Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the health-check domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6170

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio magone foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6170
Wellington Ribeiro – Página: 2378 – Blog Ponto de Vista
Deprecated: A função WP_Dependencies->add_data() foi chamada com um argumento que está obsoleto desde a versão 6.9.0! Os comentários condicionais do IE são ignorados por todos os navegadores compatíveis. in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6170

Deprecated: A função WP_Dependencies->add_data() foi chamada com um argumento que está obsoleto desde a versão 6.9.0! Os comentários condicionais do IE são ignorados por todos os navegadores compatíveis. in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6170

Author: Wellington Ribeiro

1 2.376 2.377 2.378 2.379 2.380 2.536 23780 / 25356 POSTS
Deputado Ossesio Silva reivindica construção de moradias populares na zona rural de Pernambuco

Deputado Ossesio Silva reivindica construção de moradias populares na zona rural de Pernambuco

O deputado Ossesio Silva (PRB) reivindicou através de indicações direcionadas ao Ministério das Cidades, a Secretaria Estadual de Habitação e a Companhia Estadual de Habitação (CEHAB), a construção de moradias populares em diversos municípios do interior do estado, nas regiões da Zona da Mata, Agreste e Sertão. “A construção de novas moradias na zona rural do estado, faz parte de uma política social importante, que visa aumentar os investimentos no setor da construção civil e garantir a geração de emprego e renda, para melhorar a qualidade de vida dos que mais precisam. Além de diminuir o déficit habitacional, essas obras vão aquecer a economia de Pernambuco”, destacou Ossesio Silva Pernambuco apresenta um déficit habitacional de cerca de 300 mil casas, de acordo com um levantamento feito pelo governo. Os números do déficit se dividem de forma que mais de 60 mil unidades habitacionais estão em falta nas áreas rurais do estado. [...]
Grupo das Oposições realiza ato “Pernambuco Quer Mudar”

Grupo das Oposições realiza ato “Pernambuco Quer Mudar”

O Grupo das Oposições em Pernambuco, liderado pelos senadores Armando Monteiro (PTB) e Fernando Bezerra Coelho (PMDB), os ministros Fernando Filho (Minas e Energia) e Mendonça Filho (Educação), o deputado federal Bruno Araújo (PSDB), e os ex-governadores João Lyra Neto (PSDB) e Joaquim Francisco (PSDB) realizam, na próxima segunda-feira (11), o primeiro grande ato político. O evento ocorrerá no Arcádia do Paço Alfândega, a partir das 17h, no bairro do Recife. Em pauta, os rumos do Estado e a necessidade de Pernambuco mudar. Serviço: “Pernambuco Quer Mudar” Data: Segunda-feira, 11/12 Local: Arcádia Paço Alfândega Horário: 17h [...]
Secretaria Estadual de Saúde convoca novos servidores para hospitais de Pernambuco

Secretaria Estadual de Saúde convoca novos servidores para hospitais de Pernambuco

O governador Paulo Câmara assinou, nesta quarta-feira (06.12), uma nova convocação de profissionais de saúde para reforçar os hospitais da rede estadual.  A convocação de 359 aprovados em concurso público será divulgada nesta quinta-feira (07.12) no Diário Oficial do Estado. Nos próximos dias, os convocados, totalizando 194 de nível técnico (técnicos de enfermagem e de radiologia) e 165 de nível superior, entre enfermeiros, farmacêuticos, assistentes sociais, fisioterapeutas (motor e respiratório), terapeutas ocupacionais, entre outros, serão chamados, por meio de telegrama, para perícia, posse e posterior lotação. Após a posse, terão 30 dias para iniciar as atividades nos respectivos serviços de lotação. Eles irão exercer suas atividades em unidades hospitalares do Recife, Goiana, Limoeiro, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Salgueiro, Ouricuri, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada. "O fortalecimento da rede estadual de saúde tem sido uma prioridade do nosso governo que, desde 2015, tem reforçado as escalas de profissionais dos hospitais e unidades de saúde na Região Metropolitana do Recife (RMR) e Interior", afirmou o governador Paulo Câmara. Neste ano, foram 2.448, entre médicos (457) e outros profissionais de nível superior (395) e médio (1.596). Ao todo, desde o início do Governo Paulo Câmara, já foram 5,9 mil convocações, sendo 843 médicos e 5.062 não médicos (859 enfermeiros, 3.170 de técnicos de enfermagem, 303 de outras categorias técnicas e 730 de outros cargos de nível superior). "O Governo de Pernambuco se destaca no Nordeste  com os maiores percentuais de investimentos próprios na área de Saúde, numa clara demonstração da priorização do setor. Graças a isso, mesmo em um momento adverso, com uma grave crise que atinge todo o país, o nosso Estado, que possui uma das maiores redes próprias do Brasil, não só manteve o atendimento em todas as unidades, como vem reforçando as escalas dos serviços e, com isso, tem conseguido alavancar a produção hospitalar e ambulatorial", ressaltou o secretário estadual de Saúde, Irã Costa. O secretário complementa fazendo um balanço das contratações. "Com esta nova nomeação, o governador Paulo Câmara entra para a história com a maior contratação de profissionais de Saúde concursados de todos os tempos em nosso Estado". Realizado em 2014, o concurso para profissionais de saúde de diversas áreas, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), que teria seu prazo expirado em 2016, foi prorrogado até dezembro 2018. [...]
Governo de Pernambuco reforça combate à violência no Estado com entrega de mais 77 novas viaturas à PMPE

Governo de Pernambuco reforça combate à violência no Estado com entrega de mais 77 novas viaturas à PMPE

O 10º BPM, responsável pelo policiamento de vários municípios da Mata Sul de Pernambuco, receberá duas viaturas modelo Spacefox e uma modelo Spin Reforçando o compromisso e empenho do Governo do Estado em coibir a criminalidade em Pernambuco, o governador Paulo Câmara entregou, na manhã desta quarta-feira (06.12), 77 novos veículos que serão utilizados para reforçar o trabalho da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) em todo o Estado. As viaturas irão renovar a frota de batalhões e unidades especializadas na Região Metropolitana, Zona da Mata e Agreste, incrementando a estrutura operacional da corporação no combate à criminalidade. O investimento faz parte do Plano Estadual de Segurança Pública, que está injetando R$ 290 milhões na reestruturação da frota até 2018. O Executivo estadual destacou que as novas viaturas irão garantir uma maior tranquilidade para a realização do trabalho da Polícia Militar em todo o Estado. "Esta ação faz parte do investimento que foi anunciado no início deste ano. Estamos encerrando um ciclo, são mais de 1.300 viaturas que reforçaram os equipamentos da Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão. Agora estão faltando as motos, o 1º lote já deve chegar, são 700 motocicletas que darão a agilidade necessária no trabalho da polícia. Então, eu espero fecharmos 2017 com a parte de equipamento devidamente concluída. Os 1.500 homens da PMPE já estão nas ruas desde setembro. Outros 1.300 novos PMs já estão na academia, e, em abril, vão às ruas. Estamos encerrando também, agora em janeiro, o curso de delegados e escrivães da Polícia Civil e Científica, que dará um reforço importante principalmente no processo de investigação no âmbito da segurança pública", destacou. Paulo Câmara ainda detalhou que as recentes ações promovidas pelo Governo do Estado no âmbito da segurança possibilitarão uma maior tranquilidade para a população em 2018. "Com a chegada dos novos  policiais,  vamos ter um efetivo nas ruas que há muito tempo não se tinha. São 2.800 no total, apenas de PMs. Somado a Polícia Civil, toda delegacia no Estado de Pernambuco terá um delegado, dois agentes e um escrivão pelo menos. A capacidade de investigação vai ampliar demais a partir de fevereiro, nós temos certeza, diante de todo esse planejamento, que teremos uma queda muito grande em 2018", finalizou. Dos veículos entregues nesta quarta, serão 43 de modelo Spacefox (tipo station wagon), 29 caminhonetes L-200 4x4 e 5 viaturas do tipo Spin. As viaturas serão distribuídas para os batalhões da PMPE de Olinda (1º BPM), Jaboatão dos Guararapes (6º e 25º), Recife (11º, 16º e 19º), Paulista (17º), Cabo de Santo Agostinho (18º) e São Lourenço da Mata (25º). Também serão contempladas as forças policiais que atuam em unidades especializadas da PMPE, como Batalhões de Choque, Radiopatrulha e Cavalaria. Já no Agreste, os novos veículos equiparão o 4º BPM, sediado em Caruaru, e o batalhão de Belo Jardim (15º). A Zona da Mata será contemplada com novas viaturas para a região de Palmares (10º), Vitória de Santo Antão (21º) e Goiana (3ª CIPM). O secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, destacou o reforço que as patrulhas rurais e urbanas das regiões que serão contempladas terão com o incremento das viaturas às corporações. "Essas novas viaturas, modernas e equipadas, possibilitarão o reforço das patrulhas rurais e urbanas nessas três importantes regiões do Estado. Com mais policiamento ostensivo, garantimos a sensação de segurança e também ampliamos a ação de unidades especializadas, a exemplo do Choque e da Radiopatrulha, que estão sendo interiorizadas por meio dos BIEsp's de Caruaru, em plena atividade, e de Petrolina, que será inaugurado em 2018", explica o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua. O comandante-geral da PMPE, coronel Vanildo Maranhão, destacou que os novos equipamentos de segurança servirão para intensificar o policiamento ostensivo e as investigações das polícias em Pernambuco. "Com esse lote, praticamente nós fechamos a renovação de toda a frota de quatro rodas da Polícia Militar. Ainda neste mês de dezembro, vamos receber mais 150 motocicletas BMW para equipar o BPTran e o BPRv. Então, com a frota renovada e a chegada de equipamentos novos, vamos poder potencializar o trabalho da Polícia Militar e, consequentemente, isso impacta na diminuição dos números de homicídios e de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP). O Estado está aproximadamente, hoje, com 18% de diminuição nos CPVs, e a população tem sentido isso com a presença ostensiva da PM nas ruas da Capital ao Sertão", ressaltou. HISTÓRICO POSITIVO - Investir e prover segurança para a população pernambucana é um dos pontos chaves da gestão Paulo Câmara. Apenas em 2017, o Governo de Pernambuco já renovou a frota das Polícias Civil, Militar e Científica, assim como a do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) e da Secretaria de Defesa Social (SDS). No total, foram 1.311 novos veículos. São 357 caminhonetes, 494 station wagons, 409 veículos hatch, 50 motocicletas e uma van que já estão sendo utilizados para apoiar o policiamento ostensivo, as investigações, perícias, fiscalizações e outras atividades que tem como objetivo em comum proporcionar mais segurança para a sociedade. PLANO DE SEGURANÇA -  Anunciado pelo governador Paulo Câmara em abril de 2017, as medidas do Plano Estadual de Segurança Pública de Pernambuco incluem ações efetivas com objetivo de reduzir os índices de criminalidade do Estado. Entre elas, a renovação da frota das polícias, com 320 novas viaturas, 700 motocicletas e 2 helicópteros. Além disso, 4.500 novos PMs serão nomeados, dos quais 1.500 já atuam efetivamente desde o mês de setembro deste ano. Outros 1.300 iniciarão as atividades no 1º semestre de 2018 e novas turmas serão formadas ao longo dos próximos dois anos. O CBMPE também foi fortalecido, com o início do Curso de Formação de um turma de 300 novos homens e mulheres que foram aprovados em concurso realizado em maio deste ano. A previsão é que eles comecem a atuar na corporação já em maio de 2018, após o término das aulas. Outras medidas também foram anunciadas e executadas, como a  criação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE); renovação e ampliação da frota de viaturas do Corpo de Bombeiros (CBMPE), com a entrega de 61 veículos; criação do 1º Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (BIESP), em Caruaru; promoção de oficiais, subtenentes e sargentos da PMPE e a criação das Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPM) nos municípios de Araripina e Tamandaré, que atuarão no policiamento ostensivo dos municípios. [...]
Radar Político (06/12) – Candidatura de Hildo Hacker a deputado estadual é desejo do Palácio

Radar Político (06/12) – Candidatura de Hildo Hacker a deputado estadual é desejo do Palácio

O ex-prefeito de Tamandaré, Hildo Hacker, completa na data de hoje 51 anos de idade dos quais boa parte foram dedicados à administração pública. Afastado dos holofotes políticos desde que deixou o comando da prefeitura de Tamandaré no final de 2016, Hildo aproveitou o seu tempo desde então em viagens ao exterior para dedicar-se aos estudos, no entanto a sua aparição na semana passada em um grande evento público promovido em conjunto pelas prefeituras de Sirinhaém, Tamandaré, Rio Formoso e São José da Coroa Grande, reascendeu os rumores de que ele pode disputar uma cadeira de deputado estadual no próximo ano. Com uma vasta experiência no setor público e bastante querido na região da Mata Sul, não faltam predicados que legitimem a sua candidatura, no entanto a resistência do ex-prefeito a este projeto parece ser o único empecilho, uma vez que entre amigos e familiares a torcida é enorme. Sem falar que até o próprio governador tem interesse na sua postulação. A possibilidade de uma candidatura de Hildo Hacker só não tem sido recebida com bons olhos por alguns deputados da base aliada do Governo, pois avaliam que a sua eleição é pule de dez e pode prejudicar a reeleição de algum. Atualmente com o comando de três prefeituras (Sirinhaém, Rio Formoso e Tamandaré) hoje a família Hacker apresenta a força política necessária para apresentar um candidato com chances reais de se eleger deputado estadual. Será que Hildo Hacker irá encarar o desafio? Só as próximas movimentações irão responder. No Ar -  A convite de André Carvalho, diretor da rádio Maranata, emissora líder de audiência entre o público evangélico, este blogueiro participará todas as sextas-feiras como correspondente do Litoral Sul no Jornal da Maranata. O programa é comandado pelos comunicadores Mardoqueu Silva e Wanderson e transmitido de segunda à sexta das 6 às 7h30. Ações contra a violência – Dando a sua parcela de contribuição para a melhoria da segurança pública o  deputado estadual Aluísio Lessa (PSB) alocou parte de suas emendas para 2018 para que municípios investissem em ações para o combate a violência. No total serão R$ 940 mil destinados a este propósito. Entre os municípios beneficiados estão Ribeirão, Palmares, Água Preta, Gameleira e Jaqueira, todos localizados na Mata Sul do Estado, além de cidades da Região Metropolitana, Mata Norte e Agreste Setentrional. Empresa e... - Proprietário da fábrica de Explosivos Elephant, empresa que disponibiliza regulamente o espaço para que grupos operacionais da Polícia Militar e Exército Brasileiro realizem treinamento, Carlinhos da Pedreira foi homenageado, ontem (05), pelo Batalhão de Operações Especiais de Pernambuco (BOPE) em solenidade realizada no auditório do Banco Central, no Recife. ... política - Ex-prefeito de Barreiros, Carlinhos da Pedreira deu uma mergulhada na política para dedicar o seu tempo à fábrica. Com frequência tem sido procurado por deputados estaduais e postulantes ao cargo que buscam o seu apoio. Fechado com Eduardo da Fonte (PP) para federal, Carlinhos deve anunciar no início do ano o nome que apoiará para deputado estadual. Quebra de braço 1 - Deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Transportes, Sebastião Oliveira quebrou o silêncio e relação às ofensivas realizadas por adversários que tentam a todo custo tirar o comando do PR das suas mãos. “Tenho total autonomia dada pela Executiva Nacional para decidir os destinos que o partido tomará em 2018”, disse Sebastião em nota enviada à imprensa. Quebra de braço 2 -  Anderson Ferreira, prefeito de Jaboatão, trabalha duro junto a Executiva Nacional para conseguir o comando da sigla. Conforme o Blog Ponto de Vista havia antecipado, outro que também entrou na jogada pela presidência estadual do PR foi o ministro Fernando Filho. Até agora nenhum dos dois ganhou a parada para Sebá. Em alta 1 - O Arcádia de Boa Viagem foi cenário no início da noite de ontem da festa de lançamento da edição 2018 do livro Sociedade Pernambucana, do renomado jornalista João Alberto (imagem). Mantendo a tradição, o evento reuniu nomes de destaque do mundo empresarial, do judiciário e da política pernambucana. Em alta 2 - Entre os políticos registraram presença no evento o governador Paulo Câmara e o seu vice Raul Henry, o ex-governador João Lyra, o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, o secretário estadual de Planejamento e Gestão, Márcio Steffani, o presidente da ALEPE, Guilherme Uchôa, o deputado federal Felipe Carreiras e o estadual Diogo Moraes. O presidente do CREA-PE Valdir Duarte e o amigo Tarcísio Calado Filho também prestigiaram o lançamento do livro. Festa - Sob a administração do prefeito Pel Lages (PEN) a prefeitura de São José da Coroa Grande realizará nos dias 07 e 08 a festa de Nossa Senhora da Conceição, co-padroeira do distrito do Abreu do Una. Com uma programação bastante atrativa a expectativa é que o público deste ano seja bem maior que o dos anos anteriores. Escrito por Wellington Ribeiro *Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 97310-1317 (Claro). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]
Sebastião Oliveira se posiciona sobre as investidas que políticos estão fazendo pelo comando estadual do PR

Sebastião Oliveira se posiciona sobre as investidas que políticos estão fazendo pelo comando estadual do PR

Em resposta aos rumores de que o comando do Partido Republicano no Estado estaria saindo do seu comando, o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Transportes, Sebastião Oliveira, emitiu uma nota oficial esclarecendo a situação. Entre os políticos que trabalham nos bastidores para tirar o comando do PR das mãos de Sebastião Oliveira estão o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, e o ministro Fernando Filho. Confira a nota: Sebastião Oliveira: O período eleitoral se aproxima e, neste momento, sinto que é importante me dirigir aos filiados do Partido da República (PR) e à população pernambucana para esclarecer que, no papel de presidente estadual do PR, tenho total autonomia dada pela Executiva Nacional para decidir os destinos que o partido tomará em 2018. Ressalto que entendo os anseios de todos os correligionários e companheiros que possuem mandato, mas não abro mão desta prerrogativa que me foi confiada. O Partido da República, sob a minha presidência, foi a segunda sigla que mais elegeu prefeitos em Pernambuco nas eleições de 2016. Tenho a ciência da importância do PR em relação ao tempo que lhe pertence na tevê e ao seu prestígio no cenário político brasileiro. Tenho total conhecimento das diversas investidas que o PR pernambucano tem sido alvo. Enquanto isso, mantive o foco na prudência, na serenidade e no trabalho, mas sempre muito convicto sobre o rumo que o nosso partido irá seguir no próximo ano. A autonomia que possuo, outorgada pela Executiva Nacional, me permite garantir que ninguém se filiará ao PR de Pernambuco para disputar as eleições do próximo ano que não seja por meio do abono do presidente estadual do PR. Aproveito para convidar para as pessoas se filiarem ao PR. Venham fortalecer nosso time no processo eletivo de 2018. O PR sempre teve compromisso com o diálogo e continuará agindo assim, mas priorizando as decisões dos seus comandantes, no Estado e na Executiva Nacional. Sebastião Oliveira Deputado Federal licenciado Presidente Estadual do Partido da República [...]
Festa de Nossa Senhora da Conceição promete atrair grande público para São José da Coroa Grande

Festa de Nossa Senhora da Conceição promete atrair grande público para São José da Coroa Grande

A Prefeitura de São José da Coroa Grande divulgou nesta terça-feira (05) a programação oficial da festa de Nossa Senhora da Conceição, co-padroeira do distrito de Abreu do Una. O evento será realizado nos dias 07 e 08 de Dezembro, no distrito de Abreu do Una, localidade distante cerca de 6 km do centro do município. A programação contará com a apresentação de Lili Moreno e Forró Payol, Binho Kanalha e a dupla Geno e Neto no dia 07. Já no dia 08, sexta-feira, a festa ficará por conta de Sedutora, Allejandro Swingado e Leila, ex-banda Carícias. Para o prefeito Pel Lages o evento além de manter a tradição viva também ajudará para dinamizar a economia local. “Mesmo enfrentando uma crise sem precedentes a prefeitura jamais poderia deixar de realizar uma festa tão tradicional no município. Com uma programação bastante atraente conseguiremos ampliar o público dos anos anteriores, o que refletirá diretamente na economia”, disse. O gestor coroense também aproveitou para destacar que já entrou em contato com o comandante da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar que já se comprometeu em reforçar o policiamento na região durante os dias da festa para garantir a segurança necessária para àqueles que participarão do evento. Escrito por Wellington Ribeiro [...]
José Humberto Cavalcanti cobra disponibilidade de soro antiofídico em hospitais regionais

José Humberto Cavalcanti cobra disponibilidade de soro antiofídico em hospitais regionais

Apenas cinco municípios de Pernambuco possuem hospitais que disponibilizam antídotos contra picadas de cobra. A afirmação é do deputado José Humberto Cavalcanti (PTB), que fez pronunciamento sobre o assunto no Pequeno Expediente desta segunda (4). O parlamentar reivindicou ao Governo que todas as regiões do Estado tenham unidades de saúde com soro antiofídico em seus estoques. “Na última quinta (30), um menino de 11 anos foi picado por uma cascavel na zona rural de Belo Jardim (Agreste). Ele foi levado inicialmente para Caruaru e, depois, para o Hospital da Restauração, no Recife, mas poderia ter morrido por causa da demora”, relatou o petebista. Segundo Cavalcanti, o Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, tinha apenas metade da dose necessária para o caso, o que exigiu a transferência para o Recife para complementar a medicação. “Após o tratamento, o paciente foi estabilizado e não corre mais risco de morrer”, informou. “Se é assim no Agreste, imaginem a situação em outras regiões do Estado, como o Sertão do Araripe ou do Pajeú?”, questionou o petebista. O parlamentar solicitou ao Governo do Estado que garanta, ao menos para os hospitais regionais, a disponibilidade de antídotos para picadas de cobra. “Sem isso, a população fica à própria sorte em casos semelhantes”, lamentou. [...]
Governo anuncia ampliação do Parque Dois Irmãos e implantação  de novo conceito – Bioparque no Zoológico

Governo anuncia ampliação do Parque Dois Irmãos e implantação de novo conceito – Bioparque no Zoológico

O governador Paulo Câmara assinou, ontem (04/12), a escritura de desapropriação do terreno Brejo dos Macacos, que possibilitará a triplicação da extensão do zoológico recifense e a modernização com o conceito Bioparque no zoológico Visando fomentar ainda mais as ações de conservação da biodiversidade no Estado, o governador Paulo Câmara assinou, nesta segunda-feira (04.12), em solenidade no Palácio do Campo das Princesas, as escrituras de desapropriação e regularização de 774,09 hectares do terreno denominado Fazenda Brejo dos Macacos, localizado na Zona Norte do Recife. A medida objetiva ampliar a extensão do Parque Estadual Dois Irmãos (PEDI), que passa ao triplo do tamanho a partir da integração com a área adquirida e a modernização com a implantação do conceito Bioparque no Zoológico . Além disso, será implantada uma unidade de Conservação Ambiental no local. O total investido foi de R$ 26,8 milhões. “Desde que me foi apresentado esse projeto de aquisição dessa área que triplica a presença da Mata Atlântica no Recife - quando eu ainda era secretário da Fazenda de Eduardo Campos -, todos nós vimos ali uma oportunidade fenomenal de fazer com que muitas ideias, muitas políticas de sustentabilidade e de preservação do meio ambiente fossem fortalecidas. E hoje, eu tenho a satisfação de, como governador, concretizar esse processo, essa transferência ao Estado de uma área fundamental para a preservação ambiental do nosso Estado e da nossa capital”, ressaltou Paulo Câmara. O chefe do Executivo estadual destacou ainda que ações como essa ratificam o compromisso do Governo de Pernambuco com políticas públicas. “Essa transferência é fundamental dentro das políticas públicas que a gente planeja, políticas de desenvolvimento sustentável que englobe o econômico, mas que não esqueça de maneira nenhuma o social, e que o meio ambiente precisa estar protegido”, frisou. A ação tem base no Decreto Estadual nº 40.547/2012, que oportuniza um novo limite para o PEDI, considerando além do já estabelecido em 2006, pela Lei nº 13.159 (384,42 ha), o acréscimo de 774,09 ha, praticamente triplicando a área do Parque, que passa a possuir 1.158,51 ha de área protegida no município do Recife. A área adquirida pelo Estado pertencia ao Banco Econômico. “Não são todas as cidades que tem a alegria de ter um parque de 350 hectares. E agora, o governador Paulo Câmara triplica o tamanho do Parque Dois Irmãos, criando um pulmão verde definitivo para o Recife. A partir de agora, a gente tem a certeza absoluta de que essa área será ainda mais preservada. São iniciativas como essa que nos dão condições de construir uma cidade melhor para o futuro”, pontuou o prefeito Geraldo Julio. Para o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, a ampliação da área da unidade de conservação estadual aumentará as chances de conservação da biodiversidade. “Estamos passando por uma importante transformação que vai além da ampliação. O Parque está sendo reformado e modernizado com o conceito Bioparque no Zoológico, que oferece uma ambientação muito semelhante à natureza, para que os animais se sintam mais sintonizados com seu habitat. E com essa ampliação, nós poderemos trabalhar ainda mais, em parceria com a prefeitura, outras ações de educação e preservação ambiental”, declarou. PEDI - O Parque Estadual de Dois Irmãos, Unidade de Conservação de Proteção Integral, estabelece um referencial de conservação da biodiversidade dos ecossistemas de Mata Atlântica. A complexidade do conjunto vegetacional desempenha papel importante no que se refere à contribuição para a manutenção da qualidade e quantidade do volume hídrico, no caso o complexo da sequência dos açudes do Prata, do Meio e do Mandi, que confluem suas águas em direção ao Rio Capibaribe. Participaram da solenidade ainda, o deputado estadual Aluísio Lessa; o presidente da Compesa, Roberto Tavares; a procuradora-chefe da Procuradoria Geral de Apoio, Rosana Wanderley Campos; os procuradores do Estado Almir Bezerra Filho e Adriana Crisostenes; o diretor-presidente da CPRH, Eduardo Elvino; o gerente do Parque Estadual Dois Irmãos, Walter Blossey; o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife, Bruno Schwambach; e o tabelião do 6º Cartório de Ofício de Notas do Recife João Roma, Carlos Alberto Ribeiro Roma. [...]
Paulo Câmara não entregará as barragens prometidas para a Zona da Mata Sul, diz Silvio

Paulo Câmara não entregará as barragens prometidas para a Zona da Mata Sul, diz Silvio

A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) apresentou, na sessão desta segunda-feira (04), um balanço da agenda do Pernambuco de Verdade na Zona da Mata Sul, realizada na última semana, que incluiu uma série de visitas a obras e equipamentos públicos da região. Entre as promessas feitas após a enchente de 2010 e ainda não entregues as que mais preocupam a população são as barragens de Panelas II Gatos, Igarapeba e Barra de Guabiraba. Líder da bancada, o deputado Silvio Costa Filho (PRB) lembra que as quatro barragens do sistema de contenção de enchentes da Mata Sul tem um custo estimado de R$ 538 milhões, mas para 2018 a previsão orçamentária é de R$ 86 milhões a captar por meio de convênio com o Governo Federal. “Nas contas do Governo, não há recursos garantido para as barragens no próximo ano. Conversamos com a população, que fez um apelo para que fizéssemos esse debate aqui e se mostrou bastante preocupada com o abandono das obras. Sobretudo por causa da perspectiva de chuvas acima da média no próximo ano, como preveem os meteorologistas”, destacou. Silvio também destacou o abandono da construção dos habitacionais São Salvador I e São Salvador II, em Maraial, que deveriam beneficiar 744 famílias, mas até agora não saiu do papel. Na visita ao local, ao lado do prefeito Marcos Moura, os parlamentares constataram que além das unidades residenciais, o calçamento da via de acesso ao local também não andou. “Foram gastos R$ 8 milhões aqui em terraplanagem, mas infelizmente nenhuma parede foi erguida e o serviço que foi feito está se perdendo por causa da ação das chuvas e dos ventos”, detalhou o parlamentar. Em aparte, o deputado Edilson Silva (Psol) destacou o desperdício de dinheiro público, reforçando a  necessidade de se realizar, na Alepe, uma CPI para investigar as denúncias envolvendo as obras da Operação Reconstrução, investigadas na Operação Torrentes.  “Quero aproveitar a oportunidade para reforçar a necessidade de criação de uma CPI para investigar essas denúncias, que já conta com 12 assinaturas. Inclusive para se chegar a um reordenamento de prioridades para aquela região”, defendeu. “Quando estávamos em Maraial, tivemos a informação que a Polícia Federal esteve na obras dos habitacionais, onde se gastou R$ 8 milhões. E se não tem problema nenhum nem nada a se esconder, porque não assinar essa CPI? O povo de Pernambuco precisa ser esclarecido sobre essa situação”, completou o deputado  Álvaro Porto (PSD). A partir da visita, a Bancada de Oposição vai a presentar uma série de pedidos sobre o andamento das obras visitas na Zona da Mata Sul e realizar uma audiência pública para discutir a situação das barragens com as prefeituras, o Governo do Estado e as entidades da sociedade civil da região. [...]
1 2.376 2.377 2.378 2.379 2.380 2.536 23780 / 25356 POSTS