Author: Wellington Ribeiro

Jorge Côrte Real vota a favor dos Agentes Comunitários de Saúde
Parlamentar se posicionou favorável às categorias de Agentes de Saúde e de Combate às Edemias [...]

Cabo – Prefeitura inicia instalação de luminárias LED nos bairros
Com intuito de modernizar a iluminação pública do Cabo de Santo Agostinho, a Prefeitura deu início ao “Cabo Cidade Iluminada”. O projeto vai levar luminárias em LED para todos os bairros do município. A ideia é substituir as atuais lâmpadas de vapor de sódio nos próximos três anos.
Pontezinha está sendo a primeira localidade a passar pela mudança, com aproximadamente 500 pontos de iluminação sendo substituídos. “Até o dia 15 de abril pretendemos concluir o serviço, possibilitando ao bairro vias mais seguras”, declarou o gerente de Iluminação da Secretaria de Coordenação Regional e Serviços Públicos, Ednaldo Júnior.
“Estamos procurando atender, inicialmente, as áreas com maior queixa de roubo e furtos aos pedestres. Sabemos que vias mal iluminadas são um fator de risco para a população”, declarou o prefeito Lula Cabral. O trabalho em Pontezinha começou no final de março e mais 50% das luminárias já foram trocadas. Esta semana, as equipes estarão realizando a colocação das novas lâmpadas na Rua Centenária, BR-101, entre outras.
O Governo Municipal realizou um projeto-piloto no segundo semestre do ano passado, em áreas centrais – Avenida Historiador Pereira da Costa, Av. Israel Felipe e Av. Presidente Kenedy – como também em Santo Inácio, Avenida Paulo Moreira (Garapu) e várias ruas do bairro da Cohab.
VANTAGENS – As lâmpadas em LED trarão uma economia no consumo de energia da iluminação pública, já que elas têm maior durabilidade, iluminam 3 vezes mais que as lâmpadas de vapor de sódio, além de atender as normas de iluminação brasileira contida na ABNT. As mesmas já são utilizadas nas grandes cidades brasileiras.
“Vale salientar que a iluminação em LED também representa uma redução nos custos de manutenção/substituição, já que duram mais tempo e são mais eficientes”, ressalta Ednaldo Júnior. As luzes em LED têm a taxa de falha das luminárias de apenas 1%. [...]

Simone Santana oficializa o 5 de abril como dia de luta contra o feminicídio
Audiência Pública será nesta quinta-feira (05) e servirá para debater sobre o assassinato de mulheres por motivação de gênero e também oficializar a data como o Dia do Combate ao Feminicídio. [...]

Radar Político (04/04) – Últimos dias para deputados escolherem o melhor partido para disputar
Na véspera do fechamento da janela eleitoral o “buraco frio” da Assembleia Legislativa passou a ser o principal ponto onde parlamentares reservam grande parte de seu tempo para fazerem e refazerem as contas em relação a que partido lhes dá a melhor chance de se reeleger e quantos votos precisarão para isto. Aos que tiveram a oportunidade de testemunhar algumas dessas conversas a impressão que fica é que o nível de ansiedade de alguns desses parlamentares está nas alturas. Não é pra menos, já que a sobrevivência política é o que está em jogo.
Informações com o objetivo de induzir ao erro ou ocultar a verdadeira realidade referente à situação de seus partidos são práticas comuns nessas conversas. Aliado a isso, unem-se dirigentes partidários que vendem uma facilidade sem igual a pré-candidatos e deputados estaduais.
Aos iludidos e menos experientes em contas eleitorais a frustração será algo inevitável. Já para os mais atentos não é difícil identificar que o conjunto da quantidade de vagas prometidas pelas agremiações supera em muito o número de cadeiras disponíveis no Legislativo Estadual, por esta razão todo cuidado é pouco na hora de escolher onde irá ficar e de quantos votos precisará para garantir o seu espaço na próxima legislatura.
Vinícius Labanca, Roberta Arraes e Marcantônio Dourado são alguns deputados que devem mudar de partido na busca por competitividade na disputa
No jogo 1 - Com a irmã Débora Serafim filiada ao PSC com a promessa de concorrer a uma vaga na ALEPE, o deputado estadual Pedro Serafim Neto dá sinais de que pretende participar ativamente das eleições deste ano.
No jogo 2 - Atualmente no PDT, Pedro Neto vai realizar a travessia para o Partido Republicano Progressista (PRP). A reunião que oficializará o seu ingresso na sigla acontece hoje, em Brasília, com Ovasco Resende e Ernesto de Paula, respectivamente presidente nacional e estadual da agremiação.
Com o pires nas mãos - A Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) promove nesta quinta e sexta-feira o seu 5º Congresso. A abertura do evento acontecerá no Centro de Convenções, às 10h, com a presença do governador Paulo Câmara. Prefeitos esperam ouvir do governador o anúncio sobre a liberação das parcelas em atraso do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM).
Presença - A convite de José Patriota, presidente da AMUPE, o senador Armando Monteiro também marcará presença no Congresso da entidade. Pré-candidato ao governo do estado, Armando saudará os prefeitos às 14 horas da quinta-feira.
Garanhuns 1 – O deputado estadual Álvaro Porto promete realizar uma grande festa na “Terra das Flores” para marcar o seu retorno ao PTB. O ato contará com a presença do prefeito Izaías Régis, do senador Armando Monteiro, dirigentes partidários e do deputado federal Jorge Côrte Real, com quem dobrará no município.
Garanhuns 2 – Para fazer contraponto ao PTB no município mais importante do Agreste Meridional, o PSB filiou o ex-vereador Silvaldo Albino. Ele irá concorrer a deputado estadual em dobradinha com João Campos para federal. Na eleição de 2016 Sivaldo ficou em segundo lugar na disputa pela prefeitura.
Força e fé - Da maneira como tem pavimentado a sua candidatura a deputado federal o Bispo Ossesio Silva (PRB) é um forte candidato a carimbar o passaporte para Brasília e ampliar a participação do seguimento evangélico no Congresso Nacional.
[...]

STF vai julgar o destino de todos os brasileiros, e não apenas o de Lula, alerta Humberto
A um dia do julgamento do habeas corpus impetrado pela defesa do ex-presidente Lula no Supremo Tribunal Federal (STF), o líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE), alertou que é imperioso a Corte assegurar o princípio da presunção de inocência previsto na Constituição, segundo o qual a prisão só é cabível após o trânsito em julgado de sentença condenatória.
Para Humberto, como guardião da Constituição, o STF está sendo chamado, neste momento crítico da vida nacional, a preservá-la, e não a reescrevê-la. "Seus membros gozam da prerrogativa da vitaliciedade exatamente para estarem imunes às pressões e paixões políticas“, ressaltou.
Segundo o senador, com a concessão do habeas corpus a Lula, o STF provará que está apto a aplicar a Constituição a todos os brasileiros indistintamente, sem casuísmos. “E, mais que isso, que está atento à preservação de um direito fundamental à própria manutenção da nossa democracia”, complementou.
Ele afirmou que Lula, como qualquer cidadão, só quer ter o direito à liberdade, como assegura a Constituição, até que não caiba mais recurso a provar sua inocência. O parlamentar defende que os ministros do Supremo não estarão julgando apenas o caso do ex-presidente, mas sim o destino do Estado de Direito.
“O que eles julgarão é se a Suprema Corte deste país se dará o poder de suprimir uma cláusula pétrea do texto constitucional, que é o da presunção de inocência. Dessa decisão, depende o destino não só de Lula, mas de todos os brasileiros”, disse.
O líder da Oposição explicou que não há meio termo nisso: ou a presunção de inocência é um princípio consagrado pela Carta Magna e todos são inocentes até prova em contrário, ou todos são originalmente culpados até que se prove a própria inocência.
“Estamos diante da possibilidade de uma decisão que pode levar o Supremo a ter poderes superiores aos da Assembleia Nacional Constituinte, se os ministros decidirem, na sessão desta quarta-feira, pela prisão imediata de um cidadão condenado em 2ª instância, sem que seja dado a ele o direito de defender, em liberdade, a sua inocência nos tribunais superiores”, declarou.
Nessa segunda-feira (2), um grandioso ato suprapartidário em defesa da democracia, que serviu também para pedir justiça pela execução da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes – até agora sem respostas –, foi realizado no Rio de Janeiro.
Humberto contou que correntes políticas de diferentes matizes, incluindo familiares de Marielle e membros do PSOL e do PCdoB, foram dizer “não” ao fascismo e à intolerância que campeiam no país.
“Os radicais estão cegos a tudo que está ocorrendo. Atiram pedras, levantam o relho, coagem e constrangem o próprio Supremo Tribunal Federal a que prenda Lula imediatamente, com a finalidade única de retirá-lo do processo eleitoral. Porque a lógica é: se não posso vencê-lo nas urnas, que seja retirado à força, então”, concluiu. [...]

Paulo Câmara lança novo voo Recife-Santiago e anuncia parceria com a Gol para o Ganhe o Mundo
Acompanhado da diretoria da Gol Linhas Aéreas, governador anunciou a criação da nova rota Internacional e o recebimento de 247 bilhetes para estudantes do PGM [...]

Delegado Fred Magalhães é recebido pelo Progressistas
Entre as chapinhas para deputado estadual a do Partido Progressistas desponta como a mais promissora. [...]

Lideranças da Juventude Socialista da Mata Sul pedem licença e podem mudar de partido
Ligados ao ex-prefeito João Carvalho, os jovens Jonathan e Thayssa, lideranças jovens do PSB de Joaquim Nabuco, município localizado na Mata Sul, decidiram pedir o afastamento por 30 dias da executiva municipal da juventude, como também do diretório.
Embora ainda não se tenha ao certo o que motivou o pedido, há rumores de que este movimento esteja voltado a ajudar na montagem do seguimento jovem do PROS no estado, uma vez que tanto Jonathan, quanto Thayssa possuem estreita relação com o deputado João Fernando Coutinho, presidente estadual do Partido Republicano da Ordem Social.
Caso se confirme esta informação, teremos a certeza de que João Fernando estará realizando uma importante aquisição para fortalecer o seguimento jovem do PROS em Pernambuco.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Justiça de São Lourenço da Mata considera que afastamento de prefeito é “prematuro”
Desde que reassumiu a prefeitura, Bruno Pereira vem conseguindo imprimir uma agenda administrativa positiva [...]

Pr. Eurico oficializará entrada no PEN/Patriotas
Entrada do deputado federal foi em comum acordo com Davi Muniz [...]
