Tag: Rede
RADAR POLÍTICO (04/09) – Disputa pela Prefeitura de Jaboatão está acirrada
Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link [...]
Projeto de Túlio Gadelha aumenta pena para quem realizar garimpo e mineração em terras indígenas
Saiba mais informações clicando no link [...]
Crise entre Pretas Juntas tem mais um capítulo
Saiba mais informações clicando no link [...]
RADAR POLÍTICO (06/04) – João Campos, o grande cabo eleitoral de Danilo Cabral
Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link [...]
Ex-candidata ao Senado, Professora Adriana Rocha pede desfiliação da Rede
Ex-candidata ao Senado em 2018, a advogada e professora de Direito Constitucional Adriana Rocha pediu desfiliação da Rede Sustentabilidade, legenda pela qual ela disputou o pleito no ano passado. Adriana, que é pré-candidata à Câmara Municipal do Recife, enviou, nesta segunda-feira (21), uma carta à direção do partido em Pernambuco agradecendo a oportunidade e a acolhida que teve na Rede. Quanto ao novo partido, a professora adianta que não há nada fechado - ela tem conversado com algumas legendas, mas ainda está avaliando a melhor opção.
Segue íntegra da carta:
Ao Porta Voz Nacional da Rede Sustentabilidade em Pernambuco Roberto Leandro
E aos demais companheiros e companheiras do Partido:
Em 2018, tive a honra de ser convidada para me filiar à Rede Sustentabilidade e disputar uma vaga ao Senado Federal pelo Estado de Pernambuco.
Durante minha trajetória em prol da defesa dos direitos da cidadania e do desenvolvimento social responsável que promova a igualdade, como professora universitária e constitucionalista, e, sobretudo, como ex-Vice-Presidente da OAB/PE e ex-Conselheira do Conselho Federal da OAB, sempre valorizei o fortalecimento da participação política de todas as pessoas através da indispensabilidade de partidos políticos orgânicos, democráticos e que representassem verdadeiramente os anseios e aspirações dos variados segmentos de nossa sociedade.
E assim, por identificar na Rede Sustentabilidade uma coerência programática com os princípios políticos que defendo, e por reconhecer a seriedade e a representatividade de uma liderança política feminina com a expressão da ex-Senadora Marina Silva, aceitei o convite. Apesar das dificuldades do último pleito eleitoral, dediquei todo o esforço possível para honrar da melhor maneira os nossos compromissos partidários.
Embora não tenha havido êxito no alcance da vaga pretendida ao Senado Federal, entendo que os mais de 90.000 votos alcançados significaram que a candidatura foi amplamente vitoriosa, sobretudo considerando os recursos materiais disponibilizados para a campanha, e sendo a minha primeira experiência no cenário de disputa política nacional.
Cumpre esclarecer que as mencionadas dificuldades materiais foram de caráter geral e em decorrência das novas regras de financiamento eleitoral, atingindo em maior grau as novas agremiações partidárias como a Rede Sustentabilidade; e que, apesar disso, não faltou o apoio do diretório estadual e federal à minha candidatura.
E é principalmente em função do redesenho das forças políticas nacionais após o pleito eleitoral de 2018, que trouxe novos contornos na luta política e ideológica mostrando que, para além da ampliação de direitos e da própria defesa e preservação do modelo institucional democrático, é preciso pensarmos em uma construção nacional viável e necessária para conduzir nosso País dentro de parâmetros éticos, jurídicos e humanos que infelizmente vêm sendo flagrantemente deteriorados. Essa construção (ou reconstrução) será responsabilidade de todo o eleitorado nacional, em suas futuras escolhas municipais, estaduais ou federais.
Diante dessas ponderações, e sempre com a verdade e sinceridade que reputo fundamentais em todas as estruturas sociais coletivas e de interesse público, chego à conclusão de que melhor caminho a seguir no momento é requerer a minha desfiliação da Rede Sustentabilidade, na certeza de que as boas sementes plantadas ao lado de todos e todas que compõem o Partido em meu Estado continuarão produzindo bons frutos e uma relação de eterna amizade e respeito recíproco.
Adriana Rocha
Advogada e Professora de Direito Constitucional [...]
TRE mantém candidatura de Lossio por 7×0
Com grande vitória no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o ex-prefeito de Petrolina Julio Lossio se mantém na disputa ao Governo de Pernambuco. Os desembargadores decidiram por unanimidade, com sete votos a zero, negar o pedido da Executiva Nacional do partido Rede Sustentabilidade para a que a candidatura de Lossio fosse retirada.
O resultado acachapante foi definido em sessão que ocorreu na tarde desta quinta-feira (4). Com isso, Julio Lossio segue normalmente a campanha e os votos que receber na urna no próximo domingo serão computados para ele.
“O TRE entendeu que era totalmente descabida a ação da Rede. Então, nós continuamos no páreo. No dia 7, quando o povo apetar o 18, eu estarei lá na urna esperando com um sorriso no rosto. Pernambuco pode muito, e, agora, todos nós podemos muito mais!”, comemorou Lossio, que cumpre agenda em Petrolina ao lado da esposa, Andréa Lossio (Rede), candidata a deputada estadual.
*MINISTÉRIO PÚBLICO* - De acordo com o parecer favorável a Julio do Ministério Público Eleitoral, emitido nessa quarta-feira, a Rede não adotou o procedimento adequado ao alegar infidelidade partidária do candidato por ele ter aceitado o apoio do Coronel Meira (PRP), postulante a deputado federal e defensor de Jair Bolsonaro (PSL) em Pernambuco.
“Conclui-se que não foram respeitadas as regras estatutárias nem assegurada a ampla defesa no procedimento que ensejou a expulsão do requerido Julio Lossio do partido Rede Sustentabilidade, razão pela qual não se deve cancelar o registro de candidatura”, argumentou o procurador Francisco Machado Teixeira no documento. [...]
Antônio Campos acusa PSB de participar de conspiração contra Júlio Lossio
“É preciso respeitar o jogo democrático e o debate político”, alerta Antônio Campos [...]
Rede expulsa Júlio Lossio e irá retirar a sua candidatura a governador
A executiva nacional da Rede Sustentabilidade acaba de anunciar, nesta sexta-feira (21), que o candidato ao Governo de Pernambuco, Julio Lossio, está expulso da legenda. Em Brasília, 21 dos 25 membros da executiva que estavam presentes na reuniao votaram contra o ex-prefeito de Petrolina.
Na próxima segunda-feira (24), o partido ingressará com uma ação no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco pela retirada da sua candidatura.
Fonte: FolhaPe [...]
Em visita à Vertentes, Lossio garante a criação de programas de incentivo às fábricas de confecção
VERTENTES – Em caminhada na cidade de Vertentes, o candidato a governador Julio Lossio (Rede) visitou as fábricas de confecções no distrito de Chã do Junco. Ao lado do seu vice-governador Luciano Bezerra e do vereador Kleiton Vieira (PV), Lossio reforçou o compromisso em incentivar a produção da confecção e realizar cursos profissionalizantes para garantia de renda. A visita ocorreu na tarde dessa terça-feira (18).
“Vamos estimular cursos de capacitação para quem não sabe produzir confecção e financiamento para iniciarem seu próprio negócio. Assim, as pessoas irão ganhar dinheiro sem depender tanto do estado, dos governos e dos políticos”, declarou Lossio.
De acordo com o candidato, mais uma de suas propostas para a região é a criação do Presídio-Trabalho. “Vamos criar o da Confecção, no Agreste, para que o presidiário abra uma facção de trabalho, espaço onde a família toda se dedica a produzir roupas, como o caso daqui, que é o jeans”, explicou.
O morador de Chã de Junco e proprietário de uma facção de jeans, Sebastião Rodrigues da Silva, ficou surpreso com a visita do candidato e suas propostas. “É a primeira vez que eu vejo isso, um candidato a governador passar por aqui, nunca tinha visto isso na minha vida e eu achei as propostas de Julio Lossio muito boas. Nós dependemos da produção de confecção para viver e muita gente acha que é um trabalho fácil, mas não é, precisamos de incentivo”, afirmou. [...]