Tag: Paulo Câmara

Radar Político (22/02) – Armando Monteiro chama Paulo Câmara para o debate
Animado e mostrando que está disposto a concorrer mais uma vez ao Palácio do Campo das Princesas, o senador Armando Monteiro (PTB) tem aproveitado o momento para adotar uma postura ainda mais incisiva contra o governador Paulo Câmara (PSB) com o objetivo de ampliar a imagem de principal liderança da oposição e polarizar de vez a disputa com o socialista.
A postura adotada por Armando faz parte de uma estratégia voltada a atrair para si a atenção da parcela do eleitorado que espera do candidato da oposição um discurso mais crítico e contundente.
No dia de ontem, por exemplo, o petebista utilizou a tribuna do Senado para tecer duras críticas à forma como o governador está conduzindo a área de segurança pública, principal calo da gestão socialista. Em tom provocador, Armando chegou a colocar em dúvida a capacidade de Paulo Câmara de enfrentar o aumento da criminalidade no Estado. “O caso de Pernambuco se enquadra no quadro de fragilização da autoridade estadual e na incapacidade de se garantir a continuidade de políticas de segurança de êxito, como o Pacto pela Vida”, disparou.
Desejando que o embate político seja concentrado entre ele e o governador, Armando não abrirá mão de buscar os meios necessários para que isso aconteça, por esta razão, sempre que tiver a oportunidade irá tocar em pontos frágeis da gestão para estimular uma reação por parte do Palácio e assim alcançar o seu objetivo que é o de polarizar a disputa.
Pedido negado 1 - A Câmara de Vereadores de Goiana decidiu por 8 votos a 5, em sessão realizada nesta semana, rejeitar um pedido de licença-médica para o prefeito Osvaldinho (MDB, imagem). Afastado da prefeitura desde o final de março de 2017 por questões de saúde, o prefeito pede a prorrogação do afastamento para realizar tratamento nos Estados Unidos.
Pedido negado 2 - O parecer apresentado pelo vereador Bruno Salsa (DEM), relator do pedido, sugeriu o impedimento de nova licença porque o atestado médico foi emitido no exterior e não preenche alguns requisitos exigidos pela legislação brasileira. Para consegui a licença o gestor terá dois caminhos: Ou junta a documentação necessária ou judicializa o caso. Embora seja relacionada à saúde, a população não tem digerido muito bem a ausência do prefeito, uma vez que o gestor interino não tem conseguido dar conta do recado.
Bonito 1 – Ganha força nos bastidores políticos a informação de que o ex-candidato a prefeito Maroja (PTB, imagem) estaria próximo de fechar questão com Júnior Uchôa para federal. Em 2014 ele garantiu mais de 5 mil votos para Sílvio Costa (AVANTE). Já para estadual, comenta-se que ele estaria entre as candidaturas de Aglaílson Victor e Alessandra Vieira.
Bonito 2 – Por sua vez, o prefeito Gustavo e o ex-prefeito Ruy Barbosa permanecerá votando em Clodoaldo Magalhães para estadual e substituíram Gonzaga Patriota por João Campos para federal.
Água Preta - Graças a uma articulação do deputado estadual João Eudes (PDT) a Fundação Altino Ventura estará no município de Água Preta para realizar um mutirão consultas e exames. Os procedimentos serão realizados na Unidade Móvel da FAV, que ficará instalada na Rua David Madeira, 2720, no Centro entre os dias 26/02 e 02/03.
Sugestão - Caso o PTB Nacional decida indicar o deputado federal Jorge Côrte Real ao posto de ministro do Trabalho, o partido teria a chance de se redimir diante da opinião pública depois da novela envolvendo a frustrada indicação de Cristiane Brasil ao cargo. Parlamentar respeitado e com um amplo currículo, Jorge sem dúvida colocaria a Esplanada dos Ministérios em outro patamar. Sem acordo entre a bancada do PTB e o presidente do partido, Roberto Jefferson, a escolha do novo ministro foi adiada para o final de março.
Estratégia que já deu certo - Assim como na eleição municipal de 2012, quando instigou uma briga interna no PT do Recife para ganhar o comando da prefeitura, o PSB joga pesado mais uma vez para acirrar a divisão dentro da sigla. O objetivo agora é fragilizar a pré-candidatura de Marília Arraes ao Governo para utilizar novamente o Partido dos Trabalhadores como seu apêndice aqui no Estado.
Capoeiras 1 - Com o propósito de esquentar o seu nome para as eleições municipais de 2020 em Capoeiras, município do Agreste Meridional, o ex-deputado federal Carlos Batata (DEM, imagem) já decidiu que irá concorrer à Câmara Federal neste ano. Derrotado na última eleição pela atual prefeita Neide Reino (PSB), Batata se posiciona para disputar novamente a prefeitura. O seu estadual será Alberto Feitosa (SD) que devido a dobradinha deverá ampliar a sua votação no município.
Capoeiras 2 - Outro deputado estadual que deverá expandir os votos por lá é José Humberto (PTB). O parlamentar está montando um grupo que já conta com os vereadores Ailton Lino (PSB) e Erico Barbosa (DEM) e anda em conversa bastante avançada com outras lideranças locais.
De saída? - Causou mal estar no Palácio a participação do deputado federal Severino Ninho (imagem) na reunião feita por partidos que defendem uma chapinha independente para a Câmara Federal. A presença de Ninho no encontro é um indicativo de que ele estaria disposto a sair do PSB para acompanhar o grupo. Em 2014 o socialista obteve apenas pouco mais de 21 mil votos, ficando naquela ocasião na 6ª suplência. Atualmente exercendo mandato, ele retorna para casa no mês de abril, época quando os titulares voltarão à Câmara.
Portas abertas – O encontro para acertar a intitulada “Chapinha da Salvação” ocorreu ontem, em Brasília, e além de Ninho (PSB) e Cadoca (sem partido) também contou com a presença dos presidentes estaduais do PP, Solidariedade, PDT, PC do B e PSL. Arquitetada por Eduardo da Fonte (PP), a chapinha oferece uma oportunidade de reeleição mais segura para aqueles que teriam dificuldades de se eleger no chamado “Chapão da Morte” do PSB. O grupo anunciou que serão bem-vindos candidatos com potencial abaixo de 50 mil votos.
[...]

Radar Político (19/02) – Paulo Câmara está em dívida com São José da Coroa Grande
Localizada a pouco mais de 100 quilômetros do Recife, no sentido do litoral sul do Estado, a cidade de São José da Coroa Grande é o que pode se dizer de um paraíso a ser explorado por aqueles que procuram por praias com águas mornas e cristalinas, gostam de saborear uma excelente gastronomia e têm a curiosidade de explorar as mais belas piscinas naturais do nordeste brasileiro, tudo isso com uma calorosa receptividade de um povo hospitaleiro, e, sobretudo, trabalhador.
Descrever alguma das características deste tão belo município não exige de mim esforço algum, visto que foi nele onde passei minha juventude e constitui minha família, tempo mais do que suficiente para ser arrebatado pelos seus encantos e acompanhar o esforço descomunal da população no sentido de promover o turismo mesmo sem contar com uma contribuição efetiva por parte do Governo do Estado para este fim.
Assim como todo apaixonado por este tão belo lugar, acompanhei com profunda tristeza o nome de São José da Coroa Grande ser exporto pelos principais meios de comunicação do país não pelos seus predicados, mas pela escalada da violência. O pior de tudo isso foi ver que tal fato aconteceu justamente na mesma semana em que o Governo do Estado comemorava a queda no índice de violência durante o período carnavalesco.
Não entrarei no mérito das motivações ou a quê estão relacionados os homicídios ocorridos em seu território nos últimos 7 dias, mais sim o quanto isto carrega de prejuízo a um município que tem no turismo o seu principal potencial econômico e o quanto a ausência do Governo do Estado tem culpa nisso tudo, uma vez que estatísticas da Secretaria de Defesa Social há muito alertavam para a escalada de tal modalidade de crime em São José da Coroa Grande e que tais dados chegaram por diversas vezes à mesa do governador e de seus auxiliares sem que se fosse dada a merecida atenção a tão grave problema.
Embora o governador Paulo Câmara, ainda que tardiamente, tenha tomado uma posição no sentido de estancar a sangria da violência reforçando o policiamento para garantir a tranquilidade e ordem no município, é aguardado muito mais do que isso por parte do governador. São José da Coroa Grande espera ser indenizada pelo Governo de Pernambuco em relação a tamanho prejuízo que isto tudo causou à sua imagem. Concentrar esforços nas áreas de Turismo, Educação e Inclusão Social já seria um bom começo para iniciar o pagamento de imensurável dívida que tem com o município.
Prefeito reage - Alvo de elogios pelo trabalho que está realizando para promover o turismo, o prefeito Pel Lages (PEN, imagem) expressava como ninguém a tristeza em ver o município sendo exposto negativamente. Nesta segunda-feira o gestor promoverá um encontro que reunirá representantes dos poderes Executivo e Legislativo municipal, do Ministério Público e da sociedade civil. O objetivo é estabelecer um conselho para debater ações voltadas à área de segurança com foco na prevenção de crimes e assistência à população em vulnerabilidade social.
Barreiros – O Movimento Pernambuco pela Educação, que discute melhorias na alfabetização e na preparação para o mundo do trabalho, realizará no próximo dia 26 deste mês o seu 4º Congresso. O local escolhido para sediar o evento foi o Instituto Federal de Pernambuco, Campus Barreiros. Entre as autoridades que confirmaram presença está o ministro da Educação Mendonça Filho e Rossieli Soares, secretário de Educação Básica do MEC.
Recuo – A desistência do deputado estadual Lucas Ramos (PSB, imagem) de concorrer a uma vaga na Câmara Federal tem como principal motivação a exigência de votos acima da calculada pelo parlamentar anteriormente. A depender da coligação formada, Lucas precisaria de ao menos 100 mil votos para garantir o seu passaporte para Brasília, algo que não estaria sendo fácil conseguir já que na sua região a disputa pelo cargo anda bem congestionada.
Tensão na bancada - Com chances reais de ser reeleito com uma votação expressiva, Lucas preferiu não trocar o certo pelo duvidoso. A notícia não foi bem recebida por colegas que também deverão disputar pelo chapão, uma vez que a decisão de Lucas deve ampliar o ponto de corte da coligação do PSB para desespero daqueles que apresentam potencial de votos abaixo da casa dos 43 mil votos.
Encolhimento à vista - Atualmente com 4 deputados estaduais, o PDT inexoravelmente deverá assistir uma diminuição substancial em sua bancada, seja em razão da janela partidária ou pela grande possibilidade de insucesso de alguns de seus quadros caso o partido integre o chapão do PSB. Com Pedro Serafim Neto, João Eudes, Jandeval de Lima e Guilherme Uchôa (imagem), o partido só teria condições de manter a atual participação na ALEPE na hipótese de integrar uma chapinha.
Em busca da salvação - Caso vá para o chapão com o PSB, apenas Guilherme Uchôa estaria com uma cadeira garantida, uma vez que possui um “colchão” próximo de 70 mil votos. Percebendo esta situação, os outros três deputados se dividem entre fletar com outras siglas e torcer para uma coligação com o PP.
Pressão – É grande a pressão entre pré-candidatos a deputado estadual pelo PP para que o partido não aceite a entrada de nenhum outro parlamentar com mandato ou coligue na proporcional com outra sigla. Atualmente com 6 deputados estaduais, o Partido Progressista trabalha para conquistar de 8 a 10 cadeiras na Casa Joaquim Nabuco.
Finalidade - A estratégia montada com maestria pelo deputado federal Eduardo da Fonte, presidente estadual do PP, tem por objetivo aumentar a bancada na ALEPE para tentar emplacar um de seus componentes na 1ª Secretaria da Mesa Diretora, segundo posto mais importante do Legislativo Estadual, além de buscar ampliar o espaço da sigla no primeiro escalão do próximo Governo, seja ele comandado por Paulo Câmara ou não.
Confiança - A euforia por parte de novos postulantes e dos atuais deputados em manter a chapinha do PP sem coligar, se dá não apenas pelo fato de saberem que lá é um dos caminhos mais curtos para se eleger, mas também porque a possibilidade de suplentes assumirem é muito grande.
Ipojuca - Em resposta a forte chuva que atingiu Ipojuca no último fim de semana, a prefeita de Célia Sales (PTB) mobilizou equipes da Defesa Civil local para monitorar as áreas suscetíveis a inundações e deslizamento de terra no município. A gestora também escalou grupos de trabalho para prestarem total assistência aos moradores de áreas vulneráveis a ação da chuva.
Mata Sul sofre novamente 1 - As chuvas também foram responsáveis por aumentar o nível de alerta de municípios da Mata Sul, principalmente Cortês, Primavera, Catende, Maraial, Barreiros e Rio Formoso. O alto volume de chuvas resultou na elevação das águas dos rios que cortam os respectivos municípios, o que acabou por prejudicar a população que mora próxima a margem dos cursos de água.
Mata Sul sofre novamente 2 - Com exceção de Rio Formoso, que o problema com inundações está relacionado diretamente à influência da maré com o alto volume de chuvas, os demais municípios poderiam não mais está passando pela mesma situação caso todas as barragens que foram prometidas em 2010 tivessem sido concluídas. Das cinco barragens prometidas apenas Serro Azul, no rio Una, está em operação.
[...]

Paulo Câmara: “Nossa premissa é trabalhar com a transparência e a verdade”
Moderno e mais interativo, o novo Portal da Transparência de Pernambuco foi apresentado ao público, nesta terça-feira (06.02), pelo governador Paulo Câmara, em solenidade no Palácio do Campo das Princesas. O canal informativo teve seu conteúdo reformulado e ampliado, oferecendo interface e linguagem mais didáticas, de fácil compreensão e acesso. Criada em 2007, a ferramental permite o acompanhamento da aplicação dos recursos públicos e informações gerenciais sobre o funcionamento do Estado, garantindo à sociedade o acesso à informação por meio de uma administração cada vez mais transparente e participativa. A gestão do Portal é de competência da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), órgão central do controle interno estadual.
“O Governo de Pernambuco quer, cada vez mais, a população participando, ajudando, fazendo o controle social, que é tão útil junto com o controle interno e externo. Nossa premissa é estar sempre colocando mais informações sobre a nossa administração, receitas, despesas, licitações, contratos. Ou seja, para que qualquer pessoa possa entrar no Portal da Transparência e acessar um conjunto de informações úteis, de maneira muito simples, sem precisar de nenhuma senha, e tendo a oportunidade de se conectar com a transparência e com a verdade”, ressaltou o governador.
Paulo lembrou ainda da importância da ferramenta para a construção de um relacionamento mais aberto com a população. “Há 11 anos, o Governo de Pernambuco colocou à disposição todas as suas contas na Internet, e agora é estar sempre aprimorando, aperfeiçoando e buscando cada vez mais transparência. Então, a população pode ficar ciente de que está com um instrumento cada vez mais amigável e mais fácil de acessar. Será também um grande instrumento de pesquisa e acadêmico, auxiliando aquelas pessoas que estudam contas e gestão pública. Então, é um instrumento em favor da sociedade, da verdade, da transparência e das melhorias das práticas públicas”, frisou.
Em termos de conteúdo, a novidade trouxe uma gama maior de informações e uma melhor ordenação, facilitando as consultas realizadas pelos usuários. Ao todo, são 16 novas funcionalidades, totalizando 35, distribuídas entre painéis interativos. Nesta nova versão, as informações estão distribuídas em cinco seções (“Receita”, “Despesa”, “Planejamento e Orçamento”, “Fiscalização e Controle” e “Acesso à Informação”), sendo extraídas do sistema e-fisco. Os dados tratados em formato de painéis são elaborados por ferramenta de Business Intelligencee Analytics (BI), o que traz uma interface mais amigável, alinhado com as novas tendências tecnológicas disponíveis.
Entre os painéis, destacam-se o de “Servidores Expulsos”, “Fornecedores sancionados”, “Pagamentos”, “Consulta pública de pedidos de acesso à informação”. O portal foi desenvolvido pela equipe técnica da SCGE, utilizando uma ferramenta livre e sem custos de manutenção. “Hoje, o cidadão pode abrir uma manifestação para denunciar, elogiar, solicitar uma informação que não tenha encontrado no Portal, tudo em um único canal, sem precisar ser direcionado para outro link. Ou seja, a população vai contar com uma ferramenta de pesquisa mais fácil e mais completa”, defendeu o Secretário da Controladoria-Geral do Estado, Ruy Bezerra.
Contabilizando uma média de 34 mil acessos por mês, o Portal da Transparência de Pernambuco foi o primeiro a ser criado no Brasil. A expectativa é de que, com a nova versão, esse número cresça acima de 20%. Entre as seções mais visitadas atualmente estão: “Remuneração dos Servidores” e “Consulta de Despesas”.
HISTÓRICO - O Portal da Transparência de Pernambuco foi lançamento em 2007, pelo então governador Eduardo Campos. Naquele mesmo ano, foi criada a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado, que assumiu a gestão da ferramenta. Mais tarde, a Lei 131/2009 passou a exigir dos entes federados a liberação em tempo real das informações da execução orçamentária financeira em meio eletrônico, que possibilitem amplo acesso ao público, garantindo a transparência das contas públicas. Ao longo desse 10 anos, o Portal passou por várias reformulações, buscando oferecer um instrumento melhor para o cidadão, e sempre se destacando no cenário nacional.
Participaram da solenidade também os secretários estaduais Marcelo Barros (Fazenda), Marcio Stefanni (Planejamento e Gestão) e Nilton Mota (Casa Civil), além do coordenador de Ações de Transparência da Gestão, da Secretaria da Controladoria Geral do estado, Sandro Mendonça. [...]

Armando lidera nova pesquisa da Múltipla, tecnicamente empatado com Câmara e Marília
O Senador Armando Monteiro cresceu e lidera o novo levantamento do Instituto Múltipla para governador de Pernambuco. A pesquisa foi realizada com 600 questionários, em 65 dos 184 municípios pernambucanos, entre os dias 18 e 22 deste mês de janeiro e foi registrada no TRE sob o número PE 08043/2018.
Armando, que tinha 13,5% na pesquisa anterior, agora aparece com 20,5% das intenções de voto, seguido do governador Paulo Câmara, que tinha 18,7% e caiu para 16%, ainda que estável dentro da margem de erro. O blog teve acesso integral aos dados.
A vereadora Marília Arraes (PT) que em novembro tinha 9,6% também cresceu e aparece com 14,5%. Há de se considerar que, com base na margem de erro da pesquisa, de 4,1% para mais ou para menos, Armando, Câmara e Marina estão no que pode-se chamar empate técnico. De toda forma, impacta a mudança de ordem dos candidatos.
O Ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM),tem 10,5%, seguido do senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB) está na quinta colocação com 5%. O deputado Bruno Araújo (PSDB) tem 2,5%. Brancos e nulos somam 23,5%, indecisos 4,5% e não souberam ou não quiseram responder a pesquisa, 3%.
Cenários: em um cenário sem Mendonça Filho, Armando Monteiro tem 23,7%, Paulo Câmara, 20,5%, Marília Arraes, 16,7% e Fernando Bezerra Coelho, 5%. No cenário sem Fernando Bezerra Coelho, Armando lidera com 22,8% seguido de Paulo Câmara com 17,7%, Marília Arraes com 15% e Mendonça Filho com 11,5%.
Em uma simulação sem Armando Monteiro, Marília Arraes lidera com 21,7%, com o governador Paulo Câmara chegando a 19,3%, seguido de Mendonça Filho, com 15,7% e Fernando Bezerra, com 6,7%. Sem Armando e Marília no páreo Câmara tem 26,8%, seguido de Mendonça Filho, com 20,8% e Fernando Bezerra Coelho, com 7%.
Segundo turno: o instituto fez simulações de diversos cenários de segundo turno prováveis para as eleições deste ano. Numa disputa entre Paulo Câmara e Armando, Monteiro tem 30,2% contra 28,2%. No embate entre Paulo Câmara e Mendonça Filho, o governador tem 29,2% contra 24% do Ministro. Contra Marília Arraes, Câmara teria 27,8% contra 26,7% da petista.
Rejeição: O Múltipla aferiu também o índice de rejeição dos candidatos. Dos entrevistados, 63,5% disseram que não votariam em Paulo Câmara de jeito nenhum. Já 56,5% não votam em Fernando Bezerra Coelho. Um total de 55,8% não votariam de jeito nenhum em Mendonça Filho. 54,5% não admitem votar em Bruno Araújo. 49,8% dizem não votar em Marília Arraes. E 41,2% não votariam em Armando Monteiro.
Na pesquisa estimulada para o Senado, o 1º colocado é Jarbas Vasconcelos (PMDB) com 23,8%, seguido por Humberto Costa com 16%, Armando, 15,2%, Mendonça Filho, 14,7%, André Ferreira, 7%, Sílvio Costa, 5,8%, Luciana Santos, 5%, Antonio Campos, 4,2%, José Queiroz, 4,2%. Brancos e nulos, 25%. Indecisos são 5,7% contra 4,5% que não sabem ou não opinaram.
Veja aqui o comparativo do desempenho dos candidatos entre novembro e janeiro, segundo o Instituto: Comparativo-pesquisas
Perfil da amostra: Masculino 47,3%, Feminino 52,7%; 16 a 24 anos 16,8%, 25 a 34 anos 22,2%, 35 a 44 anos 21,0%, 45 a 59 anos 23,3% e 60 anos ou mais 16,5%.
A amostra foi composta por 600 entrevistas aplicadas na população que tenha título de eleitor, more e vote no Estado de Pernambuco e distribuída da seguinte forma: Região Metropolitana 42,2%, Zona da Mata 14,6%, Agreste 25,2 e Sertão 18,0%.
O intervalo de confiança estimado é de 95% para uma margem de erro para mais ou para menos de 4,1% Sistema interno e controle de verificação: Para realização da pesquisa, utilizam-se uma equipe de entrevistadores e supervisores, contratados pelo Instituto. Todos devidamente treinados para execução do trabalho.
A área da pesquisa compreende o estado de Pernambuco, composta por 04 (quatro) mesorregiões: Região Metropolitana, Agreste, Sertão e Zona da Mata e os seguintes municípios: Floresta, Petrolândia, Cabrobó, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Araripina, Bodocó, Exu, Ipubi, Ouricuri, Salgueiro, São José do Belmonte, Afogados da Ingazeira, São José do Egito, Serra Talhada, Arcoverde, Custódia, Sertânia, Águas Belas, Bom Conselho, Buique, Garanhuns, Lajedo, Belo Jardim, Bezerros, Bonito, Brejo da Madre Deus, Caruaru, Gravatá, Pesqueira, São Bento do Uma, São Caetano, Bom Jardim, João Alfredo, Limoeiro, Santa Cruz do Capibaribe, Surubim, Toritama, Abreu e Lima, Cabo, Camaragibe, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Recife, São Lourenço da Mata, Água Preta, Barreiros, Catende, Escada, Palmares, Ribeirão, Sirinhaém, Vitória de Santo Antão, Aliança, Carpina, Glória de Goitá, Goiana, Itambé, Nazaré da Mata, Paudalho, Timbaúba e Vicência.
Por Nil Júnior
Veja aqui o relatório completo do Múltipla:
[...]

Radar Político (08/01) – Eduardo da Fonte desponta como forte candidato ao Senado
Detentor de um capital político/eleitoral invejável, o que reúne a presidência estadual do PP e uma expressiva votação para a Câmara Federal em 2014, sendo naquela ocasião o campeão de votos quando conquistou a preferência de mais de 283 mil eleitores, Eduardo da Fonte é de longe, após Jarbas Vasconcelos, o aliado de Paulo Câmara que tem maior envergadura eleitoral para disputar uma cadeira para o Senado com competitividade.
Apesar de haver movimentações de alguns atores políticos para concorrer ao Senador na chapa encabeçada por Paulo Câmara, a exemplo de Zé Queiroz (PDT) e Luciana Santos (PC do B), e a lembrança de alguns outros nomes da Frente Popular para concorrer ao posto, como é o caso de Sebastião Oliveira (PR), André de Paula (PSD) e Danilo Cabral (PSB), o deputado Eduardo da Fonte é entre todos o que melhor ajudaria a resolver algumas equações.
Além de garantir de uma vez por todas a permanência do PP no projeto de reeleição de Paulo Câmara, a candidatura de Dudu tem entusiasmado a alguns. Foi o que afirmou um deputado federal que prefere manter o sigilo. “A candidatura de Dudu anima a tropa governista, principalmente aos deputados que estão precisando de votos para garantir a reeleição”, confidenciou o parlamentar que, embora não seja considerado um quadro que figure na zona de degola, também espera ser um dos beneficiados pelo espólio de mais de 200 mil votos do pepista.
Por sua vez, uma liderança do PSB, que igualmente prefere manter seu nome em reserva, avalia que a movimentação de Eduardo da Fonte em torno de formar uma chapinha para a Câmara Federal reunindo o PP, PC do B, PDT e Solidariedade é um indício de que ele estaria querendo pressionar o governador para garantir um espaço na chapa majoritária. “Eduardo da Fonte está utilizando a fragilidade de reeleição de alguns deputados federais para ampliar a sua influência nas eleições de 2018. Ninguém tem dúvidas da importância do PP para a Frente Popular, mas ele acreditar que pode ocupar uma das vagas para o Senado é muita presunção”, disse a fonte que aproveitou para defender os nomes de Jarbas Vasconcelos e André Ferreira para o Senado.
Embora a maior resistência ao nome de Eduardo para concorrer ao Senado seja no ninho socialista, a possibilidade do pepista debandar para a oposição está sendo levada em consideração, por esta razão a concessão de espaço para o PP na chapa majoritária de Paulo Câmara ganha cada vez mais força e começa a ser levada em consideração.
Dobradinhas e...- O deputado federal Betinho Gomes (PSDB, imagem) ganha um reforço em tanto na Mata Sul para o seu projeto de reeleição. O parlamentar irá realizar dobradinhas com o presidente da Câmara Municipal de Palmares, Saulo Acioli (PSDB), e com o ex-vereador de Escada, Rinaldo Cara Véia, que irão disputar um mandato para a Assembleia Legislativa.
... ganhando terreno - Embora tenha as suas raízes fincadas no município de Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, Betinho tem sido bem presente na Mata Sul, onde deve ampliar a sua votação devido a sua atuação em discursões de interesse da região, a exemplo da cobrança da construção das barragens.
Falta de água - Por incompetência da Compesa o governador Paulo Câmara só não foi chamado de arroz doce pela população do município de Barreiros na última semana. Foram mais de cinco dias sem que as águas chegassem às torneiras. Com a palavra, Roberto Tavares, presidente da Compesa.
Pé na estrada - Por falar em água, o governador cumpriu uma longa maratona no Agreste e Zona da Mata anunciando editais para a construção de sistemas de abastecimento de água (SSA). Um dos municípios visitados foi Vicência.
Briga no ninho - Na solenidade realizada em Vicência para anunciar a implantação do SSA no distrito de Borracha, a presença do deputado estadual Lucas Ramos chamou bastante à atenção. Lucas será candidato a deputado federal e deverá contar com o apoio do ex-prefeito Dr. Paulo Tadeu (PSB), fazendo desta forma com que o deputado federal Marinaldo Rosendo perca um importante apoio que lhe garantiu mais de 4 mil votos na eleição passada. A invasão das bases de Marinaldo por deputados do PSB tem levado o parlamentar a repensar o seus planos de permanecer no partido.
Falando grosso 1 - Depois que o deputado federal Luciano Bivar (PSL) conseguiu não só trazer para o seu partido o presidenciável Bolsonaro, como também ser lançado como o seu vice, a avaliação no meio político é de que ele agora passa a falar grosso e é visto com outros olhos pelas principais lideranças políticas do Estado. Bivar agora não é mais medido pelos votos que teve em 2014, mas pelo poder de influência que pode exercer no processo eleitoral deste ano graças a incorporação de um quadro nacional em ascensão nas fileiras do PSL.
Falando grosso 2 - A ida de Bolsonaro para o PSL acendeu a possibilidade de partidos nanicos se unirem e lançarem uma candidatura própria ao Governo do Estado. Isto lhes garantiria formar chapinhas competitivas para eleger deputados federais e estaduais com segurança surfando na onda Bolsonaro.
Big Brother Sirinhaém 1 - O prefeito de Sirinhaém, Franz Hacker (PSB, imagem), continua com o propósito de ampliar o seu plano de enfrentamento à criminalidade e melhoria da segurança pública no município. Após a área central da cidade e o distrito de Barra de Sirinhaém terem recebido a instalação de câmeras de vigilância, ontem foi a vez do distrito de Santo Amaro receber equipamentos de alta resolução que ficarão interligados 24 horas a uma central de monitoramento situada na sede da Guarda Municipal.
Big Brother Sirinhaém 2 - As próximas localidades a receber câmeras de vigilância serão Ibiratinga, Vila 31 de Março e A Ver O Mar. Com isto Sirinhaém caminha para ser uma das cidades mais vigiadas da Mata Sul. A iniciativa tomada pelo prefeito Franz Hacker deveria ser copiada por outros municípios, uma vez que as câmeras têm intimidado bandidos e auxiliado os órgãos de segurança pública no combate à criminalidade.
São Lourenço da Mata - A gestão do prefeito interino Gabriel Neto (PRB) tem se revelado um verdadeiro desastre. Recentemente ganharam as redes sociais uma denúncia de que uma ambulância do município estaria servindo de táxi para levar pacientes para a clínica particular do gestor. Até quando a população irá ter que esperar para que a Justiça autorize o retorno do prefeito Bruno Pereira (PTB) ao comando do município?
[...]

Paulo assina Ordem de Serviço para início da construção do Hospital Geral do Sertão
O governador Paulo Câmara assinará, nesta quinta-feira (04.01), Ordem de Serviço para o início da execução de terraplanagem do Hospital Geral do Sertão, no município de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú.
Com um investimento total de R$ 35 milhões, a nova unidade de saúde beneficiará mais de 236 mil habitantes de dez cidades e terá capacidade média para 462 internamentos por mês. O equipamento contará com cinco salas de cirurgia, 60 leitos de internamento e dez leitos de UTI, com possibilidade de expansão para 140 leitos de internamento e 20 leitos de UTI. O Hospital oferecerá atendimento ambulatorial nas especialidades de traumato-ortopedia, clínicas geral, cardiológica, neurológica e cirurgia geral. [...]

Governador decreta luto oficial e destaca trajetória de vida de Armando Monteiro Filho
O governador Paulo Câmara decretou hoje (02.01) pela manhã luto oficial de três dias pela morte do ex-ministro Armando Monteiro Filho. Paulo também divulgou nota de pesar se solidarizando com familiares e amigos de Armando Filho:
"Dr. Armando foi um honrado pernambucano, um legítimo cavalheiro que sempre lutou, ao longo de toda a sua vida, pelas maiores causas do nosso Estado e do Brasil, como empresário e politico.
Dr. Armando teve uma postura firme, democrática e corajosa no enfrentamento com a ditadura militar e foi uma referência para gerações.
Quero prestar a minha homenagem pessoal a esse grande pernambucano e me solidarizar com seus familiares e amigos."
Governador Paulo Câmara [...]

Radar Político (27/12) – Indefinição da oposição favorece Paulo Câmara
Encabeçado pelos senadores Armando Monteiro e Fenando Bezerra Coelho, o ministro Mendonça Filho e o deputado federal Bruno Araújo, o principal grupo da Oposição tem pela frente alguns desafios a superar, sendo o principal deles o de lançar um nome que empolgue o eleitorado.
Apesar de possuir quadros de robustez política incontestável, a oposição até agora só conseguiu animar as lideranças descontentes com a gestão do governador Paulo Câmara, que apesar de ser um fator preponderante para a consolidação do projeto é longe de ser decisivo.
A demora na definição do nome que encabeçará esta coalização de forças acaba por favorecer a candidatura à reeleição do governador Paulo Câmara, que por sua vez, exposto ao sol e sereno, tem a chance de avaliar melhor como se comporta o eleitorado diante de suas movimentações e assim realizar os ajustes necessários para encarar a disputa.
Sempre presente - A atenção que a deputada Simone Santana (PSB) tem dispensado ao município de Barreiros é algo raro de se ver entre um deputado estadual. Ontem ela articulou uma reunião entre o prefeito Elimário Farias e o presidente da Compesa, Roberto Tavares, onde foram discutidas soluções para os problemas relacionados ao esgotamento sanitário e à estação de tratamento d’água do município.
Inclinação 1 - Ainda que tente ser apartidário, o Pr. Ailton José Alves, líder da igreja Assembleia de Deus em Pernambuco, deixa transparecer a sua preferência pelo governador Paulo Câmara.
Inclinação 2 - Na Cantata de Natal, realizada na última segunda-feira, no Quartel do Derby, o líder da maior denominação evangélica no Estado disse que “O governador Paulo Câmara está sempre disposto a apoiar e a ser um amigo e parceiro da Assembleia de Deus”. Vale lembrar que já por duas eleições consecutivas a igreja lança candidatos pelo PSB.
Líder - O deputado federal Ricardo Teobaldo foi reconduzido à liderança do Podemos. O posto de líder partidário garante ao parlamentar uma interlocução direta com o presidente da República. Da bancada pernambucana na Câmara Federal só Teobaldo e o Pr. Eurico (PHS) são líderes de partido.
Esvaziado – Apesar de ter sido eleito em 2014 com 93.380 votos, o deputado federal Marinaldo Rosendo (PSB) deverá enfrentar uma reeleição duríssima no próximo ano. As suas bases na Zona da Mata Norte estão sendo reduzidas ao pó graças às investidas de João Campos e Guilherme Uchôa Júnior. No meio político Marinaldo é considerado ex-deputado federal em atividade.
Ampliando as bases - Embora tenha ficado na primeira suplência na eleição passada com quase 68 mil votos, o deputado federal Augusto Coutinho (Solidariedade, imagem) tem tudo para superar a casa dos 100 mil votos e emplacar uma eleição em céu de brigadeiro, pois conseguiu ampliar substancialmente as suas bases. Olinda, Tacaratu, Escada, Joaquim Nabuco e Parnamirim são alguns dos mais de 10 municípios onde ele contará com o apoio do prefeito.
No lugar certo - A frente da pasta de Saneamento da Prefeitura do Recife, o deputado licenciado Alberto Feitosa é apontado como o secretário que mais promove agendas positivas para a gestão do prefeito Geraldo Júlio. Nesta quarta-feira (27), ele assinará a Ordem de Serviço de retomada das obras de saneamento integrado do PAC Cordeiro. A solenidade será às 15 horas, no canteiro de obras, no bairro da Iputinga.
[...]

Pr. Ailton José Alves: “O governador Paulo Câmara está sempre disposto a apoiar e a ser um amigo e parceiro da Assembleia de Deus”
Assim como milhares de fiéis, o governador Paulo Câmara prestigiou, na noite desta segunda-feira (25.12), a Cantata de Natal “Para Sempre Deus Conosco”, que comemorou o nascimento de Cristo. O culto, celebrado pelo pastor e presidente da Igreja Evangélica da Assembleia de Deus em Pernambuco (IEADPE), Aílton José Alves, foi realizado no Quartel do Derby, no bairro de mesmo nome, e contou com um coral com 250 vozes acompanhado por uma orquestra com 170 instrumentistas.
“Estamos aqui para celebrar o Natal e, ao mesmo tempo, agradecer e pedir mais força para continuar o nosso trabalho, fazendo isso sempre olhando para o futuro, para os ensinamentos de Deus e da Igreja. Vamos trabalhar muito para fazer com que Pernambuco melhore e para cuidar da nossa gente. E, com a ajuda de Deus e de todos nós, isso será possível”, afirmou o governador Paulo Câmara. “Então, eu quero agradecer e desejar um 2018 de muita paz, saúde e realizações. Tenho certeza que Deus vai nos ajudar, como sempre fez, a continuar a guiar o destino de nosso povo, em favor de um Pernambuco mais feliz”, completou.
O pastor Aílton José Alves agradeceu pela presença do governador Paulo Câmara, ressaltando o empenho e o apoio por parte do gestor estadual para que a Cantata pudesse ser realizada nesta noite de Natal. “O nosso governador fez o maior esforço para que a Igreja estivesse esta noite aqui celebrando o nascimento de Cristo. O governador Paulo Câmara está sempre disposto a apoiar e a ser um amigo e parceiro da Assembleia de Deus”, pontuou.
[...]

Radar Político (19/12) – Não se pode subestimar o potencial de Marília Arraes
No meio político é quase que unanime a compreensão de que a pré-candidatura da vereadora recifense Marília Arraes ao Governo do Estado tem potencial. Por esta razão, não são poucos os esforços por parte de algumas lideranças, inclusive do próprio partido, no sentido de tentar impedir a sua candidatura.
Por entender que dificilmente conseguirá ter ao seu lado alguns cardeais do PT e o apoio de outras siglas mais representativas, Marília montou sabiamente a estratégia de ir ao encontro do povo, ouvindo-o e discutindo os assuntos pertinentes a cada região no tête à tête. Para isto tem percorrido o Estado como nenhum outro pré-candidato.
Nessas suas andanças a petista tem conseguido consolidar o seu nome e formar multiplicadores. Talvez seja por esta razão que tem utilizado com frequência a letra “X” em suas postagens nas redes sociais. Dada a sua relação de proximidade com os eleitores, oportunizando-os a construírem junto com ela o plano do Pernambuco que almejam, Marília já está passando a ser chamada de a "multiplicadora de sonhos".
Não bastasse possui uma obstinação jamais encontrada em qualquer um de seus concorrentes, Marília ainda possui um grande trunfo: O maior eleitor de Pernambuco, o ex-presidente Lula.
Observando a forma com que a petista vem construindo a sua candidatura e se posicionando diante do cenário político, não seria exagero admitir que ela tem chances reais de até chegar a um segundo turno.
Convites - Presente na festa de confraternização que Marília promoveu na semana passada, o deputado federal Sílvio Costa (Avante) disse a vereadora que ela "não vai deixar de ser candidata por causa de partido". Sílvio ofereceu o Avante para que Marília se filie caso o PT lhe negue legenda. A petista agradeceu o gesto, mas demonstrou confiança de que terá a legenda para concorrer e aproveitou a oportunidade para convidar Sílvio para ser o seu companheiro de chapa concorrendo a uma das vagas ao Senado.
Homenagem - Devido aos grandes serviços prestados ao município do Recife, o delegado Ademar Cândido de Oliveira receberá na próxima quinta-feira o título de cidadão recifense.
Prestígio e... - O deputado federal André de Paula, presidente estadual do PSD, demonstrou prestígio ao reunir na confraternização do seu partido, no espaço Catamarã, no Recife, um grande número de lideranças. Passaram por lá para prestigiar André o governador Paulo Câmara, o chefe da Casa Civil, Nilton Mota, o secretário da ALEPE, Diogo Moraes, além de vários deputados, prefeitos e vereadores de siglas aliadas.
... força – André de Paula comanda um partido que possui o quinto maior tempo de televisão e que elegeu 17 prefeitos, 17 vice-prefeitos, 208 vereadores em 2016. Sem falar que as suas fileiras possuem três deputados governistas. São eles: Rodrigo Novaes, Romário Dias e Joaquim Lira.
Levou falta – Apesar de ser filiado ao PSD, o deputado Álvaro Porto não deu as caras na confraternização do seu partido. Crítico ácido do governador Paulo Câmara, Álvaro deverá esperar a janela partidária para migrar para um partido da oposição. O destino provável deve ser o PTB de Armando Monteiro.
Repercutiu - O secretário geral do PSD-PE, Charles Ribeiro, que também é Diretor-presidente do Detran, chamou a atenção de todos ao se referir ao ex-prefeito de São José da Coroa Grande, o empresário Barbosa, como “provável aposta do partido para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco no próximo ano”. Será que ele vai encarar?
Permuta 1 – Ganhou força a informação de que o prefeito Eduardo Coutinho (Água Preta) pode desconsiderar o apoio ao deputado estadual Aluísio Lessa para votar novamente em Clodoaldo Magalhães no próximo ano. Esta decisão abriria espaço para que o seu filho, o deputado federal João Fernando Coutinho (PSB), possa ser votado mais uma vez no município de Xexéu pelo prefeito Eudo Magalhães, pai de Clodoaldo, reeditando a parceria da eleição de 2014.
Permuta 2 – Com o apoio da família Coutinho, o deputado Clodoaldo Magalhães obteve 2.919 votos em Água Preta no ano de 2014. Já o deputado João Fernando Coutinho, graças ao apoio dos Magalhães, alcançou 3.333 votos em Xexéu na eleição passada.
Não tô sabendo de nada! – Em conversa com este blogueiro o deputado Aluísio Lessa disse que até agora não recebeu nenhuma comunicação do prefeito Eduardo Coutinho a esse respeito e que a parceria com o gestor aguapretano continua firme e forte.
Visita – Peça chave para a agilização na liberação de recursos que estão servindo para tocar obras importantes em Barreiros, o chefe de gabinete do governador Paulo Câmara, o jovem João Campos, estará no município nesta terça-feira. Pré-candidato a deputado federal, o herdeiro político do ex-governador Eduardo Campos dobrará em Barreiros com a deputada estadual Simone Santana e conta com o apoio do prefeito Elimário Farias, do vice Thomaz Baleia e do ex-prefeito João Baleia.
Paudalho - Está marcado para amanhã (20), no município de Paudalho, um ato político no qual o ex-prefeito Pereira apresentará oficialmente Milton Coelho e Diogo Prado, seus candidatos a deputado federal e estadual respectivamente. A decisão de Pereira em fechar questão com Diogo Prado, político em ascensão na região, tem como pano de fundo fazer um contraponto a candidatura de Marcelo Gouveia a deputado estadual.
Escrito por Wellington Ribeiro - E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]
