Tag: Paulo Câmara

Projeto do Estado propõe redução da jornada de trabalho de servidor que tem dependente com deficiência
Com o compromisso de proporcionar uma melhor qualidade de vida e atender a uma demanda crescente no Estado, o governador Paulo Câmara enviou, na manhã desta quinta-feira (17.08), à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Projeto de Lei que estabelece a concessão de horário diferenciado na jornada do trabalho dos servidores públicos do Estado que são pais, responsáveis por tutela ou guarda judicial de dependentes com algum tipo de deficiência e que necessitem de assistência direta e diferenciada.
A proposta tem o objetivo de eliminar barreiras que possam impedir a participação plena e efetiva dos servidores que necessitam prestar auxílio direto aos seus dependentes. O PL garantirá horário especial na jornada de trabalho desse servidor sem prejuízo de seus vencimentos, direitos e vantagens, desde que comprovada a necessidade pelo Serviço de Perícias Médicas do Estado.
O horário reduzido poderá ser concedido sob a forma de jornada reduzida em dias consecutivos ou intercalados ou ainda através de ausência ao trabalho em dia específico por semana, conforme a necessidade ou programa de atendimento da pessoa com deficiência, desde que seja cumprida a jornada de trabalho mínima de quatro horas diárias ou 20 horas semanais.
Conforme previamente estabelecido no texto da Convenção Internacional sobre os direitos da Pessoa com Deficiência, e, mais recentemente, na aprovação pelo Congresso Nacional da Lei Federal 13.146, de 2015, chamada de Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, a mensagem encaminhada pelo governador Paulo Câmara contribui para assegurar que as pessoas com deficiência possam gozar ou exercer, em igualdade, de oportunidades com as demais pessoas, todos os direitos humanos e liberdades fundamentais. [...]

Radar Político (15/08) – Franz Hacker e Danilo Cabral buscam recuperação de rodovias de Sirinhaém
O prefeito de Sirinhaém, Franz Hacker (PSB) se reuniu no dia de ontem com o deputado federal Danilo Cabral (PSB). A conversa entre os dois girou em torno da recuperação das rodovias PE 064 e PE 009.
A primeira liga a Usina Trapiche ao Distrito de Ibiratinga, já a segunda liga o distrito da Barra ao Píer, um dos pontos turísticos do município. O prefeito de Sirinhaém saiu do encontro com a expectativa que é questão de tempo para que o DER inicie os trabalhos de recuperação das estradas.
Caso tais obras sejam destravadas, aqueles que por ela trafegam poderão contar com uma melhoria significativa na sua segurança, além disso, tal ação terá um papel fundamental na integração do turismo entre os municípios de Sirinhaém, Ribeirão e Cortês, beneficiando moradores, donos de pousadas e restaurantes, o que também contribuirá para impulsionar a economia local.
A parceria entre Franz Hacker e Danilo Cabral já rendeu vários frutos para o município, uma vez que o parlamentar é o campeão de emendas para Sirinhaém. Além disso, o deputado federal tem sido o principal interlocutor entre o prefeito e o Governo do Estado.
Na possibilidade de se tornar realidade a recuperação das rodovias, Danilo deverá superar de longe os 5.600 votos que teve no município em 2014.
Vem com força - Eleito em 2014 com pouco mais de 19 mil votos levantando a bandeira da Polícia Militar, o deputado estadual Joel da Harpa (Podemos) deve ampliar de maneira considerável sua votação no próximo ano. Seu crescimento não deve se dar apenas entre os militares, mas principalmente no seguimento evangélico. Joel tem um programa diário na Rádio Maranata, principal emissora evangélica do Estado, e está realizando periodicamente suas cruzadas do Projeto Juntos Somos Fortes com Jesus. Movimento que está conseguindo atrair um grande público por onde passa.
Sem trégua - Após a visita que fizeram nos municípios da Mata Norte, deputados oposicionistas prometem engrossar o caldo contra o Governo do Estado com cobranças em relação à retomada de obras paradas e serviços deficientes.
Aproveitando o ensejo - Embora seja natural do município de Limoeiro, no Agreste Setentrional, o deputado estadual José Humberto (PTB, imagem) se sentiu bastante à vontade em sua passagem pelos municípios da Mata Norte, ontem, onde cumpriu agenda com a Bancada de Oposição. Durante a visita, o parlamentar aproveitou para se reunir com lideranças políticas que fazem parte de sua base para ouvir os problemas enfrentados pelos moradores da região e assim apresentar as demandas na ALEPE.
Fujões - Tem sido motivo de questionamento o silêncio dos ministros pernambucanos quanto à tentativa do ministro da Saúde de esvaziar a Hemobrás que está instalada em Goiana. A falta de posicionamento dos ministros Mendonça, Fernando Filho, Bruno Araújo e Raul Jungmann deixa a sensação de que eles estão se acovardando diante de uma situação que precisa de um esforço conjunto entre todos os políticos do Estado.
A joia da coroa - A Educação é sem dúvida a área mais exitosa da gestão Paulo Câmara. A qualidade no ensino público estadual melhorou de forma considerável e isto deve ser o principal mote da campanha de reeleição do governador.
As melhores - A Firjan divulgou novamente o ranking nacional em que avalia a gestão fiscal dos municípios. Em Pernambuco, os municípios que apresentaram as melhores gestões foram: Triunfo, Casinhas, Jurema, Santa Filomena e Jucati. Na Zona da Mata Sul a gestão melhor avaliada foi a do ex-prefeito de Tamandaré Hildo Hacker (imagem), que alcançou a 13ª colocação no Estado.
As piores - Um fato curioso entre os municípios que apresentaram os piores desempenhos na gestão fiscal é que dos cinco últimos colocados três são pertencentes a Zona da Mata Sul, são eles: Escada (Lucrécio), Barreiros (Carlinhos da Pedreira) e Maraial (Marluce), este último atingiu a pior colocação no Estado.
Escrito por Wellington Ribeiro
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 97310-1317 (Claro). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]

Paulo Câmara: “O PSB tem compromissos claros e projetos para o Brasil”
Preocupado em diminuir as desigualdades sociais e construir uma história de justiça e liberdade, o Partido Socialista Brasileiro (PSB), fundado em 1947, celebrou, no último dia 6 de agosto, 70 anos. Para marcar as comemorações e os últimos dez anos da legenda à frente do Governo de Pernambuco - desde a eleição do ex-governador Eduardo Campos, em 2007, até a atual gestão do governador Paulo Câmara - foi realizada, nesta quarta-feira (09.08), uma sessão solene na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Na ocasião, o chefe do Executivo estadual, que é vice-presidente nacional da sigla, destacou o compromisso do PSB de combater a desigualdade entre as diferentes regiões do País, frisando que “a injustiça social é intolerável”.
“O Partido Socialista Brasileiro não aceita que uns tenham muito enquanto outros nada têm. O PSB tem compromissos claros e projetos para o Brasil e nunca aceitou ou aceitará desigualdades. Não foi fácil chegar até aqui com os compromissos que carregamos, mas somos movidos pela crença de que a política é uma forma de lutar por um mundo melhor para todos, enfrentando e superando as dificuldades”, afirmou o governador Paulo Câmara. O gestor estadual também ressaltou o marco para a política brasileira que é a comemoração dos 70 anos do PSB e registrou que a história do partido demonstra a importância de seus ideais. “Não é todo dia que podemos festejar sete décadas de história de um partido político em um país como o nosso, com tão reduzida tradição na construção e manutenção de instituições partidárias”, pontuou.
O presidente do PSB de Pernambuco, Sileno Guedes, ressaltou as sete décadas de luta política e atuação nos movimentos mais importantes do País da legenda. Ele frisou que, enquanto não houver justiça social e libertária para o povo, o PSB será sempre uma esperança viva para os brasileiros. “Temos uma percepção própria, respeitando todas as outras sob o princípio democrático. O PSB nasceu desses valores: democracia, liberdade e justiça social. Por isso, ninguém e nenhuma força política têm condições de desconhecer o nosso papel político em defesa dos interesses de povo”, asseverou.
Além do governador Paulo Câmara e do presidente Sileno Guedes, compuseram e mesa de honra da solenidade o prefeito do Recife, Geraldo Julio, a ex-primeira-dama e integrante do PSB nacional Renata Campos, o chefe de Gabinete do Governo, João Campos, e o presidente da Alepe, Guilherme Uchoa. Centenas de militantes do partido ocuparam o Auditório Sérgio Guerra, que abrigou a cerimônia na sede do Legislativo Estadual.
Autora da proposta para a realização da sessão solene, a deputada estadual Laura Gomes ressaltou que os ideais do PSB marcaram os mandatos legislativos e executivos de Miguel Arraes, Eduardo Campos e, agora, se consolidam na administração de Paulo Câmara. “Sob a condução do governador, a gestão de Pernambuco confirma o modo socialista de governar: com equilíbrio, seriedade e competência, mesmo em meio a uma crise econômica, política e ética sem precedentes”, afirmou.
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) foi fundado no dia 6 de agosto de 1947, por João Mangabeira, com o ideal de unir socialismo e liberdade. Diante da defesa da democracia sob constante ameaça, o partido foi extinto pelo movimento militar em 1964 e se reergueu em 1985, quando esteve sob a liderança de Jamil Haddad, Roberto Amaral e de Miguel Arraes. [...]

Radar Político (02/08) – João Paulo avalia ser candidato a deputado estadual
Deputado estadual por três ocasiões, o ex-prefeito do Recife, João Paulo (PT), parece esta sentido saudades da Assembleia Legislativa. Quando questionado ontem, por este blogueiro, qual cargo disputará no próximo ano, João revelou que estaria em dúvida entre tentar um mandato na Câmara Federal ou sair candidato a deputado estadual. O ex-prefeito inclusive deixou escapar que haveria uma inclinação maior pela volta à ALEPE.
Principal quadro do PT pernambucano, João Paulo vem de duas derrotas consecutivas. Uma em 2014, quando saiu candidato a senador e perdeu para Fernando Bezerra Coelho, e outra no ano de 2016, quando conseguir ir ao segundo turno na disputa pela Prefeitura do Recife, porém foi batido pelo prefeito Geraldo Júlio (PSB).
Sem disposição de ir novamente ao sacrifício em uma disputa majoritária, João Paulo é um dos poucos políticos que hoje podem se dar ao luxo de optar por disputar uma cadeira para deputado estadual ou federal, tudo porque o recall das últimas eleições lhe garantem votos suficientes para ser eleito. No entanto, se tem potencial para ser deputado federal, cargo considerado superior, o que estaria então se passando pela cabeça dele avaliar a possibilidade de concorrer como deputado estadual?
Com a experiência de quem amparado pelo cargo de deputado estadual concorreu por várias vezes ao cargo de prefeito (uma vez por Jaboatão em 1992 e duas vezes por Recife nas eleições de 1996 e 2000), João sabe como ninguém a importância deste posto para aquele que ainda sonha em concorrer à Prefeitura do Recife, pois o cargo lhe garante ficar mais próximo da base, e, consequentemente, concentrar suas ações políticas na capital para disputar novamente em 2020, já que todo mundo sabe que o sonho dele é voltar a comandar o Palácio do Capibaribe. Para isso, talvez pretenda voltar a adotar novamente a estratégica que deu certo no passado, preferindo por um cargo que lhe assegure visibilidade e proximidade do povo ao mesmo tempo.
Família Mendonça – Cresce o movimento entre amigos e lideranças políticas do Estado para que Andrea Mendonça, irmã do ministro da Educação Mendonça Filho, dispute uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco no próximo ano. Formada em Direito, assessora do Tribunal de Contas do Estado e filha do ex-deputado José Mendonça (in memorian), ela se apresenta como um quadro qualificado e com a formação política necessária para ocupar uma cadeira na ALEPE. Caso decida por entrar na disputa, Andrea tem grandes de emplacar um mandato.
Intermediário - Em Brasília, o deputado estadual João Fernando (PSB), acompanhou dois prefeitos em audiência com o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Antônio Imbassahy, para pedir a liberação de investimentos. Foram eles: Marivaldo Andrade, de Jaqueira, na Mata Sul, e Sandro Arandas, de Ibirajuba, no Agreste.
Preparado - Na abertura dos trabalhos legislativos, no novo Plenário da ALEPE, o deputado estadual Sílvio Costa Filho (PRB) se mostrou um exímio orador e o quanto está preparado para permanecer à frente da Bancada de Oposição. Na oportunidade o parlamentar conseguiu expor as deficiências da gestão do governador Paulo Câmara em uma mensagem clara, objetiva e bastante fundamentada em dados estatísticos.
Otimista – Em seu discurso na ALEPE, o governador Paulo Câmara (PSB) fez um balanço dos trabalhos já realizados por seu Governo, elencou os desafios enfrentados e demonstrou otimismo quanto aos frutos que o Estado deve colher devido às ações que vem implantando.
Staff – Na passagem pela nova sede do Poder Legislativo Estadual, o governador Paulo Câmara esteve acompanhado pelos secretários Antônio Figueira (Casa Civil) e Márcio Steffani (Planejamento), do seu chefe de gabinete, João Campos, e do secretário executivo de Articulação Parlamentar, André Campos.
Homenagens- O deputado estadual José Humberto (PTB) tem dois projetos de Lei em tramitação nas Comissões da ALEPE que dão a rodovias da região o nome de dois grandes líderes que deixaram a sua marca na história da Zona da Mata Sul. Um é o industriário José Múcio Monteiro (PE 076) e o outro é o ex-prefeito José Hildo Hacker (PE 064).
Escrito por Wellington Ribeiro
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 97310-1317 (Claro). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com
[...]

Paulo Câmara inaugura Forte Santo Inácio de Loyola e fortalece política habitacional no Litoral Sul do Estado
TAMANDARÉ -Visando fortalecer o turismo do Litoral Sul do Estado, o governador Paulo Câmara esteve neste município, nesta quinta-feira (27.07), para inaugurar as obras de requalificação do Forte Santo Inácio de Loyola - Patrimônio Cultural do Estado de Pernambuco. Além de preservar a história do povo pernambucano, a restauração do equipamento irá gerar emprego e renda para a população da região. Ao todo, foram investidos R$ 9,7 milhões nas obras - realizadas pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Na ocasião, o chefe do Executivo estadual também realizou a primeira ação de regularização fundiária do Litoral Sul, com a entrega de 135 escrituras de propriedades à comunidade Tamandaré Centro.
"Temos que preservar o que é importante para a história do nosso povo. Esse forte faz parte da história de Pernambuco. É uma obra antiga, do século 17, que nos remete à igualdade e respeito pelas pessoas. Esse instrumento de turismo vai gerar emprego, renda e desenvolvimento não apenas para Tamandaré, mas para todo o Litoral Sul do Estado", destacou o governador Paulo Câmara, acrescentando que, mesmo diante da crise pela qual o Brasil passa atualmente, o Governo do Estado não vai parar de realizar ações. "Muito ainda tem que ser feito. Os momentos são difíceis, mas, com trabalho, vamos continuar a avançar e melhorar a vida do povo, indo aos municípios e levando ações em favor de Pernambuco", completou.
O prefeito de Tamandaré, Sérgio Hacker, agradeceu o empenho do Governo de Pernambuco em investir no Turismo da região, pontuando que o esforço nesse sentido continuará. "Gostaria de agradecer toda a dedicação por Tamandaré. E quero afirmar ao povo que o investimento nesse setor não vai parar. Estamos com planejamentos na área para trazer novos investimentos e gerar mais emprego e renda para a população", afirmou.
O secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras, destacou a importância da requalificação do equipamento, frisando que a obra simboliza a resistência dos pernambucanos. "Todos do Litoral Sul sabem da importância do Forte, que teve um papel fundamental na Revolução de 1817. Isso mostra, em um momento de crise por que passa o Brasil, que o governador Paulo Câmara valoriza o que temos de mais importante: a nossa história e cultura", registrou. "Tenho orgulho de fazer parte de um governo que acredita no turismo como um vetor de crescimento econômico. Essa é uma obra que vai ajudar na criação de emprego e renda. Vamos ter, enfim, oportunidade", acrescentou.
Patrimônio Cultural do Estado de Pernambuco, o Forte Santo Inácio de Loyola – único forte pernambucano fora da área metropolitana do Recife, com exceção do Forte de Fernando de Noronha - recebeu diversos reparos. Entre eles, revestimento do teto, passando por climatização e impermeabilizações, urbanismo e tratamento paisagístico. A área interna do equipamento foi transformada em um museu histórico e, agora, é possível visualizar arquivos arqueológicos e artefatos. Para a auxiliar de serviços gerais Marta Verônica, de 51 anos, que nasceu em Tamandaré, a restauração do forte é a realização de um sonho antigo. "Moro aqui desde que nasci, então, sei como ele era antes. Agora, vai ser ótimo porque vai aumentar o turismo da região. Estou orgulhosa e feliz por ver esse sonho sendo realizado", comemorou.
REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA – Durante a primeira ação de regularização fundiária do Litoral Sul, o governador Paulo Câmara entregou 135 escrituras de propriedades a moradores da comunidade Tamandaré Centro. A ação integra o Programa Meu Imóvel Legal (PMIL), executado pela Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart), e tem o objetivo de transferir a propriedade definitiva do terreno, com o registro no Cartório de Imóveis. Ao todo, 700 cidadãos serão beneficiados com essa ação. Com a escritura em mãos, o morador se torna o dono do imóvel e passa a ter acesso a benefícios como financiamentos, linhas de crédito e permissão para vender a casa.
"Só quem recebe a escritura sabe da sua importância. É a segurança de ter um imóvel que é seu e que ninguém toma. E, com isso em mãos, vai poder passar para os seus filhos, com a possibilidade de gerar a renda necessária para viver. Esse movimento de regular o título de posse, que fizemos questão de realizar em Tamandaré, vai continuar a acontecer em todo o Estado", afirmou o governador Paulo Câmara.
Diretor-presidente da Perpart, Oscar Victor, registrou a dificuldade da questão da regularização fundiária no País e destacou o esforço do Governo do Estado em atenuar esse quadro. "O governador Paulo Câmara, junto às prefeituras, tem patrocinado esse projeto. Então, é com muita honra e satisfação que entregamos, hoje, essas escrituras. Parabenizo os 135 felizardos, que, agora, terão um patrimônio de fato e de direito, que agora poderão deixar para os seus descendentes", pontuou.
10ª CIPM - Durante passagem pelo município de Tamandaré, no Litoral Sul do Estado, nesta quinta-feira (27.07), o governador Paulo Câmara, acompanhado do secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, também visitou o local onde será a sede provisória da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar de Tamandaré (10ª CIPM). O equipamento contará com um efetivo de 250 policiais, fortalecendo a segurança pública nas cidades de Tamandaré, Sirinhaém, Rio Formoso, Barreiros e São José da Coroa Grande. Ao todo, esses municípios abrigam cerca de 154 mil pessoas - podendo triplicar no verão com a procura intensa pelas praias da região.
"Sabemos que o desafio da segurança é enorme e nos inquieta todo dia. Com a chegada dessa Companhia Independente, teremos mais gente nas ruas atuando decisivamente contra o tráfico de drogas, contra o crime organizado. Nosso trabalho será incansável para restabelecer a paz em Pernambuco e para dar condições de um futuro melhor para todos os pernambucanos", afirmou o governador Paulo Câmara.
Acompanharam o governador o secretário Alexandre Valença (Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação); os secretários-executivos André Campos (Articulação Parlamentar da Casa Civil) e Manuela Marinho (Prodetur); o deputado federal Danilo Cabral; e os deputados estaduais Aluísio Lessa e Clodoaldo Magalhães.
Confira mais imagens realizadas pelo fotógrafo Edmar Paz:
[...]

Em Tamandaré, Paulo Câmara inaugura Forte Inácio de Loyola e entrega 150 escrituras de propriedades
O governador Paulo Câmara entrega, nesta quinta-feira (27.07), as obras de requalificação do Forte Inácio de Loyola, no município de Tamandaré, Litoral Sul de Pernambuco. Com a requalificação, a área interna do forte foi transformada em um museu histórico, onde será possível visualizar resquícios arqueológicos e artefatos. Além disso, também foi realizada a modernização das instalações elétricas e sanitárias e paisagismo do forte. Ao todo, foram investidos R$ 9,7 milhões na requalificação do equipamento.
Na ocasião, o chefe do Executivo estadual também entregará 150 escrituras de propriedade para a comunidade de Tamandaré Centro. A ação, que integra o Programa Meu Imóvel Legal (PMIL) e vai beneficiar cerca de 700 cidadãos, marcará a primeira ação de regularização fundiária no Litoral Sul. Em seguida, o governador visitará o local onde será erguida a sede da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar de Tamandaré (10º CIPM), às margens da PE-76, ao lado do Cemitério do município.
Prefeitura idealiza I Semana Cultural de Santo Inácio. Confira programação:
[...]

Coluna Radar Político (25/07) – Fernando Bezerra já tem plano B para a disputa pelo Governo do Estado
Político perspicaz e detentor de uma liderança invejável, o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) trabalha dia e noite no seu projeto de conquistar o comando do Palácio do Campo das Princesas. Para isto, não só tem mantido conversas com políticos locais, a exemplo de Bruno Araújo (PSDB) e Mendonça Filho (DEM), mas também com líderes de partidos a nível nacional, pois conhecedor do jogo político sabe como ninguém que a construção de uma candidatura a governador começa em Brasília.
No entanto, nem tudo é um mar de flores para Fernando Bezerra. Implicado em delações que envolvendo o seu nome como destinatário de propinas, o senador sabe que isso pesará bastante em sua campanha, por esta razão aliados do governador apostam que Fernando não será candidato e acreditam que esta movimentação não passa de uma forma de valorizar o passe com o objetivo de emplacar um de seus herdeiros, o ministro Fernando Filho, na vaga de candidato ao senado em uma chapa encabeçada por Paulo Câmara.
Desconhecem a Constituição Federal aqueles que especulam a hipótese de FBC está de olho em uma das vagas ao senado, pois atualmente com 33 anos, Fernando Filho não atenderia um dos pré-requisitos necessários para assumir o posto, que é ter 35 anos completos no dia da posse caso fosse eleito.
Há ainda os que acreditam que a oferta para que ele indique um nome na vaga de vice da candidatura da Frente Popular já seria mais do que o suficiente para demovê-lo de suas intenções. No entanto, enxergando um governo que amarga altos índices de reprovação e com a possibilidade de reunir uma grande coalizão de partidos e lideranças ao seu redor, caso não consiga se livrar a tempo da Lava Jato, FBC já tem como plano B lançar Fernando Filho para o Palácio do Campo das Princesas.
Vai de Romário – Embora tenha o nome ventilado para entrar na disputa por uma cadeira na ALEPE, Tenente Menezes votará em Romário Dias (PSD) para deputado estadual em agradecimento ao apoio que recebeu dele na disputa pela prefeitura de Goiana, no ano passado.
Congresso – Inicia e vai até o próximo dia 27 o 4º Congresso Pernambucano de Municípios, evento promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE). É esperada a participação de prefeitos das mais diversas regiões do Estado, além do governador Paulo Câmara e secretários estaduais. Da Mata Sul, fazem parte do Conselho Deliberativo da Entidade o prefeito Franz Hacker (Sirinhaém) e Altair Júnior (Palmares).
Governador em Tamandaré 1 - No próximo dia 27 o prefeito de Tamandaré, Sérgio Hacker (PSB) realiza a entrega da reforma do Forte Santo Inácio de Loyola, construção do século 17 que recebeu mais de 6 milhões em investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Além de um museu, o forte terá restaurantes, auditório e locais para a venda de artesanato. A reforma foi iniciada em agosto de 2015, na gestão do ex-prefeito Hildo Hacker (imagem).
Governador em Tamandaré 2 - O evento será acompanhado pelo governador Paulo Câmara (PSB), que irá aproveitar a sua passagem pelo município para visitar o local onde será realizada às futuras instalações da 10º Companhia Independente da Polícia Militar.
Herdeiro político - Mesmo assumindo recentemente uma cadeira na Câmara Federal em substituição a Kaio Maniçoba, que tomou posse na Secretaria estadual de Habitação, Luciano Bivar (PSL, imagem) dificilmente deverá concorrer à reeleição. O parlamentar prepara o seu filho Sérgio Bivar, que foi candidato a vice-prefeito do Recife no ano passado na chapa de Daniel Coelho (PSDB).
Gratidão - Agora que o PSL faz parte da base do Governo, ninguém espere que Bivar exija posicionamento semelhante do prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, e de sua esposa a deputada estadual Socorro Pimentel, ambos pertencentes aos quadros da sigla e ligados ao senador Armando Monteiro (PTB). Bivar é grato ao casal pelos mais de 5.600 votos conseguidos em Araripina na eleição de 2014 e respeita o posicionamento deles.
Escrito por Wellington Ribeiro
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 97310-1317 (Claro). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]

Coluna Radar Político (10/07) – Áureo Cisneiros poderá ser candidato a governador
Disputa interna e candidatura a governador - Filiado ao Psol ,Áureo Cisneiros, presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (SINPOL), faz parte de uma tendência dentro do partido que disputará o comando da sigla no Congresso Estadual que acontecerá em outubro. Hoje o Psol é comandado por Albanise, pessoa ligada ao deputado estadual Edilson Silva.
Caso vença a disputa, a tendência deverá apresentar o nome de Cisneiros para concorrer ao Governo do Estado nas eleições do próximo ano. Sindicalista, combativo e forte opositor do governador Paulo Câmara, Áureo seria responsável por elevar o debate sobre segurança pública na sucessão estadual de 2018, justamente a área que é o principal calo do atual Governo.
Fundado no ano de 2004 o Psol já disputou o Governo do Estado em três oportunidade. Nas eleições de 2006 e 2010 Edilson Silva foi o nome escolhido pela sigla, já em 2014 foi a vez de Zé Gomes concorrer.
Herança maldita – O prefeito de Barreiros, Elimário Farias, promete acionar a justiça para responsabilizar criminalmente o ex-prefeito Carlinhos da Pedreira pelo “estado de colapso financeiro enfrentado pela Prefeitura”. Elimário acusa Carlinhos ter feito uma gestão temerária em total desrespeito às normas de finanças públicas, sem qualquer atenção aos mecanismos de planejamento das metas e riscos fiscais. Vale destacar que no ano de 2016, sob a gestão de Carlinhos, Barreiros comprometeu inimagináveis 91,48% da receita corrente líquida com gastos com a folha de pagamento dos servidores.
Até quando? - Com mais uma fuga de reeducandos, desta vez no CASE de Caruaru, Roberto Franca, secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, inviabiliza a sua permanência a frente da pasta. Até quando o governador permitirá que a crise se aprofunde?
Entre amigos - Em festa realizada para comemorar o seu aniversário, o prefeito de Igarassu, Mário Ricardo (PTB, imagem), recebeu a visita do senador Armando Monteiro, do deputado federal Jorge Côrte Real, e do deputado estadual Alberto Feitosa (SD). O evento foi bastante prestigiado por lideranças políticas da região e pela população.
O potencial de Mário - Em 2016 Mário demonstrou força ao vencer lideranças históricas de Igarassu que se uniram contra a sua reeleição. De uma tacada só foram derrotados os ex-prefeitos Yves Ribeiro, Ninho e Gesimário, além do deputado estadual Guilherme Uchôa. Com a popularidade nas alturas, Mário já está sendo cobrado por aliados a lançar um candidato a deputado estadual do seu grupo. Um dos nomes ventilados é o do seu filho Miguel.
Perdas e ganhos 1 - Embora tenha perdido o apoio em duas bases na Zona da Mata Sul (São José da Coroa Grande e Barreiros), municípios onde juntos lhe conferiram mais de 2.600 votos, o deputado federal Fernando Monteiro (PP, imagem) deverá ampliar a sua votação no município de Amaraji e entorno, tudo porque fará dobradinha com o ex-prefeito Jânio Gouveia, candidato a deputado estadual.
Perdas e ganhos 2 - Majoritária em Amaraji com 2.500 votos no ano de 2014 graças ao apoio que teve de Jânio, a deputada estadual Simone Santana (PSB) já foi procurada pelo ex-prefeito Adeilton. Na eleição passada Adeilton deu 2.000 votos a Joaquim Lira (PSD). Já o prefeito Rildo Reis (PR) deverá manter o apoio ao deputado estadual Henrique Queiroz e ao federal Sebastião Oliveira, ambos do PR.
Suspeita - Apontada como um dos caminhos mais curtos para alcançar uma cadeira na ALEPE, a chapinha do PSC que está sendo montada pela família Ferreira está gerando desconfiança entre os pré-candidatos. Tudo porque há rumores que o clã estaria disposto a não só dar a carga no ex-deputado Manoel Ferreira, mas também em outro nome que esconde a sete chaves.
Levantamento – A Casa Civil, pasta comandada por Antônio Figueira, está monitorando com uma lupa o posicionamento das lideranças políticas nos municípios. Na Zona da Mata Sul, vereadores testemunham que foram procurados pelo coordenador regional Ricardo Henrique para sabe em quem votarão para deputado estadual e federal.
Atenção especial - O governador Paulo Câmara está fazendo questão de receber individualmente os prefeitos dos municípios que foram atingidos pelas chuvas do mês de maio para discutir novas ações da Operação Prontidão. Recentemente estiveram no Palácio os prefeitos Rildo Reis (Amaraji), Juninho Amorim (São Benedito do Sul) e Rolph Júnior (Belém de Maria).
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 97310-1317 (Claro). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Coluna Ponto a Ponto (09/07) – As saídas para o país não podem esperar só por 2018.
Coluna Ponto a Ponto - História e Política
PONTO I - Mais uma semana que se encerra, mas que, infelizmente, não encerra o nosso calvário como sociedade e nação. O fosso só se aprofunda mais a cada dia. Discute-se de um tudo, até salvar Temer. Ao preço de bilhões em emendas parlamentares. Mas poucos, dos que estão em Brasília hoje, parecem estar interessados em pensar saídas para o Brasil. A avacalhação da política, como bem disse Bob Fernandes esta semana, está nos desfazendo enquanto nação. Saímos de um arremedo de Estado Democrático de Direito e vamos rumando, sem freios, na direção do facciosismo democrático. O Estado e a nação estão fraturados. Quem juntará seus cacos? Há interesse para isso? São perguntas que precisam de respostas urgentes. E não dá para aguardar por 2018.
PONTO II - 2018 não resolverá nossos problemas. Assim como não resolverá e muito menos cortará as raízes que nos atam ao atraso e aos vícios de nosso passado. Não é uma simples eleição que porá fim, por exemplo, ao patrimonialismo que toma de assalto e esfarela qualquer possibilidade de um Estado a serviço dos interesses públicos, coletivos.
PONTO III - Certamente a construção de saídas deve passar por eleições gerais, o mais rápido possível. Devolver a soberania do voto popular é urgente. No entanto, ele não pode ficar restrito apenas a uma troca de presidente mediante uma luta por Diretas Já. Se não se modificar o Congresso e o Senado que temos, símbolos maiores de nosso facciosismo democrático e do patrimonialismo, continuaremos apenas trocando nomes e mudando para não mudar.
PONTO IV - Pernambuco é um exemplo clássico disso. A "terra dos altos coqueiros" desde que foi feudalizada pelo "Imperador Eduardo", que comandava do Palácio do Campo das Princesas os interesses dos príncipes locais, com prebendas e indicações, hoje se vê assaltada pelo patrimonialismo e pelo facciosismo democrático. Os príncipes e suas dinastias locais se rebelam contra o Palácio. O Palácio tenta acenar para além muros, mas falta-lhes Eduardo para segurar a deserção dos Arraes. A perda da mística do nome Arraes é, certamente, a maior derrota política do Palácio, desde a morte de Eduardo.
PONTO V - Os príncipes se engalfinham. Sentindo o trono enfraquecido, crescem os olhos para tomarem assento nele. Coelhos, Arraes, Araújos, Gomes, Mendonças, Vasconcelos, Ferreiras, Monteiros...É o facciosismo democrático, e nem um pouco republicano, em estado puro. Sem máscaras. A "nova Roma" mais parece uma capitania hereditária, sendo disputada pelos seus "bravos guerreiros".
PONTO VI - Impera na política pernambucana, como em nenhum outro momento de sua história, o familismo, o filhotismo, o facciosismo, o elitismo, o personalismo e o patrimonialismo. Até mesmo quem se apresenta como renovação é produto destas práticas políticas. E ironia das ironias, apresentada pelo Partido dos Trabalhadores, que no estado, mais do que em qualquer outra parte do país, envelheceu, não se renovou e que agora apresenta como solução e mudança um produto daquilo que sempre combateu como sendo o atraso. Tempos difíceis.
PONTO VII - O trabalhismo, nos seus embates políticos, em Pernambuco sempre foi mais arraisista que petista. Parece que hoje estamos observando o casamento, a esquerda, destas duas correntes sob o apadrinhamento do lulismo. É isto mesmo, a esquerda também é personalista.
PONTO VIII - A avacalhação da política tem produzido tudo isto. E de forma mais assustadora e aprofundada nos dias que correm. Pois não só tem afastado os eleitores e gerado uma crise de representatividade, mas, também, impedido a renovação dos quadros e a inserção de nomes e rostos novos no mundo da política. Termino recuperando Hannah Arendt: da negação da política e de sua avacalhação nasce o fascimo. É preciso recobrarmos nossa responsabilidade coletiva diante de nosso presente. Para que ainda tenhamos futuro, para além de 2018.
PONTO IX - As saídas para o país não podem esperar só para 2018. Precisamos assumir nossa responsabilidade coletiva e começar a construí-las hoje. Sob pena de permanecermos no mesmo lugar amanhã e sempre.
Wagner Geminiano - Doutorando em História pelo PPGH-UFPE e Colunista semanal do Blog Ponto de Vista. [...]

Prefeito Altair Júnior se reúne com governador Paulo Câmara
Na noite desta terça-feira (05/06) o prefeito de Palmares, Altair Júnior (PMDB), foi recebido pelo governador Paulo Câmara, no Palácio do Campo das Princesas. O encontro também contou com a participação de Nilton Mota, secretário Estadual de Agricultura e Reforma Agrária.
Na oportunidade, o gestor palmarense apresentou um balanço das ações que vem realizando para minimizar os problemas relacionados às fortes chuvas que atingiram recentemente o município.
Altair Júnior também aproveitou o encontro para solicitar do Governo do Estado a execução de obras voltadas à infraestrutura, principalmente relacionadas a pavimentação de ruas dos município.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]
