (Condomar). Durante a reunião, os gestores apresentaram uma pauta com sugestões de obras e ações nas áreas de recursos hídricos, agricultura, segurança e iniciativas que podem ser realizadas por meio do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM). Paulo aproveitou a oportunidade para apresentar aos prefeitos iniciativas que já estão sendo adotadas pelo Governo de Pernambuco na região e medidas que estão sendo planejadas com vistas à melhoria da qualidade de vida da população local.
O governador também acertou com os prefeitos presentes no encontro uma série de reuniões individuais para discutir detalhadamente as demandas de cada município, com o compromisso de construir, em conjunto, as respostas para os desafios de cada cidade.
Participaram da audiência os prefeitos Madalena Brito (Arcoverde), Arquimedes Guedes (Buíque), Francisco Hélio (Belo Jardim), Osório Filho (Pedra), Heraldo José Oliveira Almeida (Sanharó), Ângelo Ferreira (Sertânia), Uilas Leal (Alagoinha), Silvio Roque (Tupanatinga), Maria José Tenório (Pesqueira), além de Josevaldo Lopes de Aguiar (vice de Brejo da Madre de Deus) e Jacson, representando o prefeito de Jataúba. O bispo de Pesqueira, José Luis Ferreira Sales, também participou da reunião. [...]
