Author: Wellington Ribeiro

João Fernando se filia ao PROS
Parlamentar tem a missão de fortalecer o partido no Estado [...]

Ricardo Teobaldo cumpre agenda no Pajeú
Ricardo se reunirá com lideranças de municípios do Pajeú e irá conferir de perto o andamento de obras que conta com a sua participação por meio de emendas. [...]

José Humberto cobra reforço no policiamento para municípios da região
Para o parlamentar o Governo do Estado deve garantir a segurança da população adotando medidas concretas e eficientes no combate à criminalidade. [...]

Prefeita Célia Sales prestigia abertura da 24ª edição da Intermodal South América
A prefeita do Ipojuca, Célia Sales – acompanhada de assessores e dos secretários municipais de Governo (Romero Sales), Desenvolvimento Econômico (Marcos Queiroz) e Comunicação (Uyapuran Medeiros) - participou nesta terça-feira (13) em São Paulo da abertura da 24ª edição da Intermodal South América, a maior feira de logística de cargas da América Latina.
O evento, realizado de 13 a 15 de março, reúne mais de seiscentos expositores do Brasil e de fora do País. Eles se encontram para novas parcerias, trocas de experiências e desenvolvimento de tecnologias. "A feira é considerada importante porque reúne durante três dias os setores de logística, transporte de cargas e comércio exterior. São aeroportos, portos, agentes de cargas, despachantes, terminais e transportadoras de cargas", explicou o titular da pasta de Desenvolvimento Econômico do Ipojuca, Marcos Queiroz.
Para o Porto de Suape, em Ipojuca, que teve um estande no evento, foi um momento para registrar o seu crescimento. Em 2017, o Porto alcançou a maior movimentação de sua história. Mais de 23,6 milhões de toneladas de cargas passaram por Suape - um crescimento de 4% em relação ao ano anterior e de 55% desde 2014. “Ipojuca está sendo a melhor opção do Estado para instalação de empresas do setor. Com isso, novas oportunidades de emprego poderão ser geradas para a população ipojucana”, comemorou o secretário municipal de Governo do Ipojuca, Romero Sales.
O evento também contou com a presença do presidente de Suape, Marcos Baptista, e do diretor-presidente da Tecon Suape, Javier Ramirez, que agregaram ideias e projetos para alavancar ainda mais a economia da região. Para ajudar no desenvolvimento do Ipojuca, eles se colocaram à disposição do Poder Público Municipal. “Vamos colocar Ipojuca e o Porto de Suape na vitrine internacional”, ressaltou a prefeita Célia Sales.
Canal do Panamá
O Panamá, um país com uma população de 4 milhões de pessoas (equivalente a Região Metropolitana do Recife) se transformou em um dos principais corredores do comércio marítimo mundial, a partir da ampliação do terceiro Canal do Panamá, inaugurado em junho de 2016.
Com a conclusão da obra, os Estados Unidos aumentou o trânsito de produtos pelo Canal, sobretudo contêineres e as cargas de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e Gás Natural Liquefeito (GNL). Hoje, os Estados Unidos são os principais clientes do Canal, com a participação de 68%, seguido pela China, Chile, Japão, México e Colômbia. “O Porto pernambucano, que está no centro da costa brasileira, tem potencial por sua condição de infraestrutura de receber os navios que atravessam o Canal do Panamá”, dizem especialistas.
A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ipojuca informou que estará trabalhando, junto com as autoridades do Porto de Suape, para a promoção do Porto, buscando a viabilização de novas rotas marítimas.
Complexo Industrial
O Complexo Industrial Portuário de Suape oferece oportunidades em diversos setores, atraindo investimentos e gerando renda para os trabalhadores que se orgulham em construir uma nova história para Pernambuco. Mais de 100 empresas já estão instaladas ou estão em processo de implantação gerando mais de 22 mil empregos na região.
GLP
A importação de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) em Suape representa mais de 50% do market share de todo o Brasil e suas bases de distribuição atendem a mais de 20% do consumo nacional. Em 2018, será relicitada uma área de 24 mil m², com investimentos de R$ 68 milhões.
Granéis Líquidos
Suape é o líder na movimentação dos granéis líquidos entre os portos do País. Em 2017, foram 17,5 milhões de toneladas, representando 74% de toda a carga movimentada no porto pernambucano.
Com informações da Prefeitura do Ipojuca [...]

João Fernando oficializa saída do PSB – Seu novo partido será o Pros
Em carta enviada à Executiva Nacional do PSB na tarde desta quarta-feira (14), o deputado federal João Fernando Coutinho oficializa a sua saída do partido pelo qual militou por cerca de 20 anos. O seu destino partidário será o Partido Republicano da Ordem Social - PROS.
Filho do prefeito de Água Preta, Eduardo Coutinho (PSB), João Fernando Coutinho antes de chegar à Câmara Federal exerceu três mandatos de deputado estadual, aonde chegou a ocupar a 1ª Secretaria por um longo período. No ano de 2014 foi eleito deputado federal, ocasião em que figurou na 7ª colocação entre os mais votados com surpreendentes 120 mil votos e reconquistou a cadeira que por muito tempo foi ocupada pelo seu avô Joaquim Coutinho.
Confira a carta na íntegra:
[...]

Radar Político (14/03) – Carlinhos da Pedreira a um passo de definir futuro político
Empenhado em robustecer ainda mais a chapinha para deputado estadual do PP, o deputado federal Eduardo da Fonte tem conseguido atrair para o seu time nomes oriundos de vários locais de Pernambuco, tudo isso com o propósito de ampliar o espaço do partido na ALEPE.
Decidido a ocupar todas as microrregiões com o máximo de candidatos possíveis pela sua sigla, da Fonte tem tentado a todo custo convencer o ex-prefeito de Barreiros, Carlinhos da Pedreira, atualmente no PSB, a sair candidato a deputado estadual para contemplar o litoral sul. Uma dessas conversas foi realizada ontem (13), no Recife, na sede estadual do PP.
Eleitor de Eduardo da Fonte, a quem garantiu mais de 4.700 votos em 2014, época em que comandava o município, Carlinhos tem dedicado a maior parte de seu tempo à sua fábrica de pólvora e dinamites, realizando inclusive viagens de negócios em outros estados e até para o exterior. Quanto à política, Carlinhos, embora tente, não consegue esconder de ninguém que ainda nutre o desejo de voltar a participar ativamente dela.
Uma informação obtida com exclusividade pelo Blog Ponto de Vista garante que o ex-prefeito parece está inclinado ao convite realizado pelo dirigente estadual do PP, motivo pelo qual deverá se reunir ainda esta semana com familiares e o próprio Eduardo da Fonte para avaliar o seu futuro político. Neste encontro a discussão sobre uma possível candidatura a deputado estadual será posta na mesa, bem como um nome que ele possa apoiar para o posto caso decline do convite. Quanto ao federal, já está mais que resolvido de que Eduardo da Fonte será mantido.
Independente de qual seja a decisão tomada, uma certeza temos: O grupo liderado por Carlinhos deverá polarizar novamente a eleição com o grupo liderado pelo prefeito Elimário Farias e o ex-prefeito João Baleia. Estes por sua vez, já caíram em campo e prometem fazer João Campos e Simone Santana os deputados federal e estadual mais votados de Barreiros neste ano.
Em céu de brigadeiro 1 - No chapão que será formado no Bloco da Oposição o deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos, imagem) é um dos que pode se considerar com o passaporte de reeleição carimbado. Articulado, Teobaldo ampliou a sua base em relação a 2014 agregando um número invejável de 12 prefeitos e lideranças espalhadas por outras 30 cidades.
Em céu de brigadeiro 2 - Em municípios representativos como Ipojuca, Paudalho e Bom Jardim, ele agora conta com o apoio dos gestores, já em Santa Cruz do Capibaribe, a dobradinha que fará com o ex-prefeito José Augusto Maia (Avante) aumentará de forma significativa os seus votos não só no município, mas na região do Agreste.
Escada - O impasse em relação à eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Escada pode ser encerrado na próxima sexta-feira, dia 16. Pelo menos é isso que a população espera. Com direito a blackout de energia apenas no prédio da Câmara, “perda” das chaves da porta e interferências na Justiça a disputa entre os vereadores Elias Ribeiro, que tenta a reeleição, e Eduardo Arretado (PP) está sendo empurrada há três semanas.
Vergonha! - Com mais de um ano a frente da Prefeitura de Casinhas o prefeito João Camelo (PSB, imagem) até agora não conseguiu apresentar uma gestão à altura do que a população realmente merece. Nem mesmo o apoio irrestrito do Governo do Estado está sendo suficiente para ele imprimir uma boa marca. A falta de medicamentos nos postos de saúde e desvalorização do servidor público são algumas das deficiências apontadas em sua gestão desastrosa.
Congestionado 1 – Apesar de possuir mais de 39 mil eleitores, o município de Palmares costuma decepcionar deputados que esperavam obter grandes votações por lá. A pulverização de apoios por parte de lideranças do município e múltiplas candidaturas são os principais problemas.
Congestionado 2 – Com uma relação histórica com Palmares, os deputados Aluísio Lessa e Clodoaldo Magalhães terão que dividir a preferência do eleitorado da “Terra dos Poetas” com outros dois candidatos locais, são eles: O presidente do Poder Legislativo Municipal Saulo Acioli (PSDB); e o advogado Felipe Rodrigues (PT).
Caladinho 1 - O presidente estadual do PRP, Ernesto de Paula (imagem), trabalha silenciosamente para a construção da chapinha do seu partido para deputado estadual. Na eleição de 2014 os candidatos que ele arregimentou conseguiram alcançar mais de 139 mil votos, que somados aos 17 mil votos conquistados por lideranças do PSDC levou a coligação a 156 mil votos, superando de longe o cociente eleitoral de quase 94 mil votos, o que garantiu a eleição de João Eudes com pouco mais de 27 mil votos.
Caladinho 2 - Sem João Eudes no partido e com o caminho livre para recrutar candidatos, Ernesto promete repetir a dose e fazer com que o PRP conquiste novamente uma cadeira na casa Joaquim Nabuco.
[...]

Escada tenta há 3 semanas eleger o novo presidente da câmara de vereadores
A cadeira de presidente da Câmara de Vereadores da cidade de Escada, município com 62 mil habitantes e distante cerca de 60 km da capital pernambucana, está sendo muito cobiçada pelos seus vereadores eleitos em 2016.
Desde a última terça-feira de fevereiro, dia 27, que a Câmara de Vereadores do município tenta realizar a eleição da sua mesa diretora para o biênio 2019/2020, a cada dia marcado para a escolha uma ação inusitada acontece provocando o cancelamento da votação.
Na primeira data, escolhida através de alteração no Regimento Interno da Casa Legislativa em caráter de urgência pelo atual presidente, o vereador Elias Ribeiro, houve um blackout de energia apenas no prédio da Câmara, cancelado pela primeira vez a decisão entre Elias Ribeiro do Solidariedade, que tenta reeleição, e Eduardo do Arretado, do Progressista.
Na segunda tentativa, no dia 07 de março, o que cancelou a realização da sessão ordinária e da eleição foi a perda das chaves pela equipe técnica da câmara, até hoje, nem a queda de energia, nem a perda das chaves foram justificadas pela atual presidência.
Tendo em vista a falta de transparência pela atual Mesa Diretora, um grupo formado por oito vereadores (Eduardo do Arretado, Antônio Rufino Binho, Professora Valdênia, Sandra do Matadouro, Roberto do Pichá, Marcos Santiago, Deda Móveis e Gil Sat), deram entrada em uma ação judicial, solicitando que por um mandato de segurança a sessão e a votação da Mesa Diretora fossem garantidas.
O mandato foi deferido pelo juiz da 1ª vara da Comarca da Escada. Por sua vez, o presidente Elias Ribeiro convocou os vereadores para a votação para o dia 12 de março. No dia remarcado para votação Casa Legislativa contou com uma presença massiva da população escadense que lotou a galeria e os arredores da Casa Sizenando Cabral.
Desta vez, o Juiz Demetrius Liberato Silveira Aguiar não atendeu ao pedido de reconsideração impetrado por Elias Ribeiro, e tornou nula a convocação do presidente, dando poderes a 1ª secretária, a vereadora Sandra do Matadouro, primeira substituta do presidente a convocar e presidir a eleição, no prazo que apresenta o regimento interno da Casa Legislativa.
Agora, basta aguardar o que acontecerá na próxima reunião e posteriormente eleição da Mesa Diretora convocada pela 1ª secretária Sandra do Matadouro nesta terça-feira, 13 de março, às 19h, na casa Sizenando Cabral, Câmara de Vereadores da Escada.
Por Paulo Fernandes [...]

Ricardo Costa solicita Expresso Cidadão para novo Shopping em Olinda
O deputado estadual Ricardo Costa foi à Tribuna, onde discursou sobre a reunião que teve com representantes da CDL - Olinda na sede da instituição, em Bairro Novo. O motivo do encontro foi a preocupação da entidade com a possibilidade de transferência do Expresso Cidadão, localizado em Peixinhos, para outro local da cidade.
O Expresso Cidadão funciona há 16 anos, na presidente Kennedy, atendendo toda a cidade, principalmente a região mais carente de Olinda, dos bairros de Peixinhos, Alto da Conquista, Alto da Bondade, Caixa d’ Água, Jardim Brasil I e II, Alto do Sol Nascente, Jardim Brasil I e II, entre outros. Além de bairros do Recife, como Encruzilhada, Hipódromo, Campo Grande, Arruda, Água Fria, Cajueiro, Porto da Madeira, Beberibe e dois Unidos. Sem falar dos serviços que prestam também aos moradores de Paulista.
A diretoria da CDL argumentou que uma eventual saída do Expresso Cidadão poderia significar um duro golpe àquela área, como diminuição das vendas no comércio, queda da empregabilidade, dentre outros motivos negativos.
Durante o pronunciamento, Ricardo Costa garantiu que adotará todos os esforços para dialogar com o Governo do Estado e propor pelo menos que se mantenha a unidade do Expresso Cidadão em Peixinhos e seja criada outra em Casa Caiada, no outro lado da cidade, que beneficiará e muito a população de Jardim Atlântico, Bairro Novo, Rio Doce I II II IV e V, Jardim Fragoso, e também os moradores de Paulista. O local ideal para essa nova iniciativa bem poderá ser o novo Patteo Shopping, a exemplo do Expresso Cidadão que foi implantado no Shopping Rio Mar, no Recife. . “Faz-se necessário exaltar o presente sem desmerecer o passado”, garantiu Ricardo Costa.
[...]

Prefeitura de São Lourenço da Mata escuta demandas dos produtores rurais do município
Responsável por 2,3% da economia do município de São Lourenço da Mata, a atividade agropecuária é foco de uma iniciativa da administração municipal que pretende fortalecer a agricultura familiar a partir do apoio técnico e da melhoria da infraestrutura. Secretários da Prefeitura, acompanhados de vereadores e lideranças rurais, colocaram em ação, na última semana, um programa de visitas à zona rural do município. O objetivo da visita foi identificar as necessidades dos moradores da região.
Algumas medidas já estão sendo estudadas, como a aquisição de novas máquinas agrícolas e melhorias nas estradas locais, para facilitar o escoamento da produção. “Em dias de chuva, fica muito difícil escoar a nossa produção porque não conseguimos passar. Melhorar as estradas vai facilitar bastante a nossa vida”, destaca Francisco de Araújo, secretário de Política Agrária do Sindicato dos Trabalhadores e Agricultores e Agricultoras Familiares de São Lourenço da Mata. De acordo com Araújo, cerca de 800 famílias estão distribuídas em 13 assentamentos de reforma agrária no município.
Para melhorar a produção agrícola do município, o prefeito Bruno Pereira (PTB) está prestes a assinar um convênio entre a Prefeitura de São Lourenço da Mata e a Universidade Rural de Pernambuco (UFRPE), por meio do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Codai). A proposta é viabilizar uma equipe de extensão rural, que visitaria as propriedades rurais para dar assistência técnica aos agricultores. “São trabalhadores que precisam do nosso apoio para garantir uma produção de qualidade. O que estiver dentro das nossas possibilidades, nós faremos", afirma Pereira.
Atualmente, a agropecuária são-lourensense tem na cana-de-açúcar sua atividade principal, que ocupa 3.000 hectares do município e responde pela produção de 165 mil toneladas do produto. O fortalecimento de outras culturas, como o abacaxi e pecuária, está no foco da Prefeitura de São Lourenço da Mata. [...]

Jorge Côrte Real e José Humberto reafirmam parcerias na Mata Norte
O deputado federal Jorge Côrte Real recebeu na tarde da última segunda-feira (12), em seu escritório parlamentar no Recife, o deputado estadual José Humberto (PTB), junto com o Prefeito Antônio Cassiano e os vereadores Nenêm de Naldinho, Pedrinho Melancia, Neto da Feira e Lucas de Paulinho, de Condado.
A reunião teve como objetivo fazer um balanço da situação política e financeira do Município e definir as próximas estratégias políticas na região. Côrte Real é aliado de Cassiano e já destinou mais de um milhão de reais em emendas para o município desde o começo da gestão do Prefeito. Também articulou a aquisição de uma ambulância e de dois consultórios odontológicos, junto ao Ministério da Saúde, para reforçar a saúde da região.
Também parceiro político de Cassiano, o deputado estadual José Humberto é autor de emendas voltadas para a estruturação dos serviços de saúde e infraestrutura em Condado, além de ser o responsável de várias indicações que cobram do Governo do Estado ações para o município, a exemplo do reforço no policiamento ostensivo e investigativo para combater a violência na região. [...]
