Author: Wellington Ribeiro

Dr. Charles Lucena se demite e detona gestão do prefeito interino de São Lourenço da Mata
Insatisfeito com a forma como Gabriel Neto, prefeito de interino de São Lourenço da Mata, vem conduzindo a gestão, principalmente no que se refere a área de saúde, o médico Dr. Charles Lucena deixa o posto de diretor do Hospital Petronila Campos e tecer duras criticas à gestão interina e sugere que órgãos de fiscalização voltem as atenções para o município para impedir que as irregularidades por ele apontadas permaneçam. Confira nota na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Aos queridos amigos, pacientes e simpatizantes do meu trabalho como médico em São Lourenço da Mata.
Venho desta vez dizer aqui que estou me desvinculando da Diretoria Médica do Hospital Petronila Campos devido às seguintes considerações e fatos que passo a relatar:
1 - Fui nomeado diretor médico do Hospital Petronila Campos com a missão de executar a transição entre a gestão do prefeito afastado Bruno Pereira e a atual gestão do prefeito interino, Dr. Gabriel Neto, entretanto acabei acumulando temporariamente e informalmente as atribuições de Diretor Geral e até mesmo de Secretário de Saúde Municipal, devido a não nomeação dos mesmos, por aproximadamente 30 dias inicialmente, ficando assim até 27/10/17;
2- Inicialmente tive que dimensionar o efetivo mínimo de pessoas que poderiam ocupar cada setor do hospital de acordo com o que a lei exige e apesar das muitas dificuldades encontradas naquele momento, principalmente pelo estado que encontramos o hospital, buscamos apoios institucionais de fora do município, como o Hospital Aristeu Chaves - CEMEC de Camaragibe, Hospital Otávio de Freitas, Hospital Maria Vitória e Secretaria Estadual de Saúde, dentre muitos outros, e assim conseguimos fazer com que o hospital não parasse em nenhum instante e juntamente com uma equipe de notáveis profissionais ampliamos a quantidade e a qualidade dos atendimentos de todos serviços de saúde oferecidos pelo hospital como por exemplo os das cirurgias eletivas, inclusive abrimos para a população de São Lourenço de Mata serviços que nem existiam, como Endoscopia Digestiva Alta e Humanização na Recepção do Hospital, reativação do serviço de fisioterapia para a população, dentre outros setores que foram otimizados, finalmente, acredito que durante os 30 dias que fiquei a frente do hospital houve uma verdadeira elevação da autoestima dos profissionais e reconhecimento, pelo povo de São Lourenço da Mata, das mudanças por mim efetivadas;
3- Entretanto, pasmem, após finalmente serem nomeados o Diretor Geral do Hospital e a Secretária de Saúde Municipal, decidiu-se fechar a maternidade e o bloco cirúrgico do hospital, alegando uma suposta reforma que se daria até o fim de novembro e que até agora nem se iniciou, entretanto, paralelamente, alegando a suposta reforma, desencadeou-se uma verdadeira onda de demissões, de perseguições e de supostos maus tratos aos profissionais que inicialmente e heroicamente deram seu sangue, suor e lágrimas pela atual gestão de Dr. Gabriel Neto; pessoas estas convocadas por seus méritos profissionais e que tinham a missão dada por mim de além de atender bem a população, de se levantar documentalmente toda a problemática encontrada, não deixar o hospital parar e finalmente tentar incrementar e inovar a assistência na saúde que deve ser dada a população são-lourencense;
4- A partir de 27/10/17, passei a responder apenas pela Diretoria Médica do hospital, ficando na espera das reformas que estavam por vir, entretanto, diariamente era bombardeado pelas informações que chegavam a mim de supostos desmandos e assédios morais promovidos pela atual gestão do hospital com os profissionais que lá deixei, demissões essas que nada tinham a ver com a reforma da maternidade e do bloco cirúrgico. No que diz respeito aos médicos, até hoje, não nos foi oferecido nenhum contrato para assinar, nem mesmo garantido a nenhum profissional 13º salário, férias, e os recolhimentos trabalhistas necessários. Sem contar com os apagões no fornecimento de alimentação aos plantonistas e de medicamentos a população, o que compromete as condições de trabalho dos profissionais e a devida assistência à saúde da população;
5- Apesar de toda equipe ter identificado todas as pendências necessárias ao mínimo funcionamento do hospital, muito pouco até agora foi realizado ou mesmo corrigido no sentido de dar a mínima atenção à saúde do povo e as condições de trabalho dos profissionais que ali estão;
Devido a tudo isso que está sendo exposto, agradeço a atenção de todos, principalmente ao prefeito, Dr. Gabriel Neto, entretanto não consigo ir de encontro aos meus valores éticos, profissionais e pessoais que não me permitem continuar nesta atual gestão da saúde pública do jeito que está, com um hospital completamente desgovernado, onde muitos mandam e pouco é feito efetivamente, onde pessoas fieis ao bom serviço estão sendo humilhadas e dispensadas sem nenhuma garantia de que ao menos receberão pelo seu serviço prestado ao município, deixando bem claro aqui que eu não acharia bom que o prefeito afastado retornasse, devido aos evidentes casos de corrupção apurados pela polícia e pelo Ministério Público, mas quero nesse momento deixar também bem claro que desembarco de forma irretratável e irrevogável do governo do meu amigo, Dr. Gabriel Neto, torcendo que ele transforme sua interinidade em efetivação e assim as coisas mudem pra melhor para esse povo tão sofrido de São Lourenço da Mata. E deixo a seguinte frase elaborada por mim para os gestores da saúde do nosso município: ” A saúde deve ser promovida por seres humanos para seres humanos, paredes e ambulâncias são apenas equipamentos necessários para se atingir esse objetivo. ”
Peço que os órgãos abaixo se dignem em apurar as situações ora relatadas no sentido de se ajustar as condutas dos referidos gestores:
Peço que os órgãos abaixo se dignem em apurar as situações ora relatadas no sentido de se ajustar as condutas dos referidos gestores:
Conselho Regional de Medicina de Pernambuco-CREMEPE
Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco – COREN/PE
Ministério Público do Trabalho - PRT 6ª Região
Vigilância Sanitária de Pernambuco - APEVISA
Grato.
Charles Lucena em 12/12/17
Médico do Trabalho
Médico de Saúde da Família
Médico Intensivista/ Emergencista
Especialista e Mestre em Administração Pública-FGV/EBAPE -RJ
Doutorando em Bioética-Faculdade de Medicina da Universidade do Porto - Portugal [...]

Água Preta – Apostando na tecnologia prefeitura distribui tablets para Agentes Comunitários de Saúde
Apostando na tecnologia a Prefeitura de Água Preta realizou no ontem (13/12) a entrega de Tabletes os para Agentes Comunitários de Saúde.
O evento para a entrega dos Tabletes ocorreu na Câmara de Vereadores e contou com a participação do prefeito Eduardo Coutinho, do vice-prefeito e secretário de Saúde, Tonhão, além dos Agentes Comunitários de Saúde.
O equipamento terá como propósito facilitar o trabalho realizado pelos profissionais dando agilidade, além de contribuir para um melhor armazenamento das informações obtidas em campo, garantindo desta forma uma melhor gestão da saúde no município.
Com a disponibilização de Tablets o processo de coleta de dados realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde do município de Água Preta estará integrado ao banco de dados nacional de maneira mais rápida e segura. Sem o acesso ao equipamento os profissionais tinham a necessidade de realizar o preenchimento manual de fichas e posteriormente a digitalização das mesmas, o que tomava uma parte de tempo significativa dos agentes. [...]

Célia Sales se reúne com Temer e pede recursos federais
A prefeita do Ipojuca, Célia Sales, desembarcou em Brasília na noite da última terça-feira (12) para cumprir agenda com encontros que envolvem, entre outros assuntos, o avanço do desenvolvimento do município. Célia Sales, se reuniu na manhã de ontem (13) com o presidente Michel Temer para pedir recursos federais para o município e traçar ações de melhorias - como um projeto que prevê a substituição da fiação aérea para a subterrânea. Na ocasião, eles ainda conversaram sobre habitação e saneamento básico.
A prefeita estava acompanhada do deputado federal Ricardo Teobaldo, do secretário de governo do Ipojuca, Romero Sales, do secretário de turismo do Ipojuca, Mário Pilar, e de representantes da Associação de Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG) e do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau.
Com informações da Prefeitura do Ipojuca [...]

Radar Político (14/12) – Paulo Câmara promove agenda positiva no Litoral Sul
Dando continuidade a agenda positiva que tem empreendido na área de Segurança Pública, o governador Paulo Câmara estará hoje no município de Tamandaré, no Litoral Sul do Estado, para inaugurar a nova Companhia Independente da PM que será responsável pelo policiamento ostensivo de cinco municípios da região.
Fruto de um trabalho iniciado pelo padre Arlindo, pároco de Tamandaré, e de um empenho em conjunto dos prefeitos Franz Hacker (Sirinhaém), Pel Lages (São José da Coroa Grande), Isabel Hacker (Rio Formoso), Elimário Farias (Barreiros) e Sérgio Hacker (Tamandaré), a nova Companhia atende um desejo antigo de uma população que há muito anseia por mais segurança.
A solenidade marcará a entrega de 12 novas viaturas e o incremento de 50 policiais que reforçarão policiamento nos cinco municípios que juntos reúnem mais de 154 mil pessoas. A nova unidade também contará com um Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati) e Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam).
Confra de Marília - Pré-candidata a governadora pelo PT, a vereadora recifense Marília Arraes promove na próxima sexta-feira (15) a sua confraternização. O evento será realizado em um antigo casarão no Bairro da Boa Vista, no Recife. Pela proporção que a candidatura dela vem tomando em todo o Estado o local deverá ficar pequeno para acomodar os seus simpatizantes.
Pedra no caminho – Ao lado do ex-prefeito do Recife, João Paulo, do vice-presidente estadual do PT, Oscar Barreto, e de Dilson Peixoto, o deputado estadual Odacir Amorim apresentou oficialmente a sua pré-candidatura ao Governo do Estado. Há quem acredite que a verdadeira intenção de Odacir seria a de tentar criar uma divisão interna no partido para que mais tarde seja utilizada como desculpa para levar a sigla aos braços do PSB.
Confra com a imprensa - Um almoço promovido ontem pelo presidente estadual do PSB, Sileno Guedes (imagem), no restaurante Villa, no bairro do Espinheiro, no Recife, reuniu vários profissionais da imprensa. Quem fez questão de comparecer no encontro foi o prefeito Geraldo Júlio, o secretário da Casa Civil, Nilton Mota, e os deputados estaduais Isaltino Nascimento e Laura Gomes.
Confiante - Por falar em Isaltino Nascimento, o parlamentar, que é líder do Governo na ALEPE, contabiliza ao menos quatro prefeitos para encarar a reeleição. São eles: João Bosco (Granito), Chaparral (Orobó), Gabriel (São Lourenço da Mata) e Pr. Marcos (Abreu e Lima). Diferente de 2014, quando ficou na suplência com mais de 37 mil votos, Isaltino ampliou a sua base de apoio e agora deve disputar com chances reais de garantir uma das 49 cadeiras em 2018.
Formatura - Graças a uma parceria entre a Escola do Legislativo e a Universidade de Pernambuco (UPE) 32 alunos, entre eles este blogueiro que vos escreve, receberão o certificado de conclusão do curso de Pós-Graduação em Gestão Pública e Legislativa. A solenidade será nesta quinta-feira, às 14, no auditório Sérgio Guerra, no Edifício Miguel Arraes. A Escola do Legislativo tem como superintendente o ex-deputado Sebastião Rufino.
Brasília 1 - Em companhia do deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos) a prefeita de Ipojuca, Célia Sales (PTB), foi recebida nesta semana pelo presidente Michel Temer, em Brasília. A necessidade de investimentos nas áreas de Habitação e Saneamento Básico foram os principais assuntos abordados pela gestora ipojucana. Também participaram da agenda os secretários de Governo e Turismo, Romero Sales e Mário Pilar, respectivamente, além de um representante da Associação de Hotéis de Porto de Galinhas.
Brasília 2 - Quem também cumpriu agenda na capital federal foi o prefeito de Xexéu, Eudo Magalhães (PSB). Ao lado do deputado federal João Fernando Coutinho, o prefeito esteve no Ministério da Educação para solicitar ao ministro Mendonça Filho a liberação de investimentos para o município
Paulista 1 – Apesar do deputado estadual Francismar Pontes (PSB) ter a garantia de que terá novamente o apoio do prefeito de Paulista, Junior Matuto, o seu nome tem sofrido forte resistência por parte de alguns secretários municipais e vereadores aliados do gestor.
Paulista 2 – De olho na sucessão de Júnior Matuto, em 2020, opositores estão se preparando para saírem bem posicionados nas eleições do próximo ano. O ex-deputado Sérgio Leite (PDT) já decidiu que disputará novamente uma vaga na ALEPE, assim como o ex-deputado Ramos (PTB). Já o ex-prefeito Duffles irá apoiar Cal Volia para estadual, enquanto que o atual vice-prefeito Jorge Carreiro disputará uma cadeira na Câmara Federal em dobradinha com Miguel Ricardo, filho do prefeito de Igarassu.
[...]

Odacir Amorim lança pré-candidatura a governador de Pernambuco
Na manhã desta quarta-feira, 13, dia que não só faz alusão ao número do seu partido, o PT, mas que também marca a data em que completa aniversário, o deputado estadual Odacir Amorim reuniu a imprensa e anunciou oficialmente a sua pré-candidatura ao Governo do Estado. A coletiva ocorreu em seu gabinete na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE).
Ao lado do ex-prefeito do Recife, João Paulo, de Oscar Barreto, vice-presidente estadual do PT, e do ex-vereador Dilson Peixoto, que na oportunidade representou o senador Humberto Costa (PT), Odacir afirmou categoricamente que a sua pré-candidatura é pra valer. “Estou colocando meu nome como pré-candidato ao Governo de Pernambuco com o propósito claro que o partido tem de apresentar um projeto para Pernambuco que venha representar, atender as expectativas do povo desse Estado. Não só na Região Metropolitana, mas que possa conectar o Cais ao Sertão, o Sertão ao Cais”, expressou.
Em apoio ao correligionário, João Paulo lembrou que há uma resolução do partido pela candidatura própria, no entanto o ex-prefeito ressaltou que a prioridade é a eleição de Lula, deixando margem para a interpretação de que acordos nacionais podem influenciar na decisão do partido em permanecer com uma candidatura própria no Estado.
“O PT definiu no Congresso Estadual uma candidatura própria. É lógico que até uma outra deliberação, que poderá ocorrer para o ano , o PT vai ter que definir mais profundamente qual vai ser a conjuntura política e qual a melhor estratégia, ao meu ver, o centro da estratégia tem que ser a eleição de lula”, disse.
Além de Odacir Amorim, a vereadora recifense Marília Arraes também já manifestou a sua intenção de disputar o Governo do Estado.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Marinaldo Rosendo a um passo do DEM
Atualmente filiado ao PSB, o deputado federal Marinaldo Rosendo está à procura de um novo partido para se abrigar uma vez que o ambiente dentro do ninho socialista anda bem desconfortável há algum tempo.
A falta de espaço no Governo do Estado e as investidas por parte de lideranças do PSB às suas bases parecem ser os principais motivos que devem levar o parlamentar a mudar de sigla. Além das raras aparições do parlamentar em eventos promovidos pelo Governo de Pernambuco, o afastamento de Marinaldo do PSB também se evidencia no posicionamento que ele tem adotado no Congresso ao votar em vários projetos do Governo Federal, contrariando a orientação do partido.
Notícia publicada no dia de hoje (12), no site de notícias UOL, afirma que o caminho do deputado Marinaldo Rosendo será o DEM, partido do ministro Mendonça Filho. A matéria ainda anuncia que a migração do parlamentar pode ocorrer antes mesmo da abertura da janela partidária, período em que o político pode trocar de sigla sem prejuízo de ter o seu mandato reivindicado pelo partido o qual foi eleito.
Na busca por confirmar as informações o Blog Ponto de Vista teve o cuidado de entrar em contato com uma fonte bastante ligada ministro Mendonça Filho, que nos confirmou que as conversas com o deputado Marinaldo Rosendo andam bem avançadas em relação a sua migração para o DEM, porém informou que até agora ainda não há data confirmada para o anúncio do ingresso do parlamentar no partido.
Vale lembrar que o Democratas é o partido que mais tem realizado investidas sobre deputados do PSB. Além de Marinaldo Rosendo (PSB-PE), estão na mira dos Democratas os deputados José Reinaldo (PSB-MA) e Heráclito Fortes (PSB-PI). Os deputados Fábio Garcia (MT), Tereza Cristina (MS) e Adilton Sachetti (MT), todos egressos do PSB, também deverão se filiar ao DEM.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Iluminação natalina trará ainda mais beleza para Ipojuca este ano
O projeto de iluminação natalina do Ipojuca promete chamar a atenção de moradores e turistas. A previsão é de que a decoração especial esteja pronta no dia 14 de dezembro, data em que terá início a temporada de eventos natalinos do município com a apresentação da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Ipojuca e da ‘Cantata de Natal’ do Programa Idoso Mais do que Feliz, às 19h, na frente da sede da Prefeitura do Ipojuca.
Estão sendo instaladas peças no centro de Ipojuca, nos distritos de Nossa Senhora do Ó e Camela e nos povoados de Porto de Galinhas e Serrambi. Quem passar pelo município poderá ver materiais como led, mangueiras iluminadas, peças animadas como pisca-pisca, grandes caixas de presentes, entre outros.
O secretário de turismo do Ipojuca, Mário Pilar, revelou que foi um desafio produzir um trabalho tão significativo para o município. “É uma responsabilidade enorme, mas nós estamos bem confiantes de que o ipojucano irá aprovar”, acredita Mário Pilar.
As peças estão predominantemente com as cores verde, azul e branco. A iluminação de Natal custou quase R$ 2 milhões.
A prefeita Célia Sales não esconde a ansiedade para entregar ao município a iluminação natalina. “Ipojuca, que já é lindo por natureza, ficará ainda mais belo com o projeto de iluminação natalina. É um período em que a economia do município é movimentada, com geração de emprego e satisfação para todos”, destacou a prefeita. [...]

Empresário Eduardo Monteiro recebe homenagem na ALEPE
Para homenagear pessoas e instituições que contribuíram para a preservação da cultura e da história pernambucana a Assembleia Legislativa realizou, na noite de ontem (11), uma solenidade que marcou a entrega da Medalha Comemorativa do Bicentenário da Revolução Pernambucana de 1817.
O prêmio foi instituído pela ALEPE para marcar os 200 anos do movimento revolucionário que tomou o poder no Estado no dia 6 de março de 1817. No total foram 23 agraciados, entre eles o presidente do Grupo EQM, Dr. Eduardo Monteiro, que foi homenageado por indicação do deputado estadual José Humberto (PTB).
Além da medalha, cada agraciado recebeu um diploma e um exemplar do livro História da Revolução Pernambucana de 1817, editado pela Cepe, de autoria de Francisco Muniz Tavares, que foi presidente da Assembleia Provincial. A primeira edição da obra data de 1840. [...]

Governo garante R$ 611 milhões para obras de água e esgoto no Estado
Dos 50 projetos apresentados pelo governador Paulo Câmara ao Ministério das Cidades,
9 foram selecionados e mais 10 estão em vias de aprovação
O Ministério das Cidades divulgou o resultado da seleção das Cartas-Consulta para obras de saneamento em todo o País por meio do Programa Avançar Saneamento – Seleção 2017. Dos 50 projetos apresentados pelo Governo Paulo Câmara, 19 estão prestes a ser contratados. Nove obras foram selecionadas para serem financiados ao Governo de Pernambuco, com recursos estimados em R$ 611 milhões. Outras 10 obras estão sendo analisadas pela Caixa Econômica Federal e deverão ser financiadas diretamente à Compesa, num valor de R$ 383 milhões. Quando todos forem contratados, o governador Paulo Câmara pretende realizar quase R$ 1 bilhão em novas obras de saneamento.
Diante da carência de recursos do Orçamento Geral da União, Pernambuco decidiu acessar uma das poucas fontes de recursos que ainda estão disponíveis, tomando empréstimo do FGTS através do Governo do Estado e da própria Compesa. “A prioridade à área de saneamento e a nossa capacidade de gerar projetos para captar recursos estão permitindo que o Estado capte 50% do que foi apresentado, índice considerado muito bom, principalmente nos dias atuais”, argumentou o governador Paulo Câmara.
“Estivemos acompanhando o governador Paulo na audiência com o ministro Alexandre Baldy (Cidades) e ouvimos dele que os recursos do Orçamento da União estão escassos, restando a alternativa de tomar financiamento do FGTS. Pernambuco fez o dever de casa e tem capacidade de endividamento para investir numa das maiores prioridades do governador, que é o Saneamento Básico”, afirmou o presidente da Compesa, Roberto Tavares.
As cidades beneficiadas nessa seleção, que serão financiadas ao Governo do Estado, são: Arcoverde, Camaragibe, Custódia, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno e São Lourenço da Mata. Na lista das cidades cujo financiamento será feito diretamente à Compesa, estão: Recife, Petrolina, Caetés, Capoeiras, Garanhuns, Gravatá, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Jataúba, Taquaritinga do Norte, Vertentes, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá e Vertente do Lério.
Além das ações propostas pelo Governo de Pernambuco e pela Compesa, oito ações para contratação de Planos de Saneamento, solicitados por prefeituras, também foram selecionadas. A partir dessa seleção, o Governo de Pernambuco tem o prazo até o próximo dia 29/12 para apresentar a documentação exigida para a obtenção do financiamento. A expectativa da Compesa é que os recursos sejam garantidos até março do próximo ano, quando deverão ser assinados os contratos. Os projetos que não foram selecionados em 2017, serão reapresentados em novo processo seletivo, que deverá acontecer também em março de 2018. [...]

Sistema Integrado Tapacurá/ Alto do Céu receberá ações de melhorias operacionais
O Sistema Integrado Tapacurá/ Alto do Céu, responsável pelo atendimento de boa parte dos bairros do Recife, receberá ações de melhorias operacionais. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) programou para realizar os serviços, como a substituição de uma válvula, a partir das 16h de amanhã (12) até às 8h da quarta-feira (13). No período, será necessário interromper o fornecimento de água para 31 bairros do Recife - e também para Peixinhos, em Olinda - mas considerando o tempo da parada, ao todo 16 horas de suspensão do abastecimento - é provável que não ocorra falta de água nas áreas cujos imóveis contam com reservatórios de água. A companhia vai mobilizar uma equipe de 20 profissionais para executar essas intervenções. [...]
