Tag: Paulo Câmara

Paulo Câmara anuncia reforço na segurança das praias de Ipojuca
IPOJUCA - Aproveitando a sua passagem no município do Litoral Sul nesta quinta-feira (30.11), o governador Paulo Câmara lançou o plano de reforço à segurança para o verão 2018 em Ipojuca, com o intuito de garantir mais tranquilidade para moradores e turistas que frequentam as praias do Litoral Sul.
"Teremos o reforço na companhia de turismo, reforço no batalhão que abrange a cidade do Cabo e de Ipojuca, dos bombeiros militares e da Polícia Civil. Nós iremos dar respostas muito duras em relação à segurança. Resposta de trabalho repressivo e preventivo em favor da população. Estamos muito focados, cientes de que o trabalho que precisa ser diário e permanente", ressaltou o governador.
Paulo detalhou o plano de segurança que para a população de Ipojuca neste período de maior movimento. "De imediato estão vindo 26 policiais militares pra reforçar só o município de Ipojuca. Eles vão se juntar ao efetivo que já existe, com o reforço do quatro novas viaturas. Teremos também 12 novas motos, que darão mais celeridade para as ocorrências . Estamos mandando uma equipe também de 6 bombeiros militares pra reforçar a região. No âmbito da Polícia Civil, todas as delegacias aqui de Ipojuca terão seu delegado titular, os agentes, seus escrivães e darão uma resposta mais efetiva as investigações", finalizou.
Com o início da operação, o policiamento ostensivo da orla de Ipojuca será reforçado, principalmente durante os dias de maior movimento nas praias, como nos finais de semana e feriados. Porto de Galinhas já recebe PMs da Companhia Independente de Apoio ao Turista (CIATur), unidade especializada em atuação em áreas de grande demanda turística e eventos. Qualificada para diversas modalidades, a unidade contará com quatro viaturas para patrulhamento motorizado, além de policiamento a pé.
O secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, "Estamos aqui hoje para lançar essa operação no município de Ipojuca, que dará tranquilidade e segurança não só aos turistas, mas a população local que transita diariamente pelo Litoral Norte e Sul. No Litoral Sul, já agora em dezembro, faremos o lançamento e a inauguração da Companhia Independente de Tamandaré (CIPM), com mais de 100 policiais que irão ser responsáveis pelo policiamento local. E aqui para Ipojuca, especificamente, estamos trazendo a companhia independente do turista (CIATur). Então, nosso compromisso é com a segurança, nosso compromisso é pra que a população e os turistas se sintam seguros aqui em Porto de Galinhas, Maracaipe, Muro Alto, e principalmente Ipojuca de uma forma geral", ressaltou. [...]

Em Muro Alto, governador e prefeita assinam ordem para pavimentação e iluminação de estrada
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e a prefeita do Ipojuca, Célia Sales, assinaram nesta quinta-feira (30) ordem de serviço para a ampliação da pavimentação e iluminação da estrada que dá acesso à Praia de Muro Alto. A obra deve ser entregue em 6 meses e vai beneficiar moradores, turistas, comerciantes e empresários. Estiveram presentes ainda a vice-prefeita do Ipojuca, Patrícia de Leno, o presidente de Suape, Marcos Baptista, secretários estaduais e municipais - além de representantes da Assembleia Legislativa do Estado, Câmara Municipal de Vereadores, Companhia Pernambucana de Saneamento, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Associação de Hotéis de Porto de Galinhas.
O documento foi assinado no NUI Supreme Beach Living. Na ocasião, também foi anunciado o reforço da segurança no município do Ipojuca, para garantir o bem-estar de todos que frequentam o balneário ipojucano.
Antes do evento para assinatura da ordem de serviço, o governador e a prefeita aproveitaram para inaugurar a adutora de Porto de Galinhas. Eles visitaram a Estação de Bombeamento, que está localizada próximo ao Posto da Polícia Rodoviária Federal, também em Muro Alto. [...]

Paulo Câmara anuncia ampliação do Ganhe o Mundo para 2018
A partir do próximo ano, alunos da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco terão também a oportunidade fazer intercâmbio na Alemanha e na Colômbia através do Programa Ganhe o Mundo. A novidade foi anunciada pelo governador Paulo Câmara, nesta quarta-feira (29.11), durante solenidade de lançamento da edição 2018 do PGM, no Palácio do Campo das Princesas. Para esta nova etapa, serão nove destinos parceiros e 1.090 vagas de intercâmbio divididas entre as três modalidades do PGM: Tradicional (1.045), Musical (20) e Esportivo (25). Outra novidade da edição é a ampliação das vagas com destino à Espanha – 40 para a modalidade Tradicional e 10 para a Musical -, fruto de uma parceria firmada com a companhia aérea Air Europa.
“Serão mais 1.090 alunos que vão viver essa experiência e levar um pouco de Pernambuco para o mundo. Alunos que vão aprimorar seus conhecimentos, aprender uma segunda língua e trazer para o nosso Estado um conhecimento globalizado. Mas o que mais nos orgulha é saber que tudo que foi planejado, lá atrás, com Eduardo Campos, a gente está podendo aprimorar e traçar um futuro cada vez mais promissor para os nossos estudantes. Então, são momentos como esses que nos animam a trabalhar mais determinados, mais conscientes de que estamos no caminho certo. Muito ainda temos que fazer, mas o caminho que nós estamos trilhando é o caminho da valorização e da certeza que os nossos jovens, por mérito próprio, estão tendo o seu valor reconhecido e a oportunidade de um futuro melhor”, destacou o governador.
A grande novidade desta nova edição do PGM é a inclusão da língua alemã na grade de idiomas do curso de línguas. Durante este ano, cinco estudantes foram selecionados e embarcarão em fevereiro de 2018 para a cidade de Berlim, na Alemanha. Os alunos, oriundos do Ginásio Pernambucano - unidades Aurora e Cabugá, participarão do programa internacional de intercâmbio no DID Deutsch-institut. Em Pernambuco, a língua alemã está na grade curricular desde 2009, na Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano. Para esta nova edição, a Rede Estadual conta com cinco escolas que ofertam o alemão através do PGM, totalizando 100 estudantes cursistas. Outro destaque é a inclusão da Colômbia como novo destino para os intercambistas. Serão 25 vagas com destino ao terceiro país mais populoso com a língua espanhola como idioma oficial.
O secretário estadual de Educação, Fred Amâncio, fez questão de pontuar os avanços e a priorização que o Programa tem conquistado nos últimos anos. “Todos os anos nós trazemos novidades. Em 2015, foi o PGM Esportivo. Em 2016, foi o PGM Musical. Em 2017, nós ampliamos o número de vagas e incluímos o Uruguai como novo destino. E para 2018 será ainda mais especial: vamos conseguir impactar e ampliar as vagas do Ganhe o Mundo em todas as modalidades. Além disso, vamos contar com dois novos destinos e a introdução da língua alemã no curso de idiomas. Enfim, só temos a agradecer ao governador Paulo Câmara por todo o apoio que nos tem dado. A gente realmente acredita que o PGM contribui para a criação de uma nova e promissora geração de pernambucanos”, frisou.
Tárcyla Arruda, de 16 anos, integra o grupo dos cinco estudantes selecionados para o intercâmbio na Alemanha. Matriculada no 2º ano do Ensino Médio do Ginásio Pernambucano, unidade Cruz Cabugá, a aluna declarou que se preparou muito para a seleção e que está ansiosa para viver a experiência. “Eu vou aprender uma nova língua. Uma língua que poucas pessoas no Brasil falam. Vou amadurecer mais, através do contato com várias pessoas, com culturas diferentes, e isso vai me ajudar muito. Meus pais acreditam muito em mim, e eu acho que isso é a base de tudo”, disse.
PARCERIAS - Por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e a Air Europa, serão oferecidas mais 40 vagas para o intercâmbio na Espanha na modalidade Tradicional do PGM, totalizando 65 ofertas para o curso de língua espanhola no país. Já na modalidade Musical, serão ofertadas 10 novas vagas, também para o país europeu, duplicando o número de oportunidades já oferecidas. Com o incremento, 20 estudantes terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades musicais no Canadá (10) e, agora, na Espanha (10).
Das 1.045 vagas da modalidade Tradicional, serão 700 para a língua inglesa, 340 para a língua espanhola e 05 para a língua alemã. Os destinos parceiros desta modalidade são: Canadá (450), Estados Unidos (100), Nova Zelândia (100), Austrália (50), Argentina (125), Chile (125), Espanha (65), Colômbia (25) e Alemanha (05). Já na modalidade Esportiva, os 25 intercambistas selecionados viverão a experiência no Canadá. “O Programa Ganhe o Mundo Esportivo é um programa pioneiro que possibilita todos os anos alunos-atletas da Rede Pública ganharem o mundo e terem uma experiência inesquecível, para toda a vida. E todos esses jovens que foram ao Canadá, voltaram com seu desempenho melhor, em cada modalidade eles melhoraram as suas marcas, fazendo com que Pernambuco venha melhorando, cada vez mais, as suas marcas no esporte”, ressaltou o secretário estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Felipe Carreras.
EMBARQUE - Os alunos selecionados embarcarão para um dos nove países parceiros do Programa, conforme a língua escolhida (04 de língua inglesa, 04 de língua espanhola e 01 de língua alemã). O primeiro grupo embarca no 2º semestre de 2018 e o segundo grupo no início de 2019. Os intercambistas estudam até um semestre letivo (dependendo da modalidade do PGM) em escolas de Ensino Médio (high school) com direto a seguro saúde internacional, passagens aéreas, acomodação em casas de família (host family) com todas as refeições, além de receberem bolsas mensais. Desde a primeira edição do PGM, em 2012, mais de seis mil estudantes realizaram o sonho do intercâmbio internacional. O programa é um dos principais investimentos da Educação priorizados no governo Paulo Câmara.
“Programas educacionais, como o Ganhe o Mundo, devem ser valorizados por sua capacidade de criar pontes, de ligar pessoas e culturas. Eles propiciam aos alunos uma experiência educacional enriquecedora, preparando-os para o futuro em um mundo globalizado”, ressaltou o embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel.
Estiveram presentes também os secretários estaduais Lúcia Melo (Ciência, Tecnologia e Inovação), Cloves Benevides (Desenvolvimento Social, Criança e Juventude), Ruy Bezerra (Controladoria Geral do Estado), Antônio Carlos Figueira (Assessoria Especial); os deputados estaduais Diogo Moraes, João Eudes, Aluísio Lessa, Roberta Arraes e Simone Santana; além do cônsul honorário da Colômbia e Guatemala, Eduardo Galvão; o cônsul geral da Argentina no Recife, Jaime Beserman; a cônsul geral da Alemanha no Recife, Maria Koenning; e o especialista em diplomacia pública do Consulado Geral dos Estados Unidos, Stuart Alan Beechler.
Fotos: Hélia Scheppa/SEI
[...]

Paulo Câmara defende revisão do pacto federativo durante a 72ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos
O governador Paulo Câmara participou, na manhã desta segunda-feira (27.11), da abertura da 72ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Reunindo gestores municipais de todo o País no Recife, o encontro, que vai até o dia 29 de novembro, no Sebrae, tem o objetivo de debater temas importantes para a municipalidade e para a melhoria da prestação do serviço público. Durante o evento, Paulo frisou a urgência de uma revisão do pacto federativo brasileiro, com um olhar mais justo e que garanta os recursos necessários aos Estados e municípios para a implementação de obras e ações que dialogam com a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros.
"Nunca tivemos tanta concentração de recursos junto à União. Isso precisa ser debatido. Precisamos elaborar alternativas, porque os Estados têm responsabilidades, os municípios têm responsabilidades e, hoje, o recurso precisa ser melhor aplicado. Essa discussão é fundamental, e a gente conta aqui com esses dois dias de encontro no Recife para que a FNP possa também ajudar a discutir o futuro do Brasil. E esse futuro passa pelas cidades e pelos Estados", destacou.
O Nordeste volta a sediar uma Reunião Geral da FNP após quase 10 anos. No Recife, os prefeitos e gestores irão construir, a partir de discussões, uma carta com temas importantes para viabilizar o avanço dos municípios. O objetivo é ter um documento final, em 2018, para entregar aos candidatos à Presidência da República e ao Congresso Nacional. Entre os temas que serão abordados estão: Reforma tributária; descentralização dos ressarcimentos dos planos de saúde; Lei de Improbidade Administrativa; agentes comunitários de saúde; contribuição de Intervenção de Domínio Econômico (Cide) municipal; precatórios; gestão fiscal; merenda e uniforme escolar; pacto federativo e prazo para o fim dos lixões.
"Espero que a Carta do Recife seja efetiva e olhe o futuro. Eu não tenho dúvidas, diante da minuta que já vi, que os tópicos estão em consonância com os anseios da população brasileira. E a nossa responsabilidade é essa: trabalhar cada vez mais com transparência, com responsabilidade e olhando os anseios de uma população tão sofrida", comentou Paulo Câmara.
Vice-presidente de mudanças climáticas da FNP, o prefeito Geraldo Julio ressaltou a necessidade de reformas para uma distribuição mais igualitária dos recursos entre os governos. "Prefeitos do Brasil inteiro estão aqui pra discutir temas importantes pra população. Fortalecer a prefeitura, a administração municipal, é melhorar as condições de vida da população. Não só no Recife, mas no Brasil inteiro. Muita gente nos últimos três anos perdeu, por exemplo, plano de saúde. Muitos alunos saíram das redes particulares para estudar na rede municipal na sua cidade. A crise econômica aperta as receitas, mas amplia a necessidade de prestação de serviço à população", afirmou.
O presidente da FNP e prefeito da cidade de Campinas (SP), Jonas Donizette, aproveitou a oportunidade para relembrar o principal objetivo da entidade e agradecer o apoio do governador Paulo Câmara nas causas municipais de Pernambuco. "É muito honroso para a FNP estar aqui em Pernambuco. Nós sabemos de toda a força política que existe aqui. Pernambuco é um Estado que levanta a sua voz para defender as causas populares, e neste momento, defender o municipalismo, defender o novo pacto federativo, é defender a população. Quero também deixar o meu agradecimento ao governador Paulo Câmara pela valorização dos municípios. Tenho conversado com prefeitos de várias cidades e eles me dizem que o Governo de Pernambuco é um governo solidário, que tem se envolvido com as questões municipalistas e procurado ser um parceiro das cidades na busca de soluções", concluiu.
Firmado em 2016, o acordo cooperativo entre o Sebrae e a FNP tem o objetivo de apoiar os municípios na implementação de uma intervenção focada no desenvolvimento por meio da melhoria do ambiente de negócios e eficiência da gestão. Entre os principais pontos da parceria entre as entidades, estão o apoio a formação da Rede de Prefeitos G100-PE; a contribuição para a modernização gerencial e de eficiência fiscal dos municípios; promoção da modernização da legislação municipal com vistas a favorecer a cultura empreendedora, a competitividade dos negócios e a atração de investimentos. Na oportunidade, O Sebrae ainda lançará a 10ª edição do prêmio Prefeito Empreendedor, que visa incentivar ações positivas para o empresariado nos municípios e estimular as atividades de desenvolvimento. A premiação é uma ação nacional realizada em todos os Estados. [...]

Radar Político (21/11) – A cotação da Família Ferreira anda em alta
Ao contrário de 2014, quando Paulo tinha quase o dobro do tempo de televisão em relação a Armando Monteiro, 2018 tende a acontecer uma disputa mais igualitária em relação a este ponto, podendo inclusive ocorrer uma ligeira vantagem para o campo oposicionista.
As mudanças eleitorais trazidas na Reforma Eleitoral de 2015 determina que 90% do tempo de televisão serão distribuídos proporcionalmente conforme o número de deputados federais que os partidos possuem na Câmara Federal, já os outros 10% serão repartidos de forma igualitária. Mesma situação em relação às inserções.
No cenário que se desenha a Frente Popular deverá contar ao menos com PSB, PP, PSD, PDT, PC do B, SD, Rede, PSL e PPS (158 deputados federais). Já na oposição, são contabilizados o PSDB, PTB, PV, PRB, Podemos, Avante, PRTB e PMDB (196 deputados federais), este último, embora ainda esteja sob o comando de Jarbas, já é dado como certo a sua passagem para os braços de FBC.
Entre os partidos de expressão restam apenas o PT, que contabiliza 57 deputados federais e que já está com a candidatura de Marília Arraes nas ruas, além do PSC, sob o comando do deputado estadual André Ferreira e o PR, que apesar de ainda está nas mãos de Sebastião Oliveira o meio político já reconhece a possibilidade de Anderson Ferreira ficar com o seu controle, fazendo desta forma que fique sob o domínio da família Ferreira um capital equivalente ao tempo de televisão de 48 deputados federais.
Além de possuir uma liderança consolidada no seguimento evangélico e o comando da segunda maior prefeitura do Estado, deverá pesar a favor da família Ferreira um capital bastante valorizado em uma disputa eleitoral, o tempo de televisão. Em uma conjuntura onde as principais forças políticas buscam por maior exposição televisiva e apoio político de peso a cotação dos Ferreiras anda em alta.
Com este cacife todo dificilmente eles não participarão de um chapa majoritária indicando André Ferreira para uma das vagas ao Senado, seja na situação ou na oposição.
Voto a voto 1 – No município de São José da Coroa Grande os votos para deputado estadual e federal serão disputados palmo a palmo pelas lideranças locais. O prefeito Pel Lages (PEN) já fechou questão com João Fernando para federal, porém o seu apoio para estadual está sendo disputado por Zé Maurício (PP) e Davi Muniz (PEN). O deputado estadual Beto Accioly (PSL) é outro que se movimenta no sentido de angariar o apoio de Pel à sua reeleição.
Voto a voto 2 – Já o ex-prefeito Barbosa votará em Simone Santana (PSB) para estadual e André de Paula (PSD) para federal. Por sua vez, João Baleia, embora concentre esforços em Barreiros não deixará de participar da politica coroense apoiando Simone Santana e João Campos. O médico Camilo Lobo, estimulado a disputar o Governo Municipal em 2020, é outro promete participar ativamente das eleições do próximo ano, para isto irá de Sílvio Costa Filho (PRB) para federal, já o seu estadual deverá anunciar em breve.
Rio Formoso - Em cumprimento a mais um compromisso que firmou com a população, a prefeita de Rio Formoso, Isabel Hacker (PSB), reinaugura amanhã a reforma de quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS). As comunidades contempladas com as reformas são as de Agrovila Conceição, Cohab, Lotes e Rua da Lama. Em pouco mais de 11 meses à frente do Poder Executivo Municipal a gestora tem conseguido estabelecer um ritmo de trabalho proativo e alvo de elogios.
Decididos – No município de Feira Nova, no Agreste Setentrional, tanto a situação quanto a oposição já definiram os candidatos a deputado que apoiarão. O prefeito Danilson Gonzaga vai de Joaquim Lira (PSD) para estadual e Ricardo Teobaldo (Podemos) para federal. Já Juliana Chaves (PSB, imagem), derrotada na disputa para a prefeitura em 2016, irá de Isaltino Nascimento (PSB) para estadual e André Ferreira (PSC) para federal.
Conquistando terreno - Mais que decidida a pavimentar a sua candidatura ao Palácio do Campo das Princesas no próximo ano, a vereadora recifense Marília Arraes não para de visitar os municípios do interior. Neste final de semana esteve no Agreste Meridional e se reuniu com lideranças dos municípios de Garanhuns, São Bento do Una e Águas Belas. Neste último foi recebida pelo prefeito Luiz Aroldo (PT). Lá estiveram também o senador Humberto Costa e os prefeitos Luciano Duque (Serra Talhada) e Marivaldo Andrade (Jaqueira).
Tô por aqui - Mesmo exercendo o posto de secretário municipal de Saúde de Tamandaré, onde tem realizado um excelente trabalho, o ex-candidato a prefeito de Joaquim Nabuco, Lírio Júnior (PSB), sempre que pode faz questão de participar de eventos públicos no município para manter acesa a chama da oposição ao prefeito Neto Barreto (PTB). Em 2016 Lírio perdeu por apenas 25 votos.
O lobby é grande - O PP pode até não emplacar o nome da vereadora recifense Michelle Collins na Secretaria de Desenvolvimento Social, mas não seria por falta de torcida. O deputado estadual Cleiton Collins sonha em ter a sua esposa nomeada para o primeiro escalão do Governo enquanto que o deputado estadual Eduíno Brito veria o seu irmão, o ex-vereador Wilton Brito e primeiro suplente, voltar à Câmara do Recife em substituição a Michele caso este cenário se concretize.
Mobilização - Está marcada para amanhã, dia 22, uma mobilização nacional de prefeitos. O evento acontecerá em Brasília e está sendo promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Auxílio financeiro aos municípios por parte do Governo Federal está entre a principal pauta do encontro.
Na vice - Em passagem por Pernambuco, o presidenciável do PSDB, Geraldo Alckmin, sinalizou o interesse de ter um vice do Nordeste. Na bolsa de apostas ganha força o nome de Mendonça Filho, ministro da Educação, que tem exercido um excelente trabalho a frente da pasta.
Ampliando bases - Empolgado com a pré-candidatura a deputado estadual, o jovem Gustavo Gouveia já fechou questão no município de São Lourenço da Mata. Lá fará dobradinha para federal com Beto da Spam.
Escrito por Wellington Ribeiro
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 97310-1317 (Claro). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: [...]

Paulo Câmara reforça segurança da Mata Sul
VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – A Zona da Mata Sul pernambucana também foi beneficiada com o incremento de efetivo da Polícia Militar, ontem quinta-feira (16.11). Encerrando as agendas do dia na área da segurança, o governador Paulo Câmara esteve neste município para apresentar oficialmente os novos 32 PMs que irão fortalecer as operações do 21º Batalhão da Polícia Militar. A nova turma irá incrementar o policiamento ostensivo na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12). Mais cedo, o chefe do Executivo estadual passou pelos municípios de Garanhuns e Nazaré da Mata, totalizando o incremento de 112 policiais nas três regiões.
“Nós acabamos de formar 1.500 novos policiais militares no último concurso público, e eles já estão nas ruas aqui de Vitória e de toda a região. Outros 1.300 já estão na academia, e, a partir de fevereiro do próximo ano, vamos ter mais 1 mil policiais civis ocupando todas as delegacias do Estado. Também estamos investindo em equipamentos, novos carros, motocicletas, helicópteros. Ou seja, estamos dando respostas efetivas para ter mais policiamento nas ruas, para prender quem precisa ser preso, pra combater o crime organizado, e o tráfico de drogas e de armas”, pontuou o governador.
Paulo ressaltou ainda que esse incremento vai chegar em todas as regiões. “Hoje, estivemos também em Garanhuns e em Nazaré da Mata. E, a partir da próxima semana, vamos para o Sertão também. São ações decisivas e necessárias, e a gente não vai descansar enquanto a paz e a segurança não reinar em Pernambuco”, frisou.
Com o novo reforço, será possível intensificar as operações que já são realizadas na AIS 12, como a Força no Foco, Combate ao CVLI, Fecha Batalhão, Zona Rural, Escola Segura, Bar Seguro e Coletivo Escolar. Fazem parte da AIS 12 também outros seis municípios: Amaraji, Chã de Alegria, Escada, Glória do Goitá, Pombos e Primavera.
Para o secretário de Defesa Social Antônio de Pádua, todo o planejamento que já está sendo colocado em prática vai permitir ao governo dar as respostas que o povo pernambucano tanto espera. “Sabemos que a segurança está bem aquém do que gostaríamos que ela estivesse, mas com esse empenho, com os novos policiais, com os novos equipamentos e com as novas estratégias de trabalho do Pacto pela Vida, tenho certeza que vamos vencer a guerra contra o tráfico, contra os homicídios que tanto assola nossa população, e o principal: devolver a sensação de segurança à população pernambucana”, cravou.
Na oportunidade, o comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Vanildo Maranhão, destacou os últimos resultados obtidos com as operações do 21º BPM. “O batalhão tem trabalhado intensamente no combate à criminalidade e já alcançamos reduções bastante expressivas. No presente momento, aqui em Vitória, nós estamos, em termo de homicídios, com redução de mais de 50%. Em termos de CVP, que é o Crime Violento Contra o Patrimônio (assaltos e furtos), a redução é de exatamente 33% em relação a outubro. Ou seja, tudo na Polícia Militar tem um tempo de gestão, e os resultados estão aparecendo”, registrou.
Satisfeito com a ação, o prefeito Aglailson Júnior agradeceu em nome de toda a população. “Eu quero, em nome do povo de Vitória, agradecer ao governador pelo brilhante trabalho que tem feito à frente de Pernambuco, combatendo a violência e aumentando o ostensivo da Polícia Militar de Pernambuco, inclusive, dando atenção a nossa cidade de Vitória”, celebrou.
Acompanharam o governador durante a agenda no município também os prefeitos Rildo Reis (Amaraji), Lucrécio Gomes (Escada), Manoel Marques (Pombos), Dayse Juliana (Primavera), Rênya Carla (Passira), Tarcísio Vieira (Chã Grande), Adriana Paes (Glória de Goitá) e Fabinho Queiroz (Buenos Aires). [...]

Mais policiais nas ruas de Garanhuns e região
GARANHUNS - Determinado a reforçar o combate à violência, o governador Paulo Câmara comandou, nesta quinta-feira (16.11), mais uma importante ação do Plano de Segurança de Pernambuco. Dessa vez, a medida oficializou o incremento de mais 40 homens e mulheres no 9º Batalhão da Polícia Militar, que vão reforçar o policiamento ostensivo nas ruas de Garanhuns e mais 19 municípios da Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18). Além do incremento no efetivo, o batalhão já recebeu três novas viaturas para as operações da Patrulha Maria da Penha, Proteção ao Turista e Patrulha Escolar.
"É mais um movimento que nós estamos fazendo na busca de melhorar os índices de segurança do nosso Estado. A violência aumentou no Brasil todo nesses últimos anos e aqui em Pernambuco não foi diferente. A partir do momento que nós contratamos 1.500 novos policiais militares que já estão nas ruas, decidimos que era preciso reforçar o efetivo de todo o Estado. Estão vindo inicialmente 40 policiais aqui para o batalhão de Garanhuns, fora o recompletamento dos diversos destacamentos que já foram efetivados. Estamos também, a partir de janeiro, mandando delegados para preencher todas as delegacias de Pernambuco. Então, o Agreste Meridional terá um reforço importante. A partir do mês de março do próximo ano, são outros 1.300 policiais que irão às ruas para reforçar ainda mais o policiamento, seja na parte preventiva ou na parte de repressão", apontou o governador.
O chefe do Executivo estadual destacou ainda a criação de uma nova Companhia Independente da Polícia Militar, que terá sede no município de Lajedo. "Os policiais se somarão também aos já presentes no batalhão de Garanhuns e terão uma nova estrutura que nós vamos criar - os estudos estão sendo finalizados e vamos mandar um projeto para a Alepe - para a criação da Companhia Independente de Lajedo, que vai ajudar a própria cidade e municípios vizinhos, reforçando o policiamento aqui do batalhão de Garanhuns", finalizou.
Além de beneficiar a população de Garanhuns, os novos PMs vão atuar nos municípios de Capoeiras, Jucati, Jupi, Lajedo, Calçado, Caetés, São João, Angelim, Canhotinho, Paranatama, Brejão, Saloá, Palmeirinha, Correntes, Lagoa do Ouro, Terezinha, Bom Conselho, Iati e Águas Belas. O objetivo é expandir o policiamento ostensivo, prevenir crimes e aumentar a sensação de segurança dos moradores e visitantes da região.
Para o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, o resultado dos investimentos de segurança realizados pelo Governo do Estado irão refletir em uma maior segurança para a população pernambucana. "Esse efetivo hoje está chegando aqui em Garanhuns, a primeira parte deles, são 40 policiais militares, com novas viaturas - são 26 novos carros - demonstram o compromisso do Governo do Estado com a segurança pública e com ações reais para proporcionar mais segurança para a população", finalizou.
O comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Vanildo Maranhão, destacou que a implantação de novas ações serão possíveis graças ao recompletamento do batalhão de Garanhuns com os novos homens e mulheres integrados. "Com o incremento desses 40 e depois dos próximos 40, totalizando 80 policiais militares, o batalhão vai conseguir incrementar várias ações operacionais na área do 9º Batalhão. Teremos a Patrulha Maria da Penha, Patrulha Escolar e o Policiamento Rural, com a ativação de mais uma Patrulha Rural. Então, é mais um esforço do Governo do Estado, provendo a Polícia Militar de efetivo e de meios logísticos e humanos para desempenhar um bom trabalho", ressaltou.
Também estiveram presentes na agenda no município os prefeitos Luiz Aroldo (Águas Belas), Izaías Régis (Garanhuns), Elizabeth Santana (Brejão), Armando Duarte (Caetés), Expedito Nogueira (Calçado), Neide Reno (Capoeiras), Antônio Souza (Iati), Marcos Patriota (Jupi), Rossine Cordeiro (Lajedo), Marcelo Neves (Palmeirinha), Valmir Pimentel (Paranatama)e Matheus Calado (Terezinha) [...]

Radar Político (16/11) – Davi Muniz deixará PEN, mas mantém projeto para 2018
Em um ato unilateral a Executiva Nacional do PEN destituiu o vereador recifense Davi Muniz do comando da sigla em Pernambuco. A decisão do comando Nacional do partido evidenciou uma atitude nada respeitosa com aquele que vinha realizando com muita competência um processo de fortalecimento da sigla no Estado.
Pré-candidato a deputado estadual, Davi Muniz vem trabalhando para a construção de uma chapinha bastante atrativa para aqueles que pretende alcançar uma cadeira na Assembleia Legislativa pelo caminho mais curto. A tática utilizada por Davi em relação à eleição de 2018 é a mesma que ele empregou no pleito de 2016, no Recife, quando naquela época conseguiu reunir um grupo consistente e levou o partido a alcançar mais de 51 mil votos, resultando conquistar duas vagas na Câmara Municipal.
Por já ter mostrado a sua capacidade em formar chapinha, Davi Muniz já conseguiu reunir um número suficiente de pré-candidatos a deputado estadual. O plano inicialmente era o de reeditar o sucesso ocorrido na eleição proporcional do Recife com todos saindo pelo PEN, no entanto, com este novo acontecimento, o caminho natural é que todos acompanhem o vereador recifense e migrem juntos para outra sigla.
Atentos ao novo cenário e sabendo do potencial de eleição de dois a três deputados na chapinha coordenada por Davi Muniz, não demoraria muito para que o vereador recifense fosse procurado por dirigentes nacionais de partido. Fala-se que cerca de três siglas já lhe ofereceram abrigo.
Troca - O comando do PEN foi entregue ao jornalista Sílvio Nascimento, que até pouco tempo atrás estava filiado no PSDB. Sem expressão política alguma, Sílvio estaria apenas esquentando a cadeira para a chegada de Daniel Coelho, deputado federal que recentemente causou um mal estar no PSDB e que está de malas prontas para ingressar no PEN, no mês de março, quando a janela partidária abrir.
Críticas - Por mais que se esforce o prefeito de Catende, Josibias Cavalcanti (PSD, imagem), não tem conseguido realizar uma gestão que empolgue. As críticas são generalizadas em relação à maneira como vem conduzindo o município. Não bastasse a rejeição nas ruas, uma forte oposição na Câmara de Vereadores têm ajudado a engrossar o caldo contra a gestão.
Estratégia 1– Para ofuscar a divulgação ocorrida ontem dos números nada favoráveis em relação ao número homicídios ocorridos no mês de outubro, o Palácio planejou para esta quinta-feira uma agenda positiva voltada à área de Segurança Pública.
Estratégia 2 - O governador Paulo Câmara vai pessoalmente aos municípios ao Agreste Meridional e Zonas da Mata Norte e Sul anunciar o incremento de policiais. Serão 40 PMs para o 9ºBPM (Garanhuns), 40 para o 2º BPM (Nazaré da Mata) e 32 para o 21º BPM (Vitória de Santo Antão). Na terça-feira foi entregue o Batalhão Especializado de Policiamento (BIESP), em Caruaru.
Homenagem - Por proposição do deputado estadual Ossesio Silva (PRB) a Assembleia Legislativa realizará no próximo dia 20 de novembro uma sessão Solene em homenagem aos 15 anos de fundação da igreja do Amor. Com sede no município de Paulista e liderada pelo pastor Arthur Pereira e por sua esposa, a pastora Talita Pereira, a denominação evangélica conta com aproximadamente 4 mil fiéis em todo o Estado.
De olho nas Emendas 1 - A partir desta semana o Blog Ponto de Vista irá revelar os deputados estaduais que inseriram na Lei Orçamentária Anual de 2018 emendas para municípios da Mata Sul. Cada parlamentar tem direito a uma valor de R$ 1.515 milhão para destinar para a execução de ações em áreas como Saúde, Educação, Infraestrutura e Segurança Pública em qualquer município do Estado.
De olho nas emendas 2 - O deputado José Humberto (PTB) é um dos que escolheram municípios da região para destinar parte dos recursos a que cada parlamentar tem direito. Para Maraial, onde conta com o apoio do prefeito Marquinhos Moura, o petebista destinou para o ano de 2018 o valor de R$ 140 mil que terá como objetivo a compra de um veículo para Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Já para Rio Formoso, ele apresentou uma emenda de R$ 160 mil que terá como destino a reforma de um prédio público.
De olho nas emendas 3 - Vale lembrar que a execução efetiva da emenda está relacionada a apresentação de projetos e, em alguns casos, de contrapartidas por parte das prefeituras, além de boa vontade do Governo do Estado.
Escrito por Wellington Ribeiro
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 97310-1317 (Claro). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: [...]

Paulo Câmara reforça combate à criminalidade no Agreste Central com a entrega do BIESP
CARUARU - O Agreste ganhou, nesta terça-feira (14.11), um importante reforço no combate à violência: o Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (BIESP). Ao lado de prefeitos e autoridades da região, o governador Paulo Câmara inaugurou o equipamento que conta 300 homens e mulheres divididos em quatro companhias formadas por unidades especializadas, que incluem efetivos das Rondas Ostensivas com o Apoio de Motocicletas (Rocam), Radiopatrulha, BPChoque, CIPCães e Policiamento de Trânsito. A entrega do BIESP, com sede neste município, beneficia mais de 650 mil pessoas da região e faz parte dos investimentos do Plano de Segurança de Pernambuco, lançado no primeiro semestre deste ano.
"Estruturas como a que nós estamos fazendo aqui em Caruaru, com o BIESP, são essenciais. É um batalhão que vai servir a região, importante para dar agilidade nas respostas. Tenho certeza de que esse nosso esforço, com mais efetivo, mais aparelhamento, daremos respostas mais rápidas à população. Os efeitos da operação do novo batalhão já começam a dar sinais principalmente nos crimes contra o patrimônio. A gente não está descansando de maneira alguma com a inauguração desse equipamento. Outras ações precisam ser feitas, e a cada momento iremos realizar os ajustes necessários para que em cada município a gente possa dar a tranquilidade e o direito de ir e vir das pessoas", destacou Paulo Câmara.
Na oportunidade, o governador pontuou os desafios que as forças de segurança do Estado estão enfrentando neste momento e reforçou o seu compromisso com a melhora dos índices de violência. "A gente sabe também que tem um caminho, um caminho construído e amplo com o Pacto Pela Vida, um caminho que vai com certeza começar a dar resultados mais concretos a partir dessas ações que nós estamos entregando não apenas em Caruaru, mas no Agreste e em todo o Estado de Pernambuco", finalizou.
Subordinada à Diretoria Integrada Especializada (DIRESP), o BIESP contará com um efetivo de 300 policiais militares que atuarão no combate às diversas modalidades de crimes, como tráfico de drogas, assaltos, porte ilegal de armas e desarticulação de grupos de extermínio, com uma atenção especial ao patrulhamento e ações nas áreas rurais. A inauguração do equipamento faz parte de uma série de ações do Governo de Pernambuco para fortalecer a segurança pública no Agreste do Estado, que inclui ainda, o reforço de policiais militares para o 4º Batalhão de Polícia Militar, também de Caruaru, e é responsável pelo policiamento ostensivo dos 15 municípios que compõem Área Integrada de Segurança 14 (AIS-14), são eles: Caruaru, Agrestina, Altinho, Cupira, Panelas, Lagoa dos Gatos, Bezerros, Camocim de São Félix, Sairé, São Joaquim do Monte, Bonito, Barra de Guabiraba, Riacho das Almas, Jurema e Ibirajuba.
Com o reforço de 140 novos policiais lançados às ruas ainda em outubro, o município de Caruaru registrou uma redução de 50% dos Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLI) em relação ao mês de setembro deste ano. Com a inauguração do batalhão, esse efetivo será incorporado ao BIESP a partir de agora. O reforço ainda será ampliado com a chegada dos novos profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Científica, que já estão sendo formados e devem estar efetivamente nas ruas a partir do primeiro trimestre de 2018. Além disso, mais de 43 viaturas foram entregues, este ano, para renovação e ampliação da frota a serviço das polícias com atuação em Caruaru e no Agreste.
A prefeita do município de Caruaru, Raquel Lyra, aproveitou a ocasião para ressaltar a importância de um equipamento de segurança como o BIESP no objetivo de assegurar que os jovens não tenham suas vidas tiradas pela criminalidade. "A cada investimento que se faz em segurança pública, nós preservamos vidas de pais e mães de família, de e filhos que tantas mães choram todos os dias porque têm suas vidas antecipadamente ceifadas pela criminalidade. Nós precisamos gerar tranquilidade e um ambiente de oportunidades para esses jovens que estão matando e morrendo no nosso Estado e na nossa região. Tenham certeza, Caruaru trabalhará todos os dias para garantir que essas oportunidades sejam realidades na vida de todos os caruaruenses. Hoje é um dia de agradecimento e de reconhecimento. Parabéns ao Governo do Estado, aos homens e mulheres que compõem a Polícia Militar pelo importante avanço no combate à criminalidade no nosso município", apontou.
O secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, reforçou o empenho do Governo de Pernambuco em realizar investimentos para dar cada vez mais condições de trabalho para os policiais do Estado. "A nossa missão, nada tem de fácil. O Estado está fazendo investimentos na segurança pública com aquisição de novas viaturas, criação de novas unidades policiais e, sobretudo, com a formação de novos profissionais. O governo cumpre mais um compromisso no que diz respeito ao Plano Estadual de Segurança e Pacto Pela Vida, ao idealizar e ativar o BIESP no município de Caruaru ",observou.
O comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Vanildo Maranhão, afirmou que o apoio do governador Paulo Câmara ao abraçar a ideia do batalhão foi essencial para que, em tempo recorde, o BIESP fosse implantado em Caruaru. "Temos hoje um batalhão novo, uma nova doutrina de policiamento ostensivo, juntando as especialidades da diretoria especializada que congrega as duas unidades de policiamento especializado em uma única unidade. Tenho muito orgulho em levar para o Interior do Estado esse serviço mais especializado da Policia Militar. Ao levar a ideia para o governador, imediatamente ele abraçou a ideia. Então, nós conseguimos em poucos meses colocar o batalhão em operação. É um tempo recorde. A estrutura dessa unidade é única. Nas polícias militares do Brasil, não existe uma unidade semelhante ao que nós estamos apresentando hoje.
A policial militar recém formada, Natália Santos, falou sobre as oportunidades que a implantação do BIESP proporcionaram para sua carreira. "Está sendo uma oportunidade única. O BIESP, além de ter um investimento muito grande, teve muita oportunidade para a gente que está ingressando agora na Policia Militar. Foram viaturas novas, armamentos novos, ou seja, várias oportunidades para a gente combater a criminalidade de um jeito mais efetivo. O bom de ter uma tropa nova é isso: a vontade de trabalhar, de mostrar serviço e, realmente, diminuir a criminalidade. Todos estamos ingressando com a mesma expectativa, que é diminuir a criminalidade em Caruaru", ressaltou.
Participaram do evento os deputados federais André de Paula e Tadeu Alencar; os estaduais Tony Gel, Laura Gomes, Joel da Arpa e Diogo Moraes; a promotora de Justiça de Caruaru, Juca Miranda; o chefe da Polícia Civil, Joselito Kehrle; o comandante do BIESP, tenente-coronel Antônio Menezes; a gerente geral de Polícia Cientifica, Sandra Santos; e o diretor da Diretoria Integrada Especializada (Diresp), cel. João Bosco. Acompanharam o governador durante a agenda no município também os prefeitos Misso de Amparo (Lagoa dos Gatos), Wilson Madeiro (Barra de Guabiraba), Joelma Campos (Panelas), Hélio dos Terrenos (Belo Jardim), Giorge de Neno (Camocim de São Félix), Thiago Nunes (Agrestina), Branquinho (Bezerros), Mota (Riacho das Almas), Rossine (Lajedo), Antônio Roque (Jataúba), e Gustavo Adolfo (Bonito); além dos vice-prefeitos de São Caetano, Caio Braga; e de Caruaru, Rodrigo Pinheiro; do ex-prefeito de Caruaru, José Queiroz; e do presidente da Câmara de Vereadores de Caruaru, Lula Tôrres, além dos secretários Márcio Stefanni (Planejamento e Gestão), Roberto Franca (Desenvolvimento Social, Criança e Juventude), João Campos (Chefia do Gabinete de Governo, Francisco Papaléo (Cidades), Lúcia Melo (Ciência e Tecnologia) e Wellitngon Batista (Agricultura) [...]

Radar Político (14/11) – Oposição prepara grande ofensiva política
Oposição prepara grande ofensiva política
Encabeçada pelos senadores Armando Monteiro (PTB) e Fernando Bezerra, além do ministro Mendonça Filho (DEM) e o deputado federal Bruno Araújo (PSDB), o chamado G4, principal grupo de oposição ao governador Paulo Câmara, prepara já para o mês de dezembro um evento público de grandes proporções no Recife, marcando assim o ponta pé inicial de suas incursões conjuntas por todo o Estado.
Já para os primeiros meses de 2018 o grupo pretende realizar uma caravana realizando congressos em todas as regiões de Pernambuco. Em sua rápida passagem pelo município de São José da Coroa Grande, no sábado passado, o senador Fernando Bezerra informou que até o final do mês de março o grupo apresentará os nomes que comporão a chapa.
Confiante, FBC também revelou que o imbróglio que envolve o comando do PMDB estadual será definido ainda este ano e que o grupo conseguirá formar um arco de aliança superior a que hoje orbita o governador Paulo Câmara. Além do PTB, PMDB, DEM e PSDB, a oposição já contabiliza o apoio do PRB, Podemos, PV e PRTB. Há a expectava ainda da ida do PR para o time por meio do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, além de outros partidos da base aliada do PSB.
A ida de prefeitos pertencentes a partidos da Frente Popular é outro assunto guardado a sete chaves pela oposição, que prepara a partir do próximo ano um anúncio ao estilo conta-gotas com o propósito de enfraquecer aos poucos o palanque de Paulo Câmara.
Chapinha – Os deputados federais Ricardo Teobaldo (Podemos) e Sílvio Costa (Avante) andam bastante afinados. Ganha força nos bastidores que ambos estariam empenhados na construção de uma chapinha para deputado estadual e assim eleger aliados. Entre os candidatos estariam José Augusto Maia (Santa Cruz do Capibaribe) e Gustavo Gouveia (filho do prefeito de Paudalho), ambos fechados com Ricardo para Federal.
Nomeação 1 - O Diário Oficial do Estado trouxe em sua publicação do último sábado (11) a nomeação governador Paulo Câmara nomeou no último sábado (11) de Túlio Gadelha para a presidência do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe). Órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, pasta que recentemente foi entregue ao PDT de Zé Queiroz.
Nomeação 2 - Militante do Partido Democrático Trabalhista, sigla pela qual disputou sem sucesso o cargo de vereador do Recife em 2012 e de deputado federal em 2014, o jovem Túlio Gadelha ficou conhecido nacionalmente após a revelação de que está namorando a apresentadora global Fátima Bernardes.
Vapt – Vupt – Para garantir a contemplação de suas bases com emendas parlamentares, o deputado estadual licenciado e secretário de Saneamento do Recife, Alberto Feitosa (SD), sem alarde assumiu a sua cadeira na ALEPE no final do mês de outubro apenas pelo tempo suficiente para apresentar suas emendas. Quem perdeu com isto foi o deputado Gustavo Negromonte (PMDB), que durante este curto período foi para a suplência.
Mata Sul - Em reunião realizada ontem (13), no Consórcio Público dos Municípios da Mata Sul (COMSUL), os prefeitos Reginaldo Moraes (Cortês), Verônica Souza (Gameleir), Lucrécio Gomes (Escada) Diogo Gomes (Chã Grande), Dr. Marcos (Pombos) e Rildo Reis (Amaraji) debateram sobre os problemas enfrentados pelo aterro sanitário consorciado entre os municípios. Presidida por Reginaldo Moraes, o COMSUL abrange 15 municípios da Mata Sul e tem discutido temas importantes e contribuído para o fortalecimento político da região.
Herdeiro político 1 - Considerado favorito a conquistar uma cadeira na Câmara Federal no próximo ano, o empresário bem sucedido Guilherme Uchôa Júnior já contabiliza apoios sólidos para a sua eleição. Entre os prefeitos que votam com ele estão os de Itambé, Itaquitinga e Araçoiaba. Na Mata Sul está fechado com o deputado Pedro Serafim Neto (PDT).
Herdeiro político 2 - Ao contrário de muitos que se aventuram na vida pública para fazer dela um meio de vida, Guilherme Uchôa Júnior entra na política para atender ao desejo do seu pai, o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchôa, que vê nele a pessoa ideal para dar continuidade ao seu legado.
Mata Norte - O vereador de Carpina, Diogo Prado (PC do B, imagem), parece ter tomado gosto pela ideia de concorrer a uma vaga na ALEPE. Oposicionista ferrenho do prefeito Manoel Botafogo (PDT) , ele deverá sair como majoritário no município, para isto conta com o apoio do ex-prefeito Joaquim Lapa (PTB). Na vizinhança o jovem já fechou com a oposição em Lagoa do Carro e anda conversando com lideranças de outros municípios da região.
Segurança - Dias após o início das atividades da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar, no Litoral Sul, o prefeito de Barreiros, Elimário Farias realizou a primeira reunião para a criação do Conselho de Segurança do Município. Participaram do encontro o vice-prefeito Thomaz Baleia, o comandante da 10º CIPM, Major Fernando Júnior, policiais civis, secretários municipais e representantes Bancos e da sociedade civil organizada, todos dedicados a discutir estratégias para o enfrentamento da violência.
Articulado - Apesar de ter deixado o comando do Ministério das Cidades, o deputado federal Bruno Araújo (PSDB) ainda manterá um bom trânsito no Governo Federal. Quebrará a cara quem apostar que ele deixará de ter influência na liberação de recursos para os municípios pernambucanos que foram contemplados com projetos do Ministério das Cidades.
Escrito por Wellington Ribeiro
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 97310-1317 (Claro). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]
