Author: Wellington Ribeiro

Grupo das oposições lança movimento para mudar Pernambuco
As principais lideranças de oposição no estado lançaram, ontem (11), o movimento “Pernambuco Quer Mudar”. O ato reuniu quase duas mil pessoas numa casa de recepções no Recife Antigo. À frente do evento os senadores Armando Monteiro (PTB) e Fernando Bezerra Coelho (PMDB), os ministros Fernando Filho (sem partido) e Mendonça Filho (DEM), o deputado federal Bruno Araújo (PSDB) e os ex-governadores Joaquim Francisco e João Lyra Neto (PSDB), entre outros líderes. Essa agenda foi a primeira de uma série que será realizada nos próximos meses. A proposta é percorrer todas as regiões do Estado, já a partir de janeiro, iniciando por Petrolina, no Sertão. O objetivo é ouvir as pessoas e recolher propostas que possam compor uma futura plataforma de trabalho.
As sugestões recolhidas servirão de base para que o movimento possa apresentar à sociedade alternativas à atual gestão, contemplando ações que reestruturem a economia, a segurança pública, a saúde, infraestrutura, entre outras áreas, garantindo ao poder público a capacidade de transformar a vida das pessoas. O evento reuniu mais de 45 prefeitos, centenas de vereadores, além de deputados federais e estaduais, representantes de partidos políticos, militantes, profissionais liberais e sindicalistas. Todos reafirmaram o compromisso com a mudança de rumos em Pernambuco, que nos últimos três anos viu sua economia encolher, a criminalidade aumentar e hoje lidera a taxa de desemprego no Brasil.
“Temos um roteiro, temos a alternativa, temos homens testados nas lutas e nas urnas e que compreendem o quanto é necessário construir esperança nessa hora. Uma reunião desse tipo, com essa multiplicidade de lideranças mostra que estamos construindo uma engenharia de uma grande obra social e econômica. Estamos aqui porque temos crença de que Pernambuco precisa mudar e vai mudar", afirmou o ex-governador Joaquim Francisco. “O que estamos vendo aqui é que Pernambuco quer mudar. Não estamos vivenciando nenhuma convenção, não estamos anunciando nenhum candidato, mas nunca houve na história de Pernambuco o início de um movimento político com tantas lideranças. Isso significa que todas as regiões de Pernambuco vão nos unir para colocar Pernambuco no seu devido lugar, para fazer o estado restabelecer sua liderança nacional”, frisou ex-governador João Lyra Neto.
Deputado federal no terceiro mandato e ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho destacou a perda de competitividade do estado nos últimos três anos, quando Pernambuco investiu menos que Bahia e Ceará. “Nós temos agora é que construir o daqui pra frente, de forma diferente. Não temos medo do debate, não temos medo de defender as ideais em que acreditamos”, disse. Para o deputado federal e ex-ministro das Cidades Bruno Araújo, esse é um dos movimentos mais consistentes, expressivos e fortes da história de Pernambuco. “Encerrou um ciclo. Pernambuco parou nos últimos três anos. Não que não tenha crise, mas a crise precisa ser enfrentada com coragem. O pernambucano é firme e não se acomoda nas situações difíceis. Vamos andar todo o estado e apresentar um novo projeto”.
Com 35 anos de vida pública, o senador Fernando Bezerra Coelho destacou a força das oposições em Pernambuco e afirmou que o próximo governador deverá sair deste campo político. “Eu vejo aqui e sinto no meu coração o sentimento das ruas, que vem do nosso povo. Pernambuco quer e vai mudar. Vamos virar a página de um ciclo político que já se esgotou”. O ministro da Educação Mendonça Filho reforçou a necessidade de mudar, diante de um governo que frustrou a maioria dos pernambucanos. Ele acrescentou que a definição da chapa irá ocorrer no momento oportuno. “Não nos reunimos para definir quem será o candidato a governador ou senador, mas para dizer que percebemos o sentimento do povo pernambucano. Sentimento de basta à incompetência, à arrogância e à omissão. Pernambuco precisa construir um novo rumo”.
Encerrando o ato, o senador Armando Monteiro convocou todas lideranças e forças políticas do estado a construir um projeto que recoloque Pernambuco no caminho do crescimento. “Vivemos tempos de mediocridade no estado, de um experimento que não deu certo. Convoco a todos para que, juntos, possamos construir um novo projeto. Esse é um projeto que está aberto para todas as forças que têm compromisso com Pernambuco. Quem quiser, vai ser muito bem recebido”, concluiu. [...]

Paulo anuncia para esta sexta-feira o pagamento do 13º dos servidores estaduais
Em uma semana, o Governo terá colocado no mercado cerca de R$ 1,7 bilhão para movimentar a economia.
O governador Paulo Câmara anunciou hoje (11/12) pela manhã que o 13º salário dos servidores estaduais será pago na próxima sexta-feira, dia 15. Com isso, em apenas uma semana, o Governo de Pernambuco estará injetando R$ 1,7 bilhão na economia estadual - R$ 850 milhões dos salários de novembro, pagos na semana passada, e mais R$ 850 milhões do 13º.
"Apesar das dificuldades do cenário econômico brasileiro, o Governo de Pernambuco tem se planejado para cumprir suas responsabilidades com os nossos servidores. É um reforço que damos também à nossa economia nesse final de ano", avaliou o governador Paulo Câmara.
Serão beneficiados 90 mil servidores inativos e mais 131 mil servidores da ativa. [...]

Câmara de Vereadores de Vitória de Santo Antão entre as mais transparentes do Estado
O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) divulgou o Índice de Transparência das Câmaras Municipais de Pernambuco referente ao exercício 2017. O estudo vem sendo realizado desde o ano de 2015 e esse ano inclui a avaliação dos portais de transparência das Casas Legislativas.
“O referido índice foi obtido a partir do recente levantamento realizado pela equipe técnica do TCE/PE nos Portais de Transparência das 184 Câmaras Municipais pernambucanas, mediante a utilização de critérios de avaliação em que foram apreciados o conteúdo e os aspectos relacionados aos recursos tecnológicos exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF (LC nº 101/2000) e pela Lei de Acesso à Informação - LAI (Lei nº 12.527/2011)”, explicou o presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco, conselheiro Carlos Porto.
Entre as Câmaras de Vereadores que compõem os 24 municípios da Zona da Mata Norte a que obteve melhor avaliação foi a de Vitória de Santo Antão. A Casa Legislativa pelo vereador Edmilson Zacarias (PSD) figura na 4ª colocação entre os 184 municípios do Estado.
Por sua vez, as Câmaras Municipais que obtiveram o pior desempenho na região foram as de Barreiros, Maraial e Rio Formoso. A falta de um Portal da Transparência foi o principal motivo para que as três figurassem na última colocação ao lado de outras 29 Casas Legislativas Municipais.
Segundo o Conselheiro Carlos Porto “a transparência na gestão pública é um importante instrumento de estímulo à participação da sociedade, elemento fundamental para que os cidadãos acompanhem e fiscalizem a correta aplicação dos recursos públicos, exercendo o papel do controle social”.
Confira a tabela:
Clique neste link e confira a posição das Câmaras de Vereadores dos 184 municípios de Pernambuco
Escrito por Wellington Ribeiro
Fonte: Tribunal de Contas de Pernambuco [...]

Radar Político (11/12) – Comportamento de Eduardo da Fonte e Anderson Ferreira fragiliza projeto do PSB
Mesmo com o seu partido tendo sido contemplado com ampliação do espaço de participação no Governo do Estado o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) tem mantido uma posição de independência que não tem agradado ao Palácio. A principal insatisfação está relacionada ao fato do deputado está estimulando a construção de uma chapinha para deputado federal à parte, com apenas a participação do PP, PSL, PDT, PC do B e Solidariedade, que caso se concretize pode ser demasiadamente danosa aos deputados federais do PSB e de outros partidos aliados.
O sinal de rebeldia e independência entre os que possuem espaço no Governo não é exclusivo de Eduardo da Fonte. A família Ferreira é o principal exemplo. Apesar de possuírem indicados na esfera estadual, Anderson e André Ferreira se dão ao luxo não só de tecer críticas ao Governo, mas também de flertar com a oposição composta por Armando Monteiro, Fernando Bezerra, Bruno Araújo e Mendonça Filho.
Permitir tal comportamento por parte de lideranças que possuem indicados na gestão acaba por fragilizar o Governo tornando-se, portanto, em uma grande ameaça ao projeto do PSB de reeleger o governador Paulo Câmara, uma vez que pode servir de estímulo para que outras lideranças pratiquem semelhante conduta.
Em momentos como este é impossível não se lembrar da forma como o ex-governador Eduardo Campos conduzia a área política com mão de ferro. Episódios semelhantes como os protagonizados por Eduardo da Fonte e a família Ferreira jamais foram admitidos em sua época.
A estratégia o Palácio em evitar tomar um posicionamento mais assertivo em relação à postura daqueles que possuem estrutura no Governo, evitando melindra-los para garantir o seu apoio no futuro, tem um efeito inverso. Expõe não apenas a fragilidade de como anda a área política na Frente Popular, mas, sobretudo, dar eco a um tema que é bastante explorado pelos principais personagens da oposição: A falta de pulso e liderança por parte do governador.
Grupo de Oposição - É grande a expectativa quanto ao evento que será promovido pelos senadores Armando Monteiro e Fernando Bezerra, o ministro Mendonça Filho e o deputado federal Bruno Araújo no Arcádia do Paço Alfandega. O grupo trabalhou pesado para mobilizar lideranças de todas as regiões do Estado.
Expectativa 2 – São aguardadas para o evento lideranças ligadas a deputados e prefeitos de partidos que compõem a Frente Popular. A estratégia é não apresentar nenhuma adesão no evento, deixando esta parte para ser feita a conta-gotas entre o período que compreende o limite da janela eleitoral e as convenções.
Em alta... - Em relatório divulgado recentemente pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) que trata sobre o índice de transparência das gestões municipais em Pernambuco, a prefeitura de Tamandaré foi a que apareceu melhor posicionada entre as 24 que compõem a região da Zona da Mata Sul. No geral, o município comandado pelo prefeito Sérgio Hacker (PSB, imagem) figurou na 39ª entre as 184 prefeituras do Estado.
Em baixa - Já Ribeirão, município administrado por Marcello Maranhão, também do PSB, além de apresentar o pior índice entre os municípios da região ficou na constrangedora posição 182 no quadro geral. O TCE apontou que a prefeitura de Ribeirão não possui sequer o Portal da Transparência.
Homenagem - Por indicação do deputado estadual José Humberto (PTB) o presidente do Grupo EQM, o empresário Eduardo de Queiroz Monteiro, receberá no dia de hoje (11) a Medalha Comemorativa ao Bicentenário da Revolução Pernambucana de 1817. A solenidade será realizada às 18 horas, no edifício Governador Miguel Arraes de Alencar, na ALEPE. No total apenas um grupo seleto DE 24 personalidades e instituições receberão a homenagem. O governador Paulo Câmara, o presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo, o arcebispo do Recife e Olinda, Dom Fernando Saburido, a delegada Gleide Ângelo e o empresário Janguiê Diniz também estão entre os agraciados.
Na ativa 1 - Apesar de não mais está no comando da prefeitura de Vicência o ex-prefeito Paulo Tadeu (PSB) continua trabalhando duro pelo município. Semana passada ele esteve reunido com Roberto Tavares, presidente da Compesa, e conseguiu a garantia de que em breve o governador estará no município para assinar a ordem de serviço do sistema de abastecimento que levará água para o distrito de Borrachas.
Na ativa 2 – Além de se empenhar junto a órgãos do Governo do Estado levando as demandas do município, Dr. Paulo Tadeu, que é médico por profissão, dedica ao menos um dia por semana para atender gratuitamente a população mais carente de Vicência.
Saudades - Moradores da cidade de São Lourenço da Mata não veem a hora do prefeito Bruno Pereira (PTB, imagem) voltar ao comando do município. Sob a gestão do interino Gabriel Neto o município tem enfrentado sérios problemas na execução dos serviços básicos de saúde e coleta de lixo. Um parecer do Ministério Público Federal, emitido pelo Subprocurador da República, Francisco Rodrigues dos Santos Sobrinho, contesta decisão de desembargador do TJPE e se coloca favorável ao retorno de Bruno ao comando do Poder Executivo Municipal.
Maior chance - Cresce no meio político a informação de que Renildo Calheiros teria maiores chances de obter sucesso em uma eleição para deputado federal pelo PC do B do que Luciana Santos. Apesar de ambos estarem fragilizados politicamente, incide sob Renildo o fator “estrutura”. Vale lembrar que o ex-prefeito de Olinda é irmão do senador Renan Calheiros e tio de Renan Filho, governador de Alagoas.
[...]

Jorge Côrte Real visita Garanhuns e se reúne com lideranças do Agreste Meridional
O deputado federal Jorge Côrte Real cumpriu agenda ontem (8), em Garanhuns, no agreste do Estado, onde passará o final de semana.
Durante a tarde, também conversou com lideranças de Palmerina, além de Janduhy, de Brejão. Segundo o deputado, seu desejo é estabelecer uma relação de compromisso com esses municípios e atender as demandas necessárias para melhorar a vida do povo.
"Visitar as bases políticas é um meio democrático e efetivo de avaliar e fiscalizar o uso das emendas que destinei", comentou o deputado. "Garanhuns, como sempre, me orgulha pela qualidade e competência da gestão", completou Côrte Real, se referindo ao parceiro político Izaías Régis.
O deputado ainda cumprirá agenda esta noite quando acompanhará o Prefeito Izaías Régis nos festejos natalinos da "Magia do Natal". [...]

Ipojuca – Procissão, missa e shows marcam encerramento da Festa da Conceição
O encerramento da Festividade de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Usina Ipojuca, foi marcado por uma procissão, pela tradicional missa e por shows. O evento foi realizado na noite desta sexta-feira (8), dia dedicado à Imaculada Conceição. A imagem da santa foi colocada em um andor e acompanhada por fiéis católicos. A peregrinação percorreu várias ruas da Usina Ipojuca e encerrou em frente à capela Nossa Senhora da Conceição, onde foi celebrada a missa de encerramento da festividade, comandada pelo Frei do Santuário Santo Cristo, Fernando Pinheiro de Araújo. Após a missa, a programação da festa continuou com apresentações de artistas da região.
As celebrações foram realizadas durante 5 dias e teve o apoio das Secretarias de Turismo e Cultura. Cada dia, uma série de atividades religiosas e shows foram realizadas. O tema deste ano foi "A exemplo de Maria, somos chamados para anunciar a alegria do evangelho".
Imagens e informações da Prefeitura do Ipojuca [...]

A pedido de Fernando Bezerra, Governo Federal vai financiar produção de peixes e camarão no Sertão do São Francisco
Resultado da articulação do senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE) junto a diferentes órgãos do Governo Federal, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) garantiu a liberação de R$ 1 milhão para o desenvolvimento da aquicultura (cultivo de peixes e outros organismos aquáticos) no Sertão do São Francisco. Os recursos foram assegurados hoje (8) pelo órgão, serão transferidos à Superintendência da Codevasf naquela região e destinados à produção de peixes em reservatórios hídricos, ao repovoamento do Velho Chico com espécies nativas e também à criação de camarão nos municípios pernambucanos de Petrolina (cidade-natal do parlamentar), Cabrobó e Petrolândia.
“Nosso objetivo é expandir a atividade econômica na região por meio de uma estruturada cadeia produtiva que fortaleça a aquicultura sustentável e assegure sustento aos criadores como também a geração de mais empregos e renda à população”, destaca o vice-líder do governo no Senado, que atuou junto à presidência da Codevasf e aos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic). De acordo com Fernando Bezerra, os recursos serão utilizados para financiar a criação de alevinos, a manutenção de peixes e outras espécies nos reservatórios e, ainda, em pesquisas para o desenvolvimento de tecnologias, capacitação de pessoal, assessoria técnica e fornecimento de insumos à produção.
Conforme explica o superintendente da Codevasf em Petrolina, Aurivalter Cordeiro, as atividades serão coordenadas pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro. O Centro ficará responsável pela produção de alevinos que são doados para o repovoamento dos reservatórios e do Rio São Francisco (com espécies nativas em extinção).
A produção de camarão será desenvolvida nas três unidades de Observação e Demonstração localizadas em Petrolina, Cabrobó e Petrolândia. “Estas unidades também farão pesquisas para a identificação das espécies aquícolas presentes na região”, observa Cordeiro.
Segundo o superintendente regional, parte dos recursos será investida na compra de rações para a alimentação das matrizes e dos alevinos mantidos nas Unidades de Observação e Demonstração. “Como também das espécies criadas nos tanques-redes acompanhados pela Codevasf”, completa Aurivalter Cordeiro.
[...]

“Estamos vivendo o pior momento do SUS”, avalia Humberto
Para uma plateia de pesquisadores e profissionais da área da Saúde, o líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT), fez duras críticas às políticas adotadas para o setor pelo governo de Michel Temer (PMDB). Segundo Humberto, desde que o Sistema Único de Saúde (SUS) foi implantado, é a primeira vez que um ministro da Saúde assume abertamente o papel de atender a interesses corporativos e de instituições privadas em detrimento do próprio sistema e do bem estar da população brasileira. Hoje, quem comanda a pasta é Ricardo Barros (PP).
“Vivemos, sem dúvida, o pior momento da história do SUS. Desde que o sistema foi implantado, em 1988, todos os ministros que passaram pela pasta, até mesmo nos governos de Collor e de Fernando Henrique Cardoso, tinham uma preocupação de melhorar o SUS, de garantir recursos, pensar novos projetos. Mas o atual comandante da pasta age exatamente fazendo o oposto. Ele defende mais os planos de saúde que os pacientes. Administra o SUS, mas é o primeiro a dizer que ele precisa diminuir de tamanho. A quem o ministro está servindo? Porque ao povo é que não é”, questionou o senador.
Ex-ministro as Saúde, Humberto foi convidado de debate sobre o SUS no Brasil na conjuntura política e econômica atual. A conversa fez parte da programação dos 30 anos do Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva da Fundação Oswaldo Cruz (NESC). Para ele, há um claro desmonte das políticas públicas da área da saúde. “Ricardo Barros não é um médico, é engenheiro de profissão e só assumiu a pasta porque está na cota do PP. Não é à toa que estamos sofrendo este desmonte. Estão querendo acabar com tudo aquilo que foi estabelecido pela constituição de 1988 que, mesmo com idas e vindas, seguia o objetivo de produzir o bem estar social”, assinalou.
Segundo Humberto Costa, é fundamental manter a mobilização em favor do SUS. “Precisamos ter ainda mais debates, trazer a população para a conversa. Levar o problema para as ruas, para as redes e denunciar qualquer tipo de desmonte do Sistema Único de Saúde. Só com a força de todos é que conseguiremos barra este processo”, afirmou o senador. [...]

Campanha em combate aos crimes de violência contra a mulher é encerrada em Ipojuca
A campanha “16 dias de Ativismo pelo fim da Violência contra as Mulheres” foi encerrada nesta quinta-feira (7) em Ipojuca. Desde o dia 20 de novembro, o município contou com uma programação formada por atividades que chamassem a atenção da população para a necessidade de enfrentamento a essa forma de violência. A solenidade de encerramento foi no auditório da Escola Municipal Santo Cristo, no centro, e contou com a participação da secretária especial da mulher, Bianca Lacerda, da secretária de assistência social, Vera Dourado – além de representantes da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas. A programação contou com palestras sobre Direitos Humanos e Violência contra à Mulher.
A campanha em combate aos crimes de violência contra a mulher já conquistou a adesão de cerca de 160 países e se estende, nacionalmente, até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos. “É preciso que a família se conscientize, os vizinhos e as pessoas que tenham conhecimento dessa violência”, destacou a secretária especial da mulher do Ipojuca, Bianca Lacerda.
Em Ipojuca, as mulheres podem ser amparadas com serviços de orientação jurídica, psicossocial e pedagógica no Centro de Referência de Atendimento à Mulher Dona Amarina, localizado na Rua Hilda da Costa Monteiro, nº 94, no centro. [...]

Sistema Tabocas-Piaca reforça abastecimento de Belo Jardim
A Compesa está realizando os últimos ajustes para iniciar, ainda neste mês, a fase de testes do novo sistema Tabocas-Piaca, concebido para preservar a Barragem do Bitury e reforçar o abastecimento de Belo Jardim, no Agreste do Estado. Uma nova estação elevatória (unidade de bombeamento) foi construída e equipada com dois conjuntos de motor-bomba mais potentes, cada um com capacidade de bombear 40 litros de água, por segundo. A nova estação de bombeamento Tabocas-Piaca foi construída para aproveitar a água da barragem de Tabocas. Com a iniciativa, uma ação do Governo Paulo Câmara, a Compesa terá condições de garantir o fornecimento de água pela rede de distribuição até maio do próximo ano, seguindo o mesmo calendário atual. A medida também vai prolongar a água existente na Barragem do Bitury.
No momento, segundo o diretor Regional do Interior, Marconi de Azevedo, a Celpe está atuando nos últimos detalhes para energizar os novos equipamentos. “Resolvida a parte elétrica, entraremos na fase de testes”, explica o diretor. Ele adianta que os técnicos da companhia estão trabalhando com a possibilidade de iniciar os testes a partir da segunda quinzena de dezembro. “Porém, não há como estimar uma data precisa para que a água comece a chegar nas torneiras de Belo Jardim. Tudo depende do comportamento da nova adutora, construída especificamente para esse fim”, revelou.
Além da construção da estação de bombeamento, instalada próximo à antiga unidade e à Barragem Tabocas-Piaca, a Compesa implantou seis quilômetros de adutora. Para viabilizar essas ações, o governador Paulo Câmara autorizou um investimento de R$ 1, 2 milhão. Outros projetos já foram pensados para melhorar o abastecimento de água de Belo Jardim: a Adutora do Moxotó, em execução e que funcionará como alternativa para antecipar o uso de parte da Adutora do Agreste, outro grande empreendimento que garantirá a sustentabilidade hídrica de Belo Jardim e de mais 67 cidades do interior de Pernambuco. [...]
