Author: Wellington Ribeiro

Prefeitos Lula Cabral e Bruno Pereira se unem para enfrentar Governo do Estado
A insatisfação com os serviços oferecidos pela Compesa em seus municípios e o interesse em conquistar a autonomia deste setor motivou um encontro entre os prefeitos Lula Cabral (Cabo de Santo Agostinho) e Bruno Pereira (São Lourenço da Mata). A reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira (09), no gabinete de Lula Cabral, e serviu para que os gestores trocassem experiências quanto ao assunto e firmassem um compromisso de cooperação em relação ao tema.
Embora o movimento contrarie interesse do Governo do Estado, que por sua vez prefere manter os serviços sob o comando da Compesa, os gestores prometem unir esforços e ir até o fim na disputa para garantir o direito da população em ter um serviço de qualidade.
“Assim como no Cabo de Santo Agostinho, o município de São Lourenço da Mata vivencia os mesmos problemas em relação à deficiência nos serviços de abastecimento de água oferecido pela Compesa. Por esta razão, o prefeito Bruno Pereira nos fez uma visita de cortesia para saber como anda o processo que iniciamos para a criação da Companhia Cabense de Água e Esgoto”, explicou Lula Cabral.
Para o prefeito cabense é incompreensível a falta de água nas torneiras, uma vez que o município dispõe de grandes reservas de água. “No Cabo de Santo Agostinho estão localizados os reservatórios de Pirapama, Gurjaú e Bita, responsáveis pelo abastecimento de água de grande parte da zona sul do Recife, no entanto, comunidades situadas a 500 metros desses mananciais, como é o caso de Pirapama, sofrem com a falta de água”, relatou.
Possuindo dentro de suas fronteiras as barragens de Tapacurá, Várzea do Una e Queira Deus, também responsáveis pelo abastecimento de parte do Grande Recife, o município de São Lourenço da Mata experimenta o mesmo drama em relação à irregularidade no abastecimento de água em suas residências.
Ao final do encontro, o prefeito Lula Cabral deixou claro que irá até as últimas instâncias jurídicas para garantir a autonomia do serviço pelo município e prometeu compartilhar com o prefeito Bruno Pereira as informações sobre o assunto.
Mais sobre o assunto:
Outra prefeitura que trava uma briga com a Compesa pela municipalização do setor é Petrolina, cidade governada por Miguel Coelho, filho do pré-candidato a governador pela oposição, Fernando Bezerra Coelho (MDB).
No município sertanejo o processo anda bem avançado, inclusive no que diz relação à seleção das empresas que serão responsáveis por elaborar estudos jurídicos, técnicos e financeiros sobre o setor. A previsão é que o edital que escolherá a companhia que vai explorar o serviço de concessão no município seja lançado no mês de junho.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Paulo Câmara lidera em nova pesquisa do Instituto Múltipla
Pesquisa do Instituto Múltipla divulgada nesta quinta-feira (8), contratada pelo próprio e registrada no TRE-PE e no Tribunal Superior Eleitoral, revela que Lula (PT), Paulo Câmara (PSB) e Jarbas Vasconcelos (MDB) lideram a corrida eleitoral em Pernambuco, o primeiro para presidente, o segundo pra governador e o terceiro para o Senado.
O Instituto realizou 600 entrevistas entre os dias 2 e 6 deste mês de março, em todas as regiões do Estado, seguindo a estratificação do IBGE.
Para governador, o instituto trabalhou com quatro cenários e Paulo Câmara lidera em todos eles. A pesquisa é estimulada, ou seja, o entrevistador cita o nome dos candidatos e pergunta ao eleitor em quem ele votaria. O instituto considerou as respostas de quem diz conhecer os candidatos. Dito isso, justifica-se o fato de o blog não comparar o dado atual com os dados das duas pesquisas anteriores.
Segundo o Diretor do Instituto, Ronald Falabella, a nova formatação da pesquisa passou a considerar cenários reais, a partir da decisão das oposições de candidatura única, a considerar o último Pernambuco Quer Mudar em Caruaru e a possibilidade, ainda não descartada, de candidatura própria de Marília Arraes (PT).
No cenário 1, com Paulo Câmara (PSB), Marília Arraes (PT) e Fernando Bezerra Coelho (MDB), o governador teria hoje 34,3% dos votos, a vereadora 21,3% e o senador 6%. Brancos, nulos e indecisos totalizam 33,5%. Em relação à pesquisa de janeiro, o governador cresceu de 26,8% para 34,3% e Marília caiu de 23,3% para 21,3% (oscilação dentro da margem de erro, o que ocorreu também com o senador.
No cenário 2, Paulo Câmara (PSB) tem 31%, o senador Armando Monteiro Neto (PTB) 19% e Marília Arraes (PT) 18,5%. Em relação à pesquisa de janeiro, o governador cresceu 8 pontos percentuais, Armando caiu 4 e Marília caiu 1 (oscilação dentro da margem de erro).
No cenário 3, Paulo Câmara (PSB) tem 41% e Fernando Bezerra Coelho (MDB) 10,2%. Brancos, nulos e indecisos totalizariam 44%. Em relação à pesquisa anterior, o governador cresceu 6 pontos percentuais e o senador caiu 2.
No cenário 4, que é o mais provável, na atualidade, caso se confirme a decisão do PT de “barrar” a candidatura de Marília Arraes, o governador tem 36,3% e o senador Armando Monteiro (PTB) 25,2%. Brancos, nulos e indecisos totalizam 34%.
Neste cenário, que é de confronto direto entre Paulo Câmara e Armando Monteiro, o governador venceria em todas as regiões do Estado, à exceção da Zona da Mata, onde perderia para o seu adversário por 33 x 29,5%.
Em relação à pesquisa de janeiro, Paulo Câmara subiu de 28,2% para 36,3% e Armando caiu de 30,2% para 25,2%.
Para o Senado, na pesquisa estimulada, Jarbas Vasconcelos (MDB) tem 19,7%, Humberto Costa (PT) 12,7%, Armando Monteiro (PTB) 11,6%, Mendonça Filho (DEM) 10,8%, André Ferreira (PSC) 3,8%, empatado com Sílvio Costa (Avante) que tem o mesmo percentual, Antônio Campos (Podemos) 3,5%, Luciana Santos (PCdoB) 3,2% e José Queiroz (PDT) 3%. Brancos, nulos e indecisos totalizam 47%.
Plano amostral: Utilizou-se o método de amostragem estratificada proporcional de conglomerados, selecionados com probabilidade proporcional ao tamanho (PPT) em três estágios.
Perfil da amostra: Masculino 46,7%, Feminino 53,3%; 16 a 24 anos 16,7%, 25 a 34 anos 22,5%, 35 a 44 anos 21,3%, 45 a 59 anos 23,5%, 60 anos ou mais 16,0%; Até Fundamental completo 51,7%, Médio (completo e incompleto) 40,7%, Superior (completo e incompleto) 7,6%; Até 01 salário mínimo 70,7%, De 01 a 05 salários mínimos 26,5% e acima de 05 salários mínimos 2,8%. São previstas eventuais ponderações para as variáveis sexo e idade, caso a diferença entre o previsto na amostra e a coleta de dados seja superior a 3 pontos percentuais; para as variáveis escolaridade e renda domiciliar o fator previsto para ponderação é 1 (resultado obtido em campo). A amostra é composta por 600 entrevistas aplicadas na população que tenha título de eleitor, more e vote no estado de Pernambuco e distribuída da seguinte forma: Capital 18,0%, Região Metropolitana 24,2%, Zona da Mata 14,6%, Agreste 25,2% e Sertão 18,0%. O intervalo de confiança estimado é de 95% para uma margem de erro para mais ou para menos de 4,1%.
Municípios: Floresta, Petrolândia, Cabrobó, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Araripina, Bodocó, Exu, Ipubi, Ouricuri, Salgueiro, São José do Belmonte, Afogados da Ingazeira, São José do Egito, Serra Talhada, Arcoverde, Custódia, Sertânia, Águas Belas, Bom Conselho, Buíque, Garanhuns, Lajedo, Belo Jardim, Bezerros, Bonito, Brejo da Madre Deus, Caruaru, Gravatá, Pesqueira, São Bento do Una, São Caetano, Bom Jardim, João Alfredo, Limoeiro, Santa Cruz do Capibaribe, Surubim, Toritama, Abreu e Lima, Cabo, Camaragibe, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Recife, São Lourenço da Mata, Água Preta, Barreiros, Catende, Escada, Palmares, Ribeirão, Sirinhaém, Vitória de Santo Antão, Aliança, Carpina, Glória do Goitá, Goiana, Itambé, Nazaré da Mata, Paudalho, Timbaúba e Vicência
Sistema interno de controle e verificação: Para realização da pesquisa, utiliza-se uma equipe de entrevistadores e supervisores, contratados pelo Instituto. Todos devidamente treinados para execução do trabalho. Após a coleta das informações, 20% dos questionários aplicados foram submetidos à verificação de critérios, quanto a sua aplicação e adequação dos entrevistados às variáveis das cotas amostrais.
Margem de erro por Mesorregião do estado
Capital
Região Metropolitana
Agreste
Sertão
Zona da Mata
9,6%
8,3%
8,1%
9,6%
10,7%
Números de registros da pesquisa: PE 04601/2018 e BR 07197/2018
Do blog do Nil Júnior [...]

Radar Político (08/03) – Os critérios para a escolha do vice-governador
Apesar de todas as atenções se voltarem para os candidatos a governador, há de se lembrar de que neste processo existe um posto que possui um valor significativo para o fortalecimento da chapa. O candidato a vice-governador.
Destinado a desempenhar um papel preponderante que visa dar algumas garantias à chapa, sejam elas voltadas a ampliar a coalização de forças com a incorporação de novos partidos à coligação com vistas a incrementar o tempo de guia eleitoral no rádio e TV, como também na transferência direta de votos quando o titular não é capaz de sozinho de penetrar em certo seguimento do eleitorado ou região, o candidato a vice-governador será sem dúvida uma peça-chave na eleição para o Governo de Pernambuco neste ano.
Com uma regra que quase sempre se repete em campanhas vitoriosas desde a eleição de 1998, os candidatos a governador buscam companheiros de chapa que fechem a equação baseada na convergência força partidária/influência geopolítica. Em 98 foi assim quando Jarbas levou para o seu palanque Mendonça Filho, que por meio do seu pai Mendonção, garantiu a ele a força do então robusto PFL e inserção nos grotões do estado para disputar e vencer de Miguel Arraes, que por sua vez optou por Fernando Bezerra Coelho para ampliar o seu raio de influência no Sertão do São Francisco.
Na eleição de 2006 Humberto Costa (PT) teve como vice o sertanejo do Pajeú, o então deputado Augusto César, indicado pelo PTB de Armando; e Eduardo Campos (PSB) encontrou no PDT o nome de João Lyra representando a região do Agreste na composição da chapa. Por sua vez, Mendonça Filho, então governador, teve que se contentar como companheiro de chapa Evandro Avelar, figura que apesar de ser um grande quadro técnico carregava apenas a simbologia partidária. Naquela eleição Eduardo sagrou-se vitorioso.
Na eleição de 2010 Eduardo Campos, embora instigado a substituir João Lyra optou por mantê-lo na chapa e assim o agreste representado. Já o seu opositor, o senador Jarbas Vasconcelos, buscou também no agreste a sua companheira de chapa Mirian Lacerda (DEM), mas isso não foi o suficiente para que recebesse um tremendo revés na disputa.
Por sua vez, no ano de 2014, assim como a chapa de Mendonça em 2006, a escolha dos vices fugiu novamente a regra de convergência força partidária/influência geopolítica, mas desta este contexto atingiu as duas principais chapas. Paulo Câmara escolheu Raul Henry, do PMDB, e Armando colocou Paulo Rubem Santiago.
Agora, em mais uma eleição estadual a pergunta que fica é: Quais os critérios que os candidatos a governador utilizarão para a escolha do seu vice? Não seria presunção nenhuma de minha parte afirmar que desta vez dificilmente a regra será quebrada pelas duas principais candidaturas.
Na Frente Popular o candidato preferencial para vice de Paulo Câmara é o ex-prefeito do Recife, João Paulo (PT), pois ele asseguraria uma maior inserção na Região Metropolitana, além do PT trazer consigo o segundo maior tempo de televisão e ser sigla do maior cabo eleitoral de Pernambuco, o ex-presidente Lula. Na impossibilidade desta composição, nomes como os de Sebastião Oliveira (PR) e Zé Queiroz (PDT) são lembrados, o que poderia contemplar o Pajeú ou Agreste Central na chapa.
Já no principal grupo de oposição, em um cenário com Armando na cabeça, o vice preferencial seria Fernando Filho, que representaria o São Francisco e garantiria o empenho de Fernando Bezerra Coelho na campanha. Já se o nome for o de FBC, a preferência de vice recairia em André Ferreira, o que certificaria a entrada do PSC na coligação, o empenho de Anderson Ferreira na eleição e serviria para apresentar ao seguimento evangélico a possibilidade de ter pela primeira vez um representante na vice-governadoria.
Quanto a Marília Arraes (PT), a necessidade de tirar a sua candidatura do isolamento pode levar a um entendimento com o PSol, possibilitando a este partido a oportunidade de indicar o nome para ser o seu companheiro de chapa. O problema é que assim como o PT, o Psol é o tipo de partido em que a cabeça balança para um lado e o rabo para o outro, por esta razão fica difícil eu não só ousar apresentar um nome, mas também acreditar nesta união.
Só em sonho – Embora os nomes dos pepistas Eduardo da Fonte e Cleiton Collins sejam lembrados para a vaga de vice-governador na chapa de Paulo Câmara, ambos estão decididos em concentrar esforços na ampliação da bancada do PP na ALEPE e Câmara Federal. A defesa do nome deles não passa de um desejo de deputados do PSB que veem nas chapinhas encabeçadas por Eduardo e Cleiton uma ameaça a seus mandatos.
Obstáculo - A indefinição quanto ao futuro do MDB em Pernambuco é hoje o maior empecilho para que o senador Fernando Bezerra viabilize a sua candidatura ao Governo do Estado. A demora em FBC garantir o comando do partido impede a filiação de aliados e pré-candidatos à legenda, fragilizando-o ainda mais na disputa interna que trava com o também senador Armando Monteiro pela indicação daquele que encabeçará o grupo da oposição.
Destino – Na lista dos que possuem amplas chances de emplacar um mandato de deputado federal, o deputado estadual Eriberto Medeiros (PTC), apesar da persistência de outras siglas estarem na busca de seu passe, deverá se filiar ao Partido Progressista. O principal motivo é que Eriberto é amicíssimo do presidente nacional do PP, o senador Ciro Nogueira, e do deputado federal Eduardo da Fonte.
Racha - O deputado estadual Eduíno Brito (PP, imagem) firmou uma parceria com o então secretário de Administração do Estado e pré-candidato a deputado federal Milton Coelho (PSB) para dobrar com ele em Arcoverde, município do sertão do Moxotó. A decisão de Eduíno caracteriza um claro afastamento da prefeita Madalena Britto que votará em João Fernando Coutinho para federal.
Timbaúba – A votação esperada pelo deputado estadual Antônio Moraes em Timbaúba deverá ser afetada pela candidatura da vereadora Balazinha ao mesmo posto. Aliado do prefeito Ulisses Felinto (PSDB), Antônio Moraes dobrará no município com Milton Coelho (PSB), enquanto que Balazinha fará dobradinha com o seu irmão, o deputado federal Marinaldo Rosendo (PP).
Promissor - Com grande potencial de garantir uma quantidade considerável de votos de legenda devido à filiação de Bolsonaro, o PSL passa a ser visto com outros olhos na disputa proporcional, principalmente para a ALEPE. A grande possibilidade de a deputada estadual Socorro Pimentel sair da sigla para integrar um partido de oposição contribui para que o PSL trabalhe na formação de uma chapinha ou na composição com outros partidos, uma vez que só terá em seus quadros o deputado Beto Accioly.
Jogando a toalha? – Detentor de dois mandatos consecutivos, o deputado Pedro Serafim Neto (PDT, imagem) dá mostras de que não deve disputar a reeleição. Além de não está se movimentando como os seus pares na busca por ampliar as bases, recentemente o parlamentar substituiu grande parte de seus assessores operacionais do seu gabinete.
Ipojuca - Caso se confirme a desistência de Pedro Neto, o cenário no município de Ipojuca descongestiona e favorece Simone Santana (PSB) e Romero Sales (PTB) que disputarão a preferência do eleitorado ipojucano para deputado estadual.
Festa - O município de Jupi, no Agreste Meridional, comemora no dia 11 de março 56 anos de emancipação política. Para celebrar, a prefeitura preparou para o próximo sábado e domingo uma programação repleta de shows. Entre as bandas que irão se apresentar estão Forró dos Parças e Solteirões do Forró. O município é comandado pelo prefeito Marcos Patriota (DEM).
[...]

Vereadora de Timbaúba confirma pré-candidatura pelo PP
A vereadora de Timbaúba, Marileide Rosendo, confirmou sua pré-candidatura para deputada estadual com o apoio do líder do partido Progressistas em Pernambuco, deputado federal Eduardo da Fonte.
Nas eleições de 2016 para vereadora de Timbaúba, Marileide Rosendo, mais conhecida como "balazinha", somou 2.016 votos. Começou sua carreira política ao lado do irmão Marinaldo Rosendo em 2008, ajudando na gestão de prefeito e em seguida, se tornou secretária de saúde. Em 2011 assumiu o cargo de secretária de governo e no final de 2013 com a ajuda do Ministério da Saude, entregaram para cidade de Timbaúba uma UPA que atende toda região da Mata Norte.
Durante a gestão de Balazinha como secretária de governo de Marinaldo Rosendo, houve o crescimento do IDH (índice de desenvolvimento humano) do município de Timbaúba. [...]

Prefeitura do Ipojuca e Movimento Brasil Competitivo assinam contrato
Com o objetivo de ter a administração cada vez mais eficiente e com resultados concretos, a Prefeitura do Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, deu um importante passo na manhã desta segunda-feira (5), quando a prefeita Célia Sales assinou um contrato com o Movimento Brasil Competitivo (MBC). A ideia é aderir ao Programa Modernizando a Gestão Pública (PMGP), que tem por finalidade prestar serviço de assessoramento especializado, desenvolvendo modelagens de Governança e Gestão. A estratégia envolve diversas atividades relacionadas a assessoria governamental, gestão de pessoas, reestruturação organizacional, ações críticas, entre outras. “Esse programa dará a Ipojuca um selo de qualidade em gestão”, comemorou a prefeita Célia Sales.
Também participaram do evento, a vice-prefeita do Ipojuca, Patrícia de Leno, o senador Armado Monteiro Neto, o deputado federal Ricardo Teobaldo, o superintendente do MBC, Romeu Luiz Neto, a especialista em Gestão Pública do MBC, Adriane Brito – além do secretariado do município (entre eles, o titular da pasta de Governo, Romero Sales) e do presidente da Câmara de Vereadores do Ipojuca, Ricardo José, que estava representando o Poder Legislativo Municipal.
Programa
O Programa Modernizando a Gestão Pública (PMGP) é inspirado em metodologias reconhecidas de gestão. Com o uso de tecnologias e métodos inovadores, o programa contribui para a reinvenção das técnicas de gerenciamento, modernização de processos e melhoria na prestação dos serviços públicos.
O PMGP apresenta histórias bem sucedidas de execução em 17 governos estaduais, 15 municípios e em órgãos dos poderes Executivo e Judiciário. O Programa alcançou a soma de R$ 15,2 bilhões em aumento de receitas e otimização de despesas nas cidades e nos estados onde foi implementado, no período de 2005 a 2016. Com investimentos privados de R$ 77 milhões, o resultado aponta que, para cada R$ 1,00 investido, o retorno global foi de R$ 198,00.
MBC
O Movimento Brasil Competitivo (MBC) atua como um grande agente mobilizador entre os diferentes segmentos e setores do país na busca pela excelência em gestão e melhoria da competitividade brasileira. Criada em 2001 pelo esforço de seu idealizador, o empresário Jorge Gerdau Johannpeter, a instituição persegue o desafio de fomentar e implantar programas e projetos para o desenvolvimento socioeconômico nacional.
A partir da consolidação de parcerias com entidades de todo o país, busca contribuir para a evolução contínua do comportamento da sociedade brasileira quanto à qualidade, produtividade e competitividade, com foco permanente na melhoria da gestão. Ao longo dos últimos 13 anos, o Movimento acumulou incontáveis sucessos na execução de iniciativas.
Por meio da disseminação de ferramentas e de conhecimento, além da mobilização de lideranças, o Movimento busca contribuir para o aumento do padrão de vida brasileiro, gerando melhores oportunidades aos cidadãos brasileiros. A visão que norteia esse trabalho é buscar soluções inovadoras para os gargalos estruturais do país, tendo como parâmetro o planejamento de ações e programas com objetivos de curto, médio e longo prazo.
Com base em sua expertise nas mais diversas esferas e regiões do país, o MBC considera que a sustentabilidade socioeconômica depende da gestão e do equilíbrio entre os setores público e privado de um país, com foco nas áreas de saúde, educação e segurança. Em paralelo, está o pilar gerencial, que estimula a redução de custos, a racionalização de processos, o aumento da produtividade, a otimização de sistemas e a qualidade dos serviços prestados à sociedade.
Na permanente busca por mobilizar lideranças em todo o país, o MBC reforça o desafio de inspirar a população por meio de uma cultura inovadora. Para tanto, incentiva o comprometimento dos brasileiros com a questão da competitividade como ferramenta de desenvolvimento do país.
Com informações da Prefeitura do Ipojuca [...]

André Carvalho – Pré-candidato a deputado federal deixará PP e estuda cenário para definir seu futuro político
André Carvalho, diretor da Rádio Maranata FM, emissora líder de audiência em Pernambuco, se prepara para entregar na próxima quarta-feira (07) a sua carta de desfiliação do Partido Progressista (PP).
Pré-candidato a deputado federal, André avalia o melhor cenário para encarar a disputa e conquistar o espaço que já foi ocupado pelo seu pai, o ex-deputado Salatiel.
Contabilizado no meio político entre os que possuem ampla chance de êxito na disputa, André já vem recebendo convites de várias siglas, entre elas o PSB, PHS e o PSC.
Informações colhidas pelo blog dão conta de que o diretor da Rádio Maranata estaria inclinado a ingressar no Partido Social Cristão (PSC) com o propósito de realizar uma dobradinha com Manoel Ferreira para deputado estadual e André Ferreira para o Senado. A decisão em relação ao seu destino partidário será apresentada até o dia 07 de abril, data limite para a filiação daqueles que pretendem concorrer nas eleições deste ano.
Animado com a receptividade e adesão de vários líderes religiosos e membros de igreja ao seu projeto, André Carvalho se apresenta como uma nova opção para representar o público evangélico em Brasília.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Tamandaré ganhará Quartel do Corpo de Bombeiros
Uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira (05) entre o prefeito de Tamandaré, Sérgio Hacker (PSB), o deputado federal Danilo Cabral (PSB) e o coronel Cunha, comandante Geral do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, marcou a assinatura do convênio que permitirá a instalação de uma unidade de uma unidade do Corpo de Bombeiros em Tamandaré, no litoral sul do estado.
O encontrou aconteceu no Quartel do Corpo de Bombeiros, no Bairro da Boa Vista, no Recife, e contou com a participação do coronel Marcílio Rossini, subcomandante do CBMPE.
“A assinatura do convênio marca mais uma conquista não só para a população de Tamandaré, mas de todo o litoral Sul, que além de receber recentemente a instalação de uma Companhia Independente da Polícia Militar, agora poderá contar com uma unidade do Corpo de Bombeiros. Não poderia deixar de registrar o esforço do deputado federal Danilo Cabral para a materialização deste feito, bem como do governador Paulo Câmara que tem mostrado uma atenção especial com a nossa região”, registrou o prefeito Sérgio Hacker.
Por sua vez, o deputado federal Danilo Cabral, autor da emenda que possibilitará a construção do quartel, também fez questão de destacar o trabalho conjunto entre a prefeitura, o Governo do Estado e o Comando Geral do Corpo de Bombeiros. “Coronel Cunha tem tido uma preocupação muito forte no sentido de interiorizar as ações do Corpo de Bombeiros e aqui a gente conseguiu através da união dos esforços viabilizar a instalação desta nova unidade. Foi uma ação do prefeito Sérgio Hacker que exerceu um papel importante disponibilizando o terreno, do Corpo de Bombeiro como coordenador deste processo, além de uma participação nossa com a liberação de emenda parlamentar no valor de R$ 600 mil”, ressaltou.
Com previsão para o início das obras de terraplanagem dentro de trinta dias, a expectativa é que o quartel seja finalizado até o final do ano. Em uma área total de 1.200 metros quadrados, dos quais 600 serão de área construída, serão investidos valores na ordem de R$ 2 milhões de reais, sendo que cerca de R$ 1,2 milhão será destinado para a aquisição de equipamentos e veículos de combate a incêndio e salvamento, auto-resgate e auto-serviço de vistoria. Despois de pronto o quartel receberá um efetivo de 30 militares do Corpo de Bombeiros.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Radar Político (05/03) – O desafio da Oposição para apresentar o candidato a governador
Percebendo que o lançamento de duas candidaturas pelo grupo oposicionista composto pelo DEM, PSDB, PTB, Podemos, PRTB, PRB e PV sofria resistência entre deputados e não empolgava a outros aliados, o grupo encabeçado pelos senadores Armando Monteiro e Fernando Bezerra, além do ministro Mendonça Filho, do deputado federal Bruno Araújo e pelos ex-governadores João Lyra e Joaquim Francisco, decidiu reavaliar a estratégia e anunciou que entrará em campo com apenas uma única chapa.
A terceira edição do evento “Pernambuco Quer Mudar”, ocorrida em Caruaru, no último sábado, foi o momento escolhido pelo grupo para anunciar não apenas a decisão, mas também a ocasião acertada para colocar o mês de abril como período limite para a apresentação da chapa majoritária.
Embora ainda não se saiba o critério que será utilizado para a escolha do nome que encabeçará o projeto, a oposição tem pela frente o desafio de realizar uma fina engenharia política que ofereça uma chapa competitiva para disputar não só o Governo do Estado, mas também as duas vagas para o Senado.
Até agora o único consenso entre os líderes é que a chapa deverá ser formada com nomes que contemplem a todas as regiões do estado, como forma de passar a imagem de que este movimento pretende integrar Pernambuco do litoral ao sertão. A dúvida fica apenas em relação a quem caberá encabeçar o projeto, se Armando Monteiro ou Fernando Bezerra. Desta decisão dependerá a montagem do restante da chapa e a atração de novos aliados.
Até agora quem leva vantagem na disputa é Armando Monteiro, que além de está a frente nas pesquisas, tem um partido que pode chamar de seu, enquanto Fernando Bezerra trava uma disputa desgastante com Jarbas e Raul Henry pelo comando do MDB no estado e patina nas intenções de voto .
Mobilização - A prefeita Célia Sales e o seu esposo Romero Sales mostraram força e prestígio ao mobilizar uma grande comitiva de Ipojuca para a terceira edição do evento “Pernambuco Quer Mudar”. Em número e animação a caravana liderada por eles desbancou a de muitos prefeitos do Agreste. O próximo evento está marcado para o dia 7 de abril, em Ipojuca. A prefeita promete fazer dele o maior de todos até agora realizados.
O momento é outro – A eleição de 2018 deverá ser para o deputado Fernando Monteiro (PP, imagem) bem diferente de como foi a de 2014, ocasião que alcançou apenas 50 mil votos e ficou na segunda suplência.
Vaga certa - Articulado, Fernando Monteiro ampliou consideravelmente a sua base de apoio que atualmente conta com nada mais, nada menos que 14 prefeitos, entre eles o de Buíque, Carpina, Ipubi, Santa Filomena, Panelas, Primavera, Pesqueira e Santa Maria da Boa Vista. Com um time tão robusto Fernando tem tudo para ultrapassar 100 mil votos e garantir uma das 25 vagas de deputado federal com facilidade.
Sem calda - A filiação de Cal Volia ao PP não foi bem recebida por deputados estaduais que participarão do chapão. Até então contabilizado como pré-candidato pelo PSD, Cal Volia optou por seguir o caminho mais fácil de ser eleito ao invés de servir de calda para os deputados do PSB, PSD e PR. A tensão quanto ao alto ponto de corte que a coligação exigirá, tem levado alguns parlamentares a avaliarem a mudança de partido na tentativa de salvar o mandato.
Barrada – Considerada como candidata de competitividade mediana em uma disputa pelo chapão da Frente Popular, a deputada estadual Roberta Arraes (PSB, imagem) tem tentado viabilizar a sua entrada na chapinha do PP. No entanto, a pressão de pré-candidatos e atuais deputados do partido têm impedido a entrada de outros políticos de mandato na sigla. A deputada tem a compreensão que a permanência no PSB exigirá dela muito mais do que os 38 mil votos que a colocou na 4ª suplência em 2014.
Racha – A disputa por apoios entre a pré-candidata a deputada estadual Alessandra Vieira e o deputado estadual Diogo Moraes (PSB), em Santa Cruz do Capibaribe, tem provocado um verdadeiro racha na base de apoio à gestão do prefeito Edson Vieira (PSDB). Dos 10 vereadores da base três já declararam apoio a Diogo. São eles: Toinho do Pará, Júnior Gomes e Ronaldo Pacas. Outros três já estão em conversas bem avançadas com o primeiro-secretário da ALEPE.
Quem não dá assistência... - O deputado Romário Dias (PSD) terá uma audiência com o governador Paulo Câmara esta semana. Ele não esconde de ninguém a insatisfação em relação ao tratamento recebido pelo Palácio. Caso não lhe ofereçam a atenção merecida, não será novidade alguma o seu desembarque da Frente Popular.
... pode perder para a concorrência - Recentemente o deputado estadual José Humberto convidou Romário para retornar ao PTB, partido pelo qual ele foi eleito em 2014. O aceno foi realizado no plenário da ALEPE, na frente de todos os outros parlamentares.
Pagando... – O deputado federal Marinaldo Rosendo continua trabalhando duro para ampliar a sua base de apoio em busca da reeleição. Na Mata Norte ele está fechando um grupo no município de Paudalho. Entre as lideranças que o apoiarão estão o vereador Júnior do Estrumo (PSB), o ex-vereador Teto do Povo e alguns suplentes.
... a fatura - Marinaldo também está em conversa avançada com outros dois vereadores, tudo isso com a anuência do ex-prefeito Eufrásio Gouveia e do prefeito Marcelo Gouveia. A abertura do espaço se dá pelo apoio que a família Gouveia recebeu do deputado na eleição de 2016 e pelas emendas que ele enviou para o município. Vale lembrar que o deputado federal do prefeito de Paudalho é Ricardo Teobaldo (Podemos), político que fará dobradinha com Gustavo Gouveia no município.
Dossiê – O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) lançou uma campanha nas redes sociais estimulando alunos e professores a realizarem vídeos no celular mostrando as deficiências das escolas da rede pública estadual de ensino em que trabalham ou estudam. Todos as gravações farão parte de um filme que será exibido na Região Metropolitana e nos 13 Núcleos Regionais do Sintepe.
Mata Sul - Vários carros da região já circulam com o adesivo “#SEM BARRAGENS, SEM VOTOS!”. A ação é fruto de uma mobilização do movimento SOS Barragens e conta com o apoio inclusive das prefeituras de Cortês e Palmares.
[...]

No Agreste, “PE Quer Mudar” confirma candidatura única e arrasta 5 mil pessoas
No que foi considerado o maior dos eventos da frente das Oposições do estado, o movimento “Pernambuco Quer Mudar” anunciou, em Caruaru, neste sábado (3), que o grupo lançará candidatura única ao governo de Pernambuco nesta eleição. O nome será conhecido em abril. Antes, no dia 7, o conjunto terá novo encontro: no município de Ipojuca, na Região Metropolitana. Na Capital do Agreste, mais de 5 mil pessoas se reuniram no Arena Caruaru, numa demonstração de força política e compromisso em oferecer aos pernambucanos um novo projeto para fazer o estado voltar a crescer. A frente juntou 70 prefeitos, ex-prefeitos, vices, deputados estaduais e federais, além de vereadores, trabalhadores e representantes de setores da sociedade.
Anfitriã do evento, a prefeita Raquel Lyra (PSDB) destacou que o atual governo do estado não representa o povo de Caruaru e está numa luta insana em manter o poder pelo poder. “Decidi fazer política porque sei que é através dela que podemos transformar a vida das pessoas, mas não posso fazer isso sozinha. Hoje, não temos ajuda do governo do Estado. Ele está escolhendo quem pagar ou, simplesmente, não está pagando ninguém. A verdade a gente não sabe e a gente precisa de transparência. Essa união é uma saudação ao nosso futuro. Esse é o momento de esquecer cores partidárias e nos apoiar para Pernambuco melhorar”, afirmou.
Para o ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, o atual governo não conseguiu manter unido o que levou anos para o ex-governador Eduardo Campos juntar com as mãos. "Hoje nós da oposição temos duas certezas: estaremos juntos nas eleições e vamos vencer a disputa", disse. O ex-governador Joaquim Francisco (PSDB) destacou que “mudar” não é apenas um verbo, mas uma proposta de mudança que gera esperança. “Esperança que o povo acredita de marchar num novo rumo para que efetivamente as mudanças ocorram. Por isso digo, esse palanque veio para ficar. Porque tem gente séria, competente e que sabe trabalhar", disse.
O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) comparou a situação de Pernambuco com a da Bahia e Ceará e cravou que, nos últimos três meses, Pernambuco está engolindo poeira dos estados vizinhos, em se tratando da segurança e do desemprego. “O Brasil está voltando a crescer e precisamos escolher quem vai liderar Pernambuco. Eu aprendi que é nas dificuldades que conhecemos uma liderança. Este governador que está aí não demonstrou nenhuma qualidade para merecer novamente os votos dos homens e das mulheres de Pernambuco. Decidimos que iremos continuar juntos, unidos, para fazer a maior frente política de oposição da história de nosso estado. Nosso povo já fez a opção pela mudança".
“Esse é um projeto coletivo. Aqui estamos para compartilhar as mudanças. O ato do Recife foi um aviso. Em Petrolina, o Sertão se encontrou. Hoje, em Caruaru, temos esse grande ato e em Ipojuca será ainda maior. É nesse caminho, o da mudança, que vamos seguir. Pernambuco precisa de um líder que devolva aos pernambucanos e pernambucanas o trabalho e a esperança”, bradou o deputado federal Bruno Araújo. Ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM) cravou que o estado está desgovernado e sem liderança. “Ao mesmo tempo não tem liderança política para aglutinar as forças principais do Pernambuco de um lado e de outra parte as políticas públicas como saúde, educação, infraestrutura não chegam para atender o povo pernambucano. Falta saúde, falta segurança pública e o estado tem cada vez mais sua infraestrutura física, como estradas, deteriorada”, ressaltou.
O senador Armando Monteiro (PTB) destacou que o grupo das oposições é um conjunto que tem história, experiência, juventude, decência e espírito público e vai, a partir de abril, iniciar o trabalho para apresentar uma nova agenda a Pernambuco. “Vamos ouvir a população e recolher contribuições para construir um novo projeto para o Estado. Aquele que merecer a escolha vai a escolha vai, em qualquer hipótese, ter que ter entusiasmo. Sou fiador desse compromisso que hoje se afirma em Pernambuco”, garantiu.
Último a discursar, o ex-governador João Lyra Neto (PSDB) acusou que o que a atual gestão diz na publicidade não condiz com a realidade do povo. “É por isso que esse movimento cresce mais a cada dia que passa, porque o povo quer uma nova realidade para o nosso estado. O crescimento político dessa união terá resultado daqui a alguns meses, quando será eleito o próximo governador de Pernambuco. A decisão desse conjunto é que não há projetos pessoais dessas lideranças. Daqui, sairá apenas um candidato a governador”, concluiu.
Fotos: Divulgação [...]

PP de Eduardo da Fonte filia mais uma liderança para fortalecer chapinha de deputado estadual
No partido Progressistas, mais um forte nome foi divulgado para disputar as vagas a deputado estadual. Desta vez, quem se filia ao partido com o apoio do deputado federal Eduardo da Fonte, é o ex-prefeito de Itapissuma Cal Volia, que compareceu a sede do partido ao lado do atual prefeito da cidade, José Tenório, e do deputado federal Marinaldo Rosendo.
Em 2004, Cal Volia exerceu o mandato de vereador em Itapissuma. No ano de 2008 se elegeu a prefeito e em 2012 se reelegeu, cumprindo seu mandato em 2016 e nunca perdendo uma eleição em sua carreira política.
Junto com o deputado federal Marinaldo Rosendo, o pré-candidato a deputado estadual pelo PP conta que vão fazer dobradinhas em várias cidades de Pernambuco. “Sabemos que a política vive um momento de descrença, mas a gente tem um histórico muito bom e isso passa confiança. Estamos muito animados com o novo desafio e a nossa grande bandeira é ampliar o desenvolvimento industrial. A Região Metropolitana Norte cresceu muito e hoje é uma cidade muito atrativa para o crescimento industrial. E a idéia é levar essa experiência que tivemos para todo o estado de Pernambuco”, conta Cal Volia.
A nove meses das eleições, o PP vem reunindo nomes com objetivo de aumentar a bancada na Assembleia Legislativa do estado. [...]
