Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the health-check domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6170

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio magone foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6170
Wellington Ribeiro – Página: 2380 – Blog Ponto de Vista
Deprecated: A função WP_Dependencies->add_data() foi chamada com um argumento que está obsoleto desde a versão 6.9.0! Os comentários condicionais do IE são ignorados por todos os navegadores compatíveis. in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6170

Deprecated: A função WP_Dependencies->add_data() foi chamada com um argumento que está obsoleto desde a versão 6.9.0! Os comentários condicionais do IE são ignorados por todos os navegadores compatíveis. in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6170

Author: Wellington Ribeiro

1 2.378 2.379 2.380 2.381 2.382 2.536 23800 / 25356 POSTS
Em Muro Alto, governador e prefeita assinam ordem para pavimentação e iluminação de estrada

Em Muro Alto, governador e prefeita assinam ordem para pavimentação e iluminação de estrada

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e a prefeita do Ipojuca, Célia Sales, assinaram nesta quinta-feira (30) ordem de serviço para a ampliação da pavimentação e iluminação da estrada que dá acesso à Praia de Muro Alto. A obra deve ser entregue em 6 meses e vai beneficiar moradores, turistas, comerciantes e empresários. Estiveram presentes ainda a vice-prefeita do Ipojuca, Patrícia de Leno, o presidente de Suape, Marcos Baptista, secretários estaduais e municipais - além de representantes da Assembleia Legislativa do Estado, Câmara Municipal de Vereadores, Companhia Pernambucana de Saneamento, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Associação de Hotéis de Porto de Galinhas. O documento foi assinado no NUI Supreme Beach Living. Na ocasião, também foi anunciado o reforço da segurança no município do Ipojuca, para garantir o bem-estar de todos que frequentam o balneário ipojucano. Antes do evento para assinatura da ordem de serviço, o governador e a prefeita aproveitaram para inaugurar a adutora de Porto de Galinhas. Eles visitaram a Estação de Bombeamento, que está localizada próximo ao Posto da Polícia Rodoviária Federal, também em Muro Alto. [...]
Pernambuco de Verdade visita obras na Mata Sul

Pernambuco de Verdade visita obras na Mata Sul

A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) visitará, nesta quinta-feira (30), a Zona da Mata Sul do Estado, em mais uma edição do Pernambuco de Verdade. O programa de visitas às microrregiões do Estado, iniciado em 2015, tem como objetivo revelar a realidade enfrentada pela população pernambucana, que é bem diferente da propaganda oficial do Governo do Estado. Esta será a oitava edição do programa, e contará com visitas a obras e equipamentos públicos nas cidades da região. Ao final do dia, o bloco oposicionista realizará uma audiência pública na Câmara Municipal de Maraial, às 18h, para discutir os principais problemas da região com a população, lideranças sindicais, estudantis, empresários e representantes de movimentos populares. Este ano, o Pernambuco de Verdade já percorreu mais de cinco mil quilômetros, abrangendo mais de 60 cidades do Estado. Foram visitados o Sertão do Pajeú, Sertão do Moxotó, Sertão do Araripe, Sertão do São Francisco, Agreste Setentrional, Agreste Meridional, Agreste Central e Zona da Mata Norte. SERVIÇO Pauta: Pernambuco de Verdade visita obras na Mata Sul Quando: Quinta-feira, 30 de novembro de 2017 Hora: Visitas (todo o dia) – Plenária (18h) Local: Câmara Municipal de Maraial [...]
Paulo Câmara anuncia ampliação do Ganhe o Mundo para 2018

Paulo Câmara anuncia ampliação do Ganhe o Mundo para 2018

A partir do próximo ano, alunos da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco terão também a oportunidade fazer intercâmbio na Alemanha e na Colômbia através do Programa Ganhe o Mundo. A novidade foi anunciada pelo governador Paulo Câmara, nesta quarta-feira (29.11), durante solenidade de lançamento da edição 2018 do PGM, no Palácio do Campo das Princesas. Para esta nova etapa, serão nove destinos parceiros e 1.090 vagas de intercâmbio divididas entre as três modalidades do PGM: Tradicional (1.045), Musical (20) e Esportivo (25). Outra novidade da edição é a ampliação das vagas com destino à Espanha – 40 para a modalidade Tradicional e 10 para a Musical -, fruto de uma parceria firmada com a companhia aérea Air Europa. “Serão mais 1.090 alunos que vão viver essa experiência e levar um pouco de Pernambuco para o mundo. Alunos que vão aprimorar seus conhecimentos, aprender uma segunda língua e trazer para o nosso Estado um conhecimento globalizado. Mas o que mais nos orgulha é saber que tudo que foi planejado, lá atrás, com Eduardo Campos, a gente está podendo aprimorar e traçar um futuro cada vez mais promissor para os nossos estudantes. Então, são momentos como esses que nos animam a trabalhar mais determinados, mais conscientes de que estamos no caminho certo. Muito ainda temos que fazer, mas o caminho que nós estamos trilhando é o caminho da valorização e da certeza que os nossos jovens, por mérito próprio, estão tendo o seu valor reconhecido e a oportunidade de um futuro melhor”, destacou o governador. A grande novidade desta nova edição do PGM é a inclusão da língua alemã na grade de idiomas do curso de línguas. Durante este ano, cinco estudantes foram selecionados e embarcarão em fevereiro de 2018 para a cidade de Berlim, na Alemanha. Os alunos, oriundos do Ginásio Pernambucano - unidades Aurora e Cabugá, participarão do programa internacional de intercâmbio no DID Deutsch-institut. Em Pernambuco, a língua alemã está na grade curricular desde 2009, na Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano. Para esta nova edição, a Rede Estadual conta com cinco escolas que ofertam o alemão através do PGM, totalizando 100 estudantes cursistas. Outro destaque é a inclusão da Colômbia como novo destino para os intercambistas. Serão 25 vagas com destino ao terceiro país mais populoso com a língua espanhola como idioma oficial. O secretário estadual de Educação, Fred Amâncio, fez questão de pontuar os avanços e a priorização que o Programa tem conquistado nos últimos anos.  “Todos os anos nós trazemos novidades. Em 2015, foi o PGM Esportivo. Em 2016, foi o PGM Musical. Em 2017, nós ampliamos o número de vagas e incluímos o Uruguai como novo destino. E para 2018 será ainda mais especial: vamos conseguir impactar e ampliar as vagas do Ganhe o Mundo em todas as modalidades. Além disso, vamos contar com dois novos destinos e a introdução da língua alemã no curso de idiomas. Enfim, só temos a agradecer ao governador Paulo Câmara por todo o apoio que nos tem dado. A gente realmente acredita que o PGM contribui para a criação de uma nova e promissora geração de pernambucanos”, frisou. Tárcyla Arruda, de 16 anos, integra o grupo dos cinco estudantes selecionados para o intercâmbio na Alemanha. Matriculada no 2º ano do Ensino Médio do Ginásio Pernambucano, unidade Cruz Cabugá, a aluna declarou que se preparou muito para a seleção e que está ansiosa para viver a experiência. “Eu vou aprender uma nova língua. Uma língua que poucas pessoas no Brasil falam. Vou amadurecer mais, através do contato com várias pessoas, com culturas diferentes, e isso vai me ajudar muito. Meus pais acreditam muito em mim, e eu acho que isso é a base de tudo”, disse. PARCERIAS - Por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e a Air Europa, serão oferecidas mais 40 vagas para o intercâmbio na Espanha na modalidade Tradicional do PGM, totalizando 65 ofertas para o curso de língua espanhola no país. Já na modalidade Musical, serão ofertadas 10 novas vagas, também para o país europeu, duplicando o número de oportunidades já oferecidas. Com o incremento, 20 estudantes terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades musicais no Canadá (10) e, agora, na Espanha (10). Das 1.045 vagas da modalidade Tradicional, serão 700 para a língua inglesa, 340 para a língua espanhola e 05 para a língua alemã. Os destinos parceiros desta modalidade são: Canadá (450), Estados Unidos (100), Nova Zelândia (100), Austrália (50), Argentina (125), Chile (125), Espanha (65), Colômbia (25) e Alemanha (05). Já na modalidade Esportiva, os 25 intercambistas selecionados viverão a experiência no Canadá. “O Programa Ganhe o Mundo Esportivo é um programa pioneiro que possibilita todos os anos alunos-atletas da Rede Pública ganharem o mundo e terem uma experiência inesquecível, para toda a vida. E todos esses jovens que foram ao Canadá, voltaram com seu desempenho melhor, em cada modalidade eles melhoraram as suas marcas, fazendo com que Pernambuco venha melhorando, cada vez mais, as suas marcas no esporte”, ressaltou o secretário estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Felipe Carreras. EMBARQUE - Os alunos selecionados embarcarão para um dos nove países parceiros do Programa, conforme a língua escolhida (04 de língua inglesa, 04 de língua espanhola e 01 de língua alemã). O primeiro grupo embarca no 2º semestre de 2018 e o segundo grupo no início de 2019. Os intercambistas estudam até um semestre letivo (dependendo da modalidade do PGM) em escolas de Ensino Médio (high school) com direto a seguro saúde internacional, passagens aéreas, acomodação em casas de família (host family) com todas as refeições, além de receberem bolsas mensais. Desde a primeira edição do PGM, em 2012, mais de seis mil estudantes realizaram o sonho do intercâmbio internacional. O programa é um dos principais investimentos da Educação priorizados no governo Paulo Câmara. “Programas educacionais, como o Ganhe o Mundo, devem ser valorizados por sua capacidade de criar pontes, de ligar pessoas e culturas. Eles propiciam aos alunos uma experiência educacional enriquecedora, preparando-os para o futuro em um mundo globalizado”, ressaltou o embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel. Estiveram presentes também os secretários estaduais Lúcia Melo (Ciência, Tecnologia e Inovação), Cloves Benevides (Desenvolvimento Social, Criança e Juventude), Ruy Bezerra (Controladoria Geral do Estado), Antônio Carlos Figueira (Assessoria Especial); os deputados estaduais Diogo Moraes, João Eudes, Aluísio Lessa, Roberta Arraes e Simone Santana; além do cônsul honorário da Colômbia e Guatemala, Eduardo Galvão; o cônsul geral da Argentina no Recife, Jaime Beserman; a cônsul geral da Alemanha no Recife, Maria Koenning; e o especialista em diplomacia pública do Consulado Geral dos Estados Unidos, Stuart Alan Beechler. Fotos: Hélia Scheppa/SEI   [...]
Prefeitura amplia obras de pavimentação em Ipojuca

Prefeitura amplia obras de pavimentação em Ipojuca

Mais ruas do município do Ipojuca, no Litoral Sul, estão sendo drenadas e pavimentadas pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Municipais (Seinfra). Os serviços foram ampliados após moradores apontarem a necessidade durante vistoria realizada pela prefeita Célia Sales. Nesta quarta-feira (29), a prefeita voltou aos distritos de Nossa Senhora do Ó e Camela – além do centro do Ipojuca para vistoriar a ampliação dos serviços e ressaltou a importância da obra para a população. “O esforço da gestão é para levar obras estruturantes para todo o município. Estamos ouvindo as reivindicações dos moradores e buscando soluções”, disse. A titular da Seinfra, Giuliana Cavalcanti, acompanhada de seu adjunto, Antônio Lins, também participaram da vistoria. “Estamos com equipes em várias partes do município, seguindo a determinação da prefeita de levar os serviços, principalmente, para as comunidades mais necessitadas. Entre as recentes obras, a Rua 29, Segunda Travessa São Miguel e Travessa da Macaíba – em Nossa Senhora do Ó – seguem com os trabalhos em ritmo acelerado. Outras localidades como as ruas Sol, U, T, S, 2, 5 e 8 – em Camela – assim como as ruas B e E, no centro do Ipojuca, também estão com as atividades a todo vapor”, detalhou a secretária. De acordo com técnicos da Seinfra a previsão para o término das obras do centro, assim como os serviços de Camela, é o mês de dezembro. Em Nossa Senhora do Ó, a obra pode durar mais três meses. “Também estão sendo executados serviços de iluminação, beneficiando as comunidades, que agora vão contar com ruas mais iluminadas para contribuir com a segurança e convivência coletiva dos moradores”, complementou Giuliana Cavalcanti. [...]
Com emendas de João Fernando Coutinho, Câmara aprova criação de Política de Biocombustíveis

Com emendas de João Fernando Coutinho, Câmara aprova criação de Política de Biocombustíveis

Foi aprovado, pelo plenário da Câmara dos Deputados, o projeto de lei que cria a Política Nacional de Biocombustíveis – RenovaBio. O projeto é considerado por várias entidades do setor como estratégico para a retomada dos investimentos na indústria de biocombustíveis. O PL nº9086/2017, de autoria do deputado Evandro Gussi (PV-SP), agora segue para ser apreciado pelo Senado. Na condição de relator do Projeto, o deputado João Fernando Coutinho atuou diretamente na elaboração do texto e comemorou muito a aprovação da medida, que vai trazer estabilidade ao setor sucroenergético, estimulando a produção dos combustíveis limpos. Durante a votação o socialista também apresentou emendas ao projeto, como a que reduz a multa cobrada aos distribuidores de combustíveis: enquanto a cobrança poderia variar, no projeto original, entre R$ 100 mil e R$ 500 milhões, o descumprimento da meta individual agora terá R$ 50 milhões como limite máximo da multa. O projeto também cria instrumentos de estímulo à prática de combate às emissões, como a Certificação da Produção Eficiente de Biocombustíveis e o Crédito de Descarbonização, que poderá ser emitido pelos distribuidores de combustíveis para comprovarem o cumprimento da meta individual. “É um marco irreversível que vai trazer um grande benefício ambiental para o país, firmando nossa matriz energética, e também aumentando a nossa produtividade. Além de proporcionar a redução da emissão de gases do efeito estufa, fazendo com que o Brasil cumpra com os compromissos assumidos no Acordo do Clima, em Paris”, afirmou o deputado. [...]
Radar Político (29/11) – Benefícios que a candidatura de Marília Arraes oferece ao PT afasta aliança com o PSB

Radar Político (29/11) – Benefícios que a candidatura de Marília Arraes oferece ao PT afasta aliança com o PSB

À medida que a pré-candidata a governadora Marília Arraes anda pelo Estado uma parcela cada vez mais expressiva de petistas está ficando convencida não só da viabilidade de sua candidatura, mas também dos grandes benefícios que esta postulação pode trazer para o partido. Apesar da união entre o PT e PSB ser defendida por figurões dos dois partidos, militantes entusiastas da candidatura própria têm utilizado os números para comprovar que a união não seria apenas prejudicial, mas danosa ao partido, uma vez que impediria o seu crescimento na Assembleia Legislativa, atrapalharia os planos da sigla de eleger uma bancada federal e roubaria uma possibilidade factível do PT chegar a comandar pela primeira vez o Palácio do Campo das Princesas. O cálculo utilizado pelos defensores da postulação de Marília leva em conta o desempenho que o partido obteve na eleição de 2014. Naquela ocasião, mesmo o PT não tendo candidatura própria, optando por caminhar com Armando Monteiro (PTB) ao Governo do Estado, o partido registrou votos expressivos de legenda. Só para deputado estadual foram 79.621 votos, já para federal o montante foi de 78.261. No meio político já é dado como certo que é questão de tempo para que a candidatura de Marília amplie sua influência sob o eleitorado, por esta razão não seria utopia vaticinar que os votos de legenda despejados no PT aumentariam consideravelmente e que somados aos votos nominais dos postulantes proporcionais da sigla seriam capazes de eleger uma bancada mais expressiva não apenas para a Casa Joaquim Nabuco, mas também para a Câmara Federal. No ano de 2014, quando optou por coligar na proporcional com o PTB, PDT, PSC, PT do B e PRB, o PT deixou de eleger deputados federais próprios, uma vez que os votos de legenda do partido somados aos votos nominais de seus 8 candidatos superou 385 mil votos, o suficiente  para eleger dois deputados federais do partido caso tivesse saído em faixa própria. Prejuízo quase que semelhante o PT também teve quando coligou na proporcional para deputado estadual, o que resultou na eleição de apenas três ao invés de quatro deputados estaduais caso não tivesse coligado. Embora o cenário propenso a acontecer em 2018 seja um pouco diferente da eleição passada, já que vários quadros que concorreram 2014 não mais concorrerão no próximo ano, vale lembrar que outras novas lideranças com potencial eleitoral competitivo estão surgindo e outras se reposicionando percebendo que a candidatura própria é o caminho mais curto para alcançar êxito na disputa, por esta razão será difícil convencê-las de que a aliança com o PSB será mais vantajosa. O desafio - A única coisa que atrapalha a candidatura de Marília Arraes é o fator “Tempo”. Apesar do PT possuir sozinho o segundo maior tempo de horário gratuito entre os partidos, perdendo apenas para o PMDB, ainda assim a exposição da candidata petista nas inserções e programas eleitorais na televisão e no rádio ficaria longe do desejável. Atrair outros partidos para o seu projeto é um desafio a ser vencido por Marília. Uma aliança com o Psol já é trabalhada nos bastidores e com o PC do B não está descartada. Chapinha 1 – O PRTB, PROS, PSDC e PRP andam bem afinados em relação a construção de uma chapinha para a proporcional. Para deputados federais só será permitida a entrada de postulantes com teto de no máximo 30 mil votos. A expectativa é eleger ao menos um deputado federal. Chapinha 2 - Já para deputado estadual os partidos estão trabalhando para atrair candidatos com o potencial limite de 20 mil votos. Neste caso a promessa é conquistar ao menos três cadeiras na ALEPE. Quanto a disputa para governador, o presidente de um desses partidos confidenciou ao blog: “Essa coligação também articula o lançamento de uma chapa majoritária. Achamos que o momento é oportuno pelo inércia e falta de projetos para Pernambuco das candidaturas atuais”. Aprovação em alta - Uma pesquisa realizada pelo Instituto Tiradentes apontou que a gestão do prefeito de Tamandaré, Sérgio Hacker (PSB, imagem), possui 79% de aprovação entre bom e ótimo. Por esta razão, o gestor será homenageado no 123º Seminário Brasileiro de Prefeitos, Vereadores, Procuradores Jurídicos, Controladores Internos, Secretários e Assessores Municipais, evento que acontecerá no dia 15 de dezembro, no Auditório do Recife Praia Hotel. Vitória de Santo Antão 1 - Com forças políticas bem definidas o município de Vitória de Santo Antão deverá manter a tradição e ter mais uma disputa acirrada em 2018 com a candidatura de ao menos três lideranças locais. O atual prefeito Aglailson Júnior lançará o seu filho Aglailson Victor para estadual e apoiará João Campos para federal. Vitória de Santo Antão 2 - Por sua vez, o ex-prefeito Elias Lira concentrará esforços na reeleição de seu filho Joaquim Lira (PSD) para estadual e em André de Paula (PSD) para federal. Já o deputado estadual Henrique Queiroz (PR, imagem) avalia se sairá candidato a deputado federal. Caso decida disputar a 11ª reeleição há grandes chances de Henrique Queiroz dobrar com atual secretário estadual de Administração Milton Coelho (PSB). Mata Sul das oportunidades - Uma pesquisa realizada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) apontou que dos cinco municípios que mais geraram empregos proporcionalmente em Pernambuco no mês de outubro, quatro estão localizados na Mata Sul e um na Região Metropolitana, são eles: Ribeirão com 371 novos postos de trabalho, seguido por Água Preta (+99), Barreiros (+239), Sirinhaém (+522) e Moreno (+356). De olho nas Emendas 1 – Dando continuidade ao rastreamento do destino das emendas de deputados estaduais inseridas na Lei Orçamentária Anual de 2018, revelamos para quais municípios da Mata Sul a deputada Simone Santana (imagem) destinou recursos. Vale lembrar que cada parlamentar tem direito a um valor de R$ 1.515 milhão para destinar para a execução de ações em áreas como Saúde, Educação, Infraestrutura e Segurança Pública em qualquer município do Estado. De olho nas emendas 2 – Aliada do prefeito Elimário Farias, Simone reservou para o município de Barreiros o valor de R$ 200 mil para serem investidos em pavimentação de ruas. Para Palmares a parlamentar destinou R$ 100 mil reais que serão responsáveis pela realização de obras de infraestrutura em geral. De olho nas emendas 3 – Já para Rio Formoso e Sirinhaém estão reservados os valores de R$ 150 mil e R$ 200 mil, respectivamente. O primeiro valor terá como destino a requalificação da Praça de Alimentação Luiz Osídio da Silva, já o segundo será remetido à pavimentação de ruas no município que tem o Franz Hacker como prefeito. Vale lembrar que a execução efetiva da emenda está relacionada à apresentação de projetos e, em alguns casos, de contrapartidas por parte das prefeituras, além de boa vontade do Governo do Estado. Estranho no Ninho – Com uma postura de aliado do presidente Michel Temer o deputado federal Marinaldo Rosendo (PSB) é um verdadeiro constrangimento para o seu partido. A permanência de Marinaldo na sigla prejudica bastante o discurso que o partido tem adotado contra o Governo Federal em relação à venda da Chesf e às Reformas Trabalhista e da Previdência.   Escrito por Wellington Ribeiro *Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 97310-1317 (Claro). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]
Comissão aprova reforma microeconômica de Armando com 15 projetos em tramitação

Comissão aprova reforma microeconômica de Armando com 15 projetos em tramitação

O relatório do senador Armando Monteiro (PTB-PE) propondo reformas microeconômicas, aprovado nesta terça-feira (28), na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), listou 15 projetos de lei em tramitação no Senado e na Câmara dos Deputados cuja aprovação deve ser acelerada para aumentar a produtividade da economia e melhorar o ambiente de negócios no país. O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), se comprometeu a votar rapidamente alguns deles em plenário. Armando propôs também a edição de seis novos projetos de lei e várias portarias e instruções normativas. Entre outras medidas, os projetos em exame nas duas Casas do Congresso estabelecem a ampla e plena compensação de débitos por créditos tributários, simplificam e agilizam as licitações e os licenciamentos ambientais, diminuem os prazos de concessão de patentes. Outras propostas em análise por senadores e deputados federais que Armando sugere agilizar fixam um novo marco legal para as agências reguladoras, reduzem as etapas de cobrança do ICMS nas cadeias produtivas das empresas, ampliam e simplificam as garantias para acesso ao crédito. PRESTAR CONTAS – Um dos novos projetos de lei propostos por Armando obriga o ministro-chefe da Casa Civil a comparecer à CAE, semestralmente, para prestar contas sobre a evolução da produtividade na economia e as medidas que reduzem o chamado "Custo Brasil", entraves que encarecem a atuação das empresas, como excesso de burocracia, deficiências de infraestrutura, carências na educação, insegurança jurídica. Dois novos projetos tornam mais rápida a emissão de certidão negativa de débitos e isentam da cobrança do ISS (Imposto Sobre Serviços) as exportações de serviços. O relatório de Armando Monteiro – elogiado na sessão da CAE pelos senadores Tasso Jereissati (PSDB-CE), presidente da comissão, Cristovam Buarque (PPS-DF), Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE), Ana Amélia (PP-RS), José Pimentel (PT-CE) e Pedro Chaves (PSC-MS) – concluiu as atividades do Grupo de Trabalho de Reformas Microeconômicas, criado na CAE para propor medidas que aumentem a produtividade da economia. Segundo o relatório, a produtividade da economia brasileira – ou seja, a capacidade do país produzir mais com menos – aumentou apenas 0,68% por ano, em média, entre 1990 e 2010, muito aquém de países como o Chile e Coreia do Sul, contra uma elevação de 4,5% anuais entre 1965 e 1980. Entre os muitos dados que emperram o aumento da produtividade no país citados por Armando Monteiro no seu relatório está o último lugar do Brasil, num ranking de 190 países, no número de horas gastas por empresas de médio porte para preparar, pagar e arquivar impostos. São 1.958 horas por ano, contra uma média na América Latina de 332 horas e de 161 horas por ano nos países desenvolvidos. [...]
Sílvio propõe lei de responsabilidade da segurança

Sílvio propõe lei de responsabilidade da segurança

O deputado Silvio Costa Filho (PRB), líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), apresentou projeto de lei tornando obrigatória a prestação de contas das ações do governo na área de segurança pública. A ideia, segundo o parlamentar, é dar mais transparência às informações e instituir o monitoramento permanente da área de defesa social. A proposta é que os dados sejam apresentados anualmente, pelo secretário estadual da Defesa Social, no início da sessão legislativa, entre os meses de fevereiro e março, com as informações do ano anterior. “A Lei de Responsabilidade da Segurança Pública vai cumprir o papel de fórum permanente de prestação de contas da segurança pública, como uma ação de Estado, não de governo. Independentemente de quem esteja no comando do executivo, será a oportunidade de realizar, a partir dos indicadores de criminalidade, um diagnóstico preciso da segurança pública e do combate à violência”, explicou Silvio. Além dos habituais números de homicídios, crimes contra o patrimônio, violência contra a mulher e estupros, já divulgados pela Secretaria de Defesa Social, a proposta  define como obrigatória a apresentação de dados referentes aos investimentos em infraestrutura policial, distribuição de pessoal nas Polícias Civil e Militar e controle externo e interno das instituições. “Queremos identificar todas ações implantadas pela secretaria e todos os programas desenvolvidos pelo governo do Estado em parceria com as prefeituras e o governo federal”, detalhou. Em relação aos crimes, também sugerimos o maior detalhamento de suas tipificações. “Em relação aos CVLIs (crimes violentos letais intencionais), por exemplo, é preciso que a sociedade pernambucana tenha conhecimento da incidência de latrocínios, homicídios decorrentes de confronto policial, conflitos afetivos ou familiares, além das armas utilizadas, perfil das vítimas, entre outras informações. Já nos crimes contra o patrimônio é importante saber qual foi a quantidade de roubos de veículos, assaltos a ônibus, ataques a transeuntes, entre outras ocorrências”, detalhou o deputado. O deputado Silvio Costa Filho apresentará o projeto ao Poder Judiciário, Ministério Público, OAB e ao próprio Executivo estadual para solicitar apoio à iniciativa. “Será a oportunidade de reunir todos os atores do Estado e da sociedade interessados no combate à criminalidade. Com essa ampla prestação de contas será possível avaliar a eficácia da política estadual de segurança pública e os seus resultados. É fundamental o compromisso de todos com a segurança, não só no presente, mas sobretudo com uma visão para o futuro dos pernambucanos”, defendeu Silvio Costa Filho. [...]
José Humberto registra Dia do Rio Capibaribe

José Humberto registra Dia do Rio Capibaribe

Por ocasião do Dia do Rio Capibaribe – instituído pela Lei 14.011/2010 e comemorado, anualmente, em 24 de novembro -, o deputado José Humberto Cavalcanti (PTB) ressaltou, na Reunião Plenária de ontem (27), a importância histórica do curso d’água para o Estado. O parlamentar defendeu a despoluição e a perenização do rio, assim como o aproveitamento do seu potencial para o transporte de passageiros. Cavalcanti comparou o Capibaribe a outros mananciais importantes do mundo, como o Amazonas, no Brasil, e o Danúbio, na Europa, lembrando que ele banha 42 municípios do Estado, inclusive o Recife, onde desagua no mar. “O Rio Capibaribe tem grande importância na formação e no desenvolvimento de Pernambuco e do Nordeste”, enfatizou. O deputado, que coordena a Frente Parlamentar de Perenização, Despoluição e Revitalização da Bacia do Capibaribe, também destacou o impacto ambiental do crescimento econômico e das populações ribeirinhas. O parlamentar ressaltou, ainda, uma ação realizada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no último sábado (25), para conscientizar a sociedade para a preservação do rio. Ao tratar do projeto de navegabilidade do curso d’água, Cavalcanti sublinhou a vocação do Capibaribe para se tornar um corredor de transporte fluvial, atendendo a muitos bairros do Recife, como Várzea, Poço da Panela, Torre e Boa Vista. No encerramento do discurso, o deputado leu o poema “Capibaribe meu Rio”, de Austro Costa. [...]
Peixe-boi aparece em São José da Coroa Grande e SEMA local alerta para preservação da espécie

Peixe-boi aparece em São José da Coroa Grande e SEMA local alerta para preservação da espécie

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São José da Coroa Grande vem comunicar à população do Abreu do Una que o peixe-boi de nome "Tinga" vem frequentando os rios, riachos, camboas e manguezais da região desde a última sexta-feira. Comunicamos que uma equipe da SEMA já foi até o local e verificou que o animal está bem, em boas condições de saúde e não está em perigo. A Secretaria pede aos moradores que não toquem, não ofereça alimentos e nem água para o peixe-boi, pois o mesmo tem condições de procurar água e alimento por conta própria. A SEMA alerta que o peixe-boi Tinga tem como característica gostar de ficar perto de embarcações do tipo jangada. Por este motivo pede aos pescadores e donos de embarcações que tomem cuidado ao ligar os motores e movimentar as jangadas para não ferir o animal. O ICMBio é o órgão responsável por cuidar dos peixes-boi e já está ciente da localização do animal. O peixe-boi é um animal selvagem em risco de extinção. Qualquer dano ao animal pode gerar multa e até prisão para os responsáveis. Atenciosamente, André Dahoui Secretário Municipal de Meio Ambiente Confira mais imagens do Peixe-boi Tinga: [...]
1 2.378 2.379 2.380 2.381 2.382 2.536 23800 / 25356 POSTS